segunda-feira, 30 de maio de 2011

Orçamento, Domingos e objectivos

(imagem retirada daqui)


Depois de anos a fio a ouvir sempre a mesma ladaínha acerca do orçamento, com muitos Sportinguistas a abraçarem-na e a utilizarem-na como justificação para quase tudo, esquecendo-se - assim como a Direcção - que formamos jogadores pelos quais os nossos rivais pagam milhões lá fora, e desde o ano passado cá dentro, eis que, um pouco por toda a parte, os elogios à contratação do Domingos se sucedem e se baseiam num ponto: o de conseguir extrair o melhor de cada jogador e com os meios à disposição, superar as expectativas. No fundo, aquilo que sempre se pretendeu e que o tal discurso servia para escamotear.

Depois de duas épocas miseráveis, que nunca poderão nem deverão ser esquecidas, é necessário que a próxima seja o início de um virar de página. Seremos claramente "outsiders" na próxima época no que ao título diz respeito, o que não significa que abdiquemos dessa luta. Poderá até ser uma posição confortável para uma época que se pretende completamente distinta das duas últimas.

Ninguém exigirá a Domingos a conquista do título já para a próxima época mas sim que apresente trabalho, um onze base e futebol. Chegámos a um tal ponto em que a mera presença destes três factores, servirão para catalogar a próxima época como positiva. Adiante.

Tenho visto muitos Sportinguistas entusiasmados com a vinda de Domingos e ainda bem. Confesso que a mim não me entusiasmou por aí além mas o que é importante, é que para muitos, a sua contratação é o suficiente para voltarem a ir ao estádio, pagar quotas e gameboxes, etc.

Estamos adormecidos, envoltos numa letargia que dura já há demasiado tempo, e precisamos de voltar a mostrar a nossa força, principalmente no nosso estádio. Para que os Duarte Gomes desta vida, pensem duas vezes antes de tomarem certas atitudes.

No meu caso, considero que foi dado um passo em frente, no que à questão do treinador diz respeito. Deixámo-nos de experiências, de ver se "será este o próximo Mourinho?" e optámos por um treinador que tem vindo a construir uma carreira sólida e em ascensão, com resultados tremendamente meritórios, principalmente no Sp. Braga.

Começam a chegar os reforços - que espero que o sejam mesmo - e se uns podem ser vistos numa perspectiva de médio-longo prazo como Carrillo, outros serão para o imediato, como Rodríguez. Tenho pena que não seja dada uma oportunidade ao Adrien na pré-época mas espero que uma época na qual possa jogar regularmente, num campeonato competitivo e perto de Portugal, lhe permita demonstrar que tem capacidade para jogar no SCP.

Quero voltar a seguir entusiasmado o futebol, sentir a ansiedade e o nervoso miudinho próprio de um derby ou clássico, na expectativa que o fim de semana chegue - e por fim de semana entenda-se de 6ª a 2ª (obrigado Oliveirinhas...) - para poder assistir a mais um jogo do SCP, ao invés de fazê-lo quase como uma obrigação, sabendo que me enervarei muito mais do que desfrutarei do jogo.

Esse será para mim, o primeiro objectivo que Domingos terá que alcançar. O título virá a seguir.

13 comentários:

  1. "Ninguém exigirá a Domingos a conquista do título já para a próxima época" Estou a lembrar-me de, pelo menos, duas pessoas que de certeza não vão perdoar o treinador ou a direcção, principalmente. Estou a falar de dois "sabichões", o sr Luis Paulo Rodrigues e o sr Carvalho...

    ResponderEliminar
  2. realmente concordo com o PG, ainda nesta conferencia de imprensa por causa do regulamento leitural, la resolveu dizer que nao tava a ver uma equipa para ser campea como foi prometido, nuncali nem ouvi essa promessa, apenas o dizer que ia tentar lutar pelo titulo

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Nas ultimas duas épocas, sair de casa para ir a Alvalade era quase prática de sadomasoquismo. Se Domingos acabar com isso e me der entusiasmo... já me dou por contente(na época 2011/2012 claro)!

    ResponderEliminar
  4. PG & Riga,

    Se o exigirem, é porque foi prometido. Tenho a sensação que na campanha se prometeu mas na campanha prometeu-se tanta coisa...

    Pedro S,

    Acho que não haverá nenhum Sportinguista que considere muito pouco contentar-se apenas com isso mas é o que há.

    ResponderEliminar
  5. LdA, bom post, com o qual discordo em diversos pontos. Atenção que discordo apenas na perspectiva da minha opinião sem assumir dores de outros.

    Começo pelo orçamento, continua e continuará para mim a ser uma justificação (e não uma desculpa) para a não conquista regular de títulos. O orçamento não serve para eu justificar que se trabalhe mal, mas serve na minha opinião para manter as minhas expectativas baixas. Não fomos, somos ou seremos no futuro mais próximo favoritos a ser campeões (a exceção foi 2002/2003).

    Não ser favorito não implica abdicar do titulo de campeão, nem deixar de competir (como aconteceu nestes últimos dois anos), implica ter uma estratégia baseada nas nossas limitações e fazer o melhor possível com ela. Nunca vou entender como é que uma classificação de segundo lugar a 1 ponto do primeiro pode ser má...

    Verei muita gente a exigir o titulo seja a Domingos, à Direção, aos putos que forem jogando, etc.. Domingos não será nenhum salvador, nem tem varinhas mágicas para catapultar a equipa para os niveis que se exigem na bancada.

