sexta-feira, 13 de abril de 2012

O estranho caso de Paulo Pereira Cristóvão


Decepção e incredulidade
Falta ainda saber quase tudo sobre o que realmente aconteceu no “caso Cardinal” mas não há como dizê-lo de outra forma: as noticias das buscas a Alvalade, o envolvimento do vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão e a sua posterior constituição como arguido num processo judicial por “difamação caluniosa” é uma má noticia para qualquer Sportinguista e motivo de profunda decepção e tristeza.

Ir pela lã e sair tosquiado
A história de que Paulo Pereira Cristóvão caiu na sua própria armadilha quando pretendia incriminar Cardinal é, à luz do que hoje se conhece, demasiado rocambolesca e com muitas “falhas entre pontos” para merecer para já mais comentários. A ser verdade revela um amadorismo confrangedor, difícil de conceber e até de perdoar. PPC será tudo menos um menino de coro e por isso custa-me a crer no que até agora se sabe. O Sporting denuncia um caso que o próprio criou deixando atrás de si um GPS que guiaria até Alvalade???

Virgens ofendidas
Mas se a decepção e incredulidade da família sportinguista se justifica e compreende a da de outras famílias nossas velhas conhecidas também. A acusação de difamação caluniosa não é similar à acusação de corrupção desportiva nem o mesmo que ser escutado a escolher árbitros. Quem, perante estes e outros factos sobejamente conhecidos de todos, sempre encontrou uma boa desculpa para não se indignar poupe-nos ao deprimente espectáculo do rasgar das vestes. O Sporting separou as águas com a suspensão do mandato do seu vice-presidente, não somos sequer parecidos.

A denúncia caluniosa
A acusação que é alvo quer no fundo dizer que PPC tentou incriminar o assistente Cardinal, amigo dilecto do Sporting de há longa data. Tenho sérias dúvidas que a correcta interpretação dos factos seja esta. Muito mais provável será a intenção de afastar o assistente do jogo importante com o Marítimo, o que foi alcançado. Estaríamos na mesma apurados para a final da Taça de Portugal se Cardinal estivesse presente, ou ter-nos-ia sucedido o mesmo que aconteceu na Taça da Liga, quando nada fizemos para impedir que a famosa tripla Lucílio, Ferrari vermelho e Cardinal nos fulminasse e afastasse da conquista do primeiro troféu da competição?

Todos os fins justificam os meios?
Abordar questões morais no contexto do futebol português é movimentarmo-nos por terrenos pantanosos. O Sporting está há décadas constrangido entre uma teia de interesses e máquina de fazer resultados dos seus principais concorrentes. O presente campeonato pode vir a demonstrar que abaixo de nós há “agentes livres” que se especializaram a aproveitar as falhas do sistema ou se contentam com as migalhas que caem de algumas mesas mais abastadas. O Sporting não tem capacidade de influência para atrair até si clubes em número suficiente para constituir massa critica suficiente para alterar por dentro para impor a transparência que o futebol necessita. Isto porque a generalidade dos dirigentes conhece os atalhos para chegar mais longe de forma mais rápida. Perante uma luta desigual é admissível tentar todos os meios ao seu alcance? Obviamente que não!

Leões mansos é que não
Não gostava de ver o Sporting seguir o mesmo caminho que seguiram outros. Por causa da falta de sucesso o FCP empreendeu um caminho de abastardamento que valida qualquer vitória, independentemente do que tenha que pagar por ela. O SLB vive numa ambivalência perigosa, que por vezes parece não ir mais longe porque não sabe fazer melhor. Mas há já demasiado cansaço por sermos obrigados a sermos muito melhores que os outros para podermos ambicionar os mesmos resultados. Há uma guerra latente contra nós com imensas batalhas perdidas na nossa contabilidade e cujo curso urge inverter porque o nosso crescimento também passa por aí.

O afastamento de PPC
Não conheço PPC, embora tenha estado pessoalmente com ele uma vez. Tenho a impressão de se ter dedicado de corpo e alma ao Sporting e na área do Património há trabalho realizado que salta à vista de todos. Estou em crer que o seu afastamento é uma perda para o actual Conselho Directivo e para o Sporting.  E uma vitória para quem ele constituía um incómodo permanente e para quem há muito queria dividir ou subtrair...

NOTA: Quantos casos de "denúncia caluniosa" se conhecem cuja investigação envolve os meios ontem referenciados?

60 comentários:

  1. é tudo mt bonito, mas os factos são 2. Um funcionário do vice presidente do sporting pagou 2 mil eur a um fiscal q ia apitar o sporting 3 dias depois. O fiscal pediu escusa do jogo e denunciou o caso. O resto...suponham voces, mas é mt fácil de perceber

    ResponderEliminar
  2. Não foi o SCP a suspender PPC, foi ele próprio que auto se suspendeu. É diferente.

    ResponderEliminar
  3. caro leão corrupto:

    esqueces-te q o Pinto da Costa foi acusado, julgado e ilibado.
    o sporting só não desce de divisão pq o Paulo cristovão é vice presidente do clube e quem participa nas provas desportivas é o sporting sad, senão era adeus taça e olá liga orangina.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo, cometeu um lapso hoje tão em voga nos dias que correm!

    "O fiscal pediu escusa do jogo e denunciou."

    Errado! Foi o Sporting que denunciou a situação e a APAF (penso eu ou outro órgão) que decidiu afastar o fiscal de linha do jogo.

