sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Relatório & Contas: quando "aqueles" 80 milhões tinham evitado o prejuízo


A SAD reportou à CMVM o relatório e contas do exercício de 2015/2016, fechado com um prejuízo de 31.905 milhões de euros. Não tendo havido tempo para uma leitura fina ficam as impressões gerais:

A mensagem do presidente do Conselho de Administração é aquilo que se pode chamar de um verdadeiro slalom serpenteante de "ses"  
- "se tivéssemos ido à Liga dos Campeões" / "se tivéssemos feito mais dois pontos" / se não tivéssemos que fazer a provisão do Rojo
e de subterfúgios 
- indo buscar atrás (negócio Rojo) e à frente (negócio Slimani e João Mário) afastando-se o foco que é o exercício em causa, onde se registam os prejuízos 
e algumas observações descontextualizadas 
-  como a referência aos resultados da selecção nacional
 e contraditórias
- dando como concluída a reestruturação e especialmente a recuperação financeiras quando ambas estão por concluir e logo num exercício marcado por um prejuízo significativo.
Só faltou referir que caso a tão famosa proposta de 80 milhões tivesse sido aceite o sinal do exercício teria sido inverso e os resultados desportivos os mesmos.

Ironia à parte, este exercício é acima de tudo um poderoso aviso. O tempo dos prejuízos voltou mais depressa do que se poderia imaginar. Não faltam matérias a merecer explicação convincente como, por exemplo
a razão para os 16,914 milhões de prejuízo sem o "efeito Rojo", 
o preço da operação de aquisição do Alan Ruiz (vale assim tanto?...) 
ou a subida vertical dos custos gerais e em particular dos custos com pessoal.
Quando se espera que no próximo exercício os gastos continuem a aumentar, o que deve ser explicado aos Sportinguistas é se este trajecto é sustentável e como, de preferência com números do próximo orçamento demonstrativos das receitas esperadas para sustentar o acréscimo das despesas.

Nota importante: Já depois da publicação do post ficamos a saber que o Sporting, numa iniciativa inédita e que se louva, entregou na CMVM um quadro detalhado onde se incluem informações detalhadas sobre as compras e empréstimos de jogadores efectuadas desde Janeiro.

Parece-me no entanto continuar por esclarecer qual a situação contratual de Bruno Paulista. O jogador originalmente tinha chegado por empréstimo do Recreativo de Caala (!), tendo ficado de ser adquirido em Janeiro. A aquisição chegou mesmo a ser anunciada [LINK] [LINK], não tendo sido objecto de qualquer comunicado a negar a transacção, para aparecer agora no rol das aquisições depois de Junho (com os meus agradecimentos ao @OArtistaDoDia) :

P.S. - a propósito deste mesmo tema recomendo a leitura deste post [LINK]

31 comentários:

  1. Respostas
    1. Se o Sporting não for campeão será infelizmente o 14º ou 15º ano consecutivo que não consegue atinguir esse objectivo

      No entanto eu prefiro ter uma equipa que nos dê mais armas do que sermos apenas um ilustre outsider.

      Eliminar
  2. O Sporting leva anos e anos de prejuízos monstruosos, salvo uma ou outra excepção, ainda assim com valores de lucro modestos. E nada acontece. Nada. E ainda pagam juros de 0% à banca. Claro, porque se assim não fosse já estávamos perante uma Sporting 15 Sichuan Dalian SAD. É preciso ter vergonha.

    ResponderEliminar
  3. A mensagem do presidente do Conselho de Administração roça o ridículo. Indo buscar atrás e à frente? Mas o que é isto? Resultados da seleção nacional? Mas isto alguma vez tem influência nas contas do SCP?!? Então isto: "dando como concluída a reestruturação e especialmente a recuperação financeiras quando ambas estão por concluir" - quase que dá vontade de rir se não fosse tão lamentável...
    Mas quanto à quantidade absurda de "ses", acho que se esqueceu de alguns: se não tivéssemos um treinador que recebe tanto como todos os treinadores da liga juntos (e para ganhar uma supertaça); se o presidente não fosse principescamente pago (ainda junta aos 147 mil euros um acerto de 77 mil euros devido a retroactivos do exercício anterior?!? Pois, alguma vez ele quer largar esta verdadeira galinha dos ovos de ouro?) que nos 3 anos de mandato valeu 3 campeonatos para o outro lado da 2ª circular...
    Mas vai ser giro na entrevista que ele vai dar hoje assistir ao contorcionismo (quer seja do entrevistado, quer seja do entrevistador) para não aprofundar estes assunto que realmente interessam (ou pelo menos deviam interessar) aos Sportinguistas...

    ResponderEliminar
  4. Sim, temos que ter cuidado com a provisão à Doyen no próximo exercício e em anos futuros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Doyen (provisão de aproximadamente 15 milhoes) serve de desculpa para 32 milhoes de prejuizos sejamos homenzinhos e reconheçamos que que também empolou no mesmo montante os lucros num exercicio anterior. Ou não?

