|
Imagem Armazém Leonino |
O Sporting despediu-se ontem de Alvalade mantendo-se fiel a uma pobreza exibicional deprimente, em perfeita consonância do que foi a época. E, quando olho para a equipa e plantel do clube, confesso a minha dificuldade em discernir se é a falta de qualidade do nosso jogo colectivo que afunda a qualidade individual dos nossos jogadores, se é o inverso, ou se concorrem ambas no mesmo sentido.
Onde não tenho qualquer dúvidas é na responsabilidade e no pesado legado de Bettencourt e Costinha, cujas consequências não creio ser possível de esbater tão cedo. Pior, algumas das suas decisões terão ainda severas réplicas na formação do plantel do próximo ano tantas são as facturas por pagar e que dificilmente terão retorno. Senão vejamos:
Timo Hildebrand: uma contratação sem sentido e que poderia ter tido consequências inimagináveis, caso o bom senso não tivesse imperado. Estivemos a um passo de interromper a afirmação de Patrício, que, pelo que se percebeu do final do jogo de ontem, será um dos responsáveis pelo financiamento das próximas aquisições. Entretanto voaram 140.000.00, fora prémios de assinatura e comissões.
Evaldo: os 3 milhões que pagamos por ele foram excessivos, quer pela idade do jogador quer pelo seu real valor, inflacionado pela qualidade do jogo colectivo da sua anterior equipa, como agora é bem evidente. É cada vez mais óbvio que o Sporting acumular prejuízo nesta operação, pois o rendimento desportivo não justifica o valor pago e este não encontrará clubes interessados em despender.
Nuno André Coelho: Não foi muito feliz nas participações que teve, também pela altura em que foi chamado, mas não creio que seja pior que Torsigileri. Do pouco que lhe conheço pela passagem pela Amadora e do que vi jogar parece-me até superior ao argentino, pelo que não descartaria a sua inclusão no próximo plantel.
Torsiglieri: Quanto mais joga mais clara me vai deixando a impressão de que não tem valor para se afirmar no Sporting. Junto com Evaldo tem acumulado erros decisivos, fazendo da nossa ala esquerda defensiva um buraco negro onde se têm perdido pontos atrás de pontos. Com falta de nervo, velocidade, cultura táctica e até de coragem física, precisava de se metamorfosear radicalmente para mudar esta impressão de flop total que vem consolidando.
Zapater: Do espanhol diria mais ou menos o mesmo que de Torsiglieri, apesar de me parecer que, com uma táctica que reveja o papel dos pivot´s, obrigando-os a subir mais no terreno e a participar mais na construção de jogo possa subir de nível. A questão é que a sua semelhança com André Santos e Pedro Mendes e a maior vitalidade deste tornam-no num cromo repetido e demasiado dispendioso.
Maniche: A sua contratação foi um dos maiores absurdos dos últimos tempos, mais ainda se se perceber, como hoje é claro aos olhos de todos, que foi preferido a Hugo Viana. Com os 20 jogos cumpridos e com eles a garantia da renovação automática de um dos contratos mais caros do plantel fica uma bota grande e pesada para descalçar.
Valdés: jogador de qualidade indiscutível tem no entanto o seu valor limitado pelo fraco fulgor físico que parece estar na origem da sua intermitência, acrescida pelo facto de, junto à linha ver agravadas as suas limitações. Um caso cuja continuidade merece ser bem pensada, sendo contudo óbvio que o Sporting não encontrará no mercado que esteja disposto a devolver-lhe o valor investido no chileno.
Salomão: facilmente se conclui hoje, pelas oportunidades que não teve, que teria sido preferível ter rodado numa equipa que lhe permitisse jogar com maior assiduidade. Parece ter sido um ano perdido e dificilmente se poderá considerar um reforço no próximo ano.
Cristiano e Tales são contratações tão absurdas que seria despropositado escrever mais do que esta linha.
Como se vê pelo exposto acima, do muito que foi gasto no ano anterior, o clube terá muita dificuldade em reaver o investimento, seja em numerário que lhe permita financiar a próxima época, seja em rendimento desportivo. Resumindo, se o Sporting tivesse contratado uma empresa de demolição para o seu departamento de futebol esta dificilmente faria "melhor".
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarNão acha que o principal "problema" dos revolucionários é nunca ter parado para fazer um exercício como o "faça você mesmo"?
Quando fiz esse exercício, aqui há dias, só deixei espaço para 3 avançados. Quando se pretende contratar avançados que assegurem golos, o mais certo é pagar-lhes salários que reflictam isso mesmo (€75.000 a €100.000 mensai). Ora, se tivermos 3 avançados a €100.000/mês, são €4,2M do orçamento. Essa lógica até dá para pagar a 12 jogadores nesse escalão salarial mas e os outros 12?
Era importante que houvesse essa consciencialização. É que qualquer contabilista explicará que usar receitas extraordinárias (sejam empréstimos, sejam os ganhos de alienação de activos) - a menos que essas receitas já estejam em caisa - para pagar despesas ordinárias põe imediatamente a corda na garganta de qualquer empresa.