    Lá está porque é que o Sporting já saiu a perder com a situação, é que nem toda a gente consegue perceber que nem sequer há culpados ainda e da fama já o Sporting não se livra!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo (não sei se o mesmo do 1º comentário ou não), Pinto da Costa foi ilibado. É um facto! Como é indesmentível aquilo que está à vista e ao ouvido de toda a gente que viu ou ouviu o que vinha nas escutas, publicadas no youtube. O que é que dá para concluir? Que a justiça em Portugal não funciona!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo: será assim tão difícil perceber a diferença entre corrupção e armadilha/difamação caluniosa? (retórica)

    Nenhum dos dois crimes é bom, mas são amplamente diferentes. Aquilo em que quer acreditar não é a realidade. Acorde.

    ResponderEliminar
  7. "A história de que Paulo Pereira Cristóvão caiu na sua própria armadilha quando pretendia incriminar Cardinal é, à luz do que hoje se conhece, demasiado rocambolesca e com muitas “falhas entre pontos” para merecer para já mais comentários. A ser verdade revela um amadorismo confrangedor, difícil de conceber e até de perdoar. PPC será tudo menos um menino de coro e por isso custa-me a crer no que até agora se sabe. O Sporting denuncia um caso que o próprio criou deixando atrás de si um GPS que guiaria até Alvalade???"

    LdA: Quase de acordo na totalidade. Difícil de conceber é (bastante até...), mas na remota hipótese de ser verdade não é difícil de perdoar, é impossível. Digo perdoar no sentido de desvalorizar a acção de tentativa de incriminar alguém de factos que não cometeu. Mesmo sendo um pulha credenciado. Gente séria não faz isso.

    A mim faz-me uma tremenda confusão o timing em que surge este episódio... Pior (para o SCP), não podia ser. Com previsíveis conseuências nefastas. Se a APAF já não gostava de nós, depois deste episódio, faço ideia...

    Entretanto está montada mais uma campanha de intoxicação e perseguição pelos pasquins (grupo cofina à cabeça: ahhh o nosso amigo correio da manha!...) não a PPC, mas ao SCP. Afirma aquele pasquim que o SCP não só sabia de tudo, como pagava à(s) firma(s) de PPC para espiar e aterrorizar árbitros...

    Como se sabe o terror deu um resultadão!

    Como disse ontem o LMGM:

    O caso, a seguir para tribunal e a existir sentença de condenação, merece a reprovação total por parte dos sportinguistas com as consequências devidas: expulsão de PPC e como ultima consequência a realização de eleições antecipadas, caso o actual executiva ainda esteja em funções.

    SL!

    ResponderEliminar
  8. Errado. O Sporting denunciou depois de ter sido denunciado. Forma esperta de se tentarem safar... CORRUPTOS!

    http://deportes.elpais.com/deportes/2012/04/12/actualidad/1334265621_121338.html

    http://www.elcorreo.com/vizcaya/v/20120413/deportes/mas-futbol/sporting-portugal-suspende-vicepresidente-20120413.html

    http://www.mundodeportivo.com/20120413/champions-league-uefa/linier-benquerenca-soborno-comprado_54284734619.html#.T4f8aww1WZA.twitter

    Em Espanha já n há só um Sporting (o de Gijon), tb já conhecem o portugues! Parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  9. caro leão corrupto:

    quero ver se o sexto classificado do camepeonato nacional tb vai fazer queixa e pressão na uefa para que o sporting seja excluido das competições europeias...
    AE

    ResponderEliminar
  10. Hoje é dia 13 sexta-feira, consagrado aqui o dia dos anónimos. Para eles já lhes tinha deixado isto:

    "Mas se a decepção e incredulidade da família sportinguista se justifica e compreende a da de outras famílias nossas velhas conhecidas também. A acusação de difamação caluniosa não é similar à acusação de corrupção desportiva nem o mesmo que ser escutado a escolher árbitros. Quem, perante estes e outros factos sobejamente conhecidos de todos, sempre encontrou uma boa desculpa para não se indignar poupe-nos ao deprimente espectáculo do rasgar das vestes. O Sporting separou as águas com a suspensão do mandato do seu vice-presidente, não somos sequer parecidos. "

    ResponderEliminar
  11. eu analisar este caso fico chocado com ingenuidade do PPC... um homem com 25 anos de PJ e cai na sua propria armadilha?
    acho estranho...
    tudo bem q se está a descobrir q ele tinha uma rede que controlava os arbitros, q os seguia e depois os chatageava, mas chegar ao ponto de cair na propria armadilha???

    acho q existe aqui mão de mais alguém...
    O PPC, quando o sporting acendeu a chama imensa no galinheiro, ficou com mts inimigos, não serão eles q lhe estão a fazer a cama?
    AE

    ResponderEliminar
  12. Pelo que se vai lendo na blogosfera leonina facilmente se conclui que PPC tem amigos que frequentam jardins de infância! Do que se deduz que a investigação criminal deveria ter seguido outro caminho! Cada um acredita no que quiser! Ninguém sabe muito mais!

    SL

    ResponderEliminar
  13. "cuja conta bancária recebeu um depósito de dois mil euros dias antes do encontro entre os leões e madeirenses, que o Sporting viria a vencer por 3-0. No entanto, José Cardinal acabaria por ser substituído pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, alegando «motivos pessoais" NOTICIA DO PORTAL DO SAPO.

