segunda-feira, 2 de abril de 2012

Benfica, Porto ou Braga?

Com o Sporting afastado do título, quem gostarias que fosse campeão? 

A questão já esteve na ordem do dia há 2 épocas quando Domingos (pois, o mesmo Domingos...) levou o Braga ao segundo lugar. O feito talvez não tenha sido tão valorizado como está a ser o que faz Leonardo Jardim mas é até muito provável que então o SCBraga tenha feito pontos que hoje, com igual resultado, o tornaria campeão.

Este ano a questão ganha outra acuidade, tendo em conta que o calendário caprichou em colocar o SCBraga em Alvalade na última jornada. Há, entre os sportinguistas, a ideia, absurda diga-se desde já, que o Sporting deveria facilitar a vida ao adversário para que FCP ou SLB não cheguem ao título.

Há pelo menos 3 razões que me ocorrem de imediato que me levam a rejeitar liminarmente a possibilidade que tal aconteça:

1- O Sporting de que gosto não é um clube de dar “jeitos” a ninguém e em qualquer circunstância! Isso pode ser concebível para quem tem da verdade uma ideia de conceito adaptável às necessidades do momento. O Sporting está obrigado a jogar sempre para ganhar e o facto de não viver um período feliz, que o afasta da luta pelo título, tem um percurso histórico para honrar. Transigir seria ficar ao mesmo nível dos que entendem que o fim justifica o emprego de qualquer meio e que levou ao abastardamento de muitos que hoje concorrem connosco.

2- Facilitar o titulo ao Braga equivaleria a disponibilizar  o estádio de Alvalade para salão de festas do adversário, ideia que obviamente declino.

3- O ponto anterior mais se justifica por se tratar precisamente do Braga de Salvador. Obviamente que há mérito no seu trabalho, embora por conveniência hoje a generalidade da comunicação social use de memória selectiva para ignorar o que foram os anos iniciais à frente do clube e quantos treinadores chegou a ter numa época, entre outras preciosidades. Mas, este ano em particular, tem sido um dos beneficiados por uma súbita simpatia dos associados da APAF, tendo geralmente aquilo que há muito peço para o meu Sporting: isenção. E aí tem sido também um dos que tem lucrado com a guerra que a APAF deliberadamente decretou ao Sporting. Nada acontece por acaso. Repare-se na mansidão com que quer o treinador quer o presidente aceitaram o resultado final, quando até tinham razões de queixa do critério do sr. Pode ser Ferreira usado para assinalar penalty’s. A mansidão de quem sabe que foi já compensado à priori e pode vir a ser no futuro.

Outro argumento invocado a favor do Braga é a de que o seu treinador é sportinguista. É bem possível que assim seja, mas nessa condição ele que celebre os títulos de campeão connosco, quando nos calhar a vez. 

Subestimar o Braga, por que é pequenino e engraçadinho é um erro muito comum e em que já incorreram muitos quando Pinto da Costa chegou ao poder e que ainda hoje não conseguem perceber na sua verdadeira dimensão. João Rocha percebeu-o como poucos quando foi presidente do Sporting. Com as receitas cada vez mais escassas, negligenciar aqueles que ficam à nossa frente é um erro que pode custar caro.

13 comentários:

  1. A próxima jornada é que vai decidir muito do campeonato.

    Se ganharmos ao SLB e o FCP ganhar ao Braga, acredito que o SLB já não lá chega, ficando a discutir o 2º com o Braga.

    Qualquer outro resultado nestes jogos acho que fica tudo em aberto.

    ResponderEliminar
  2. "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória" este é o nosso lema!

    O Sporting joga sempre para ganhar!

    Não podendo ser campeão seria excelente poder juntar à taça e à Liga Europa, 3 vitórias contra os 3 primeiros classificados nos últimos 5 jogos!

    E terminar assim a época em grande e com os motores a ferver para uma nova época!
    A Era de Sá Pinto!!!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Obviamento não podendo o SCP alcançar o titulo de campeão em 2011/12, preferia que fosse o SCBraga (nossa filial...) a consegui-lo e não o FCP ou o SLB.

    Mas se para isso o Braga tiver que ganhar em Alvalade na ultima jornada, nem sequer chego a ter qlq conflito interno: que se lixem. O SCP joga sempre para vencer. Pode ou não consegui-lo, mas tem que o tentar sp com td as suas forças e empenho, independentemente das circunstâncias.

    'Favorzinhos', 'jeitinhos', 'facilidades'? Não... Isso é mais para outras bandas.

    O SCP fez-se grande sem receber ou fazer favores de / a ninguém.

    ResponderEliminar
  4. Quem faz jeitos são as putas, da APAF, bem entendido! Se o Sporting está afastado da luta pelo titulo bem lhes podemos agradecer!