Nessa lista de contratações é um facto que só "moram" €7,7M em "investimento (+ uma perna do Eric e outra do Tobias).
Em dia posterior à derrota, em que todos se sentem motivados(?) para não deixar pedra sobre pedra, é importante igualmente colocar em cima da mesa a questão táctica e que se prende com o treinador. Como era dos poucos que, depois da pré-época, vaticinava a desgraça que viria a verificar-se, estou muito à vontade para referir este ponto: num clube tão mal organizado colectivamente (sobretudo no que diz respeito à equipa, mas não apenas) tudo parece muito pior do que realmente é.
Para dar um exemplo do contrário, no SCBraga o Miguel Garcia e o Paulão (um dos piores centrais de que tenho memória) estão em alta e ninguém questiona a sua qualidade. O futebol também é o momento e, repete-se, os treinadores são os mais importantes "gestores de activos".
LdA, não concordo:
ResponderEliminarUma empresa de demolição faria muito melhor (este 'melhor' no verdadeiro sentido da palavra) já que pelo menos deixava td limpinho... Já JEB deixou entulho por tudo qt é sitio. Enfim, a gestão do ultimo par de anos foi, no futebol, uma autentica 'jebardice'...
Veremos o que se segue com Freitas e Duque.
SL
Uma palavrinha sobre Evaldo, o tal que era quase unanimemente considerado como 'o melhor lateral esquerdo do campeonato português': eu bem avisei.
ResponderEliminarNão é só o PLF que acerta, felizmente.
:P
Assim como a famosa conferência de imprensa do Futre iria dar pano para mangas e durar mais que os minutos gastos pelo mesmo, o mesmo se passa com a presidência e "gestão" de JEB & Costinha. As escolhas, as vendas, as palavras, tudo, foi péssimo. Ficarão na História Sportinguista pelos piores motivos possíveis.
ResponderEliminarVou apenas falar dos pontos que não concordo.
ResponderEliminarNAC e Torsi: Penso que com um bom treinador estes jogadores podem ser muito uteis à equipa.
Entre Zapater e Maniche (que devem ganhar o mesmo em termos de ordenado) ficaria apenas com o que aguenta os 90m, Zapater.
Valdes tem lugar no plantel, mas tem que ser muito bem enquadrado, mais uma vez, um bom treinador será capaz de o aproveitar.
Salomão: Se for aposta mais frequente e se trabalharem a sua massa muscular tenho a certeza que pode ser uma mais valia para nós. Não estou em crer que precise de rodar, pois é um jogador com uma boa cabeça e inteligente a jogar, embora ainda imaturo em alguns aspectos.
Concordo com tudo!
ResponderEliminarMas eu disse aqui, logo no início, que não percebia os elogios feitos aqui ao central argentino. Salvo erro esses elogios foram feitos depois de um jogo europeu em que o argentino jogou a titular no lado esquerdo da defesa. Achei logo que era uma nódoa, disse-o aqui na altura e ainda hoje não percebo o que viram nesse trambolho.
O que é vergonhoso nisto tudo é o que o Sporting perde com estes negócios enquanto que os cretinos que contribuíram para isto ganharam o seu e saíram sem dar satisfações de nada.
PLF,
ResponderEliminarEngraçado que fale no Paulão, porque, por altura das meias-finais da Liga Europa eu servi-me precisamente do seu exemplo para explicar a um amigo algo semelhante ao efeito "EValdo", vaticinando até que não me admirava nada que acabasse num dos grandes, e a vitima bem podíamos ser nós.
Como deve calcular este não é um exercício contra os jogadores é antes uma memória que fica para o futuro, dentro dos limites de intervenção que este espaço permite.
Fiquei curioso relativamente à sua posição relativamente ao futuro no Sporting dos elementos mencionados no post.
Acho o Torsiglieri melhor que o NAC, apesar de nao achar este ultimo realmente mau (sendo que ambos sao inferiores ao Daniel Carriço). Precisamos de um lider para a defesa, e depois Carriço, Torsiglieri e NAC (ou um outro mais barato, acreditando-se na capacidade de DC e MT para lutarem pelo onze). Tipo Garay (ou Geromel), Carriço e Torsi e Nac ou Pedro Mendes (por exemplo).
ResponderEliminarAcho que o Zapater nao e mau como medio de ligaçao, mas tambem nao e realmente bom (embora seja pior que o Maniche, que o tambem nao e). Penso que lhe faltam, no entanto, outros indices fisicos... continua demasiado preso de movimentos para o tipo de jogo que tem.
O Maniche de facto deve sair. Nao e um grande medio de ligaçao (apesar de ser o melhor que temos), tem 32 anos e aufere um ordenado ridiculo. Enfim...
Ps - Desculpa la a falta de acentos Lda... o raio do teclado!