    Isto é mt grave. Se se confirma que como o 1o anónimo diz, foi o fiscal a pedir escusa e a denunciar, é óbvio que isto é mt preocupante.

    E eu n ponho as mãos no fogo pelo bandalho.

    E mais estranho é se recordarmos as palavras do treinador do maritimo, q pelos vistos sabia de tudo. "Mais vale fazer como o Cardinal e ficar em casa"

    ResponderEliminar
  14. a minha visão sobre o assunto e tendo em conta jornais e blogues é a seguinte:

    o PPC é um grande sportinguista, porque?

    Porque esse Cardinal já fez muitas ao SCP, e não é que PPC se antecipou, e armou um "armadilha" ao Cardinal, ao qual o Sporting denuncia, e consegue com isto retirar ele do jogo.

    Agora corrupção!?! Mas qual!?! só havia se ele não fosse retirado do jogo.

    Agora que PPC vai sofrer consequências pessoais com a tentativa de denúncia caluniosa qualificada. Mas também acho que no Sporting só PPC sabe como funciona a justiça portuguesa, então ele foi o escolhido para levar com as balas, e que no fim vai conseguir ilibar-se.

    Bem haja, SPORTING!!!!

    ResponderEliminar
  15. LOOOOOOOOOOOOOL

    Eu adoro estes "factos" que o anónimos vêm inventar para aqui. Agora já foi o cardinal que pediu escusa e que denunciou tudo. Mais um bocadinho e as escutas que estão no youtube foram todas fabricadas pelo SCP.

    ResponderEliminar
  16. PPC: ex-bófia e eterno facho! Filho da puta de cancro que enterrou o clube de forma inacreditável!!!! Defender esse atrasado mental está abaixo da condição sportinguista na vida!!!

    ResponderEliminar
  17. Vamos às verdades:


    Na semana anterior ao Benfica-Sporting desta temporada, o clube de Alvalade, através dos mais variados dirigentes e outras 'entidades comentadeiras' incendeiam, metafóricamente falando, o ambiente do derby por causa de uma estrutura igual (ou melhor porque de nova geração) a tantas outras que existem nos maiores estádios da Europa, continental.
    Após o jogo, adeptos desse mesmo clube incendeiam, literalmente, as bancadas da Luz enquanto um dos seus dirigentes desvia a atenção dos jornalistas, com declarações ofensivas acerca da organização do jogo, para que não se soubesse que estavam adeptos a agredir bombeiros para evitar que o fogo fosse apagado.
    Passado uns dias o Presidente do Sporting afirma ter na sua posse uma gravação, ilícita presume-se, pois duvidamos que a Comissão de Protecção de Dados tenha dado previamente autorização a essa captação de audio/video, do Presidente do Benfica em "actos graves" segundo as suas palavras no túnel da Luz, gravação essa que seria "imediatamente entregue a quem de direito" mas que até hoje ainda não apareceu.
    Em Dezembro último, um ex-líder de uma claque legalizada e funcionário de um vice-Presidente do Sporting desloca-se à Madeira para aí efectuar um depósito de 2.000€ em numerário, na conta bancária do arbitro assistente que iria arbitrar uma eliminatória da Taça de Portugal entre o Marítimo, precisamente da Madeira e o Sporting.

    ResponderEliminar
  18. O arbitro auxiliar em questão estranha o depósito e avisa as autoridades que algo de estranho se está a passar e pede escusa do jogo.
    Ao se aperceber que o arbitro não se apresentou em Alvalade alguém anónimo, que tinha em sua posse o depósito efectuado, lembramos, por um ex-líder de uma claque legalizada e funcionário de um vice-Presidente do Sporting na Madeira envia uma cópia dele para o Sporting com a mensagem de que o Marítimo tinha tentado subornar o arbitro assistente.
    O Sporting entrega na FPF essa carta anónima.
    Já em Março e após um jogo em Barcelos os dirigentes do Sporting pedem a irradiação de um arbitro por alegadamente os ter prejudicado.
    Nos dias subsequentes a esse protesto à arbitragem de Bruno Paixão é publicada uma lista com todos os dados dos árbitros, incluindo telefones, NIBs, numeros de conta bancária - lembramos de novo que um ex-líder de uma claque legalizada e funcionário de um vice-Presidente do Sporting desloca-se à Madeira para aí efectuar um depósito de 2.000€ em numerário na conta bancária do arbitro assistente que irá arbitrar uma eliminatória da Taça de Portugal entre o Marítimo, precisamente da Madeira e o Sporting. - e outros dados pessoais.
    Já em Abril o arbitro principal do tal jogo da Taça frente ao Marítimo, cujo auxiliar pediu escusa, e que nas palavras do treinador maritimista "mais valia ter ficado em casa como o Cardinal" (Cardinal é o nome do referido auxiliar) vai arbitrar o derby de Alvalade, num jogo que podia decidir, não só o titulo como o quarto lugar no campeonato.
    A arbitragem de Artur Soares Dias nesse jogo (e relembramos que este árbitro não pediu ele próprio escusa do tal jogo da Taça) foi no mínimo polémica - para não dizer miseravelmente caseira.
    Nos dias seguintes começa-se a ouvir uns zunzuns acerca do caso Cardinal.
    Saem nos jornais amigos do Sporting, as mais dispares versões, desde que tinha sido o Marítimo a tentar corromper o árbitro assistente até à mais rocambolesca que insinuava que o Cardinal afinal era mesmo corrupto e tinha sido comprado pelo Marítimo mas que tinha sido traído pela ex-mulher.
    Ontem a Policia Judiciária - talvez numa tentativa de tirar a nódoa que ficou de uma certa equipa de investigação de Portimão - faz uma série de buscas e constitui arguido o tal vice-Presidente do Sporting, patrão do autor do depósito e que, segundo se diz nos 'mentideros', terá ameaçado o arbitro Artur Soares Dias (como? não se sabe) o que levou a que este tivesse até solicitado à policia que o identificasse, no tal jogo da Taça.
    Hoje sabe-se que o tal vice-Presidente é dono de uma empresa de detectives que fazia vigilância e espionagem a árbitros da primeira categoria e segundo o jornal Correio da Manhã o Sporting Clube de Portugal pagaria esses serviços que tinham como finalidade a "chantagem aos arbitros"
    Este vice-Presidente pede a suspensão do mandato.!


