sexta-feira, 27 de abril de 2012

A jornada de Bilbao não foi um fracasso

 À porta do inevitável Gugenheim
Houve bolo em fartura mas faltou a cereja, isto é a qualificação, a coroar esta deslocação do Sporting a Bilbao. A cereja não é dispicienda, era até muito importante para a afirmação do Sporting, mas reduzir esta eliminatória e o jogo de ontem em particular à sua ausência é redutor. O Sporting disputou ombro a ombro a eliminatória, foi até a equipa que mais dificuldades terá criado ao Atletic, e podia sem favor estar no seu lugar na final de Bucareste. Não aconteceu e, apesar da inevitável dor que isso representa para todos nós, aceito-o com o inevitável desportivismo de quem sabe que defrontou uma equipa muito evoluída do ponto de vista técnico e táctico e com jogadores, na sua maioria jovens, de elevada valia. E só 1 equipa seguiria em frente.
Adeptos Leoninos invadiram Bilbao
Estou convencido que o tributo prestado pelos bascos no final do jogo ao Sporting e aos seus adeptos não resultou apenas de um mera retribuição da recepção de que foram alvo em Lisboa. Julgo que os adeptos do Atletic perceberam a grandeza do Sporting ao verem as suas ruas invadidas por adeptos que amam profundamente o seu clube, que o celebram com uma profusão de cânticos e a ele se entregam com generosidade. E perceberam também que eliminaram um adversário difícil, como foi realçado acima. Quando ontem os Sportinguistas abandonaram Bilbau, com toda a inevitável tristeza, deixavam o nome do Sporting num patamar bem elevado.
Deve-se também dizer que para a generalidade dos Sportinguistas que se deslocaram a Bilbao deve ter percebido que os bascos estão longe de ser um povo frio e sanguinário que a actividade extremista publicitou durante décadas. Orgulhosos da sua identidade são também calorosos e bons anfitriões, assim o foram pelo menos ontem. Isto é válido no que diz respeito aos adeptos mas que se extingue nas condições reservadas aos adeptos. Felizmente que o jogo se disputou nesta primavera fria, tal era o calor na gamela com rede à frente. (Onde é que já ouvi  a ideia de que as redes existem nos melhores estádios da Europa?)
As condições para os adeptos eram deploráveis
No que ao jogo diz respeito ele não nos correu de feição. Tento evitar os "como seria se" e os "mas" porque não ajudam à objectividade e muito menos pretendo transformar uma derrota em vitória. Por isso não vale a pena pensar como seria se estivesse Izmailov, ou Matias sem ter interrompido o seu ritmo competitivo, estando convencido que mesmo sem essas adversidades o jogo seria igualmente difícil. O timing dos golos foi-nos adverso , embora seja difícil de definir quando é que é mais favorável sofrer um golo. 
O convívio entre adeptos foi uma constante
O começo foi terrível para nós e as trocas de bola constantes acabaram por nos fazer sofrer o primeiro golo. Conseguimos reequilibrar e acabar por marcar,dando justiça no à igualdade no resultado que depressa foi desfeita. A segunda parte foi ainda mais difícil, que nos obrigou a ver a baliza basca sempre ao longe. Não conseguimos contrariar as qualidades do jogo basco, com a agravante de não conseguirmos ter bola com tempo e qualidade para sair a jogar. Apesar disso a crueldade do golo no final é ainda maior porque, quando aquele surge, o Atletic já estava longe do fulgor da primeira meia-hora.

A arbitragem foi  de um revoltante caseirismo, dando razão aos receios expressos por Sá Pinto antes do jogo. O critério britânico de deixar jogar foi aplicado apenas em beneficio dos da casa e quando existe esta evidente duplicidade ainda mais reforça a desconfiança.

Embora a frustração seja grande não deixarei que ela acabe por falar mais alto no momento em que deixamos a Liga Europa. Quem diria que seria possível fazer desta equipa uma das sem-finalistas da  Liga Europa há poucos meses atrás? E se me propusessem igual trajecto no próximo ano nesta competição compraria de bom grado. 