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarpor muito que isso custasse popularidade e apoio do grande público (e que, em si, tem um grande impacto financeiro), faria da próxima época uma de transição.
Dos elementos referidos no post, o Cristiano e o Tales teriam o destino esperado, o NAC e o Salomão seriam emprestados e até ponderaria ficar com o Hildebrand caso o Rui Patrício saísse.
Dou como custo afundado os €3M do Evaldo, os €3M do Valdés e os €1,7M do Torsiglieri, bem como os €6,5M do Pongolle. A minha ideia seria - pelo menos - reduzir os custos das rescisões de contrato, porque não acredito que vá ser fácil meter o Polga, o Maniche e o Caneira na rua e muito menos o Pedro Mendes.
O que não sei é se, para estes jogadores que têm mais valor do que a maior parte lhes dá crédito, se o Sporting consegue arranjar melhor (depois de lhes ter pago para sair). É a velha questão...
O Sporting tem um orçamento menor (ou muito menor, talvez) do que o Porto, quando a corda na garganta do Sporting sufoca imensamente mais do que a do Porto. Porque o Porto tem Hulks, e Falcões, e Moutinhos, e ganha títulos que se farta, e vai a finais Europeias, e tem uma equipa que funciona.
ResponderEliminarA qualidade tem um preço quase sempre suportável.
Caro é aquilo que não tem qualidade. O Evaldo se ganhasse 25000 continuaria a ser caro. E o Zapater se ganhasse 50000 em vez de 100000, continuaria a ser caríssimo. O Falcão a ganhar 175000 por mês, é barato. Porque leva o Porto a finais, ajuda-o a ganhar títulos, ajuda-o a ganhar jogos nas competições UEFA, jogos esses que significam dinheiro debitado directamente pela UEFA nas contas dos clubes. E quando for vendido terá pago todos os seus ordenados, os de 1 ou 2 colegas, e ainda sobrará para o Porto dali a 2 meses comprar 50% do passe daquele que o substituirá, e que não será pior do que o Falcão.
Por isso, convinha ao Sporting - entre outras coisas - procurar fazer o mesmo. Ter um plantel a funcionar, equilibrado, ganhador, e que dele fizessem parte 2 ou 3 Falcões (cada qual de nome diferente claro, e que não concorressem os 3 à mesma posição no 11). O equilíbrio não se afirma por uma qualquer quantificação do gasto ordinário mas sim pelo retorno que esse gasto cultiva, retorno esse que se traduz numa transferência, e transferência essa que nunca é colocada em causa atendendo à qualidade dos intervenientes, suas idades, vitórias e títulos conquistados. Não é errado o Sporting ir à procura de um avançado que custe mais do que 100 000 euros por mês. O que é errado é tentar fazê-lo e vir de lá com 1 Pongolle. O erro está nas escolhas, e não necessariamente no método.
O Zapater, como exemplo, não seria uma má contratação, caso se tratasse de um jogador do nível do Miguel Veloso. O problema é que não é. É isso que o torna caro. E quem diz o Zapater diz todos aqueles que estão no post.
Por serem caros e não terem qualidade importa libertá-los, porque o Sporting não pode ter um plantel de 30 jogadores: precisa de libertar uma dezenas deles e abrir espaço à necessária dezena que (em tese) deverá vir. Jogadores bons, de qualidade ... que tanto podem vir das suas fileiras, como podem vir do mercado de transferências. Se vierem do mercado e forem muito-bons jogadores, pois é natural que seja preciso pagar-lhes bons ordenados.
É necessário achar-se um tecto salarial? Não.
É preciso bom senso, sobretudo. Não senso comum, mas bom senso.
Virgílio,
ResponderEliminar:-)
Relativamente ao que disse sobre a contratação de cada um dos jogadores em causa:
Hildebrand: http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/09/nao-e-hildebrando-ser-patricio.html
Evaldo (na cx de comentários): http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/06/pros-contras-evaldo.html
NAC (só encontrei isto mas deve haver algo mais substancial sobre a sua aquisição) http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/12/recomecou-caca-as-bruxas.html
Trosiglieri: http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/08/torsiglieri-otamendi-e-outros.html
Zapater: http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/08/zapater-tocara-rabecao.html
Maniche: http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/05/aquela-maniche.html
Valdés: http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/07/viva-zapata.html
Sobre Salomão e Cristiano nunca me pronunciei em exclusivo pois nunca lhe reconheci grande relevância.
Tales: http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/09/teorema-de-tales.html
Dos reforços apenas é o Valdés é realmente bom, com a bola nos pés é do melhor que o Sporting teve nos últimos anos. Acho incrível que o Couceiro não o ponha a titular nesta equipa.
ResponderEliminarO Evaldo desiludiu e o Salomão é para emprestar mas não acredito que regresse ao Sporting.
Para centrais a contratar, o Garay era bom mas o Henrique (central brasileiro do Barcelona emprestado ao Santander) era outra excelente alternativa e porventura mais acessível.
Mike,
ResponderEliminarNão estamos de acordo.
