quarta-feira, 25 de maio de 2011

Três aquisições imprescindíveis para Domingos

Muito se fala das futuras contratações do Sporting e não faltam nem  diagnósticos das posições mais carenciadas nem propostas de craques.  Deixo aqui as aquisições que considero  imprescindíveis para o sucesso de Domingos e de todos nós. Um defesa, um médio e um atacante.

Ao enunciar como aquisições dou como claro que se tratam de valores que infelizmente nos têm faltado, alguns deles de há anos a esta parte. Mas, ao contrário de qualquer argentino, sueco ou brasileiro para os adquirir não precisamos de despender somas avultadas. Por outro lado, e infelizmente para nós, não estão à venda nem há dinheiro que os compre. Temos de ser nós, sportinguistas, como força colectiva, cada um executando o papel que lhe compete, que temos que saber erigir quase pedra por pedra cada uma destas aquisições.

Estabilidade
É a base do sucesso de qualquer projecto e, sendo uma aquisição imprescindível, tivemos já amostras bem recentes que continua a estar aqui o primeiro ponto de fragilidade do que queremos que seja o novo Sporting. No seu lugar está instalado há anos, em particular os últimos 2, o sobressalto e o estado de permanente alvoroço em que o clube vive.

A ausência de estabilidade tem sido essencialmente um problema de liderança, mas não só. Os maus resultados substituíram o ânimo optimista pelo derrotismo e isso sente-se também entre nós, seja nos blogues, seja nas conversas de rua e café, seja em Alvalade. É aqui que o problema é mais agudo, uma vez que o nervosismo escorre como uma substância viscosa até ao relvado, tolhendo os jogadores. Não será só pela incompetência técnico-táctica que obtivemos este ano dos piores resultados de sempre em Alvalade.

Quando me refiro à estabilidade não posso esquecer que nos últimos anos muito tem sido o corrupio de directores, treinadores e jogadores, obstando assim à criação de valor e saber. O Sporting parece por vezes um clube de “aprendizes de feiticeiros” em praticamente todas as áreas e isso sente-se e paga-se. Estabilidade emocional e de liderança seria uma aquisição indispensável, tão importante como ter uma defesa sólida.

Realismo
Tal como o meio-campo de uma equipa o realismo é o equilíbrio de um bom projecto. Face aos condicionalismos internos e os que nos rodeiam a próxima época devia ser encarada como uma época de transição. Vejamos porquê:

1- A conjuntura financeira, a que nos é exclusiva e a do resto do mundo, não nos é favorável. Nesse sentido mais do que uma revolução serão necessárias soluções de compromisso entre o possível e o desejável.

2- Da direcção à equipa técnica estamos a sair lentamente do ponto zero enquanto os nossos adversários mantêm os seus treinadores (pelo menos até ver…) e os corpos sociais. Aí o FCP parte para já à frente: tem dinheiro, tem identidade e uma auto-confiança reforçada.

3- Em nenhum momento o Sporting se pode esquecer que não controla nem tem poder nos meandros do futebol português e que isso é um sério handicap.

A primeira tarefa de Domingos será, do meu ponto de vista, devolver precisamente a identidade ao futebol do Sporting de forma a que os adeptos se revejam na equipa, coisa que não acontece há pelo menos 3 épocas.  O titulo não é uma miragem mas não creio que faça sentido fazer um “all-in” na época que se avizinha. Se ganhar o titulo é de importância crucial, reconstruir as bases para criar o hábito de ganhar também o é.

Ambição
Não há vitórias sem ataque e é aqui que deve entrar a ambição, que é perfeitamente compaginável com o realismo. Sem ele a ambição não passa, na maioria das vezes, de delírios inconsequentes. Não deixa de ser verdade que, talvez por coincidência, o Sporting, das 3 últimas vezes que foi campeão foi-o com treinadores acabados de chegar. Por isso não há razões para não crer e não querer ganhar.

