Convenhamos que não era difícil de prever: depois da desilusão de Bilbau o maior adversário de hoje seria o próprio Sporting, pelo cansaço, pela frustração que seguramente se apoderou do grupo de trabalho. O jogo assim o indiciou desde o seu inicio, com o Sporting sem conseguir ligar o seu jogo, fazendo muito menos e muito pior do que vinha demonstrando ser capaz de fazer. Superar este obstáculo, nestas condições, (agravadas pelo autogolo de Polga) foi sem dúvida nenhuma a melhor noticia da noite de hoje em Alvalade.
E assim de repente a ida ao Dragão ganha outra transcendência: não é apenas o orgulho de não querer ser mestre cerimónias em festa alheia, é também a possibilidade de levar para Alvalade a decisão de um lugar melhor na classificação, superando o SCBraga.
Ficha de Jogo:
Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa
Sporting - Académica de Coimbra, 2-1
Ao intervalo: 1-1
Marcadores:
1-0, Carrillo, 30 minutos
1-1, Polga, 44 (própria baliza)
2-1, Van Wolfswinkel, 77
Equipas:
- Sporting:
Rui Patrício, João Pereira (Pereirinha, 61), Onyewu, Polga,
Insúa, Elias (André Martins, 56), Schaars, Carrillo, Matías (Daniel
Carriço, 80), Capel, Van Wolfswinkel
(Suplentes: Tiago, Daniel Carriço, Xandão, Jeffren, Pereirinha, André Martins e Seba)
- Académica de Coimbra: Peiser, Cédric, Abdoulaye, João Real, Nivaldo,
Diogo Melo (Danilo, 83), Adrien, Marinho, David Simão (Edinho, 46),
Diogo Valente (Saulo, 68) e Rui Miguel
(Suplentes: Ricardo, João Dias, Hugo Morais, Magique, Edinho, Saulo e Danilo)
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)
Ação disciplinar: cartão amarelo para David Simão (10), Capel (36),
Edinho (72), Schaars (79), Nivaldo (81) e Daniel Carriço (85)
Assistência: 29.340 espetadores.
É claro que o resultado é francamente melhor que a exibição. Acredito que o aspecto psicológico após o turbilhão de emoções de Bilbau pesou, e muito, hoje. desiludiu-me o Elias. Não entendo porque estando teoricamente mais "fresco" se escondeu tanto do jogo. Dias melhores virão pois tem muito valor e já o provou. Mas acaba por ser o Elias que realça ainda mais a bela entrada de André Martins em campo. Que jogador fantástico. Muito completo. O Sporting melhorou imenso com a sua entrada. Pereirinha também entrou bem. E Carrilho, se perdoarmos perdas de bola próprias da idade, decidiu! Mas para mim, o melhor, foi o André Martins. Estou a adorar ver a sua evolução.
ResponderEliminarNão basta crêr e querer... O nível da arbitragem (como se viu hj, ontem e no sábado) continua a ditar as suas leis... Três foras de jogo (um marcado sem jogadores do SCP no meio campo adversário) mal assinalados de forma incrível. Nem sei como é que não anularam o golo limpo do Ricky... A dualidade disciplinar e técnica foi tremenda... O costume.
ResponderEliminarQd meia-hora antes do clássico se souber quem é o ladrão do apito convidado para a festarola, logo direi se é (ou não) possível sair do dragão com a vitória...
Palpita-me que o Olarápio Boiquerença adoraria participar na consagração da sua equipa. Tem a palavra o sr. bitor pereira (o competente líder do CA... não o outro que diz que treina o foculporto).
Concordo com o Alma_leonina.
ResponderEliminarO puto André e o Pereirinha foram claramente decisivos. O Capel está em boa forma e a acabar mt bem a época. Carrillo esteve nos lances mais marcantes. E O Rui é o Patrício e está td dito. :P
Não, não está tudo dito.
ResponderEliminarÉ importante frisar que a arbitragem na segunda parte foi tudo menos séria.
A arbitragem deste jogo na segunda parte foi uma fantochada daquelas que já não se viam há muito.
Nas Antas vai ser igual e em Alvalade na última igual vai ser.
A aliança Salvador entre os outros dois vai fazer de tudo. Uns pelos negócios, outros pela bola, mas estou convencido que vamos ter de jogar mais para estes bois de preto não nos foderem.
Como já são só 3 pontos, a pressão aumenta.
O Benfica ainda vai retirar os jogadores que tem emprestados no Leiria...
Este ano vale tudo!
Acabar-se o campeonato e a FPF tem obrigação de meter esta gente desta Liga na rua.
Como minímos. Depois logo se arranja forma desta escumalha compensar o Leiria depois de meter um certo Bartolomeu atrás das grades.
Se não há sistema (para quem não queira acreditar), ponham os olhos neste pagode que começou hoje em Alvalade.
Muito cansaço físico e emocional. Bilbau ainda está muito fresco e perto, excepto na cabeça dos adeptos que foram muito impacientes.