Acho o Maniche superior ao Zapater, a questão é o que poderíamos ter contratado no lugar dele. Como diz mais adiante o PLF falta saber agora se o melhor é ficar com ele ou despachá-lo. Creio que ficará.
Quanto ao Salomão acho que estamos no processo inverso ao do Polga: o brasileiro convencionou-se que é mau, para mim foi o melhor central este ano, apesar de não morrer de amores por ele. O Salomão convencionou-se que tem que ser bom. Eu não sou grande conhecedor do futebol de formação mas atrevo-me a especular que, como ele já desperdiçamos muitos desde a introdução à marreta do famoso losango...
Gonçalo,
ResponderEliminarComo vês não concordamos em relação ao NAC/Torsi, não creio que haja dinheiro para pagar o Geromel (8 a 10 milhões) e que o Garay queira vir, quando falta quem lhe pague mais e lhe ofereça a CL como palco. Se ele fosse do Sporting como nós...
Desconheço o valor do Pedro Mendes, apesar de estar bem referenciado.
Concordamos em relação ao Maniche/Zapater, com a ressalva feita anteriormente.
PLF,
ResponderEliminarCompreendo o raciocínio e comungo dele no que diz respeito ao facto de a próxima época dever ser encarada como época de transição. Aliás de tal forma que já o disse aqui, linkando um texto no BN.
Esta é uma altura de mais do que ser popular a liderança do Sporting tem que ser consistente, sobre pena de andarmos a perder ainda mais tempo e dinheiro. Tendo em conta o contexto gerado nas eleições tenho sérias dúvidas que o consiga.
Sobre a questão da próxima época ser de transição tenho um texto em rascunho mas que adiei a publicação para a próxima semana, possivelmente de hoje a 8 dias, por me parecer fazer mais sentido publicá-lo depois da época finda. Embora reconheça que, até por uma questão de sanidade mental, a maior parte de nós esteja já com a cabeça no que aí vem.
PS: Não acha que o lugar de GR ficaria bem entregue ao Artur, até tendo em conta o custo de Hildebrand e a sua auto-confessa dificuldade de adaptação?
MM, concordo na generalidade, sendo que o tecto salarial não deve ser 1 número rígido e abstracto mas sim ditado pela possibilidade que o clube tem em fazer face ao compromisso que estabelece com o atleta.
ResponderEliminarSó como nota da diferença de orçamentos, que são muito importantes, por menos que nós adeptos gostemos deles, o Braga tem o do próximo ano pago e está a poucos milhões do nosso. O nosso, se estiver pelos já falados 25 milhões, estamos quase a 4x de distância do do FCP...
Peyroteo,
ResponderEliminarCom a bola nos pés são quase todos bons o pior é o resto...
O Valdés e mesmo muito bom tecnicamente mas também é verdade que, em termos colectivos, oferece pouco mais isso. A maior parte das boas linhas médias das boas equipas não constroem apenas, não gerem apenas a posse da bola, começam por saber bem recuperar a bola. E aí pouco de pode esperar de Valdés. Numa equipa onde joguem Matias e Vuk, p.ex. é gente a mais a falhar nessa tarefa.
Sim, defensivamente não colabora mas se ele jogasse onde deve, como 2º avançado, talvez isso não fosse tão relevante. Neste momento, é quase criminoso que não jogue a titular. Para o ano até pode nem ter lugar (dependendo das contratações) mas para já é dos poucos que pode criar desequilíbrios e que traz alguma imprevisibilidade ao jogo da equipa. E para mim é muito superior ao Vukcevic que faz umas fintas mas que tem uma visão de jogo limitadíssima.
ResponderEliminarLeão de Alvalade,
ResponderEliminarO Artur parece-me bom GR, mas o que mais me impressionou esta temporada foi o Gottardi da UDL.
Ainda no outro dia disse: tentava ver quanto custava o Bracalli (só para chatear o Nacional) e ponderava - se o custo fosse apropriado - contratar o Ricardo. Para jogos em que o Sporting precise de fazer circular a bola por zonas baixas (equipas que optem por zonas de pressão alta), poderia ser uma opção interessante.
plf
ResponderEliminaro bracalli custa 0 ja que acaba contrato
eu acho que a ideia que querem fazer passar é que tentarao lutar pelo titulo e gahar algo, mas será um epoca de transiçao, e que nao o dizem directamente um pouco para nao aparecer o pessoal do custume a gritar que nao têm ambiçao e tudo o mais.
quanto ao post:
o timo foi tempo perdido
o evaldo apesar do que dizem teve o problema de ter praticamente a garantia que jogava sempre por nao ter comcorrencia
o nac acho-o um pouco limitado e perde muito em velocidade
o torsi, acho que muitas vezes ainda tem a tendencia para esquecer que nao esta a jogar no esquema de 3 centrais e abre muito espaço
o zapater nao o podem obrigar a ser o que ele nao é: um 6, alias de raiz nao temos ninguem com essas caracteristicas.
o maniche.nao vale a pena dizer nada dinheiro desperdiçado.
o valdes, tem cultura tactica, mas precisa tar em forma para conseguir defender e atacar, de resto a posiçao natural dele sera da meia esquerda para o meio
o salomao precisa de massa muscular e quem apostem nele.
o cristiano serviu para desenrascar e ja ninguem se lembra que ele ali ta e acho que ja arrumou as malas e o tales veio jogar nos jogos treino, alias segundo o paulo sergio nao tinha a minima qualidade nem mental nem fisico para o futebol europeu
Riga,
ResponderEliminarO Bracalli tem dois custos: o prémio de transferência (por acabar o contrato) e o salário.