    Tudo isto são factos! Q partam os cornos a esse corrupto!

    ResponderEliminar
  19. Tanta lampionagem que para aqui vai...

    ResponderEliminar
  20. DESTACAR

    Em Dezembro último, um ex-líder de uma claque legalizada e funcionário de um vice-Presidente do Sporting desloca-se à Madeira para aí efectuar um depósito de 2.000€ em numerário, na conta bancária do arbitro assistente que iria arbitrar uma eliminatória da Taça de Portugal entre o Marítimo, precisamente da Madeira e o Sporting.
    O arbitro auxiliar em questão estranha o depósito e avisa as autoridades que algo de estranho se está a passar e pede escusa do jogo.
    Ao se aperceber que o arbitro não se apresentou em Alvalade alguém anónimo, que tinha em sua posse o depósito efectuado, lembramos, por um ex-líder de uma claque legalizada e funcionário de um vice-Presidente do Sporting na Madeira envia uma cópia dele para o Sporting com a mensagem de que o Marítimo tinha tentado subornar o arbitro assistente.
    O Sporting entrega na FPF essa carta anónima.

    CORRUPTOS! AGORA PEÇAM AOS COMPADRES DO NORTE AJUDA PARA SE SAFAREM.

    ResponderEliminar
  21. LOOOOOOOOOOOOOOL

    E mais uns "factos" inventados.

    ResponderEliminar
  22. Portugal no seu melhor...
    A Norte foi uma alternadeira despeitada que iniciou o caso!
    Agora um policia amador, que tem uma firma de investigação !!!
    Chegará a vez dos lampiões, é só esperar para ver, não falando já no Vale e Azevedo!
    Nas Obras Publicas é o que se sabe ! Nas sucatas nem vale a pena falar.
    No caso dos sobreiros, foi tudo absolvido (menos os ditos sobreiros que foram à vida), com o dinheiro a aparecer na conta do CDS por magia!!!
    Temos o Freeport, Oeiras e o Lima Duarte ou Duarte Lima mais o Dias Loureiro, e daqui por uns meses vamos falar no Relvas, ai vamos, vamos...
    Entretanto a minha reforma de mil e poucos €€€ levou vários cortes, apesar de me ter reformado aos 65 com 45 anos de descontos e a guerra de Africa pelo meio !!!
    Amigos nem sei que vos diga... leiamos um bom livro, visitemos a familia e passear no campo!!!
    Tudo o mais está podre!!!!!!

    ResponderEliminar
  23. "Mais vale fazer como o Cardinal e ficar em casa"

    o mais giro de tudo é q o maritimo estava ao corrente da forma como tentaram comprar o arbitro. e com o nacional n deve ter sido só 2mil eur... p a pouca vergonha q foi...

    ResponderEliminar
  24. Muita parra para pouca uva...

    O seu texto basicamente é isto...

    Comparar as tais escutas a LFV a escolher árbitros, na Taça de Portugal, "normal" procedimento nesta competição nas alturas finais, e feito com todos os clubes, o seu incluído, a esta situação é no mínimo, desonestidade intelectual e mandar areia para os olhos de uns quantos sportinguistas ávidos de descobrir um buraco por onde fugir desta caldeirada...

    Não foi corrupção? Foi coação! É diferente? É sim senhor. Deixa de ser grave. Nem por isso...

    ResponderEliminar
  25. Mike...

    Td isto são factos, dizem. Pq? Pq lhes apetece nuns casos e pq o correio da manha escreveu... Esse pasquim exemplar, sim... mas das 'noticias' fabricadas que são o pão nosso de cada dia...

    è deixá-los a gastar o latim...

    ResponderEliminar
  26. Na "justiça" desportiva portuguesa o único clube punido por corrupção foi o FCP. Quando aceitaram a decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol no processo "apito final" e pdc disse que «o FC Porto não vai recorrer da perda de seis pontos» (que em 2008 não faziam falta nenhuma), assumiu que o fcp corrompeu.
    É sempre bom não esquecer. Consequências? Nenhumas. Alguém se lembrava disso? Poucos, de certeza.
    Na "justiça" estatal nem isso. Aliás, todos os processos se revelaram tão ridículos, com tantas fugas de informação escandalosas, erros de palmatória e prescrições que só pode ser classificada de farsa.