ResponderEliminarAo intervalo tive de mudar de lugar porque, ao meu lado, estava um acéfalo que só dizia que o Carrillo "é o novo Djaló" (não festejou o golo do Sporting) e que o Polga "é anormal, burro e que fez penalty". Enfim... Até da bancada se vê o mergulho do avançado estudante.
Pereirinha tem de ser lateral direito. Ontem, foi mais uma prova. André Martins é para ser titular (não discordo da sua colocação, ontem, no banco, mas só por uma questão de gestão de esforço) e que Capel, Wolfs, Matías e Insua estão muito, mas mesmo muito desgastados.
Mas algo mudou. Estamos a ganhar e há critério na forma como se aborda a baliza.
Izmailov, Rodriguez, Rinaudo, Jeffren e Matías. É muita gente e muito tempo para se estar de fora. Difícil haver milagres.
Concordo com quase tudo, mas acho que neste caso até nem nos podemos queixar porque o APAF perdoou um penálti ao Polga. Certo que já vimos outros iguais não serem marcados, mas isso não obsta a que tal não tivesse acontecido.
ResponderEliminarA diferença do 3° o 4° é gigantesca por causa da Champions e deverá ser motivação mais que suficiente para os próximos jogos, FCP incluido. É muito do futuro do Sporting que está em jogo.
Estranho este sentimento quando há um mês atrás pensava que o 4° até seria bom!
Finalmente a situação do Polga. Esta posição é uma das maiores debilidades da equipa, condicionando totalmente a disposição da equipa em campo.
Apesar de nos últimos jogos não terem existido erros grosseiros por parte do Polga, a verdade é que muito do mau que vemos na equipa ( bloco sempre recuado, grande permeabilidade na zona central, falta de agressividade e de rapidez) se devem à porcura permanente de compensar as fragilidades do Polga.
Poderia ser um substituto para parte dum jogo, mas nunca para um jogo inteiro.
Acho que é o problema principal que teremos de resolver no defeso. E o problema é que terá que ser um titular e um suplente.
SL
ps: O penálti do Polga que falo foi um corte com o braço na área.
ResponderEliminarSL
AMendes,
ResponderEliminarConcordo que precisamos de melhor do que o Polga mas ontem ele foi infeliz no lance do golo mas até aí estava a jogar bem. Depois disso passou despercebido.
Nos últimos jogos tem sido ele o pronto socorro das falhas do Xandão, que não foram assim tão poucas como isso, em Bilbao inclusive.
A equipa está esticada ao máximo. Temos jogadores importantíssimos que fizeram meia dúzia de jogos...
ResponderEliminarCONCORDAM COMIGO?http://quintadelduque.blogspot.pt/2012/05/concordam-comigo.html
E o pretenso lance de penalty na nossa área não existe. Se existe então proponho que o substituto do Polga seja maneta.
ResponderEliminarAMendes,
ResponderEliminarPermita-me, nunca jogou à bola, pois não? Peça a alguém que lhe envie uma bola contra si, a cerca de 2m de distância, com alguma velocidade. Depois diga-me o que é que conseguiu fazer. Isso tudo ocorre em um único segundo! E, se vir bem, antes da bola bater no braço, bate primeiro no lado esquerdo da barriga, ressaltando para o braço.
Impossível de mexer, impossível de se ver penalty ali.
Quanto à sua posição relativamente às qualidades de Polga, só posso discordar. E não preciso de ver os últimos jogos. A sua posição é um caso típico de anti-Polga (como havia anti-Djaló; como há anti-Pereirinha; como havia anti-Patrício, etc - não estou a dizer que você é anti todos eles, mas é anti-Polga). E isso turva a sua visão.
Veja o lance todo e veja como começa:
- perda de bola inexplicável de Capel;
- liberdade total para Nivaldo;
- veja a péssima posição de Onyewu (que fez uma 1ª parte deplorável);
- veja a posição ganha pelo ponta de lança a Insua;
- e, diga-me, o que é que o Polga devia fazer. Deixar passar a bola?
Já chega!
esta história do polga tem de chegar ao fim. o polga compensa com posicionamento a falta de velocidade e agressividade, o carriço compensa com agressividade a falta de posicionamento e capacidade aérea, o xandão e o oguchi compensam com capacidade aérea o fraco posicionamento e discernimento com bola. resumindo. não temos um central completo. o ultimo que tivemos foi o enakarire. e antes dele o valkx. nem o andré cruz era completo. (certo que tinha outras características muito apuradas mas tinha muitas limitações na velocidade) a única solução é contratar um central que embora não seja completo, complete as característica dos que temos. jogar com oguchi e xandão seria a maior aberração quando os nossos adversários jogam com avançados rápidos. precisamos dum central rápido, com bom posicionamento e boa saída de bola (edgar ié neste aspecto vai ser um nome a reter mas somente para o futuro).