Durante a semana vi uma noticia de rodapé que falava de Maniche e Pedro Mendes estarem indisponiveis para o jogo de ontem. Estranhei isso ser noticia porque já não os vejo em campo há muito tempo.
ResponderEliminarDepois torci o nariz porque pensei cá para os meus botões que se calhar a vassoura ou o cheque tinham começado a trabalhar e se isso fosse verdade, pegar nestes dois jogadores que terão obvia influência no balneário sem a época terminar ia dar mau resultado.
E o jogo de ontem foi algo tão ridiculo que fico a pensar que tinha razão.
Sobre a formação do próximo plantel, espero a 15 de Maio saber quem é o treinador para depois tentar na minha cabeça "desenhar" um plantel.
ResponderEliminarDesta lista:
Timo Hildebrand: Depende do que acontecer com Patricio. Mas cumpriu o seu papel.
Evaldo: Por várias razões é um atleta a manter, estou como todos desiludido mas é melhor base de trabalho que Grimi.
Nuno André Coelho: Ou é uma aposta séria para titular ou sai (vendido).
Torsiglieri: Pode ser uma peça importante dependendo daquilo que o treinador quer tacticamente dado que também pode jogar pela esquerda. Eu mantinha a sua primeira época não foi em nada inferior à primeira época de David Luiz p.ex.
Zapater: Tchau, adeus e vai-te embora. Vendido ou a incluir num qualquer negócio.
Maniche: Se é para dispensar perfiro que fique no plantel, tenho que gastar o dinheiro na mesma... Optima 2ª linha.
Valdés: Titular a 10 ou 2º avançado. Se não for para isso, venda-se a quem der mais.
Salomão: Pode vir rodar para a Académica.
Cristiano e Tales nunca os tive como contratações, são oportunidades para ver o que dão. Não dão nada, não são atletas do clube, adeus.
O NAC é um cepo, por amor de deus! Aquilo serve para o Amadora e pouco mais.
ResponderEliminarO Torsiglieri tem capacidades mas precisa de se assumir mais.
Maniche é uma contratação cómica, sim cómica pq para chorar basta a época.
Evaldo é o tipico jogador brazuca...calão e preguiçoso onde só corre se tiver alguém no banco a morder-lhe a titularidade,senão é um deixa andar. Valdés é claramente um bom jogador,mas notou-se a meio da época o "bumm" físico.Pq? Não sei.
Não falo de Cristiano pq questoes de salvaguarda mental da minha parte.E Tales nao conheço,nunca vi.
Hildebrand veio...conhecer a gastronomia portuguesa, é boa sim sra!
Mas tão importante como estes erros de casting é mandar embora os que já la estavam e ja não deviam estar.
Mário,
ResponderEliminarQuais são as capacidades do Torsiglieri?
Qual era a opção ao Evaldo na temporada passada no SCBraga?
E, já agora, conte-nos lá qual seria a sua lista de "dispensas" e como se propunha a meter os jogadores fora do Sporting?
Parece-me que o NAC pode ter um lugar no plantel, pois numa equipa diferente pode ter um papel importante. Não percebo como é o 4º Central...
ResponderEliminarO torsiglieri tem vindo a desiludir a cada jogo, e duvido seriamente da capacidade para vingar no Sporting, a movimentação efectuada no golo contra o Setúbal é tão absurda, que acho que nem um central dos iniciados era tão facilmente batido por um movimentação básica do plc...
o PLF tem toda a razão, não será nada fácil sair Polga. Mendes, Maniche e Caneira... Custaram tanto como porventura 2 ou 3 contratações...
Em relação ao que já foi aqui falado, nos GR acho que é onde o Sporting tem esta época uma hipótese óptima de renovar os ses membros: Com a saída de Hildebrand, se Patrício sair e mesmo Tiago, temos Artur e Bracalli a custo zero, e o Gottardi do leiria como boa opção, e como já falado, o Ricardo teria toda a vontade de regressar... mas não como titular...
ResponderEliminarPLF,
ResponderEliminarPolga,Grimi,Abel,NAC,Maniche,Zapater,Vukcevic,Saleiro,Postiga são para sair,uns são fracos outros puramente incompetentes.Cabe a direcção arranjar maneira de sairem e nao a mim,nao me pagam para isso nem tenho acesso ao que esta escrito em contrato.Agora que são jogadores que não interessam isso está mais que provado.