    No futebol, o jogo gira à volta dos jogadores, mas o negócio gira à volta dos adeptos! Direitos televisivos, publicidade, sponzorização, etc!

    Quando houver novamente outra tomada de consciência colectiva as coisas mudam de vez!

    A ultima vez que nos subtrairam 10 pts, fizemos luto e fomos campeões!

    Está mais que na altura de Vitor Pereira ir dar uma volta ao bilhar grande!

    Força Sporting!

    SL

    ResponderEliminar
  5. LdA,
    Jeitinhos não é connosco, temos uma dignidade e uma história ímpar no desporto que não se compadece com esse tipo de comportamentos. Quem quiser ser campeão que lute por isso dentro das quatro linhas e sem ajudas da terceira equipa, só assim esses títulos serão merecidos.
    No mais, desculpa a minha rudeza, mas eu não consigo optar entre a pocilga, o chiqueiro A e o chiqueiro B. Para mim todos aqueles que têm visto os seus jogos apadrinhados pelo Vítor Pereira & Os Apafianos, que por sua vez nos têm lixado com "F" grande desde o início da época, são igualmente repelentes.

    Virgílio,
    O SCB não é filial do Sporting. Em Braga a filial do Sporting é o Sporting Clube Leões das Enguardas (http://www.sclenguardas.com).

    Abraço de Leão

    ResponderEliminar
  6. 10A:

    Julgava q era, mas estava enganado...

    E o SCB ao menos pagou direitos de autor? :P

    SL

    ResponderEliminar
  7. Braga campeão, sem dúvida. Assim como nem devia haver dúvidas de que o Sporting Clube de Portugal não tem que facilitar seja quem for. O Braga que seja campeão, mas que perca com o Sporting. Assim como fcp e o esselbê, com quem ainda vamos jogar também. De resto, que façam pela vida.

    ResponderEliminar
  8. Pelos vistos, a "enquete" do outro post resultou num...post!!!

    Amigos, colegas de trabalho e conhecidos meus que são sportinguistas estão divididos.

    Uns (a maioria) dizem que nem em pesadelos querem ver o slbarbies campeão, principalmente se os lampiões conquistarem o título devido a.... uma vitória leonina.
    Dizem até que preferem perder os 2(!!!) últimos jogos do campeonato se isso significar que o benfas não é campeão.E até vão festejar na rua caso o braga seja campeão.

    Outros ( em minoria) dizem que, tal como aqui no blog, o SCP tem que entrar sempre para vencer, não importando se com isso passem o ano inteiro aturando o xorxe xesus, o orelhas, a imprensa vermelha, a (ou será o) pinhão, o joão papagaio gaybriel nos jornais a vomitarem "somos os mais maiores grandes do mundo e arredores", em nome da verdade desportiva.

    Pois bem, se ainda não viram, vejam um dos ditos "paladinos da verdade desportiva", sempre a falar mal do FCP e do SCP, a comemorar na RTPN( ou seria RTPB) em directo, a cores e em HD, o golo da vitória do clube do coração contra o Braga, ao invés de estar a fazer o seu trabalho como deve de ser, com isenção e imparcialidade, trabalho este pago por nós contribuintes.

    http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=F_WUoHRDyRo

    Pois é!!!O colega estava a comentar, o apresentador estava a apresentar e o joão gordobern estava a se cagar para o programa, de tão focado que estava a ver os minutos finais do slbarbies-braga e foi pego pela câmara.

    Vai ser despedido?ahahahahah...duvido!!!

    Imaginem o escandalo que era se ao invés do gordobern, o comentador fosse azul ou verde.
    Na mesma hora o joão gaybriel, o orelhas, o aziado gomes da silva iam dar uma conferencia de imprensa falando da pouca vergonha na RTP!!!

    Verdade desportiva?Claro!!!

    O João Pereira é expulso aos 6 minutos de jogo , na 1ª falta que faz num fiteiro benfalhado, num derby, e no dia seguinte a pasquinada vermelha quase manda o JP para a cadeira eléctrica.
    O Luisão(sempre ele) em 2004/2005 faz falta em Ricardo, faz o golo e o slbecas vence 1 x 0, a pasquinada vermelha assobia p'ro lado.

    Num mesmo lance em outro derby, javi mula garcia dá um soco num jogador do Sporting, e depois cai e se faz de vítima, nem amarelo leva e logo a seguir, Luisão(sempre ele) entra de carrinho sem bola por trás em Liédson com o jogo parado(!!!), na cara do árbitro e só(!!!)leva amarelo.
    Nem vou citar a taça lúcílio batista...