ResponderEliminarportanto, deixem de marrar sempre com o mesmo, as falhas defensivas não se devem exclusivamente a um jogador, mas sim à falta de características compensatórias no sector defensivo...
SL
Cantinho,
ResponderEliminarA minha posição quanto ao Polga não se refere ao jogo de ontem nem aos mais recentes, mas sim ao seu perfil de jogador do Polga no Sporting, nos dias de hoje.
As suas qualidades, nomeadamente a falta de velocidade, são evidentes na generalidade dos jogos, sendo mais gritantes quando jogamos com clubes mais apetrechados.
Esta falta de velocidade acaba por condicionar de modo muito relevante toda a sua prestação e por arrasto a de toda a equipa, que acaba por ter que jogar com tracção atrás.
Ontem foi uma infelicidade que só não acontece aos que não jogam. O resto já não está no mesmo plano e penso que será irreversível face à idade do jogador.
Quanto ao penálti já vi situações piores não serem marcadas ( a mão do Rolando) e já vi marcarem por muito menos.
O meu ponto é se o APAF estivesse na senda que o Virgilio transmite então tinha marcado aquele penálti.
irrelevante ser do Polga ou de outro qualquer, não resulta das dificuldades que para mim o Polga apresenta e dos desiquilibrios que cria na equipa.
SL
AMendes:
ResponderEliminarEm completo desacordo com a tua apreciação. Vamos por partes:
Penalty? Aquilo?
Um centro à queima numa jogada veloz,sem que se vislumbre um ínfimo movimento qlq que indicie intenção de jogar a bola com mão / braço? Chiça!... O APAF é ladrão, mas não é burro... Tb há q saber roubar... sem dar mt nas vistas...
Agora a besta negra é o Polga (tem sido o central mais regular da época, há dúvidas? Mas pronto, não marca golos e ontem até fez um na própria baliza...). Qd sair e o SCP continuar a sofrer golos parvos, há-de ser o Onywu ou o Xandão ou o Zé das iscas. Não interessa... Há-de ser algum em quem se tem que 'marrar'...
"nomeadamente a falta de velocidade, são evidentes na generalidade dos jogos, sendo mais gritantes quando jogamos com clubes mais apetrechados."
Olha que o Polga é mais rápido que o Gooch, por exemplo... Mas o capitão América é o Maiiior! Pq? Pq sim.
SL
Virgilio,
ResponderEliminarSobre o penálti o nosso desacordo não é se foi ou não foi (eu não marcava) e nem tão pouco relevante é se foi o Polga ou outro qualquer. Eu acho que o nosso desacordo está em que eu penso que os APAF na sua essência são matarruanos (embora convencidos que ninguém os topa) e por muito menos já marcaram penáltis.
Até fora da área e em situações tão duvidosas como a de ontem. Para não ir muito longe basta lembrar o Bruno Paixão em Barcelos.
E o que é que lhe sucedeu? Nada.
O que é que aconteceria a este? Nada.
E com a Champions em jogo era uma óptima desculpa para o habitual "errar é humano" dos jogos do Sporting.
O meu ponto é só este. Se alguém defende que o Sporting não pode baixar a guarda face aos APAF e à CS eu sou um deles.
Sobre o Gooch, a quem junto o Xandão, claro que é lento. Claro que não traz nada de positivo nesse capítulo, nem tão pouco é melhor que o Polga.
Claro que não me passa pela cabeça que a defesa do Sporting possa ter como dupla o Gooch e o Xandão.
A sua vantagem está na altura, para o jogo aéreo, e por não ser complicativo (e com isto não estou a dizer que o Polga o seja), mas precisa dum complemento e este é neste momento Polga.
Que o Polga seja a besta negra? Não creio.Já agora, para mim besta negra é o Rodriguez. Pago-lhe o ordenado (sou sócio do clube e accionista da SAD) para apenas fazer 2 ou três jogos por ano.
Por isso, se não tivéssemos o Polga, no quadro actual seria uma calamidade.
Mas a verdade é que apesar da boa época do Polga o facto de não termos um defesa central rápido que complemente o Xandão ou o Gooch é uma lacuna na equipa. Continuo a achar que sim, que este é um dos pontos importantes a resolver no defeso até porque o Polga não está em fase de evolução crescente.
Que a equipa padece deste problema e que muitas das dificuldades que temos resultam desta situação, também acho que sim.
SL
"nem nos podemos queixar porque o APAF perdoou um penálti ao Polga"
ResponderEliminarDe uma vez por todas:
Estes lances como o do Polga não são penaltie.
Leiam as leis do jogo.
Por que julgam que não foi marcado penaltie ao mesmo Polga no nosso jogo em casa com o Metalist em lance idêntico?
Porque julgam que não foi marcado penaltie contra o Chelsea, em lance idêntico, no jogo em Lisboa contras o Bostafica no jogo para a Champions?
Aprendam as leis do jogo antes de dizerem barbaridades contra o próprio clube.