sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pela Centúria Leonina*


Quando há já seis anos pela primeira vez nos reunimos, idenficámos como prioridades para o Futuro do Clube (i) a pacificação interna, de que esta Vossa iniciativa é – como outras – um bom exemplo, (ii) a realização de um Congresso Leonino que nos permitisse, em condições de abrangência dificilmente clonáveis, reformar asisadamente os critérios de funcionamento interno e relacionamento (mesmo se estratégico) do Sporting e sociedades participadas, iniciativa essa que concluímos e – por tacanhez e excesso de miopia estratégica de alguns – não resultou mais profíqua e (iii) contibuir para um Sporting mais coeso, solidário e competente que, por essa via, esteja apto a melhor concorrer com os demais pelo único objectivo à altura dos seus pergaminhos: a vitória.

Quando há bem menos tempo decidimos apoiar José Eduardo Bettencourt fizémo-lo de fora. De forma independente e desinteressada, escutámos com agrado que também o então candidato procurava pacificar o Sporting e dotar o Clube (e participadas) de competências. Mais agradados ficámos ao apurar que, ainda que integrando o Conselho Directivo de Soares Franco, José Eduardo Bettencourt manifestava então a vontade de alcançar o que outros recusaram: a presidência da maior potência desportiva nacional. Intuímos-lhe conhecimento profundo do que é o Sporting (por dentro), do projecto financeiro que perante si fora diversas vezes discutidos pelos seus pares do Conselho Directivo de Soares Franco mas, sobretudo, um enorme respeito pelo verdadeiro Sporting: o que acompanha a equipa longe do conforto dos camarotes, holofotes da (mais ou menos frívola) fama ou simples arrivismo. Era um dos nossos, ainda que profundamente conhecedor dos dossiers que acompanhara directamente ao longo da última dezena de anos.

O balanço não pode, para já, ser muito positivo.

Aprovado o plano financeiro que nos reestruturou a dívida, fica por resolver uma das suas causas (a principal): a tesouraria. Para tanto, urge perceber como pretende o Presidente do Sporting aumentar receitas ou reduzir despesas e, queixando-se o Sporting do respectivo orçamento, perceber-se que o aumento de receitas é realmente viável.

Era, por isso, necessário, que nos explicassem como pretende o Sporting atrair os sportinguistas que o tempo, as circunstâncias ou a falta de vitórias foi afastando. Era igualmente conveniente que percebessemos como pretende do Sporting reconstruir com os (cada vez menos) resistentes os laços afectivos que nos permitem alavancar o crescimento numa base social de apoio efectiva. Era urgente que se reforçasse o clube com Cultura Sporting, actividade orientada para o sócio e promoção do espectáculo e competências específicas que nos permitissem evitar com maior eficiência os sortilégios das contratações. Para tanto ia, dolorosa e inevitavelmente, ter de ser induzida a mudança.

Até agora pouco de realmente importante se fez.

É pouco importante se o actual Presidente ou Presidente da Mesa de Assembleia Geral manda, num assomo de insensatez, calar um consócio. É ainda menos importante perceber como é que este olha para o rival (que o voltou competentemente a ser), se com inveja, se com desprezo. É inconsequente apurar quem é que contrata um ponta de lança, recusa ou dispensa um médio que tanto nos custou a contratar.

Tudo isto é a “circunstância” e o que faz falta é a acção com sentido estratégico.

Foi para isso que nos reunimos em Congresso. Foi para tanto que constituímos o Movimento e projectámos o blogue. Foi para isso que oportunamente alargámos a todos os campos e sensibilidades leoninas o blogue. Foi para contribuir para isso, estou certo, que o nosso anfitrião de hoje lançou esta feliz iniciativa.

[ver aqui, aqui e aqui]

Assim saiba quem de direito ler os sinais e perceber as necessidades.

Pela Comissão de Estratégia

João Pedro Varandas, Nuno Moraes Bastos,João Pedro Silva

*Texto da autoria da Centúria Leonina para o "ANortedeAlvalade", no âmbito da nossa iniciativa "Reflexão Leonina".


