O Apoio que não é virtual
Na 3ª Feira, com a aprovação do Projecto de Reestruturação Financeira, os Sportinguistas deram mais um forte sinal do que pretendem para o futuro do Sporting. Mais do que discutir, os sportinguistas sentem que é mais do que nunca necessária a união de todos os adeptos nesta fase difícil do nosso clube.
Como alguns de vocês saberão, fui membro de uma lista contrária ao actual Presidente mas, tal como (quase) todos dos membros da Lista A, assumi na noite de 5 de Junho a expressiva derrota e a consequente eleição destes órgãos sociais para o meu Sporting. Desde ai que José Eduardo Bettencourt é o meu Presidente, e é a ele que reconheço capacidade, vontade e empenho em colocar o Sporting no lugar que ele merece.
Nesse sentido criei este site que (não foi por acaso) chamei Sporting Clube de Portugal – Site de Apoio, e em que tentei que fosse (penso que estamos a conseguir) um espaço de discussão “leonina” onde todos tivessem voz no nosso Sporting. Sei que muitos me criticam por considerarem este site muito próximo da "oposição" (apesar de também já me terem acusado do contrário), o que não me parece lógico. É um espaço de opinião em que o único critério é ser Sportinguista, tudo o resto não passa de preferência e opiniões pessoais.
Na minha opinião, reconheço em José Eduardo Bettencourt um grande sportinguismo, e isso meus caros, é meio caminho andado para o sucesso.
Chega de assobios, apupos, gritaria…ninguém consegue trabalhar condignamente com este tipo de pressão. Vamos apoiar quem nos move por este sentimento, quem luta diariamente por tornar o Sporting maior. Em democracia, concordemos ou não com a política adoptada, a decisão é por maioria. Neste caso a maioria deu um enorme sinal do que pretende, vamos dar oportunidade de mostrar se está certa ou errada.
Sou do Sporting por que sinto que somos diferentes, ninguém me obriga a ser deste clube.
Deixemos as divergências de lado, porque o importante não é o que nos divide mas sim o que nos une, e esse sentimento Sportinguista é mais forte do que qualquer laço que possam imaginar.
Vamos lutar pelo Sporting!
Vamos colocar o nosso clube no lugar que merece!
Viva o Sporting Clube de Portugal
Saudações Leoninas
Nuno Mourão
P.S- Uma pequena nota, ontem o nosso Site Sporting Apoio fez 2 meses tendo tido um crescimento acima das expectativas, com cerca de 200.000 visitas em 2 meses! Obrigado a todos vocês, nossos parceiros, que nos tornaram uma referência no universo virtual "leonino".
Caro Nuno Mourão, obrigado pela sua participação neste desafio.
ResponderEliminarJuntava à sua mensagem de apoio o seguinte, é preciso aumentar a pressão sobre os nossos adversários. As visitas a Alvalade ameaçam tornar-se um passeio em que o nosso adversário trás uma claque de 20.000 vozes.
Não quero ser injusto, as claques têm sido excelentes no apoio, mas se nos jogos fora ainda se lembram de afrontar o público da cidade que visitam em Alvalade nem isso, há que criar um ambiente adverso aos rivais.
Se há coisa que tenho saudades é da entrada das equipas em campo ser feita em separado, a nossa equipa sentir o nosso apoio o adversário sentir que não ia jogar só contra 11, que ali quem manda somos nós.
Os sócios principalmente estes têm todo o direito de se manifestar contra quando não gostam do que vêem, mas todos temos a responsabilidade de "atacar" o adversário pelo menos com tanta veemência como o fazemos com a nossa equipa.
Parabéns e força para o seu projecto.
Nuno:
ResponderEliminarAgradeço a resposta pronta, o que aconteceu sempre até hoje, pelo que a figura de parceria não é apenas isso, uma figura, mas uma cooperação real.
“Conhecemo-nos” por altura das eleições anteriores e desde logo fiquei cativado pela entrega revelada ao que acreditavas ser melhor para o Sporting. O Site de Apoio é um trabalho absolutamente notável que, como já aqui afirmei, cumpre por vezes o papel que deveria ser realizado pela comunicação oficial do clube, como o site ou o jornal do clube. Acho lamentável que, nas semanas que antecederam a pretérita AG não se debatesse uma mudança que cujas consequências estão ainda por apurar.
A união não se faz de geração espontânea ou por decreto. Criam-se condições, estabelecem-se pontes. Essa responsabilidade, quando está em jogo o superior interesse do clube, é de nós todos mas tem que ser liderada. Não ponho em causa o Sportinguismo de nenhum Sportinguista, muito menos de quem se dispõe a dirigir o clube, nas difíceis circunstâncias que se conhecem. Mas ao contrário dessa postura tão lusitana que ainda grassa no Sporting, não vejo os cargos dirigentes do meu clube como um posto de recepção de honras e salamaleques, mas lugar de missão.