      Eliminar
    2. Só por engano se pode comparar o momento em que esta direcção tomou conta do clube, as várias urgências a que tiveram que acudir,

      com o presente momento financeiro, 3 anos depois.

      A minha ironia ia no sentido de que a verba a pagar à Doyen fica por aqui, a não ser que uma instância superior decida a favor do clube.

      Você diz "empolar" como quem diz "maquilhar". E no entanto, tudo é claro, transparente, está discriminado. Até mesmo as transferências, com todas as cláusulas e detalhes.

      Não conheço nenhum clube nacional que o faça ou tenha alguma vez feito.

      Eliminar
    3. Não fiz comparações com nada limitei-me a comentar uma frase que é uma falácia.

      A minha observação tem unicamente a ver com os procedimentos usados no caso Doyen e não tem nada a ver com transferências, comissões e afins, pontos onde saudo a transparência. De resto está a misturar alhos com bugalhos.

      Havendo um processo judicial poder-se-ia usar o mesmo procedimento que, por exemplo, foi usado no caso Bojinov, ou seja, provisionar o valor em causa. Veja o R&c, se duvida.
      Neste caso passou-se por cima disso permitindo um RL de 19.3 Meur EM 14/15. Tudo bem, foi uma opção que se tomou e foi assumida.
      Daí a utilização da palavra "empolar". E confesso-lhe que não me ocorre mais nenhuma.

      SL


      Eliminar
  5. Este blogue já foi comprado há muito...

    Nenhum sportinguista não-croquete devia meter aqui os pés, sequer. Mudem de clube, Leão de Alvalade e MM! No Benfica e no Porto é que as contas estão bem feitas.

    Deviam ter vergonha! Têm, pela primeira vez, um presidente que não mete dinheiro ao bolso por fora, que não faz favores aos amiguinhos, que trata do que tem de tratar, que bate recordes de vendas... e choram!

    Que nojo que me dá esta corja do "antes é que era bom". Façam uma fusão com o Camarote Leonino seus merdas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gonçalo Pires,

      antes de comentar não se esqueça de tomar a medicação.

      Eliminar
    2. Pires,

      "Deviam ter vergonha! Têm, pela primeira vez" - outro que descobriu o Sporting a partir do movimento evangélico do Carvalho, movimento que até acabará por engolir o Sporting, com pena.

      "Este blogue já foi comprado há muito..." - quem olha para o Sporting e para os seus genuínos adeptos julgando estar a falar da sua mãe.

      Eu já saí do blogue há muito tempo, lagartixa.
      Com simpatia pela espécie ...

      Eliminar
    3. "...que não faz favores aos amiguinhos,..."

      LOL! o Zédu, O Inácio, o Virgílio (o outro...), o puto loirinho que lhe serve de bengala, etc, etc, etc... Tudo inimigos do "grande líder"...

      Se calhar o Gonçalo Pires continua a ser amiguinho do "presi"... a ver se lha calha algum tacho...

      Eliminar
    4. O sr. MM saiu temporariamente das catacumbas onde tem estado nos últimos tempos para, mais uma vez, nos presentear com o seu discurso vazio e sem substância...

      Ainda não está curado, sr. MM, pode voltar para o buraco a fim de continuar a sua terapia.. M

      Eliminar
    5. Vazio e sem substância tal como o buraco muito largo de onde saíste, juro :)

      Eliminar
  6. A partir do momento que falou de um que nao presidente que mete dinheiro ao bolso escacheime a rir...tipo 147 mil euros e mais 77mil em retroactivos lol claramente estamos a falar em serviço de voluntariado lololol

    ResponderEliminar
  7. 32M€ é muita massa, ainda que haja efectivamente factores que ajudam a explicar esse valor.

    Assinalo também a transparência relativamente a transferências, comissões, prémios etc.

    Era giro ver isso em todo o lado.

    ResponderEliminar
  8. Neste blogue está se sempre à espera de uma notícia negativa para atacar a direcção etc etc. sugiro que o leão de alvalade e o mm se candidatem a presidência do sporting . Nota: o relatório e dos primeiros seis meses, quando sair o completo do ano estou curioso o que vão dizer..,mas até aposto vai estar inflacionado pelas péssimas vendas de slimani e João Mário ...,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RJP999,

      com que então o relatório anual é dos primeiros 6 meses?...

      Eliminar
    2. O exercício económico dos clube inicia-se a 1 de julho.
      O que vai sair no final do ano é o do primeiro semestre do exercicio económico.
      Sugiro que passe cá daqui a seis meses para fazer esse comentário sobre o Slimani e JM. Não se esqueça que, pelo menos até agora, essas vendas foram sem comissões. :-)

      Eliminar
    3. LOL!!! LdA, eles nem sabem do que estão a falar... É incrível...

      Não admira a cegueira com o "salvador"... Papam a propaganda toda sem pestanejar...

      Eliminar
    4. Noto nas palavras do sr. Virgílio a sua alegria pelo prejuízo no relatório. Quando escreveu o comentário devia de estar a dar saltos de felicidade. Da próxima vez sugiro que faça um vídeo para que todos possamos partilhar da sua felicidade.