9 comentários:

  1. A crueza dos números

    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/10/crueza-dos-numeros.html

    ResponderEliminar
  2. ESCANDALOSAS DECLARAÇÕES DE MONIZ PEREIRA À TSF

    estesportingfornever.blog...r.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Caros JPV, NMB e JPS:

    Antes de mais gostaria de agradecer a V/ participação, que vem abrilhantar esta iniciativa do ‘A Norte’. Muito obrigado.

    São de enaltecer os objectivos que levaram ao aparecimento da Centúria Leonina. É um movimento respeitado e respeitável do e no ‘mundo leonino’, tendo conquistado esse estatuto à força de muito querer, de muita paixão e tb de muito saber dos seus elementos. Devo dizer que foi através do blogue da Centúria que muito aprendi sobre o SCP. Qd descobri o blogue, logo me inteirei da sua qualidade. Não só através dos excelentes post’s dos ‘centuriões’, mas muito, também, através da caixa de comentários, na qual a participação tem quase sempre uma elevada qualidade… Acho que é um blogue plural, feito de sportinguistas interessados em tudo o que envolve a vida do nosso Sporting. Posso não concordar com o que por vezes leio, mas não deixo de reconhecer a preocupação e amor pelo clube dos seus elementos. O melhor exemplo foi a realização do passado Congresso que constituiu uma grande vitória do SCP e da CL. Desde que sigo a CL apenas lamento terem-se colocado à margem durante o ultimo acto eleitoral. Lamento, mas respeito a opção tomada, claro.

    Permitam-me uma nota pessoal: foi também para mim, uma honra ter tido a breve oportunidade de colaborar no blogue da Centúria Leonina, possibilidade que, infelizmente, a disponibilidade não me permitiu aproveitar como gostaria. De qualquer forma é sp um marco. :)


    Quanto ao balanço à acção de JEB feita neste post, discordo da classificação dada. O ‘balanço não pode, para já, ser muito positivo’. Eu diria que, para já, o balanço só pode ser considerado como NADA positivo. Nem sequer é pouco, é nada! Aliás, basta continuar a ler os argumentos que apresentaram para constatar isso mesmo. O ‘nosso’ homem parece q vive enclausurado nas sua própria visão e não vê, não lê, não ouve, não sente, enfim, não vive tudo aquilo que se passa à sua volta: uma insatisfação crescente de sócios e adeptos que atinge, já por estes dias, proporções inauditas. Das duas uma: ou não sabe e não mede correctamente tal insatisfação (o q custa a acreditar) ou não quer saber o que o povo leonino sente (o que custa a aceitar).

    JEB faz finca-pé. Teima, incompreensivelmente, nas suas concepções (erróneas como o passado e presente demonstram à saciedade) e não muda NADA (lá está). Independentemente da conjuntura e/ou da deficiente(s) estrutura(s) que o SCP apresenta, nomeadamente na SAD. Passaram-se quase cinco meses é não há sinais de mudança. Melhor dito, o que mudou, ainda foi para pior (veja-se a qualidade e tb os resultados da equipa de futebol). Resumindo, JEB não AGE, não DECIDE, não LIDERA. Só o ouvimos a queixar-se e a atacar os sócios que, legitimamente, manifestam a sua insatisfação e lhe imploram aquilo que ele deveria fazer: AGIR, EXPLICAR, COMPREENDER-NOS… Parece que, neste momento, se disputa um diálogo de mudos em que de um lado da barricada se encontram os Órgãos Sociais e do outro lado muitos dos sócios adeptos insatisfeitos com o 'status quo'. E, dito isto, o SCP, assim, dificilmente ou nunca se pacificará!



    Cumprimentos aos restantes centuriões, e parabéns pelo post e pelo V/ trabalho. Seis anos válidos e de muito labor em prol do SCP!

    SL!

    ResponderEliminar
  4. Agradeço a colaboração prestada pela Centúria Leonina ao associar-se a esta iniciativa.

    O excelente texto que nos foi confiado revela acima de tudo, parece-me, um sentimento de desencanto pela actuação do nosso Presidente. Ora só nos desencantamos com quem nos suscita expectativas. E a eleição de JEB anunciava a possibilidade de a familia Sportinguista se unir em torno de um lider, face ao resultado expressivo e à declaração da lista vencida.