Se se pretende união porque não se age com transparência e lisura de processos, sem ostracismos ou divisões sem sentido? Tenho para mim que a falta de união na nossa organização não acontece por razões muito diferentes das demais: falta uma verdadeira liderança.
Que JEB saiba ser o líder que os Sportinguistas precisam e querem.
Mais uma vez obrigado, Nuno.
SR. Nuno Mourão
ResponderEliminarEssa é a postura que devia ser assumida por todos Sportinguistas. É uma postura que só o dignifica e que merece ser realçada. Custa-me muito ,como adepto do nosso Grande Sporting assistir, nos meios de comunicação social, ao lavar de roupa suja entre pessoas do nosso clube. Parece-me que isto não é maneira de ajudar o Clube e perdem-se energias que deveriam ser canalizadas para o apoio ao clube, sem prejuizo de haver criticas ao trabalho produzido (dentro do clube e com elevação). O apoio á nossa equipa deve ser o máximo possivel, não impedindo que no final se mostre o desagrado pela exibição se for o caso! (ex. Herta). É preciso apoiar nos momentos mais dificeis.
Parabéns pelo site e continue em força na defesa do nosso Clube. Sporting Sempre.
Saudações Leoninas
Concordo absolutamente com este post..Está aqui um grande exemplo que deveria de ser seguido por todos os sportinguistas que visitam os blogues..Eu também ando muito descontente com a postura dos jogadores do SPORTING que deveriam de pensar mais nos adeptos e sacrificarem-se mais pelas vitórias mas também critico muitos adeptos que só querem ver a equipa a perder só para verem o PB fora..Eu nunca desejo a derrota do meu clube apesar de não gostar do PB..também sei ver que venha quem vier treinar o nosso clube a merda vai continuar na mesma..Sempre enleios e deita abaixos em vez de nos unirmos contra os adversários..Ninguém fala no novo pavilhão que ao que parece vai ser uma realidade..Interessa mais discutir e enlear tudo o que há de negativo VIVA O SPORTING ..domingo lá estarei..
ResponderEliminar“Chega de assobios, apupos, gritaria…ninguém consegue trabalhar condignamente com este tipo de pressão. Vamos apoiar quem nos move por este sentimento, quem luta diariamente por tornar o Sporting maior. Em democracia, concordemos ou não com a política adoptada, a decisão é por maioria. Neste caso a maioria deu um enorme sinal do que pretende, vamos dar oportunidade de mostrar se está certa ou errada.”
ResponderEliminarDigno e excelente. Subscrevo totalmente.
Espero que, com tanta e profícua reflexão, se chegue à conclusão que a “histérica gritaria” contra tudo e contra todos não nos leva a lado nenhum.
SL
Nuno,
ResponderEliminarObrigado pela colaboração. Tenho acompanhado o site de apoio desde o seu início e tem sido extraordinário o seu crescimento. A anos-luz, de um ponto de vista positivo, do site oficial.
LdA,
"Se se pretende união porque não se age com transparência e lisura de processos, sem ostracismos ou divisões sem sentido? Tenho para mim que a falta de união na nossa organização não acontece por razões muito diferentes das demais: falta uma verdadeira liderança."
Completamente de acordo.
Obrigado caros amigos.
ResponderEliminarCaro Nuno Mourao,
ResponderEliminarvou deixar de lado a tradicional correcçao política e dizer(-lhe) que nao gostei deste post, quer pela mensagem que se pretende passar, quer pelos fundamentos que a motivam. Parece-me - como muitas das decisoes que vao sendo tomadas - ancorada em simplicidades que simplesmente nao colam: quer a pretensa justificaçao democrática do exercício do poder, quer relativamente à (real) influencia dos dissidentes nos (maus) resultados (a todos os níveis, desportivos e financeiros) apresentados pelo Sporting (clube e SAD), quer à desejabilidade da ausencia de debate/confronto de ideias, quer a um eventual silêncio que pusesse em causa direitos (estatutariamente) garantidos.
Comecemos pelo mais simples. A gritaria e a "pressao", de que honestamente desconheço a origem (nao serao seguramente os candidatos da lista derrotada nas eleiçoes, pois as suas manifestaçoes públicas têm sido muito comedidas) significam - à luz do princípio democrático que invoca - algumas coisas que desvirtuam o sentido que lhes dá. Em primeiro lugar, cabe as representantes representar os representados, i.e., independentemente do tamanho da maioria, a voz expressa nos votos desalinhados dessa maioria deve ser ouvida por forma a que as as decisoes no seio de clube sejam verdadeiramente representativas dos desejos do universo de sportinguistas. Silenciar uma parte dos sportinguistas é precisamente a negaçao do princípio democrático em que se arvora e, por isso, quanto à legitimidade da maioria em pedir silêncio, estamos conversados.
Acresce, em 2o lugar, que é simplesmente ineficiente pedir-se uma aceitaçao cega das "ideias" de uma pretensa "linha" (a tal "maioria"), sujeitando a governaçao do clube a um monopólio das ideias. Quanto às vantagens da concorrência (até pelas ideias), é velhinho mas o Adam Smith explicará melhor. Portanto o silêncio nem sequer produz um resultado melhor (talvez mais rápido de implementar) mas - dir-se-ia - produz um resultado alienante. Talvez a alienaçao seja o excedente do consumidor...