    Quero voltar a competir e acho que isso vai acontecer, mas continuo com a consciência (independentemente dos reforços) que partimos de terceiro, logo, ser segundo já irá superar as minhas expectativas. Se fico satisfeito? Não, mas sei que para vencer com os recursos que temos (e comparando com os rivais) é necessário ser perfeito.

    ResponderEliminar
  6. LMGM,

    embora seja o postador maioritário o post não é meu :))

    JVL,
    Uma das razões que me parecem estar por trás do entusiasmo dos adeptos com a contratação de Domingos parece-me estar relacionado com 2 factores:

    A carreira ascensional do treinador

    E o facto de ele ter preferido o Sporting, o que aumenta a auto-estima dos adeptos.

    Quanto ao resto já o tinha aqui anteriormente

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/05/tres-aquisicoes-imprescindiveis-para.html

    Há que ser realista sem deixar de ser ambicioso.

    ResponderEliminar
  7. É que nem olhei!!! Andei a somar minutos para comentar e deu asneira.

    As desculpas ao postador JVL (reforço o bom post) e ao visado LdA.

    Só já não fiz o mesmo com o Hugo pela sua famosa frase de fecho "Em frente Sporting!"

    ResponderEliminar
  8. LMGM,

    Começando pelo fim: esta gaffe irá custar-te no mínimo 1 cerveja no próximo convívio "Nortenho" :P

    O orçamento tem influência, não escamoteio isso. O que não aceito é que se utilize esse argumento como desculpa para algo que não "Não pudemos contratar o Ronaldinho Gaúcho por falta de verba."
    Esgrimi-lo como defesa de resultados vergonhosos, exibições paupérrimas, contratações que em nada acrescentam ao plantel, servindo apenas para sobrecarregar a folha salarial e distribuir comissões, não.
    É que, e já o disse várias vezes, o problema de muitas contratações não foi (apenas) o seu custo, foi o que acrescentaram à equipa.
    Para quê ir buscar um Purovic? Para nada. Era preferível darem minutos de jogo ao Saleiro ou qualquer outro que esteja a sair da formação.
    Comprar um André Cruz? Aí sim.

    O SCP nunca poderá abdicar de lutar pelo título. Faz parte da sua identidade e espero que tal nunca aconteça enquanto for vivo.
    Agora sermos outsiders até nos poderá beneficiar, pois retirará pressão ao treinador e jogadores. Não quero nem espero que se façam os "serviços mínimos", quero que se dê tudo por tudo para alcançar o título e no fim, se veja o que acontece.

    LdA,

    Percurso em ascensão e é um treinador, não um projecto de. Como digo, só por isso já é positivo ainda que não fosse a minha escolha.

    ResponderEliminar
  9. Nunca mais é Agosto JVL... Quero pagar este erro com muito agrado!

    Não existe ninguém que acerte em todas as contratações. O exemplo que dás é paradigmatico, Luis Freitas Lobo que vou considerar um "avalista" de jogadores independente do Sporting (e do YouTube), tinha no seu blog nessa época iguais elogios a dois avançados promissores, Purovic e Cardozo. Purovic chegou, falhou e nunca mais foi visto, Cardozo (que custou 5x mais) andou 2 anos sentado no banco e a jogar irregularmente até ter um ano bom.

    Foi erro de quem contratou? Ou falta de paciência? Ou era um jogador inadequado para a nossa táctica?

    Calma, eu concordo que ele é mau, mas marcou uns golos à Vinha e via nele alguma utilidade para fazer de pinheiro no chuveirinho dos últimos 15 min de um jogo empatado. Claro que gosto mais de Saleiro (como 4º avançado) e é mais barato, mas ainda assim dado o investimento teria mantido Purovic mais uma época no plantel.

    Nessa altura andava tudo cego a procurar um companheiro para Liedson, foi encontrado tempo mais tarde o ideal, Derlei, já não tinha era joelhos. A falha inicial em adquirir Derlei quando ainda estava em Leiria, será um bom assunto para discutir.

    Estou curioso em ver que tipo de jogadores vão ser contratados para o ataque, sendo que acho esses reforços fundamentais para o tal salto qualitativo que pretendemos (tanto como Domingos).

    ResponderEliminar
  10. JVL:

    Estás numa forma prometedora... :)

    Em traços gerais este post reflecte bem o meu actual sentimento.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  11. LMGM,

    Contigo a pagar, ainda com mais vontade fico que Agosto chegue! ;)

    Purovic, apesar da notória falta de qualidade que detinha - nem no Belenenses o quiseram - nunca poderia ter sido colocado a jogar nas linhas, como foi feito.
    Depois de ter chegado, poderia ter-se tentado amenizar o investimento mas o facto é que ele, como outros, nuca deveria ter vindo.

    Virgílio,

    Devido a lesão tive que começar a pré-época mais cedo :D
    Pode ser que a ausência do Adrien me beneficie e eu consiga mostrar ao Sundays que a dupla de meio-campo tem que ser JVL - André Santos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. jvl

    Estar a recuperar a forma fisica, querer o lugar na equipa e já estares a falar em jolas, assim não vais lá.

    ResponderEliminar
  13. 8,

    LOLOL!

    É só uma e ainda por cima grátis! Não sou um Gascoigne. ;)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (2) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (66) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (3) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (46) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (30) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (2) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)