Não consegui escrever uma linha que fosse após post de regresso de Bilbau e mesmo esse foi escrito como um tributo ao Solar do Norte, pela importância estratégica que tem na segunda cidade do País, pelo trabalho que lá se vem realizando que, desta feita, levou mais de 60 pessoas a Bilbau. Apesar de reiterar a ideia de que, no computo geral, não posso considerar a presença nas meias-finais um fracasso, não deixei de o sentir como tal termos ficado arredados da final.
Não houve dia ou noite de então para cá que não tivesse começado ou terminado sem escrutinar o mais pequeno pormenor que conduziu ao desfecho final da eliminatória. Abstenho-me contudo de partilhar as minhas conclusões porque, mais do que ficar preso a um passado que já não podemos mudar, é necessário olhar em frente. Até porque novas possibilidades de se abriram de forma não totalmente inesperada, com os desaires do Braga, não esquecendo a final da Taça de Portugal cuja conquista é obrigatória.
E é regressando ao santo rectângulo que somos forçados a interrogarmo-nos sobre o que está por trás do caso U.Leiria. Com tantos clubes em situação semelhante porquê a U. de Leiria, que ainda por cima tinha já o seu destino traçado em direcção à Liga Orangina ou eventualmente à extinção do futebol profissional.
A postura dos seus profissionais e sobretudo do sindicato, via Evangelista é, no mínimo, pouco racional. Sendo certo que alguns desse jogadores, ficando livres, poderão vir a ter algum clube interessado, não deixa de ser também verdade que alguns deles poderiam muito bem continuar com contrato de trabalho com o clube mesmo na Orangina. E a extinção da SAD, que parecem querer promover, é a pior das soluções para virem a reaver os seus créditos.
Correm já rumores de que o Braga, o principal interessado num mau desfecho de todo este caso, já acenou com dinheiro a alguns jogadores do U. Leiria. Não tenho meios de o confirmar mas não ficaria surpreendido que tal esteja a ocorrer. O Braga tem o 3º lugar em risco mas também pode ainda alcançar o 2º lugar sob mira, embora de forma mais remota e a ida à CL é demasiado atractiva do ponto de vista económico, por comparação com a alternativa, para esperar que tudo se resolva dentro das 4 linhas.
Mas o Braga parece já estar a ser bem defendido. Ontem o jogo entre o Beira-Mar-Paços de Ferreira ficou marcado pelo intervencionismo de Cosme Machado, o árbitro do encontro, por sinal, (ou sina?...) da AFBraga. Na primeira parte encarregou-se de ajudar o Beira-Mar a conquistar os 3 pontos, de forma a ficar com a permanência garantida, destroçando o Paços de Ferreira. Na segunda parte tratou de privar o clube de Aveiro de 2 jogadores, que assim não poderão jogar na próxima jornada. Que, certamente por mero acaso, é "apenas e só" com o SCBraga.
Concordo com tudo exceto com este parágrafo:
ResponderEliminar"A postura dos seus profissionais e sobretudo do sindicato, via Evangelista é, no mínimo, pouco racional. Sendo certo que alguns desse jogadores, ficando livres, poderão vir a ter algum clube interessado, não deixa de ser também verdade que alguns deles poderiam muito bem continuar com contrato de trabalho com o clube mesmo na Orangina."
Não é nada irracional, pois parece que o Leiria é o único clube com 5 meses de ordenados em atraso. Há clubes com 2 e 3 meses, mas o Leiria será o único com 5, que, quer queiramos quer não é uma enormidade de tempo para estar sem se receber.
Eu não conseguiria viver se tivesse 5 meses de ordenados em atraso. Por isso não acho nada que os jogadores pudessem continuar a jogar na Orangina. Jogar sem receber seja onde for não me parece.
Caro,
ResponderEliminar1. Erro, "O Braga tem o 2º lugar em risco mas também pode ainda alcançar o 2º lugar" sugiro: O Braga tem o 3º lugar em risco mas ainda pode alcançar o segundo" ;)
2. Não teorizo sem provas para tal, isto no que diz respeito ao pagamento do braga a jogadores do leiria.
3. Cosme Machado deu grande ajuda ao Braga que tem um jogo facil. Não te enganes: para o Sporting conseguir o 3º terá de suar e ganhar os seus jogos.
LdA,
ResponderEliminarUm pequeno reparo:
" O Braga tem o 2º lugar em risco mas também pode ainda alcançar o 2º lugar sob mira"
não quererás dizer "tem o 3º lugar em risco"?
Quanto ao tema, do nosso dito futebol profissional espero tudo e mais alguma coisa e não ponho as minhas mãos no fogo por nenhum dirigente incluindo o Evangelista, mas que ele tem vindo à muito a ser praticamente a única voz a falar contra os salários em atraso isso é um facto; pelo que mesmo sendo a rescisão pouco racional é ao mesmo tempo a mais esperada do Evangelista visto pôr definitivamente o assunto na ordem do dia.
Se após este caso as coisas continuarem como estão então temos a prova provada (não é que seja necessário) que estes "dirigentes" querem tudo menos o bem do futebol!
VIVA A CORRUPÇÃO..Há 30 anos atrás, os corruptos tinha 7 campeonatos, enquanto o Sporting tinha 16. Hoje, os corruptos tem 26 campeonatos, enquanto o Sporting tem 18. Acho que não é preciso dizer mais nada.VIVA A ROUBALHEIRA ...
ResponderEliminarRoubalheira? Diz antes azelhice vossa.
ResponderEliminarSim, azelhice nossa na arte da roubalheira..
ResponderEliminar