    O crime de que PPC está indiciado (nem sequer ainda está acusado) é um crime que nada tem a ver com corrupção. Envolve um sujeito que enquanto arbitro auxiliar vive em exclusivo da arbitragem (!?!) e, juntamente com tantos outros, teve como hobby prejudicar-nos sempre que pôde.
    A constituição de arguido não me impressiona por aí além, é normal durante as investigações e também não estranho que tenha sido precisamente esta semana que as notícias surgiram.
    Impõe-se serenidade e sobretudo que as "guerrinhas" internas não dêem mais uns tiros no clube.

    ResponderEliminar
  27. Se vão permitir que os lampiões, já de si analfabrutos e com ela ainda inchada comecem a comentar então é que é o fim da picada! Nunca mais ninguém se entende! Já vai em coação! Só se for para bazar do jogo!

    SL

    ResponderEliminar
  28. Coacção com os factos que se conhecem? Estiquem mais um bocadinho sff

    ResponderEliminar
  29. A lampionagem procura a vingança, através dos seus agentes na comunicação social e no PJ e MP. É vê-los activissismos nos blogues a falar em "factos". Está tudo "provado", porque veio no CM e no DN. (A Maddie caiu da escada a baixo e morreu, ou foi drogada pelos pais e morreu? Qual destes "factos" que saíram nos pasquins, por via do inspector da PJ que era pago pelos jornais para dar "informações" sobre o caso, é que constitui "prova"?)

    Já que tirámos o campeonato aos "pirus", procuram lixar-nos agora, virando-nos contra os dirigentes para ver se provocam uma crise directiva e fragilizam a equipa. A resposta vão tê-la dentro e fora do campo. Os Leões NÃO vacilam.

    ResponderEliminar
  30. A reacção das galinhas histéricas ainda com cabeça a inchar e dos porcos corruptos só prova que o PPC estava a incomodá-los a eles e aos seus moços de recados de apito e bandeirinha.


    Dá-lhes PPC, que ainda são poucas!

    ResponderEliminar
  31. Partanto, acarditam que a acusação de denúncia caluniosa desvia a atenção de suborno efectivo, embora não levado à prática. Nem é sequer semelhante a coacção, escutar árbitros, espiá-los e coagi-los com 2000 na conta bancária. Fizeram por brincadeira selectiva, uma modernice que não se confunde, uff, nem com corrupção nem com coacção.

    O Boavista, de quem não sou advogado de defesa, mas que reconheço a pulhice que lhe foi feita, desceu de divisão por tentativa de acoacção (sic) por falar ao telefone a um árbitro (não devia, mas enfim...) depois de um jogo e um jogo que perdeu (1-2 com E. Amadora).

    Agora explica isso direitinho aos netos betinhos; se eles acarditarem serão calimeros toda a vida. E com alucinações tal qual os vizinhos da 2ª Circular.

    O Pífio Dourado foi o que foi e levou as lambadas da Justiça a sério que tinha de levar. Cá (tribunais em várias instâncias, onde alguns acusadores foram apanhados a mentir, comprovadamente) e lá fora (TAS). O resto é conversa para adormeceres os netinhos e outros entreterem-se com o Youtube.

    Repara bem, não estou a acusar ninguém, reporto-me a factos. Não os da justiça popular, mas factos atinentes a descobrir a verdade.

    E não sou anónimo.

    ResponderEliminar
  32. Relembrem-me porque foi punido o Boavista.É que quanto mais desculpas derem para o comportamento do ppc mais envolvem o SCP nesta história. Parece que há quem entenda mais útil glorificar o ppc que demarcar-se das suas actuações, mas esses prestam um serviço pior ao SCP do que os vermelhos ou azuis que vêm aqui picar...

    ResponderEliminar
  33. O Sporting anda há muito anos a tentar coagir os árbitros a serem honestos! Com o Cardinal foi missão impossível, o rapaz cansou-se de meter cartas na caixa para passar a viver só da "arbitragem"! Tentou reformá-lo compulsivamente! Daí a revolta dos internacionais!

    SL

    ResponderEliminar
  34. "Na "justiça" desportiva portuguesa o único clube punido por corrupção foi o FCP. Quando aceitaram a decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol no processo "apito final" e pdc disse que «o FC Porto não vai recorrer da perda de seis pontos» (que em 2008 não faziam falta nenhuma), assumiu que o fcp corrompeu"


    A "justiça" (as aspas são tuas, 10A) desportiva era o que era, parece que agora é diferente.

    Queria ver como seria, ao tempo, julgada a coacção, comparando com o Boavista que cito acima. Mas os protagonistas não são os mesmos e certos conceitos foram alterados.

    Mas estás à vontade para julgar coacção com 2000 depositados no banco, antes de um jogo do teu clube, não interesse o "interesse" (armadilha ou corrupção mesmo, não se pode julgar a intenção por agora), comparando com a coacção apontada ao Boavista.

    É das coisas mais disparatadas que já li, mas enfim...

    Sobre um dirigente PC implicar o clube e outro dirigente PC não implicar o clube (ou SAD), enfim, deve haver argumentos para isso.

    E se um PC não se preocupou com os -6 pontos (o teu Sporting ficou só a 15, mas no campo foram -21, não esqueças!), por que carga de água é assumpção de culpa (sou contra o AO) e este que se demite tem legitimidade para dizer que não é assumpção de culpa?

    Conta essa aos netos betinhos também.

    Mas primeiro tenta explicar a ti própria essa congruência.

    ResponderEliminar
  35. Óh cambada de iliterados...

