quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tornar Bucareste possível em Bilbao


Por altura da primeira mão desta meia final da Liga Europa troquei umas impressões com o nosso amigo @imago_route (Tiago, que vivendo longe, em Barcelona, tem o Sporting no coração) e havia-lhe solicitado um artigo que espelhasse algumas dessas ideias. No afã do trabalho e da viagem para Lisboa não me dei conta do e-mail que me enviou na véspera do jogo, "ficando no prelo" o artigo que hoje é publicado, depois de devidamente resgatado e actualizado alguns tempos verbais. Afinal Bilbao é possível e lá tudo será possível, inclusive o apuramento para a 3ª final europeia da história do nosso clube. O "AnortedeAlvalade" estará representado em Bilbao e disso daremos conta aqui no blogue.

A eliminatória contra o Athletic Bilbao é das que espero com mais ansiedade dos tempos recentes do futebol leonino. A ideia era dar-te alguns argumentos que explicam o porquê de ansiar tanto o jogo, excluindo evidentemente os óbvios: o facto de ser o Sporting e de ser uma meia-final europeia. Estes argumentos também não incluem longas reflexões e análises técnicas e tácticas ao futebol do Bilbao. Considero o Athletic um excelente rival e portanto uma grande oportunidade para fazer história. Isto não implica necessariamente ganhar, apesar de evidentemente torcer sempre para que isso aconteça.

Um dos grande motivos pelos quais o Athletic é um excelente rival é o entusiasmo e o respeito do seu treinador quando fala do Sporting. É comum ouvir o treinador rival fazer um elogio de circunstância mas sabe melhor ouvir um treinador com a experiência e a trajectória de Bielsa dizer, textualmente, “que está contente por competir com o Sporting” por considerar o futebol português atractivo e o Sporting uma expressão dessa ideia. Competir com o Sporting. Não contente por ser um rival mais ou menos acessível, comparando-o com rivais anteriores ou possivelmente posteriores. Contente por competir, por jogar contra uma equipa de quem espera bom futebol. É outro motivo pelo qual o jogo promete: porque Bielsa espera uma proposta futebolística semelhante à sua. E a sua é ofensiva, criativa, intensa e, muitas vezes, ganhadora.

Há muitas maneiras de jogar futebol e, logicamente, muitas maneiras de jogá-lo bem. Às vezes, jogar bem assenta na eficácia, outras vezes ficamos contentes mesmo que a eficácia não permita obter uma vitória. Esta questão do modelo de jogo é antiga e o Sporting, equipa em transição e à procura de um modelo há uns anos, tem uma grande oportunidade pela frente: de enfrentar uma equipa criada a partir de um modelo (que aliás, não é novo) de um treinador e enfrentar um grupo que assimilou as suas ideias sem grandes reservas e com uma valentia e uma intensidade por vezes arrepiante. 

Quando Bielsa chegou ao Espanyol, em 1998, uma das suas primeiras declarações foi afirmar que “o grande objectivo é dar ao Espanyol um perfil, que as pessoas vejam jogar o Espanyol e vejam esse perfil”. Hoje o Athletic tem esse perfil, menos de uma época depois de chegar a Espanha, menos de uma temporada completa na Europa em toda a sua vida de treinador, e esse perfil é o de uma equipa de ataque. Trata-se do mesmo treinador que nao tem pejo em dizer abertamente, que é “um obsessivo do ataque, que vê vídeos para atacar, nao para defender” e que a sua táctica para defender é “simples: corremos todos”.

A questão da obsessão e dos vídeos é outra que denuncia outro ponto de interesse deste partido: Bielsa nao só está entusiasmado por defrontar o Sporting como aborda obsessivamente o jogo. Um detalhe que já é parte da mitologia do treinador sao o facto de, no decurso e no pós-negociação do seu contrato com o candidato à presidência do Athletic, que viria a ganhar e por isso a confirmar a sua contratação, Bielsa viu vídeos de todos os jogos da sua possível futura equipa, para estar seguro da sua escolha e, no caso de assumir a equipa, conhecer de antemão o grupo e o jogo que herdava. Outro, mais sério e mais relacionado com o Sporting, é o facto de Bielsa e os seus colaboradores mais próximos terem visto 42 jogos do Schalke04 entre o momento do sorteio o jogo da primeira mão da eliminatória entre ambas equipas. Acho fantástico que o Sporting tenha a oportunidade de competir e de se bater contra um grupo e um treinador que lhe tenha dedicada tanta ou mais atenção que os que mais têm estudado o nosso clube nos últimos tempos. Que haja da parte do rival um investimento de esforço e importância supremo, coisa que parece nao ter acontecido por parte do Man City e que, mesmo tendo tido um grande resultado para o clube, tornou o jogo em si mais desinteressante. Espero que o Sporting possa tirar conclusões  da forma como o Athletic se apresentar e como interpretou os seus pontos fortes e debilidades e que essas conclusoes permitam à equipa e ao treinador crescer e evoluir.

Estas observações sobre Bielsa e a sua equipa atraem também o treinador do Sporting, que hoje se confessou um admirador dos princípios de jogo do treinador do Athletic, sendo por isso também interessante ver como reage o Sá Pinto e a equipa contra um oponente que nao só conhece bem como um com o qual se identifica. Como adequar uma estratégia de anulação de um tipo de jogo que no fundo é o seu. Ou como não anular, para ser fiel aos pontos de contacto, mas sim jogar em positivo. Se a isto juntamos o facto de este jogo também permitir a Sá Pinto reacender uma rivalidade antiga com o principal rival do seu ex-clube no país basco (e ele que nunca perdeu como txuri-urdín contra o Athletic), há mais um ponto de interesse: essa salvaguarda perante antigos adeptos seus de uma honra recuperada no País Basco em exílio forçado, depois de a perder em Portugal.