Olhando para os seus principais adversários o Sporting terá as suas chances e terá que estar preparado para se valer delas. A primeira poderia começar logo com a saída de Villas Boas do FCP, obrigando PdC a procurar novo treinador. Por outro lado há que considerar que, mesmo mantendo AVB, será muito difícil ao FCP voltar a realizar a época perfeita. Nessas condições falta ver como reagem os adeptos e até o treinador à adversidade. E confesso que gosto, neste arrumar dos cestos, da euforia com que se fala na CL pelos lados do Dragão. Foi assim que começou o ano passado a via-sacra de Jesus, que este ano não tem margem para errar. Esse ambiente em torno do nosso rival dos lados do Colombo é, sem sombra de dúvidas, um aliado precioso.

Mas, mais do que a preocupação excessiva com o valor dos outros, temos que nos valer do que temos. Domingos não fará milagres, muito menos sozinho, mas já provou que as diferenças dos orçamentos podem ser atenuadas com organização e ambição. Num campeonato sem túneis até podia ser já hoje campeão.

Podia falar também em esperança mas aí somos campeões há anos sem conta. E em Paciência acabamos de nos reforçar.

6 comentários:

  1. PG, e "do melhor jogador chinês da actualidade" que eu traduziria do dialeto Futrico para Leão de Alvaladês como "Estratégia".

    Grande post LdA, esses três a serem contratados vão ser titulares de caras!

    Sobre o defesa, gostava que fosse escolhido o jogador mais antigo de cada plantel dos grandes e contar quantos Presidentes, DD, DF, Treinadores, etc, conheceram durante o tempo que estiveram no clube.

    O meio-campo, cai em cima de nós quer se queira quer não, mas acho o Domingos também um reforço nesse meio campo. É por personalidade realista.

    No ataque, desde que não nos tolde a visão ou nos crie miragens que anulem o meio-campo, venha ela.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a análise e apenas acrescento o seguinte: precisamos também de preparadores físicos com provas dadas (que saudades de um Roger Spry) e de um departamento médico sem mácula nem anti corpos... SL

    ResponderEliminar
  3. Julgo que acima de tudo deveríamos contratar um grande central e um grande ponta-de-lança. Temos alguns bons valores e Domingos saberá tirar muito melhor proveito dos nossos jogadores. Conto com uma melhoria da equipa a nível colectivo mas também a nível individual. Além do reforço Domingos conto com mais alguns ligados ao Sporting, penso que Izmailov, Matias e Djaló podem ser reforços importantes para a próxima época, jogadores que por motivos diversos nunca deram o seu contributo durante uma época inteira, mas que neste final de época se apresentaram a um grande nível, sendo que espero deles ainda mais na época que se avizinha sob o comando do nosso treinador.

    http://formacaoleonina.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Precisamos de... 5 reforços!

    Um DC, que seja indicutível, para ver se Carriço arranca de vez.

    Um DML que faça o corredor, e seja pelo menos alternativa válida ao Evaldo (com característica distintas, mais ofensivo, mais baixo e mais rápido).

    Um DMC, que poderá muito bem Rinaudo.

    Um ADL, um médio ala que jogue em ambos os lados, e com os 2 pés, ou com um pé e uma trivela, se é que me entendem.

    Um avançado, ou até 2, um mais matador, ou tro mais móvel.

    Mas tb precisamos de meter a alguém os 20 fracotes que lá temos. Hoje fala-se que NAC está quase, espero por mais.

    E por favor, despachem o Channick enquanto é tempo que o homem é do mais fraco que tenho memória. Até o Varela é (pouco) melhor que ele...:(


    SL

    ResponderEliminar
  5. Concordo quando falas do realismo, eu também quero um Sporting campeão mas este é um projecto para ser sustentável e devolver o Sporting ao seu verdadeiro lugar.
    Mas isso precisa de tempo e tanto o plantel com a estrutura leonina são péssimos, portanto não é de uma época para a outra que todos estes crónicos problemas do Sporting se vão resolver, sendo assim vejo esta época como uma época de transição para se "arrumar a casa" e preparar o clube para nas próximas épocas competir em pé de igualdade com os nossos grandes rivais.
    É óbvio que se formos campeões será a cereja no topo do bolo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (2) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (66) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (3) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (46) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (30) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (2) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)