Parabéns a Sá Pinto e a todos os que trabalham directa e indirectamente no futebol profissional pela forma como souberam levantar a equipa e, de forma totalmente inesperada, projectar o nome do Sporting. Parabéns a todos os leões que, nesta jornada, contribuíram para levantar bem alto e longe o nome do nosso clube.

Temos razões de nos orgulhar no que somos e de confiar no que o futuro nos reserva.

7 comentários:

  1. Concordando palavra por palavra, permita-me que deixe algo que escrevi noutro local, mas que considero não fugir ao que escreveu.

    Ser diferente não se é porque se quer. É-se porque corre nas veias. Somos e seremos diferentes, não porque nos esforçamos por isso, mas porque está no nosso ADN. Cometemos erros, muitos, mas na hora h, mostramos a nossa cepa. Fomos prejudicados pela arbitragem, mais que outros, saímos sem azedume, brarulho, ou chinfrineira, nossa, ou da comunicação social. Respeito ao rival, e pela nossa história.

    Um grande Sporting, um grande equipa, grandes adeptos. Sempre fomos assim, temos andado fora dos trilhos: as vitórias surgirão naturalmente se pusermos cá fora tudo o que é o Sporting Clube de Portugal.

    Os jogadores choraram não foi por terem perdido, mas sim, por perceberem pela primeira vez a sério, que se forem dignos, estaremos sempre lá, principamente nas horas más.

    Abraço a todos

    http://quintadelduque.blogspot.pt/2012/04/notaveis-que-fedem.html

    ResponderEliminar
  2. Pois, pois... estou vendo mt convívio... entre leões e... leonas.


    :P


    A grandeza tb se manifesta através dos adeptos. Fica demonstrado que o SCP está bem servido tb nesse capítulo. Somos gdes não só em títulos, mas tb (e mt) em valores.

    Gde jornada em Bilbao, LdA. Pudera eu tb ter ido! Fica para a próxima.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Ah... Na luz há capoeiras dentro da capoeira. No San Mamés jaulas dentro de um Estádio histórico... De qlq forma não gosto nem de umas nem de outras.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. E A Braga acabou de levar na corneta...

    ResponderEliminar
  5. LdA, subscrevo. Mais, com as limitações financeiras que o Sporting tem, meias finas da liga europa, é bem mais que uma razão para confiança no futuro, é Presente. Fomos grandes. Caiu para eles. Acontece. Estamos a trabalhar bem, vamos a eles, na próxima pode perfeitamente cair para nós! E a próxima, queira o destino, pode ser na Champions:-)

    ResponderEliminar
  6. Acho que continuamos a ficar entusiasmados com muito pouco e desiludidos tambem quase sempre sem razao. O Porto acaba de ser campeao sem treinador ( o que la esta e odiado pelos portistas ), sem um avancado centro e com os adeptos em muitos jogos a assobiar a equipa.....Nos tivemos Domingos, jogadores novos internacionais, os adeptos no estadio ao lado da equipa, agora temos Sa Pinto e com o que e que ficamos entusiasmados ? com o facto de termos chegado as meias finais da liga europa e eliminados pelos babies de uma equipa espanhola que vai ficar em 5 ou 6 do campeonato espanhol...Eh pa somos mesmo diferentes, eu diria somos mesmo muito pouco exigentes....foda-se como e que eu explico ao meu puto de 7 anos que por agora por causa do pai e sportinguista que em 30 anos ganhamos 2 campeonatos ?? que a competicao em que chegamos as meias finais o FCP ganhou o ano passado dando 5 nas meias ao villarreal, tambem 5 ou 6 da liga espanhola ???

    ResponderEliminar
  7. Olha se o q conta para ti é só ganhar diz ao teu puto para ser do fcporto.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)