    Por estas(e muitas outras desde o tempo de salazar) é que muitos e muitos sportinguistas veem com bons olhos o facto de terem na mão uma oportunidade de prejudicar o slbecas onde mais lhes doerá:saber que perderam o título(caso ainda estejam na corrida) na derradeira jornada graças a um autogolo ou um mau atraso de João Pereira aos 94 minutos...ou um monumental frango num remate de Hugo Viana do meio do campo...

    Verdade desportiva???Perguntem ao Gordobern, à pinhão(nunca sei se é a ou o pinhão:-)), ao serpa, ao delgado, ao guerra, ao carlos daniel, ao rui gomes da silva, ao cineasta, ao rui santos...

    Já disse e repito, desde cedo aqui no norte nós aprendemos que o futebol luso só não tem crise quando o slbecas vai à frente ou é beneficiado...aí temos verdade desportiva...

    Por falar nisso, no último slbecas-FCP para a taça da cerveja, voces viram alguém na imprensa desportiva indignado pelo fora-de-jogo mal tirado ao Hulk que ia isolado aos 87 minutos???Pois não!!!
    Mas viram a imprensa vermelha indignadíssima com o golo do Maicon, certo?

    Abraço e boa sorte para 5ª feira!!!

    ResponderEliminar
  9. Preciso de tráfego. Agradecia parceria. o link é: http://tacticaofensiva.blogspot.pt/
    Já partilhei o vosso blogue. Obrigado e um abraço

    ResponderEliminar
  10. RBN,

    Nem quero acreditar no que li.
    O Sporting tem de entrar para ganhar todos os jogos. Custe o que custar, tenha as consequências que tiver.
    Também por causa das azias exageradas contra o SLB é que estamos como estamos. O que nos interessa é o que se passa em nossa casa. Depois de fazermos o nosso trabalho (i.e., ganhar os 3 pontos a cada jornada) podemos olhar para o lado e ver como param as modas. Até aos 90' é para ganhar.
    Dos 3 talvez deteste menos o Braga, mas até eu entraria em campo para marcar um golinho pelo Sporting e ganhar o jogo. Se servir para eles perderem o título, azar. Tivessem-no ganho antes, não é problema nosso.
    Só "exijo" que ganhemos todos os jogos até ao fim. Seja campeão quem for.

    ResponderEliminar
  11. Não tenho qualquer preferencia quanto ao campeão, não sendo o Sporting pode ser qualquer outro desses 3, eles que se comam.

    Dar o que quer que seja em campo não é concebível, costumo dizer que sou adepto do Sporting Clube de Portugal, não sou adepto do Sporting Clube de Portugal campeão. O clube de que sou adepto pode perder, mas jamais entra em campo com outro pensamento que não seja a vitória.

    Continuo mais preocupado connosco e com aquilo que vai ser a próxima época do que com o campeão deste ano.

    ResponderEliminar
  12. 1 - se o sporting não é um clube de dar jeitos a ninguém...então porque raio havíamos de dar jeitos ao slb ou ao fcp?
    2- alvalade não deve ser um salão de festas...principalmente se for o salão de festa do slb ou do fcp.


    30 anos se passaram..e "ninguém" se lembra de que o slb foi campeão naquela época...apenas se lembram do 7-1 que lhes demos.
    Da mesma forma, prefiro daqui a 20 anos lembrar-me do sporting ter impedido o slb/fcp de serem campeões e de não me lembrar duma derrota qualquer (que para o sporting não faria grande diferença)...do que não me lembrar de uma vitória qualquer (que para o sporting não faria grande diferença) e de termos sido os BOBOS DA FESTA dos corruptos ou dos galináceos.

    lembro-me, por exemplo, de quando perdemos com o boavista em alvalade.
    eu na altura queria ou uma vitória (que nos poderia lançar na luta pelo campeonato), ou uma derrota (que metia o boavista praticamente campeão)...NUNCA um empate. fiquei contente com o golo que sofremos no final...porque f***** o fcp.

    O futebol não são apenas 11 jogadores. são 11 contra 11.

    se TU preferes uma vitoriazita inútil do que "derrotar" os nossos rivais, então força.
    mas não metas ideias dos rivais nas cabeças dos sportinguistas, por favor


    JT (otherwise, sempre fui fã do blog)

    ResponderEliminar
  13. JT,

    Pobre (paupérrima) metáfora: se ainda nos lembramos dos 7-1 e não de quem foi Campeão, foi porque GANHÁMOS o jogo. Isso, ganhar.
    Não percebo como é que somos bobos da festa se ganharmos ao Braga na última jornada. Ganhar e ser bobo, essa é nova. Ou perdermos em campo para derrotar os rivais. É muita areia para a minha camioneta.

    Eu prefiro todas as vitórias, as úteis e as inúteis. E quando se trata de chatear quem está á nossa frente, não vejo inutilidade em ganhar.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)