Sporting de luto, morreu um campeão
Foto Tesouro Verde |
Considerado como um dos melhores jogadores de sempre do andebol português, Manuel Brito representou a selecção nacional das quinas por 57 vezes, participando, entre outras competições, em dois Campeonatos do Mundo e nos Jogos Luso-Brasileiros, conquistados pelo Sporting.
No seu curriculo contabilizavam-se dois títulos de Campeão Regional e três de Campeão Nacional de Andebol de onze; foi também três vezes Campeão Regional, 13 Campeão Nacional, vencedor de 8 Taças de Portugal em andebol de sete e conquistou ainda uma Supertaça.
Como treinador Manuel Brito orientou durante vários anos os escalões de formação de andebol do Clube de Alvalade, tendo sido Campeão Nacional de Juvenis (1984/85), Campeão Nacional de Juniores (1996/97) e vencedor da Taça Nacional de Juniores (1997/98). Manuel Brito assumiu ainda por três vezes o comando técnico da equipa principal «leonina». Nos últimos anos deixou o clube de Alvalade para treinar o Boa-Hora, Caselas, TAP e Benfica.
Da sua vida fazem parte algumas distinções. Manuel Brito recebeu vários galardões, entre eles, o Prémio Stromp, em 1977, a Medalha de Mérito do Sporting, a Menção de Honra do Comité Olímpico de Portugal e o Prémio Rugidos de Leão.
Manuel Brito completava 63 anos no dia 4 de Dezembro. Nasceu em São Vicente (Cabo Verde) em 1948. O seu corpo vai estar na próxima segunda-feira na Igreja Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha (próxima do Pingo Doce) e o funeral está previsto realizar-se no dia seguinte, pelas 10h00.
Mais 1 GRANDE Sportinguista e atleta do clube que nos abandona, os meus pêsames á familia.
ResponderEliminarÁs vezes tenho pena que seja só futebol...
O Universo Leonino ficou mais pobre. Como disse hoje à tarde:
ResponderEliminarAs minhas condolências à família.
Morreu o Brito!
ResponderEliminarQuando à hora de almoço recebi a chamada do Juvenal Carvalho, estava convencido que era para me dar boas notícias do nosso Sporting. Puro engano. Trazia-me a triste nova: morreu o Brito.
Manuel Joaquim Brito, foi, durante 2 anos, meu companheiro na equipa de juniores de andebol onde conquistámos tudo o que havia para conquistar: campeões regionais e nacionais de andebol de 7 e de 11, com uma participação muito activa dele, na altura, promissor jogador que nos anos seguintes se mostraria um fora de serie do andebol nacional.
Com a passagem a seniores a secção de basquete meteu-me a faca ao peito e tive de decidir entre o andebol e o basquete (seria já uma premonição para 1995?). Aí ganhou o basquete que foi o que me levou para o Sporting, e onde eu já estava havia 5 anos.
Mas a nossa amizade e convivência perdurou ao longo dos anos. Naquele tempo as “amadoras” do Sporting eram uma família. Acabava o jogo ou (o treino) do basquete e ficávamos à espera do fim do jogo (ou do treino) de andebol (e vice versa) para muitos de nós irmos jantar juntos. Os jantares em casa de João Rocha, muitas vezes com o repasto feito pelo próprio, criavam uma grande cumplicidade entre todos nós. E estas amizades nunca mais se perdem.
Por coincidência, ontem tinha aprazado um almoço, com mais 3 antigos jogadores de basquete do Sporting, com o Brito para a próxima 3ª feira. Infelizmente já não haverá o almoço programado, nem mais nenhum almoço com o Brito.
Que descanses em paz!
Uma correcção ao post (originada no site do Sporting): Brito nasceu em 1947, já tinha 63 anos e iria fazer 64 a 4 de Dezembro.
ResponderEliminarOs meus sentimentos à família e amigos (8).
ResponderEliminar30 Anos no SCP! Uma vida desportiva inteira. Metade da vida do Sr. Manuel Joaquim Brito. UM EXEMPLO de dedicação e sportinguismo. Obrigado e que descanse em paz.