quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Sporting joga logo?

Lansdowne Road um grande palco para uma grande final
Disputa-se logo a final da Liga Europa onde o Sporting não está. Mas isso não é o mesmo que dizer que não tenha interesse indirecto no que irá suceder em Dublin. Ocorrem-me 2 razões, uma delas amplamente debatida aqui anteriormente.

1- O facto do Sporting ser o clube com mais jogadores formados presentes na final não pode passar despercebido ao mundo do futebol, bem como deve merecer uma profunda reflexão por parte de adeptos e dirigentes a nível interno. Sabemos que não podemos formar e manter todos os jogadores, o que não faz sentido é que não só não aproveitemos devidamente o valor do que construímos como ainda reforcemos os adversários directos. Perdemos duplamente: quer na força competitiva quer na auto-estima. Couceiro diz no jornal do clube e com razão:
2- O facto de, ao que tudo indica, Domingos ser o próximo treinador do Sporting torna importante o desfecho da final de mais logo. Aos meus olhos o treinador não será melhor ou pior se ganhar ou perder. A carreira em ascensão contínua devia falar por si só. Mas sagrando-se vencedor Domingos não só anularia as vozes dos que dizem que "nunca ganhou nada", dos que o colam ao FCP, como lhe daria lastro e tempo para consolidar o seu lugar. Ser treinador do Sporting não é fácil e as dificuldades começam logo dentro de casa.

Já fora do âmbito da final, mas de alguma forma relacionado com os 2 parágrafos anteriores, faz sentido ler as palavras de Couceiro, na entrevista ao jornal do clube: "A nossa equipa sentiu durante muito tempo que jogar em Alvalade era jogar em campo neutro. Não posso aceitar e revolto-me que o Rui Patrício, o Yannick ou outro jogador qualquer tenha de passar o que passaram em Alvalade. Temos de saber proteger os nossos, temos de ajudar os nossos a crescer e a serem melhores"

8 comentários:

  1. Se vencer hoje, ao Domingos só faltará naturalizar-se holandês, espanhol ou italiano para encaixar no perfil prometido por Godinho Lopes! :)
    Mais a sério, espero que ganhe o Miguel Garcia. Ninguém o imaginava a disputar duas finais europeias, principalmente pelo período que passou após sair do Sporting. Mas é um jogador que está na história do nosso clube e merece vencer hoje.

    ResponderEliminar
  2. "Sabemos que não podemos formar e manter todos os jogadores, o que não faz sentido é que não só não aproveitemos devidamente o valor do que construímos como ainda reforcemos os adversários directos."

    "Ser treinador do Sporting não é fácil e as dificuldades começam logo dentro de casa."

    A nossa equipa sentiu durante muito tempo que jogar em Alvalade era jogar em campo neutro. Não posso aceitar e revolto-me que o Rui Patrício, o Yannick ou outro jogador qualquer tenha de passar o que passaram em Alvalade. Temos de saber proteger os nossos, temos de ajudar os nossos a crescer e a serem melhores"

    Acho que juntando estes três paragrafos, conseguimos ter uma visão do que tem de deixar de acontecer em Alvalade.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Separo aqui duas situações, os jogadores vendidos e os dispensados. Os vendidos não me causam mossa, pode a sua venda ter sido um erro mas compete-nos com o dinheiro que obtivemos resolver esse erro. Já os dispensados (e só por lesão não está também Emidio Rafael) sim deixam-me mais amargo.

    Não sou grande apreciador das qualidades de Varela mas é um jogador com carateristicas superiores a muito lixo que vi por Alvalade.

    Sou um grande apreciador das qualidades de Miguel Garcia, não propriamente das futebolisticas mas das mentais, é um jogador de superação, de amtes quebrar que torcer.

    Como disse numa discusão no Sector há muito tempo, é o meu jogador tipo da Academia que pode fazer uma base de boa qualidade e barata para depois juntar investimentos.

    Por ele mais do que qualquer outro, espero que o Braga vença, o "meu" miudo merece ser feliz.

    Sobre nós repito aquilo que disse a Dias da Cunha no fim da nossa final, "Presidente, quero este troféu em Alvalade! Se não foi desta é já para o ano!"

    P.S.- Maravilhoso estádio!

    ResponderEliminar
  4. Relativamente ao Miguel Garcia, o LMGM disse exactamente o que sinto, mas que nunca encontrei formas de expressar. Pensar que o mandámos embora para ir buscar o Pedro Silva, só dá vontade de chorar!

    ResponderEliminar
  5. Sobre vendas e dispensas tudo o que vocês deixaram dito vem de encontro ao que eu penso há muito tempo.

    Figos, Ronaldos, Nanis ou Quaresmas, não os podemos segurar e devemos aprender a vendê-los bem. Se possível tentando que, se um dia regressarem a Portugal, o Sporting tenha preferência.