    O DIAP informou que PPC foi constituído ARGUIDO (não réu, aliás vamos ver se esta fantochada chega a dar entrada em tribunal) pelo crime de Denuncia caluniosa. Se tivesse COAGIDO alguém, era desse crime que seria constituído arguido, Got it?

    Dahhh...

    Mas, claro, quem é sério, lê e interpreta o comunicado do DIAP. Quem é parvinho, lê e deixa-se manipular pelo correio da manha... Simples.

    ResponderEliminar
  36. "O SLB vive numa ambivalência perigosa, que por vezes parece não ir mais longe porque não sabe fazer melhor".

    Leão, esta frase significa exactamente o quê? Que o SLB tem dois títulos ganhos em 15 anos (tantos como o SCP) e só não tem mais porque não sabe?

    Não entendo como consegues querer envolver o SLB neste caso. As comparações que fazes são absurdas e tu próprio sabes disso.

    Falas desse lance da Taça da Liga mas então desafio-te a comentar a forma como o SCP chegou a essa final. Fala do que aconteceu no jogo da meia-final.

    Os benfiquistas que estejam eventualmente "felizes" estão-no simplesmente porque vêem nisto tudo uma forma de acabar com a conversa da Taça Lucílio e outros disparates comos "levados ao colo".

    ResponderEliminar
  37. Tenho a impressão que o Capitão América tem que ir a jogo! :)

    ResponderEliminar
  38. LdA,

    A intervenção das lamparinas em todos estes momentos está diretamente ligada a 3 factos:

    - Ilibar o seu presidente de tráfico de influência

    - Azia pelo resultado de segunda-feira

    - MAIS IMPORTANTE DE TUDO: Azia pela não nomeação de Duarte Gomes (sim, o adepto da coletividade) para a partida de Segunda-feira tal como aguardavam há diversos dias.

    ResponderEliminar
  39. Se por azar e mera hipótese as Gaivotas não vencerem a Taça Lucílio... atiram-nos para a segunda.
    Se as mesmas Gaivotas não vão à LC para o ano... fecha-nos a porta!

    ResponderEliminar
  40. Ninguém tem por aí remédio para ratos?... isto hoje está tudo infestado. Uma verdadeira praga!

    PPC foi ingénuo, ou voluntarioso ou burro. E às tantas foi tudo isso.
    O CdManhã não é propriamente uma fonte credível, e quase que por milagre em 2 dias já não se fala do benfas, nem do JJ...

    rsnt

    ResponderEliminar
  41. A imprensa está a dar uma cobertura a esta história inacreditável.

    Piada tem as coisas terem sido em Novembro e só em Abril é que rebentam! LOL

    A BOLA ainda mete na capa: ARGUIDO POR CALÚNIA, mas o RECORD nem isso, não refere a calúnia.

    O que querem é meter de uma maneira ou outra o Sporting no mesmo saco de corrupção que a escumalha.
    É evidente que esta história daqui por uns tempos (e já neste momento para os mais analfabetos) já é contada como o Sporting ter comprado um árbitro e ter sido beneficiado e por isso ter ganho; quando o que aconteceu é que o árbitro não apitou.

    ResponderEliminar
  42. Mas... para já nem sequer está provado que o PPC fez isto ou aquilo.

    Ou temos que acreditar mais num Cardinale do que no PPC?
    Porquê? LOL
    Mesmo que tenha feito o que se insinua... foi a maneira de tirar esse palhaço Cardinale dos nossos jogos.

    Mas os jornais já falam de guerra Duque - PPC... LOL
    O que querem é minar-nos, vamos ver se a equipa é afectada.

    O Sporting eventualmente vencer uma Taça Europeia é uma punhalada no coração de muitos filhos da grandessíssima que ronca e fuça!
    Já em 2005 rezavam contra nós esses canalhas.

    Aproveito para exigir mais uma vez a expulsão de dois sócios escumalhões do Sporting (se é que ainda são sócios):
    - Vitor Pereira;
    - Ribeiro Cristovão.

    Como é possível que após a maior vergonha do futebol moderno; aquela Taça Cerveja... mais alguma vez na história o Lucílio, o Palhaço Cardinale e o Ferrari de Setúbal pudessem voltar a participar num jogo do Sporting???

    E Ribeiro Cristovão disse coisas sobre o Sporting antes de jogar contra o Manchester City que não se dizem aos cães!!!
    Então agora de cada vez que por exemplo um Paços de Ferreira, Leiria, enfim visitarem Alvalade, Luz, Dragão vem um Ribeiro Cristovão para a TV dizer que o melhor é jogarem para perder por poucos e não humilharem os adeptos e o futebol???

    Ribeiro Cristovão: vÊ se te vedas! Ganha vergonha!
    Recorda os tempos em que estavas na RR ao lado do comentador que o país inteiro consagrou, Alves dos Santos.

    Pelos vistos de "Fidalgo" Leão viraste Lampião.
    Uma melancia portanto.