      Graças a Deus que o tempo passa e homenzinhos tristes como o senhor (e toda a seita croquete deste blogue) acabam naturalmente esquecidos pelos feitos que esta estrutura vai conseguindo em prol do Sporting.

      SL

      Eliminar
  9. Mais do mesmo! Manipular, disfarçar, desculpar com os outros... Mas como os brutais investimentos realizados o ano passado e no actual são feitos pelo "salvador", já está tudo bem.

    Qt mais tempo leva de mandato, mais se parece com a "tralha" (termo brunaico)que veio substituir.

    O risco é total. O 'all in' está à vista! Agora é como diz o Cantinho "se o SCP não for campeão"...

    Ah! OITO milhões de euros... Depois de ter ganho cheta. BdC é um boneco nas mãos do JJ. E este tem msm que vencer, no mínimo o campeonato. è vdd que o futebol da equipa é agradável, tem qualidade, mas falhando o título, passa a ser o treinador mais ruinoso da história do SCP.

    ResponderEliminar
  10. Nota para o PedroC, cujo comentário aguarda aprovação. Naqueles termos não será autorizado.

    ResponderEliminar
  11. "Em termos Europeus o nosso Clube foi eliminado na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, numa eliminatória em que caso o vídeo-arbitro estivesse já implementado o resultado seria por certo outro."


    Grande justificação.













    ResponderEliminar
  12. Abençoados os"cegos,"que não querem ver que caminhamos a passos largos para a derrocada total se a bola teimar em bater na trave...que deles será o reino do "céu" brunista!!!

    ResponderEliminar
  13. Andamos todos preocupados, é verdade.

    Mas que bom é ter transparência nisto tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... Finalmente conseguimos perceber através da análise do R&C qt é o salário de BdC!

      Eliminar
    2. Transparência nisto tudo,caro anónimo?!?Temo muito quando nos andaram a "vender"que o Alan Ruiz,vinha por um valor que agora se vê que não era o real...e isto só para lhe dar um exemplo.Qual a empresa que em dificuldades económicas se dão retroactivos de 77 mil euros ao seu administrador principal? Haverá por isso assim tanta transparência? Bem sei que será uma alfinetada que quer dar aos nossos rivais,mas...com o mal dos outros posso eu bem!!!

      Eliminar
  14. Este Relatório significa um rombo na tese da gestão sustentável. Parece que estamos de regresso ao passado recente. O regresso de Elias pode afinal ter esse simbolismo acrescido: um regresso ao pior do passado. Há outros aspectos que podem ser considerados chocantes, como o elevado valor pago por ALan Ruiz. Dá para produzir meia duzia de Iuris, na Academia sendo que, pelo já mostrado, nem um Iuri o argentino valerá. Há um outro aspecto que considero chocante, o elevado salário de Bruno Carvalho. Os rectroactivos - 70 mil euros - parece corresponderem ao pagamento do salário actual ( 140 mil euros/ano) no último ano em que o salário era de 70 mil euros. Salários destes e revisões salariais destas são apetecíveis e desejáveis por toda a gente. Parecem-me valores chocantes e tanto mais quanto se verificar que bruno de Carvalho não consegue mostrar contas equilibradas e conjugar uma gestão rigorosa com resultados desportivos.
    Como disse o Cantinho logo a abrir a caixa de comentários, se não ganharmos o campeonato vai ser uma carga de trabalhos. Mas, como sempre acontece - como aconteceu no passado recente - nem todos perdem. Os sócios e os adeptos e o clube perdem e muito. Outros podem apenas parar de ganhar.
    Este blogue faz toda a diferença no conjunto da blogosfera. Apaixonados pelo Sporting mas com a liberdade intelectual que permite manter uma atitude critica construtiva.

    ResponderEliminar
  15. Défice é sempre preocupante, mas as notícias da morte do BdC, que alguns aqui celebram alegremente, são notoriamente exageradas. No prejuízo estão os 15 milhões da Doyen e não estão o prémio da Champions nem as vendas do Sli e do MJ. Não festejem por tão pouco...

    ResponderEliminar
  16. Vamos la fazer contas de meerceeiro. 2 anos de all in de jorge jesus e prejuizo acumulado de..... 7 milhoes. O descalabro. Godinho acumulou 100 em igual sentido. Os custos aumentam bastante, pudera. Bruno reduziu, drasticamente, para 1/3 o orcamento de godinho. Em 3 anos volta a recolocar no mesmo patamar. Quem quiser ser serio, compare o potencial dos dois plabteis. Conclusao e cumprimento ate a data da reestruturacao financeira, recuperacao de performance desportiva para niveis aceitaveis para o sporting, cultura de vitoria, renascimento do sporting ecletico, pavilhao, records de vendas, contrato de tv historica, sporting autoritario na defesa da imagem do sporting. Tomara eu que todos os meus 25 anos de socio de prata tivessem sido neste registo... sporting sempre!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)