    Seriam justificadas expectativas tão elevadas pela eleição de um homem só? Estaria, estará, ele à altura do que dele se espera? Sendo cedo para balanços, julgo que o os nossos corpos sociais enfermam do mesmo mal que o Dep. de Futebol: tudo começa e acaba num homem só. Aliás, o Sporting hoje parece estar reduzido a 2 nomes: PB e Bettencourt. E o mais estranho é que continua a ser até o treinador quem fala mais alto e mais grosso, com acontecida na anterior administração. JEB preferiu nada mudar ao nível dos recursos humanos, seja no metodo.

    É hoje extremamente frustrante e penoso ouvir falar o nosso Presidente. A crise de resultados só veio acentuar a tibieza das intervenções aquando do sucedido na Academia, da aparente ausência de rumo na resolução dos problemas mais que diagnosticados (promoção interna e externa do clube, tesouraria, passivo, competência profissional duvidosa dos recursos humanos disponiveis em diversas areas, face aos resultados obtidos, etc).

    Justificar a ausência de medidas no futebol, aproveitando-se a oportunidade que esta crise prevista por muitos de nós nos concedeu com os "apoios no Tramagal e na Terceira, falta de cagança," etc, é de fazer dar volta no tumulo aos nossos fundadores.

    Não perceber o esgotamento, o fim da linha da liderança técnica de PB, espelhada em resultados e exbições bem inequívocas há mais de um ano para cá é quase trágico.E quando a equipa não consegue, com o futebol praticado, honrar as camisolas que veste, ouvimos dizer que muito já faz PB com os jogadores que tem à disposição.

    Não será antes o contrário? Carriço, Veloso, Pereirinha, Liedson, Vuk, Matias, Moutinho, etc, não fazem melhor porque não têm quem os oriente melhor?

    No entanto o que pensam de tudo isto a maior parte dos Sportinguistas?

    Posso estar enganado mas a maior parte de nós pensa como o Presidente. A maior parte de nós acha que é injusto demitir PB, porque ele é que nos defende, não porque é bom treinador, claro está. Tal como o Presidente, grande parte de nós acha que a culpa é de todos, que é o mesmo que dizer que não é de ninguém. Que é do orçamento, mesmo quando o pouco que se tem é mal gasto. Que é do plantel que é fraco, mesmo que não se perceba porque temos 14 jogadores a trabalhar nas selecções. Que é da relva, do PDC, da arbitragem, etc. Que é da estabilidade do plantel agora, mas que era precisamente essa circunstância que nos tornava mais fortes face aos concorrentes.

    Mais do que a falência do nosso futebol, circunstancial ou não, parecem-me cada vez mais evidentes a capitulação de uma ideia de clube forte, da ideia de grande potência desportiva nacional. Há sempre uma boa desculpa para não se fazer melhor. Aceitamos a nossa "terciarização" no ranking dos orçamentos face à concorrência dos velhos rivais, sem questionarmos as ruinosas gestões que lhes deram origem. O que sucede hoje no futebol é por vezes bem pior ao nível das modalidades, onde lutamos agora a pulso por recuperar o que demos de mão beijada.

    Posso estar enganado, mas o Sporting encontra-se hoje na posição que escolheu para si próprio. Não por os nossos adversários serem melhores ou mais bem geridos, mas por que nos demitimos do nosso papel ao aceitar como fado a falta de competência própria.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Este é um flyer A5 que pretende divulgar uma iniciativa de protesto para o próximo Domingo, aquendo do jogo com o Marítimo.


    "De costas voltadas" pretende, de uma forma civilizada, simbolizar a nossa insatisfação perante o estado a que chegou o nosso clube.


    Divulguem e distribuam o mais possível (clique na imagem e depois imprima), quantos mais aderirem mais força terá a nossa "voz".

    aqui:
    http://balakov10.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. De facto é mau de mais para ser verdade:

    http://bancadanova.blogspot.com/2009/10/mau-demais-para-ser-verdade.html

    ResponderEliminar
  7. JUNTA-TE AO PROTESTO! COMPARECE!

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. amanha todos juntos iremos ter mais força junta-te ao protesto http://www.estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)