sábado, 14 de abril de 2012

A Grandeza do Sporting

Depois de na passada segunda feira ter sido apresentado, em pleno relvado de Alvalade, o ressurgimento do râguebi no Sporting, e já com actividades programadas, este sábado, num evento que juntou mais de 150 antigos atletas, técnicos e dirigentes da modalidade no Clube, foi apresentado o regresso do Sporting ao basquetebol, também já com o anuncio do “Dia do Basquetebol – o Sporting está de volta”, para o próximo dia 23 de Junho.

Este evento contou com a presença do Presidente do Conselho Directivo, Engº Godinho Lopes, os vogais Ricardo Tomás e Rui Paulo Figueiredo, que aproveitaram a ocasião para confirmar a construção do pavilhão do Sporting, mesmo com o protocolo com a C.M. de Odivelas.

Não conhecendo em pormenor os moldes como se vai reger a secção de râguebi, o basquetebol ressurgirá, numa secção autónoma, apoiado na formação, desde o minibasquete até aos escalões etários que permitam apresentar equipas que representem o Sporting com a dignidade que o Clube impõe.

É com imensa alegria que vejo o Sporting, aos poucos, a voltar ao rumo que nunca devia ter abandonado. O Sporting Clube de Portugal, desde a sua fundação, sempre foi um clube eclético que se bateu entre os melhores de Portugal, da Europa e do mundo, mas em 1995 embalado por vãs promessas, de que acabando com o ecletismo se conseguiriam, no futebol, vitórias e títulos dia-sim dia-sim, renunciou à sua identidade e auto amputou partes integrantes do seu todo.

Ao râguebi e ao basquete leoninos apresentam-se agora tarefas duras pela frente. Ao râguebi, talvez, ligeiramente mais fácil, pois é uma modalidade com um grande cariz amador, entre os praticantes. Quanto ao basquetebol, com uma vertente altamente profissional no topo da pirâmide, o caminho a seguir terá de ser semelhante ao que o hóquei realizou, e onde, só agora, ao fim de 9 anos de muito trabalho, e competência, irá conseguir atingir o 1º escalão da modalidade.

Em 1995 foi desbaratado um excelente trabalho de formação que foi parar a outros clubes, que bem se aproveitaram dele. Ainda hoje, 17 anos depois, jogam em equipas profissionais do primeiro escalão do basquetebol português atletas que saíram do Sporting na altura da suspensão da secção.

Desejo o maior sucesso para as duas secções de regresso, mas muito gostaria que algumas das modalidades que ainda não ressurgiram, rapidamente voltassem ao convívio dos leões. Gentes do voleibol quando ouviremos falar de vós?

A grandeza do Sporting vê-se, sem dúvida, pelas conquistas da sua equipa principal de futebol, mas as modalidades são um suporte imprescindível para atingir a Gloria do nosso lema.

13 comentários:

  1. O "ANortedeAlvalade" orgulha-se de ter no seu seio o Hugo Malcato e o 8 elementos que fazem parte da Associação de Basquetebol.

    ResponderEliminar
  2. LdA

    Excelente noticia. Parabéns ao Malcato e ao 8. Isto é o Sporting.

    ResponderEliminar
  3. The Cure, grande abraço. O amigo Juvenal é outro dos elemento da Associação. Os meus parabéns a esta gente que dá o melhor das suas vidas ao Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns aos 2 elementos. Foi assim que cresci a ver o Sporting. Com muito amor dos dirigentes, dos seccionistas e como muitas modalidades que ajudaram a engrandecer o clube e torná-lo reconhecidamente como a maior potência desportiva portuguesa. Força Sporting

    ResponderEliminar
  5. LdA

    Grande Juvenal (é só boas notícias)

    enquanto tivermos no nosso seio Leões de fibra posso dormir descansado

    abraço

    ResponderEliminar
  6. Parabéns a todos, especialmente ao nosso SCP.

    De facto, esta época tem sido um ano de ruptura com o passado.

    O SPORTING está de volta, quer queiram quer não!

    SL

    ResponderEliminar
  7. 8, Hugo Malcato e (já agora) Juvenal,
    O "afunilamento" de que as nossas modalidades foram alvo desde os anos 90 só nos empobreceram, nada mais.
    Fico particularmente feliz com o regresso do basquetebol, lembro-me perfeitamente de ir ver os treinos e os jogos à nave da bancada nova. A seguir ao futebol, sempre foi a modalidade que mais gostei de ver no nosso Sporting.
    Saúdo também o regresso do râguebi, que é uma modalidade na qual tive amigos praticantes e na qual o espírito de desportivismo encaixa perfeitamente naquele que muitos de nós nos orgulhamos de ter no clube.
    Desejo-vos sinceramente um óptimo trabalho, pois as vossas alegrias farão a nossa felicidade.
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  8. Todos estão de parabéns, mas é injusto não salientar o trabalho desta Direcção e o rumo que está a imprimir ao Clube. Independentemente do excelente trabalho de Sportinguistas como os referidos, sem esta intenção estratégica por parte dos Dirigentes, nada disto aconteceria.

    Tudo isto é tanto mais importante dado o momento que se vive, em que o Sporting é alvo de uma das campanhas mais infames e vis de que há memória.

    ResponderEliminar
  9. 8:

    É um prazer ler este post. Semana muito importante para o ecletismo do SCP.

    Mt sorte para o rugby e para o Basket é o que desejo. Que consigam, ambas as novas modalidades, atingir, paulatinamente, os objectivos que se propõem alcançar.

    A ti, ao Hugo, ao Juvenal e à restante malta que lutou para concretizar o regresso destas duas modalidades (mt queridas), deixo o meu o obrigado e muita força para continuarem a lutar, agora no sentido de as fazer crescer. Confio que darão tudo o que vcs têm de melhor.

    Mt obrigado.

    SL e VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  10. "Tudo isto é tanto mais importante dado o momento que se vive, em que o Sporting é alvo de uma das campanhas mais infames e vis de que há memória."

    Completamente de acordo com a frase deste Leão Anónimo.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Eu tinha um vizinho que nos finais de 80, princípios de 90, era assinante do Jornal do Sporting, e deitava carradas de jornais no lixo, parece ridículo, mas espreitava o contentor sempre à procura daquela "biblía", era um delírio para mim ver o rol de títulos e modalidades do nosso clube. Esse é o meu SPORTING de sempre... felizmente ele está de volta!!! Espero que para ficar. Se me saísse o euromilhões metia 1 milhão para as modalidades, de modo a que levantássemos cabeça de vez...VIVA o SPORTING!

    ResponderEliminar
  12. Eu tinha um vizinho que nos finais de 80, princípios de 90, era assinante do Jornal do Sporting, e deitava carradas de jornais no lixo, parece ridículo, mas espreitava o contentor sempre à procura daquela "biblía", era um delírio para mim ver o rol de títulos e modalidades do nosso clube. Esse é o meu SPORTING de sempre... felizmente ele está de volta!!! Espero que para ficar. Se me saísse o euromilhões metia 1 milhão para as modalidades, de modo a que levantássemos cabeça de vez...VIVA o SPORTING!

    ResponderEliminar
  13. Muita sorte para o Basket e para o Râguebi!!!
    O Sporting será maior quanto mais ECLÉTICO for!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (2) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (1) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)