Outro motivo de interesse adicional é a possibilidade de jogar em San Mamés. A Catedral, o único estádio espanhol que acolheu todas as edições da 1ª Divisão espanhola desde a sua fundação, um estádio marcado por uma identidade autónoma (e que a selecção espanhola nao visita desde 1967) e habitado por uma das massas associativas mais fieis e intensas de Espanha. Uma equipa em crescimento e em consolidação como é a do Sporting, com muitos dos jogadores influentes com menos de uma temporada de casa e que não se cansa de mencionar os adeptos como parte essencial na sua recuperação anímica, deve beneficiar dessa visita a um campo monumental e com o ambiente também criado por uma massa associativa de grande apoio e de apoio saudável, liberto de fantasmas de perigo ou hostilidade aberta contra adeptos rivais. E em San Mamés estarão muitos sportinguistas que esperemos que participem na festa e que a façam no final mais do que os adeptos locais.

Um último motivo de interesse adicional para este jogo é a oportunidade de marcar a diferença num momento triste e que requer solidariedade, mais do que entre clubes, entre quem gosta de ir ao futebol. E essa diferença já ficou estabelecida na forma como os bascos foram recebidos em Alvalade. 

Como se sabe, a polícia basca, a Ertzaintza, matou com uma bala de borracha um adepto do Athletic, Iñigo Cabacas, alegadamente ao tentar reprimir confrontos entre adeptos do Athletic e do Schalke04 após o jogo da UEFA. A tese dos confrontos (e do envolvimento de Iñigo nalgum tipo de violência) já foi desmentida por várias testemunhos e o próprio governo basco abdicou do uso deste tipo de armamento em controlo de multidões. Mas um adepto inocente morreu devido à brutalidade policial, pretensamente legitimada pela crença que um adepto de futebol é um potencial hooligan e, nos tempos que correm, de crise geral e de tensão basca em particular, um potencial terrorista. 

O Sporting tem na sua história episódios recentes de violência indiscriminada contra os seus adeptos por parte de forças policiais e episódios não tão recentes de violência mortal tratados com uma negligência e brandura policial incompreensível e inaceitável. Assim, uma das esperanças para amanha é também que a maioria dos adeptos seja consciente desta história, da necessidade de responsabilização de todos os intervenientes no jogo (a começar pelos que vão armados e com licença para agredir) e que se estabeleça algum tipo de solidariedade manifesta entre ambas massas associativas num momento em que o futebol será cada vez mais uma válvula de escape para um mal estar social crescente. E a resposta policial será cega tanto para os que gritam pelo seu clube pelos que clamam por justiça social, como muitos adeptos e militantes portugueses e bascos infelizmente sabem por experiência própria. 

Dito isto, o que mais me irrita no jogo de amanha é não poder lá estar.

8 comentários:

  1. Da minha parte, que se junte o útil ao agradável.

    Como portista, desejo que o Sporting vá a Bucareste, porque se for a Bucareste, não irá na máxima força ao Dragão a pensar na final.

    Teoricamente era bom, mas na prática não vale nada, como ficou provado ontem em Barcelona.
    O Chelsea ainda na 1ª parte ficou sem a dupla de centrais, jogou com Bosingwa e Ivanovic no centro da defesa e com 10 jogadores durante 52 minutos e...encaixou 2 contrataques e marcou 2 golos.

    Se repetir a eficácia de Manchester, o Sporting passa a eliminatória, embora jogar naquele caldeirão de San Mamés não é brincadeira nenhuma.

    A ver vamos...

    ResponderEliminar
  2. Belíssimo artigo do Tiago.

    Os últimos parágrafos emocionam.

    Que o SCP seja mais feliz e vença é o q mais desejo.

    Força SCP!

    ResponderEliminar
  3. Cada vez tenho mais orgulho em pertencer a este Grande Clube (SCP), e nos Sportinguistas. Parabéns ao responsável pela escrita deste artigo. Fabuloso...

    Força Sporting Clube de Portugal

    ResponderEliminar
  4. Caro Irmão Leonino,

    Se o Nosso Sporting ganhar, gostaria imenso de ir á final com um grupo de adeptos ou Amigos do n/Grande Clube.Já há informações de qual a agencia que trata dos bilhetes e viagem incluida?? Gostaria imenso da v/companhia, neste momento tão grande , grande.
    Estive na final em 2005 , esta é para gannnnharrrr!!

    Se caso o Amigo, quiser companhia de um coração de lEÃO, PRESENTE!!

    Contacto: António (Leça da Palmeira/MATOSINHOS)
    Mail: antonio.simoes@arcol.pt

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. AAAIIIIIIIIII que nunca mais são 20.05!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Estágiooooo!... :)

    Finalmente já só posso pensar no jogo que está quase a começar! Oxalá fique na nossa memória

    Será que alguém me deu um calmante sem eu topar? , Estou mais tranquilo que o Paulo 'tranquilidade' Bento nas CdI... Não é normal... Nem sei se é bom se é mau sinal. Que se lixe, interessa é o Sporting chegar à final!

    FORÇA SPORTING!

    ResponderEliminar
  7. Pereirinha está um desastre...mas acredito que podemos dar a volta a isto.

    ResponderEliminar
  8. VAMOS SPORTING!


    Tá td empatado ao intervalo... Se marcarmos mais um golinho a coisa tá feita!


    SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)