Não referi a comédia do Cristiano pq como tem contrato de 6 meses parece-me obvio que nao fica.
Evaldo,para mim o ano passado safou-se pq o esquema táctico de Domingos o beneficiava e SAFAVA qd enterrava (varredor Vandinho)alias, nao me leu dizer que por mim ficava no SCP pois não? Mas pronto,por 3,5 milhoes,temos que tentar fazer alguma coisa dali.Mas precisa desesperadamente de concorrência.
Torsiglieri,sim, e pq?Pq é único central que sabe de facto o que é uma bola a sério sem ter que a chutar par a fente sem nexo,tem que melhorar é certo pq como já escreveram aqui,as vezes pensa que ainda está a jogar com 3 centrais.Mas é forte fisicamente é o teu central mais rápido.
"Evaldo: Por várias razões é um atleta a manter, estou como todos desiludido mas é melhor base de trabalho que Grimi."
ResponderEliminarLMGM:
Por acaso não estou desiludido... Mas realmente o mau é superior ao péssimo... 7M€ desperdiçados numa posição (só em contratações) para ficarmos mal ou pessimamente servidos. E preparam-se para dispensar o André Marques, depois de terem dispensado o Tiago Pinto. Qlq dos dois melhores e muitíssimo mais baratos que grimis e evaldos... Ai que saudades do Rui Jorge... até do Rodrigo Tello. Aliás, a posição de lateral-esquerdo é paradigmática da gestão desportiva do SCP nos últimos anos: desperdício de dinheiro e talento. Até um Marian Had pernilongo por lá andou… Resumindo: Fica o Evaldo para jogar na Taça da bejeca e entreguem o Grimi ao professor atletismo a ver se ainda vai a tempo de, pelo menos, aprender a correr minimamente equilibrado...
LdA, analisando os outros casos:
Hildebrand- quem se lembra (como eu me lembrava) dos ‘piiirus’ que deu em Valência e da constante irregularidade que demonstrou por Espanha, não pode sentir-se surpreso pelo ‘flop’. Mais um em que acertei... Ala com ele para terra da senhora Merkl. Os alemães que o aturem.
NAC vs Torsi - Por mim nenhum presta (para o SCP). Ainda assim, do pc que vi, parece-me que o NAC é o menos mau. Como deve ficar um dos dois… o diabo que escolha… quem fica e quem sai.
Zapa - mas 'ca ganda' barrete que o JEB e o Costinha enfiaram!... Tb foi bem valente, o negócio do Genoa. Zara...goza com ele.
Maniche – Não esteve mal no início da época. Depois foi-se mt abaixo. Deu-me a sensação de que não conseguiu ultrapassar alguns episódios negativos em que foi protagonista. O erro foi pensar-se que o feitio das pessoas se altera com a alegada experiência. O gajo é impulsivo, reage à mínima provocação / adversidade (adversária, do publico 'amigo' e arbitral). Sempre foi mt instável emocionalmente e sempre irá ser. Julgo que pela idade e pela margem de manobra que esgotou não tem gde margem para continuar. Era daqueles casos que ou engrenava à primeira ou lixava-se, já que ng estaria (está) na disposição de dar-lhe segunda oportunidade. Só fica se o novo treinador fizer mt finca-pé em mantê-lo no plantel…
Valdez – Chegou a ser preponderante. Não esquecer as lesões que o apoquentaram e as posições que o forcado e o Coice o colocaram a jogar. Tecnicamente é inatacável. Por mim fica.
Salomão – Acho que para primeira época no SCP e no futebol ‘à séria’, depois de um gigantesco salto de Massamá até Alvalade, cumpriu. À que convir que época da equipa tb não o ajudou e as apostas foram sempre muito intermitentes, o que não gera lá mt confiança. A manter na orbitra do SCP. Empreste-se, caso venham, como se aguarda, opções mais válidas para a sua posição.
Teles e Cristiano? Who? O Teles é aquele pinheiro que o palserge pediu ao Costinha e que o JEB lhes ofereceu, não é?
NOTA 1: Regresso do labreca para GR? Acabem lá com as anedotas ó sff.
Virgilio,
ResponderEliminarConcordo ctg com a fábula que se vem tornando o posto de DE no SCP e o milhões que se vem gastando.
Discordo qd escreves que NAC é um pouco melhor que Torsi,até pq Torsi se adapta mais a vários tipos de sistemas que NAC, mas se me perguntares se é o central que desejo como titular para um SCP campeão,respondo-te que não.
Maniche jogou enquanto nao tinha os 20 jogos assegurados,qd os teve...desapareceu.
Valdés, é bom jogador e deve ficar,embora tenha ido abaixo nos ultimos tempos.
Qt ao Salomão é claramente para emprestar, precisa de jogar com regularidade e sem pressão.