    Montinhos, Custódios, Garcias, Varelas, Vianas são do tipo de jogadores que o Sporting pode perfeitamente manter porque são jogadores que nunca irão para os tubarões do futebol, e são bons a nível nacional. Se aparecer alguém muito interessado, então que bata uma quantia que valha a pena. Pelo que me lembro não se pode dizer que o Custódio e o Viana tenham sido mal vendidos e se não estão no Clube foi porque quem mandava não os quis. Ao fim e ao cabo de todos os que têm sido falados, e que tínhamos capacidade de manter, apenas o Montinho saiu contra a vontade do Clube (digo eu).

    Agora, o mais importante disto tudo, é que o Sporting crie condições para que os jogadores evoluam e o que mostram de bom noutros clubes, o possam fazer também no nosso Clube.

    ResponderEliminar
  6. Olá! Será que é possivel colocar este blog na vossa lista: http://deumapontaaomeio.blogspot.com

    Solicitem o mesmo no nosso blog que o mesmo será feito. Abraço

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade,

    Não é por acaso que não costumam faltar treinadores de bancada e quando há poucos isso é mau sinal. Em cada cabeça, sua sentença, o que - na minha opinião - significa que se deve (i) compreender o barulho, (ii) dar-lhe a importância que tem (porque tem) e questionar a sua validade e (iii) decidir de forma imune ao barulho.

    Ando há anos a argumentar por uma visão de estruturação de plantel que faça do Saleiro jogador do Sporting como 4º avançado. Não por ser da formação ou por ser um diamante em bruto, mas por ter uma aceitável relação custo-qualidade. Numa lógica de que poucos se lembraria do Saleiro se o Sporting tivesse o Cardozo, o Falcão e o Saviola como 7, 9 e 30 respectivamente. E nenhum deles era inacessível à nossa bolsa e julgo que seria possível - pelo menos no início - encontrar espaço para todos no orçamento, não esquecendo que em vez do Saviola se preferiu contratar o Grimi, que o Vukcecic custou o mesmo que o Falcão e que o Cardozo pouco mais custou do que Pongolle.

    Na mesma lógica, há muito que defendia que os jogadores que eram formados no Sporting e jogavam quando o Sporting ainda tinha sucesso suficiente para rebater críticas (Veloso, Moutinho, Pereirinha, Djaló, Patrício, Adrien, Nani...) estariam longe de serem os responsáveis pelos maus resultados, antes todos aqueles (alguns dos quais, paradoxalmente, adorados!) que tinham custado o dinheiro milhões e que não garantiam fazer a diferença de forma clara.

    Mas como cada cabeça sua sentença, muitos diziam que quem pensava assim não tinha ou grandeza ou ambição, discernimento ou capacidade analítica, e que se o Sporting não vencia era necessário encontrar formas de melhorar e isso teria de passar por trocar o medíocre (diziam) pelo óptimo, em vez de trocar o bom pelo óptimo. Compreende-se. Mas e a sustentabilidade e os recursos?

    Hoje em dia dispara-se em todos os sentidos, o que é ainda mais dramático: se se contrata é mau porque o Sporting se endivida, se não se contrata é mau porque o Sporting precisa de uma limpeza, se vêm os prometidos é mau porque aqueles são maus e se é pouco ambicioso, se não vêm os prometidos é mau porque não se cumpriu o prometido. Vale tudo.

    Pergunto-me muitas vezes se o Sporting consegue sobreviver aos constantes tiros nos pés de que a rábula do Ruben Micael é apenas um exemplo, infelizmente muitas vezes repetido mas não o suficiente para que uma certa maioria barulhenta meta a mão na consciência.

    E a resposta a que chego inevitavelmente é esta: se mantiver o (mau) critério que tem evidenciado de há anos a esta parte, é certo que o Sporting terá dificuldades em sobreviver. A questão é, portanto, desportiva. Mas reconduz-se ao que acima dizia: é importante compreender e ver se no barulho há algo de útil a retirar, mas que as decisões sejam imunes a esse barulho e sejam técnica e financeiramente viáveis.

    Se se achar que outra solução é melhor (embora tudo me leve a crer que a "aposta" na formação é a melhor atendendo às características do clube), o Sporting não precisa de jogar com os frutos da sua formação. Hélton, Quim, Ruben Amorim, Fábio Coentrão, Rolando, Rodriguez, Custódio, Pedro Mendes, Raul Meireles, Bosingwa, Tiago, entre tantos outros jogadores que não fizeram ou completaram a sua formação nos grandes e que foram contratados para serem figuras importantes do futebol nacional.

    Há outras estratégias possíveis. O mau mesmo é quando se quer trocar o bom e se fica com o medíocre e depois não se consegue ver livre do medíocre.

    ResponderEliminar
  8. Está lá o Cardinal também. Faltou aos treinos e tudo.

    Quero ver o que vai a direcção fazer com este tripeiro nojento. Por mim era subtilmente acabar com a carreira do gajo, ainda deve ter contrato por mais uns anos. Deixá-lo de parte até ao final do contrato, para ver se percebem o que é o Sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (2) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (66) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (3) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (46) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (30) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (2) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)