Porque grandes há muitos...
O LADO B DO DESPORTO ou a GRANDEZA de um grande...
A partida, prematura, de mais um ENORME CAMPEÃO do nosso SPORTING, Manuel Brito, figura que eu desde miúdo praticante da modalidade, até mais tarde jovem treinador opositor, aprendi a respeitar, admirar e apontar como exemplo, leva-me a repescar alguns valores [uns perdidos, outros convertidos], que normalmente são secundarizados, mas que, queiram ou não, são a aura que transmite a GRANDEZA a um grande! Sim, porque nem todos os grandes possuem essa GRANDEZA...
Percebendo que, há 20 ou 30 anos, todo o enquadramento social e as dinâmicas da sociedade se regiam por impulsos muito diferentes dos actuais [nem melhores, nem piores... apenas diferentes], percebendo que da história há que retirar as suas lições e preservar a sua memória e não impor a sua repetição, torna-se, no entanto, possível e recomendável dela extrair os bons exemplos e fazê-los repercutir no tempo presente. Dito isto, recordo que atletas como o Manuel Brito, não eram ["apenas"] jogadores de andebol, eram jogadores do SPORTING!! Quando estávamos perante eles, não víamos apenas o atleta ou o homem, víamos o clube.
Eu sei, que hoje a realidade é bem diversa, quiçá para melhor [não é essa a discussão de momento], será completamente redutor e ineficaz escrever que tudo se deveria fazer para recuperar essa mística [a famosa mística]. Ela, hoje, não faz sentido, se pensarmos numa perspectiva lata. Mas o que fará certamente todo o sentido é realçar, distinguir, enaltecer e discriminar positivamente todos os casos onde ela exista; onde se verifique mais do que o a competência técnica, o profissionalismo e a disciplina obrigatórias para qualquer ATLETA. Sempre que se comprove, um comportamento superior, uma identificação dos valores do clube, uma comunicação cuidada e de pensamento colectivo, uma promoção positiva da marca SPORTING, sempre que um atleta "grite" golo com o coração [mais do que com uma coreografia estilizada]...
Existe uma corrente que defende uma sociedade que se construa não só na condenação de quem errado faz mas também [e acima de tudo], na valoração e reconhecimento de quem exemplarmente executa! Eu comungo dessa visão em muitos casos.
Tudo isto me leva a pensar, o que poderá [e deverá] fazer o SPORTING para enaltecer e promover estes valores, para distinguir os que constroem a GRANDEZA deste clube, para além das habituais homenagens "Post Mortem"...
Penso que algo semelhante a um Wall of Fame, ou um conceito tipo "Passeio das Estrelas" seria interessante, como factor distintivo do mérito alcançado. Não um Monumento estático e escondido ao "atleta entretanto desaparecido", mas sim algo interventivo com o espaço comum e de directa interacção com os Sportinguistas. Quiçá algum elemento decorativo ou de construção do novo pavilhão? Ou as cadeiras de uma bancada? Os azulejos de uma zona nobre? Ou as árvores de uma zona de jardim? Aliás, seria interessante fazermos em conjunto uma lista de soluções para uma ideia como esta. [Por ex gostei da atribuição do nome Vitor Damas a uma baliza de Alvalade, embora falte a promoção constante até a designação vingar]
Nessa "Montra de Leões" de elevada excepção, de difícil e rigorosíssimo acesso [ex: um nome para ser aprovado teria que passar pelo crivo de uma maioria qualificada de 2/3 no Conselho Leonino] deveriam caber atletas, dirigentes, funcionários, sócios e figuras que de forma inequívoca tivessem correspondido aos valores supra identificados, de forma constante, durante um período temporal considerável [de acordo com a função].
Nunca esquecendo a complementar aplicação nas novas plataformas de comunicação, dando, assim, a conhecer ao mundo a riqueza humana de um grande clube, detentor de uma GRANDEZA incomparável!!
Parabéns jhtomaz, é caso para dizer que se perdeu um pedaço de Sporting.
ResponderEliminarCom as suas sugestões podíamos recuperar essa memória colectiva que esteve bem patente no post do Hugo e nos comentários do 8 para um carimbo fisico demonstrativo daquilo que é o Sporting.
Com todas as revoluções geracionais de que fala essa raiz a mística leonina está bem viva. Atletas como João Benedito, Rui Silva, Naide Gomes, João Pina, etc., são porta estandarte dignos do legado que nos deixa o Sr. Brito.
Viva o Sporting!
Post comovente, daqueles que não nos faz apenas reflectir, obriga-nos a sentir e a emocionarmo-nos.
ResponderEliminarPara além disso apresenta ideias muita válidas. A que mais retive foi a do conceito do "Wall of Fame" leonino. Faz todo o sentido. Temos um novo pavilhão para construir e uma oportunidade de ouro para colmatar essa lacuna e homenagear os nossos gds heróis das modalidades.
Por tudo isso, endereço os meus parabéns ao tz... e um mt obrigado pela sua contribuição. Dps deste post, estou certo que este espaço se encheu ainda mais "com qualidade, elevação e inteligência".
VIVA O SPORTING!
EM FRENTE, SPORTING!
PELO SPORTING, SEMPRE!
:)
Caro LMGM; Caro Virgilio:
ResponderEliminarGrato pelas amáveis e simpáticas palavras!!
Apenas pretendi transmitir que existem valores, que se vivenciados na plenitude, potenciam a vitória [objectivo fundamental em qualquer competição]. Simultaneamente combater a resignação de quem acha que tudo já foi inventado pelos nossos adversários, ou que se tirarmos meras fotocopias de outros, teremos o mesmo sucesso... ERRADO! Porque nós somos diferentes e temos que ser os melhores, não perdendo a nossa identidade!!
Já temos o melhor Museu para celebrar as nossas vitórias individuais e colectivas.. podemos agora acrescentar o reconhecimento aos que constroem e formatam a nossa GRANDEZA [mais, muito mais que uma simples vitória desportiva].
E foi pensando nos nomes que o LMGM referenciou, e em claro contraponto com outros exemplos, recentes, de comportamento bem negativo, que penso ser necessário construirmos os alicerces catalisadores, que nos transportem para o sentimento e a emoção permanente que o Virgilio tão autenticamente descreve.
Obrigado!
VIVA O SPORTING!!!
Grande post tz e obrigado pela contribuição.
ResponderEliminarA ideia do Wall of Fame é muito boa e como dizes, a entrada de um nome no mesmo, teria que ser muito criteriosa.
"Porque nós somos diferentes e temos que ser os melhores, não perdendo a nossa identidade!!"
Completamente de acordo.
SL!!
Caro jvl;
ResponderEliminarMuito obrigado pelas suas amáveis palavras e aproveito, uma vez mais, para realçar a qualidade dos conteúdos deste blog e das recorrentes [elevadas] discussões que proporciona.
Viva o SPORTING!