Qt a tua nota do Ricardo, concordo plenamente, seria uma anedota...mas daquelas que ficamos pasmados sem...rir...
Mário,
ResponderEliminaro Torsiglieri é o central mais rápido?? Rápido em quê, já agora? Sprints curtos, médios, longos? Rápido a pensar? Rápido a executar? Rápido no reposicionamento? Rápido a virar-se? Rápido a placar adversários?
E, já agora, o Grimi custou €4M... não temos de tentar fazer alguma coisa dali também? E o o Pongolle (esse custou €6,5M)?
Enfim...
Leão de Alvalade,
Este exemplo do Torsiglieri mostra como o Sporting pode "vender" um jogador aos seus adeptos mesmo que este não saiba dar um pontapé na bola: acertar em todos aqueles pontos de prazer que deixam muitos orgulhosos. Ser alto e forte, a contratação ter sido conduzida com o maior sigilo, mostrar a competência para o lugar (i.e., golos normalmente).
Será que ainda teremos o prazer de ver o João Tomás jogar no Sporting?
Mário:
ResponderEliminarO NAC já jogou a trinco... Não estou a ver o torsi nessa posição, tu estás? :)
Não leves a mal mas essa do Torsi ser o mais rápido dos centrais do SCP só pode ser piada, páh! (Daquelas iguais ao regresso do Ricardo: pc ou nada hilariantes).
SL
Virgílio,
ResponderEliminarpenso que o histórico me dá algum crédito para mais do que algumas "anedotas" e explico-lhe o porquê da minha sugestão.
Tome o jogo de ontem, por exemplo. Quantas vezes foi o Patrício chamado a intervir pelo adversário? Em números redondos, nenhuma. Basicamente poderia ter lá estado ele, o Tiago, o Hildebrand ou o Luís Ribeiro dos juniores que tinha sido perfeitamente indiferente ao nível do trabalho mais vulgar dos GR.
Mas houve outro aspecto em que - não sendo o mais típico - o Patrício foi chamado várias vezes a intervir na distribuição e numa 1ª fase de construção, recebendo dos centrais e reorientando o jogo. Nesta característica particular, não conheço muitos que sejam melhores que o Ricardo. E é precisamente por essa característica que joga o Valdez no Barcelona (que todos aceitam não ser um grande GR).
Em vez de ser um GR que "faz a diferença", seria um GR que ofereceria algo de diferente à equipa. Dependendo do preço, poderia ser útil. Vontade não lhe faltaria e parece-me que seria um excelente elemento no balneário. Será melhor ter lá o Tiago ou o Hildebrand?
LPF,
ResponderEliminarDizer que o Torsi nãoo sabe dar um pontapé na bola é de uma visão atroz.Mas pronto é a sua opinião.
Grimi é um caso que só não é perdido pq nunca foi sequer...achado. É um cepo,e nem lugar nas primeiras 8 classificadas no nosso campeonato tinha lugar.
Virgilio, o NAC até pode jogar a ponta de lança,nao faz dele um jogador que seja útil.
Torsigliri joga a central como a defesa-esquerdo,em sistema de 3 centrais se for caso disso tb,e que mtas vezes precisamos qd corremos atrás do prejuízo.
Mário,
ResponderEliminarA visão do Hugo Leal também ia ficando deturpada pelas atrocidades do Torsiglieri.
Como pode ver, todos temos direito à opinião. Depois há uns que acertam mais do que outros.
PLF,
ResponderEliminarTens que ser mais explícito que isso, nem todos acompanham a tua sabedoria futebolística.
Hugo Leal? Torsiglieri?
Ou o Bruno Ribeiro inovou e meteu Leal a ponta de lança ou não sei do que estás a falar.
PLF,
ResponderEliminarDeixe lá o histórico descansadinho. Dou-lhe o crédito todo e sabe disso mt bem. Vamos ao Labreca…
Depois da sua explicação apetece perguntar: e que tal nesse tipo de jogos jogar sem GR? Se o Ricardo regressa pq é dos melhores a jogar com o pé, calçamos umas luvas ao Polga e desce prá baliza…pronto! Sempre era menos uma indemnização para pagar… :)
Outra questão, agora fora de brincadeiras: no tipo de jogo como o de ontem, entre SCP –VFC substituía o GR?... Parto do principio que o Ricardo não iria ‘roubar’ a titularidade de RP… Sempre disse que o forte do Ricardo era esse que identifica, mas em tudo o resto ou é um GR fraco (a sair a cruzamentos sempre foi um pesadelo) ou médio. Na minha opinião esse aspecto, em que é (era?) efectivamente bom, não justifica o seu regresso. Até pq a) nem com essa característica deixou gdes saudades em Alvalade e b) a idade (já esta entradote, mesmo para GR, não?), naturalmente esbate qualidades e acentua defeitos. Bom, bom, era manter o Rui Patrício. Na baliza estamos muito bem servidos de titular. Caso RP saia, contrate-se então outras sugestões que adiantou: o Gottardi da UDL, p.e., parece-me uma boa aposta. O Artur tb me tem convencido ultimamente. O Golas só não peço para regressar já, pq precisa de continuar a jogar e a evoluir.