    ResponderEliminar
  43. este doc também está bastante interessante
    sic.sapo.pt/online/Images/2007/tuluis.pdf

    ResponderEliminar
  44. Fico triste com esta merda toda!
    Desculpem-me o desabafo. Por acaso até sou um funcionário que administra justiça. E... não acredito nela! Depois de mais de 30 anos de serviço, a lidar com inquéritos, investigações, processos, arguidos, Tribunais, juízes, advogados, testemunhas e reclusos, nunca vi nada parecido com isto. NÃO BATE A BOTA COM A PERDIGOTA! Até me provarem o contrário, isto tem todo o tipo de orquestração. E não me falem em PJ, MP, e outros supostamente credíveis. Por força da minha actividade, conheço de tudo nesses sítios. São como toda a gente, há honestos, trabalhadores, que defendem e praticam valores humanos, corruptos, ladrões, criminosos, parasitas e lixo da pior espécie, como em todo o lado.
    Tudo o que se sabe até agora, que é pouco (cagado pela CS) não tem ponta por onde se pegue. Só vou deixar aqui uma pergunta. Se o PPC foi inspector da PJ e (por aquilo que se diz), é tão burro, otário, estúpido, negligente e básico que faz tudo aquilo de que o acusam, de forma tão leviana e imbecil para se incriminar com esta facilidade toda, que PJ é que nós temos? Para alguns anónimos e sportinguistas(?) eu pergunto. Quem é que sai beneficiado com tudo isto? O Sporting? O PPC? Aos que aqui escrevem e que realmente são do Sporting gostava de pedir que possam pensar por si, pela sua cabeça e deixem correr o processo.
    Não façam julgamentos baseados no vomitado que nos é lançado por quem nos quer mal. SL VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  45. Ah, e por favor não respondam a índios e pele-vermelhas. Têm mais corruptos, criminosos e malfeitores do que alguma vez poderemos ter. Eles estão doridos desde 2ª Feira. Vaselina que issso vai passar. SL

    ResponderEliminar
  46. Comenta-se aqui e acolá, até à exaustão, os comentários dos comentadores dos pasquins.

    Não se comenta a verdade porque ainda não se conhece pois está em segredo de justiça.

    A seu tempo tudo se saberá.

    Ed

    ResponderEliminar
  47. Zé Luís,
    Ninguém pode pôr em causa que o fcp assumiu que corrompeu ao conformar-se com a decisão que o condenou e se tivesse havido vergonha na cara a decisão teria sido mais célere e bem mais pesada.
    Na "justiça" estatal você duvida da autenticidade das escutas? Julgo que ninguém o fez, nem o próprio pdc, o que esteve em causa foram falhas processuais quase inexplicáveis que levaram à anulação da sua admissibilidade.

    Confesso que não percebo porque fala em coacção, mas se tem acesso ao processo do PPC compartilhe connosco. Se é só pelo que lê nos jornais e blogues guarde para si.

    Quanto aos meus (futuros) netinhos, betinhos não sei se virão a ser, pelo menos o (futuro) avô não é e meus filhos também não. No entanto, a triste história que tenho para contar diz respeito a um sujeito que através de uma rede obscura de prostitutas com quem habitualmente se dá, sujeitos duvidosos e apitadores permeáveis controla um sistema que determina directa e indirectamente resultados dentro das quatro linhas há trinta anos.

    ResponderEliminar
  48. Comentários que só exprimem merda na cabeça e verdade por interposta pessoa, que afinal é fabricada pela SIC. Abram os olhos! Eu já não tenho 5 anos para acreditar nas histórias da carochinha que a SIC e quejandos rassabiados inventam para oprimir o Sporting. A solução? Partir-lhes os dentes!

    ResponderEliminar
  49. Sequeira Nunes, ex-presidente do Belenenses, confirmou esta situação (curioso ou não, os jornais remeteram esta notícia para um cantinho). O ex-presidente confirmou na altura ao Público, que foi consultado também nesta situação:

    "O senhor Pinto de Sousa pediu-me que sugerisse três ou quatro árbitros para o jogo da Taça de Portugal entre o Benfica e o Belenenses, o que fiz, indicando efectivamente três ou quatro nomes[...]
    O senhor Pinto de Sousa também me disse que antes dos jogos era habitual ouvir os clubes e pedir-lhes que indicassem três ou quatro nomes."

    A escuta remonta a um jogo da Taça de Portugal entre Benfica e Belenenses. Valentim liga para LFV (e não o contrário, como tentam passar) a dizer que o árbitro que estava escolhido e nomeado (Paraty) não podia arbitrar o referido encontro porque tinha acabado de apitar um Belenenses vs Nacional para o campeonato na jornada imediatamente anterior ao jogo em causa da Taça de Portugal. LFV fica indignado com a situação (lá está, é tudo feito à portuguesa, em cima do joelho) e é então que Valentim começa a sugerir árbitros para substituírem Paraty. O Major sugere 3 ou 4 árbitros, ao que LFV responde com um esclarecedor “isso é tudo Porto!!”. Lá chega Valentim ao João Ferreira, árbitro que pareceu menos mau entre os sugeridos (as palavras dele são, segundo a transcrição do Público, as seguintes: “Não quero Lucílio nenhum! (...) O António Costa?! F... Isso é tudo Porto! (...) O Duarte, nada, zero! (...) O Proença também não quero!" – estes nomes são bem mandados a lume. É que tá na moda dizer que o Lucílio, o Duarte Gomes, o Proença, todos ajudam o Benfica. No entanto, LFV nem de perto os quer ver. Esclarecedor.