Em 3o lugar, ainda está por provar que as soluçoes apresentadas pela "maioria" sao as melhores e isto pelas seguintes 3 razoes: (i) nao foram apresentadas com o mínimo rigor ou precisao durante o período de campanha eleitoral, pelo que nao se pode dizer que a maioria sufragada em eleiçoes tenha este conjunto de iniciativas (aprovado em AG, mas outras medidas poderiam ser equacionadas, vejamos o simples exemplo da tentativa desesperada de vender o MV24) como parte integrante do seu programa eleitoral (que, recorde-se, era um "manifesto" tal era manifesta a imbecilidade de quem o formulou); (ii) nem sequer foram apresentadas com rigor no lançamento da AG (uma crítica que é partilhada por todos...); e (iii) vem na sucessao de vários outros conjuntos de medidas inadiáveis para a sobrevivência do clube que, como é bom de ver, apenas vai retirando o oxigénio que falta aos poucos.
Em 4o lugar, e nao menos importante, embora sejam frequentemente apontados como os responsáveis do mau "momento" (que apesar de tudo já dura há quase uma década, tao cumulativas que sao as restruturaçoes de modelos financeiros), está também ainda por demonstrar que aqueles que gritam e fazem pressao para a obtençao de melhores resultados (desportivos e financeiros), sejam os responsáveis pelo estado grave em que o clube se encontra. Tanto quanto é do meu conhecimento, nunca estiveram em posiçao de decidir.
Em 5o lugar, porque é necessário relembrar que uma maioria nao justifica o atropelo da Lei Fundamental do clube e - nesse sentido - que o seu espírito deveria guiar a actuaçao de todos os seus órgaos. O exercício do poder deve fazer-se dentro da legalidade e nao (apenas) no silêncio, mais ou menos aquiescente, dos descontentes.
(continua)
ResponderEliminarPerdoe-me a franqueza, mas o pouco que este post diz - e por bonito ou compreensível que seja o apelo à uniao - está muito errado. E, como tal, nao pode ser elogiado.
Como nao se pode aceitar, de animo leve, que JEB sugira um aumento do investimento e refira ao mesmo tempo que o modelo financeiro dos directos opositores nao seja sustentável. Para quê gastar mais dinheiro entao?
Também nao é aceitável que um ex-administrador refira nos jornais que o orçamento actual do Sporting é inferior ao de 2002. Que remédio, com as perdas astronómicas que o o clube sofreu durante o seu mandato, depois nao sobrava mais dinheiro. Mas esta relaçao de causalidade eu nao a vi nos jornais. E pede mais dinheiro aos associados para gastar?
É sobretudo lamentável que se peça silêncio e uniao quando o clube está pouco a pouco a fugir das maos dos associados.
É preciso que quem os actuais dirigentes se capacitem que receberam um (novo) mandato para corrigir o que de errado fizeram, nao para repetir os mesmos erros que nos levam para um caminho sem retorno.
Até lá nao haverá nem uniao, nem silêncio.
O meu silêncio apenas será comprado com a venda do controlo da SAD. E, com ele, o meu cartao de associado.
Caro Nuno Mourão:
ResponderEliminarO meu agradecimento pela tua opinião.
(cont.)
ResponderEliminarAntes de avançar mais queria dar-te os meus parabéns não só pelo post, mas principalemnte pelo que conseguiste com o site de apoio. É realmente qlq coisa de fantástico, só possivel de realizar por alguém com uma enorme paixão pelo Sporting Clube de Portugal.
Relativamente às criticas que tens recebido (pró-isto, anti-aquilo)... Bom, criticar há mt quem faça, agora conseguir obter os excelentes resultados que tu conseguistes é raríssimo. Quem se dedica a esta causa da forma como tu o fizeste e continua a fazer só pode merecer a minha elevada estima e consideração!
Qt ao post: Não há dúvida que unidos poderemos ser mt mais fortes. Mas para que haja verdadeiramente união em torno do SCP, tem que existir um maior esforço por parte dos nossos dirigentes nesse sentido. Qt vezes são os primeiros a atirar pedras aos sócios e/ou adeptos qd estes se manifestam (compreensivelemnte) insatisfeitos?
Cenas como as do aeroporto e as criticas fáceis que por vezes se fazem a alguns sócios em contra-ponto ao elogio de outros (consonte o agrado pela opinião emitida) deveria ser evitada a todo o custo. Isto pq com essas atutudes só dividem ainda mais a Massa adepta e associativa leonina.
Acho que não tem faltado apoio à equipa. Uma vez no rectangulo de jogo, a politica fica de lado e todos, independentemente das divergencias, devemos apoiar intensamente durante os noventa minutos. Aí sim, união total em torno dos atletas que representam o SCP.
Abraço e continuação do fantástico trabalho!