Respondendo á sua ultima questão: prefiro o Tiago, esse não seria um bom elemento do balneário… O Tiago, comprovadamente, É um excelente elemento de balneário e que transmite muito mais mística que um Ricardo qualquer. Julgo, inclusivamente, que neste capitulo ao Tiago poucos se lhe compararão.
SL
Ricardo? Regresso? Joga com os pés?
ResponderEliminarTroquem de dealer que o esse anda-vos a misturar mta farinha...
Há pessoal que claramente ainda não está satisfeito com o estado do clube, quer ainda cavar mais.
Virgílio,
ResponderEliminarAcho que um GR mediano (como o Ricardo) serve para fazer um bom campeonoato. Tem carradas de experiência, poderia ser útil em determinados contextos ainda que não fosse titular indiscutível. Seria, naturalmente, na eventualidade do Patrício sair e na hipótese de não ser muito caro.
Quanto às saudades, não creio que haja muitos que tenham deixado saudades na hora da partida de há muitos anos a esta parte (excepção feita ao Liedson, cujo rendimento esta época era o que se via). Tem aí uma lista de titulares ou seleccionados para a selecção nacional para o provar...
A ser verdade o que GLopes diz aqui, a demolição ainda agora começou...
ResponderEliminar(a-bola)
«Vamos investir aproximadamente 30 milhões de euros na aquisição de jogadores, é um valor fundamental para o Sporting ser competitivo na próxima época. Não vale a pena pensar em valores inferiores. Não faz sentido ter um novo treinador e não proporcionar um plantel com o qual se sinta bem», referiu.
(É o primeiro comentário que faço em blogs do Sporting após as eleições; a descrença é tanta...)
Excelente post, concordando com tudo. E juntando a este rol de asneiras os nomes de pálserge e couceiro, o 4º lugar é um milagre que só o futebol português permitia. O futebol apresentado este ano é de 7ª divisão europeia, com o expoente máximo a eliminação da UEFA com o Glasgow (aquele golo no último minuto não me sai da cabeça).
ResponderEliminarAqui ficam o momento cómico do ano:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=zdkWWPDi6VE&feature=related
Que pelos vistos tem vindo a ser repetido:
http://www.youtube.com/watch?v=mv26UQV64Vo
Caro atenção,
ResponderEliminarVocê está cansado de procurar empréstimos e hipotecas? Você tem sido constantemente rejeitado por seus bancos e outras instituições financeiras?E-mail: claralterryloanhome@gmail.com Você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio de Ano Novo? Você não tem que preocupar-se não mais, porque A boa notícia é aqui! Oferecemos empréstimos que variam de 3.000,00 Euros Min. para 2000,000.00 Euros Max. uma taxa de juros de 3% ao mês. Aqui está o nosso E-mail: claralterryloanhome@gmail.com
Oferecemos
* Empréstimos pessoais (Secure e quirografários)
* Empréstimos de Negócios (Secure e quirografários)
* Empréstimo de consolidação.
* salvar serviços
* Empréstimo de construção e muito mais *******
Somos certificados, confiável, confiável, eficiente, rápido e dinâmico. Contacte-nos hoje .. Todas as Respostas devem ser enviadas para Nome de Contato: Sr, Claral Terry. E-mail: claralterryloanhome@gmail.com
Para pedir é Bom
Para pagar para trás é melhor
Para usá-lo bem é melhor
Nosso objetivo final é o seu sucesso
MCF está aqui para mostrar-lhe um melhor caminho para a liberdade financeira!
Contacte-nos hoje!
Caro atenção,
ResponderEliminarVocê está cansado de procurar empréstimos e hipotecas? Você tem sido constantemente rejeitado por seus bancos e outras instituições financeiras?E-mail: claralterryloanhome@gmail.com Você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio de Ano Novo? Você não tem que preocupar-se não mais, porque A boa notícia é aqui! Oferecemos empréstimos que variam de 3.000,00 Euros Min. para 2000,000.00 Euros Max. uma taxa de juros de 3% ao mês. Aqui está o nosso E-mail: claralterryloanhome@gmail.com
Oferecemos
* Empréstimos pessoais (Secure e quirografários)
* Empréstimos de Negócios (Secure e quirografários)
* Empréstimo de consolidação.
* salvar serviços
* Empréstimo de construção e muito mais *******
Somos certificados, confiável, confiável, eficiente, rápido e dinâmico. Contacte-nos hoje .. Todas as Respostas devem ser enviadas para Nome de Contato: Sr, Claral Terry. E-mail: claralterryloanhome@gmail.com
Para pedir é Bom
Para pagar para trás é melhor
Para usá-lo bem é melhor
Nosso objetivo final é o seu sucesso
MCF está aqui para mostrar-lhe um melhor caminho para a liberdade financeira!
Contacte-nos hoje!