    E foi ainda confirmado pela própria FPF, que, chegando aos quartos de final da Taça de Portugal, todos os clubes eram consultados no sentido de se obter unanimidade para a nomeação do árbitro que fosse dirigir os referidos encontros (não considero correcto, mas era prática comum). Aliás, é só procurar. Das 720 escutas onde aparece Pinto da Costa, veio a lume uma em que fala com o Major ou Pinto de Sousa, onde acerta a nomeação do árbitro Pedro Henriques para o encontro FCP – Leiria. Sabem o que aconteceu a esta escuta? Foi para o caixote do lixo. Sabem porquê? Por tudo o que disse neste parágrafo, isto é, na altura era prática comum consultar as partes em jogo para encontrarem unanimidade nos árbitros a partir de certa altura da competição. Mas obviamente é imperativo fazer parecer que só LFV tinha essa possibilidade.

    Ass.
    Jorge Pereira Cristóvão Gonçalves

    ResponderEliminar
  50. Quem é que arbitrou o Guimarães contra os Kosovares, e assinalou um penalti falso sobre Hulk que dá o 0-1 e impede a marcação de um mesmo penalti contra os Kosovares, no fim da segunda parte n e que poderia dar o empate? Olegário Benquerença. Quem beneficiou? O Sporting, obvio.
    Quem se esqueceu de assinalar um possível fora de jogo de Nolito no primeiro golo, quando o Benfica empata com o Gil Vicente na primeira jornada? João "Pode Ser" Ferreira. Quem beneficiou? O Sporting, óbvio.
    Quem se esqueceu de assinalar um penalti na primeira parte, por mão na bola, e invalidou um golo a Postiga, contra o Olhanense? Carlos Xistra.Quem beneficiou? O Sporting, óbvio.
    Quem se esqueceu de expulsar Otamendi no penalti contra os Kosovares, e inventa um penalti que dá o empate por Hulk, no jogo contra o Gil Vicente? Rui Silva.Quem beneficiou? O Sporting, óbvio.
    Quem anulou um golo por suposto fora de jogo, que daria o 2 a 0 contra o Marítimo e se esqueceu de assinalar um penalti por assinalar e expulsão de jogador que já tinha amarelo? Pedro Proença. Quem beneficiou? O Sporting, óbvio.
    Quem assinalou três penaltis contra o Guimarães? Duarte Gomes. Quem beneficiou? O Sporting, óbvio.
    Quem assinalou dois penaltis seguidos contra o Sporting, quando carregavamos para dar a volta ao marcador, expulsa Schaars e destroi a moral da equipa? Bruno Paixão. Quem beneficiou? O Sporting, óbvio.
    Quem ganhou campeonatos com Fruta e Café com Leite, pagou putas e marisco, desviou o Jardel para acabar com uma equipa, era amante de Salazar? O Sporting, óbvio. O maior corrupto de Portugal, o Sporting. O culpado de tudo.
    Como se vê, caros amigos, escusam de dizerem que são sportinguistas. Continuem a ler A Bola, o Record, o Correio da Manhã e a SIC. Está a dar frutos a lavagem cerebral.

    ResponderEliminar
  51. mas o kk este lixo lampião faz aqui bazem merdosos ainda por cima são burros , burros e analfabetos e com falta de visão e de raciocinio, basicamente o lampião original, nem ler a notiçia sabem e vêem aqui deixar posts que cambada de atrasados que existem em portugal, opa suicidem se e deixem o sporting da mão, ps quem denunciou o caso foi o sporting seus lamps analfabetos

    ResponderEliminar
  52. depois de ler meia duzia de cabeçudos , na cabeça deles já existiu julgamento,... e os factos consumados do ppc ter coagido o árbitro então é de um atraso mental inacreditável, mas o CM já é testemunha??? e com k provas as que estão em segredo de justiça , todo serve pra cabeça parar de inchar

    ResponderEliminar
  53. Do que se livrou o Carnide, depois do banho de 2ª feira e do adeus ao titulo, os homens do rolo triturador, como lhe chamava a sua imprensa, arranjaram maneira de não se falar na contestação ao presidente e ao Jesus. Mas olhem que daqui a 2 dias esta noticia passa, por isso tentem ganhar a Taça Cardinali.

    ResponderEliminar
  54. Amanhã o Galinholas de Carnide ganham mais um "prestigiado troféu", como disse Jasus e volta tudo a acalmar.

    ResponderEliminar
  55. Infelizmente, alguns "sportinguistas", são uma MERDA e em vez defenderem o Sporting, ainda o deitam abaixo pensando que assim o Bruno será presidente. É, hoje mais fácil sair o Euromilhões a qualquer um de nós do que o Bruno ser presidente do nosso Clube. Já basta a CS só falar em corrupção, quando o que está em causa é: DENÚNCIA CALUNIOSA QUALIFICADA! Sabem ler? Isto NÃO É CORRUPÇÃO! È uma calunia! Claro, isto convém. Nunca mais ninguém falou do banho de bola que demos ao slb. Peço desculpa mas não perco mais tempo com isto...S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  56. Neste país de corruptos dar 2.000€ a um árbitro é crime ?

    ResponderEliminar
  57. "O Sporting separou as águas com a suspensão do mandato do seu vice-presidente, não somos sequer parecidos. "


    Pela morre morre o lagarto! Neste caso, o lagarto filho da puta... Que no fundo,são todos. Cambada de virgens ofendidas armadas ao pingarelho... betinhos e ladrões ao molho numa ámalgama de merda.
    Só merda este clube, representa tudo quanto de mau há na sociedade.

    Quão Portugal seria melhor sem esta corja de sabujos.
    MORRAM FILHOS DA PUTA!

    ResponderEliminar
  58. A passagem do avião foi paga em alvalade e em dinheiro vivo e o lacaio foi direto para o aeroporto.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)