quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Seis notas sobre o Leão*


1 - A PSIQUE

Parece-me óbvio, aqui chegados, que:

- Bettencourt e Bento estão convencidos que os jogadores do Sporting são piores do que os da concorrência

- para ambos, presidente e treinador, é claro que só um orçamento maior vai alterar este estado de coisas e aportar mais qualidade ao plantel

Sem elementos para determinar a influência desta visão - sucessivamente tornada pública - no estado de espírito dos futebolistas que João Moutinho capitaneia, suspeito, no entanto, que pode estar aí uma explicação - não a única, certamente - para a falta de confiança exibida no relvado semana após semana pela equipa e para o facto de, como diz José Eduardo Bettencourt, a bola queimar em determinados momentos.

É preciso perceber que toda a comunicação estratégica no Sporting, de há anos a esta parte, tem assentado em:

- não temos o dinheiro dos rivais.

- não temos a qualidade dos rivais.

Atentemos agora no FC Porto, que JEB tanto aprecia. Qual é o primeiro mérito atribuído a José Maria Pedroto na revolução que iniciou nas Antas? Justamente, vencer o complexo de inferioridade que derrotava os dragões rumo a Sul logo após atravessar a ponte sobre o Douro.

A minha primeira conclusão é então a seguinte: a política de comunicação do Sporting é um desastre, sobretudo considerando que o futebol é antes de mais gestão de emoções e expectativas. Destruiu a relação com um número importante de adeptos. Para defender o coiro a dirigentes e treinador, recorre-se sistematicamente ao argumento da pobreza, de bolsa e de plantel. Os resultados estão à vista.

2 - O GUITO

Tratada a vertente psicológica, vamos a contas. Longe de mim, que de gestão percebo zero, pretender discutir modelos de governância e planos de reestruturação financeira. Limito-me a expressar perplexidades. E uma delas é esta: como é que se atraem investidores para uma SAD em ruína que opera num negócio em ruína? Estou a falar da possibilidade de o Sporting ceder posição na estrutura de capital, ficando minoritário para facilitar a entrada de parceiros com grana, o que parece ser, afinal, o plano paralelo que avança, assembleia geral após assembleia geral, rumo à solução final. Como pode ver-se aqui uma luz, depois de ler esta semana as declarações de JEB: "Neste negócio, independentemente de vendas muito bem sucedidas, como é o caso do FC Porto, toda a gente tem perdido dinheiro (...) tem sido um negócio em que todos perdem (...) o negócio em si não liberta meios e na generalidade tem-se assistido à degradação de contas". 

Parece-me inevitável concluir que a divisão interna e o desgaste a que está sujeita a hierarquia dirigente leonina, prejudicando, por arrasto, o clube e o seu core-business, resulta, em parte, de uma evidência, de algo muito simples de compreender: sócios e adeptos não entendem por que razão ainda aguardam o milagre de gestão prometido há 14 anos pelo founding father José Roquette.

3 - A FORMAÇÃO

Um equívoco que se arrasta desde 1995 é o que diz respeito à formação. Continuo a crer que lugares-chave na administração do clube e da SAD são ocupados por pessoas que têm das escolas uma visão meramente monetária, acreditando que o lançamento de ex-juniores é um paliativo e nunca a cura. Não vou ao ponto de defender que um onze da formação pode vencer o campeonato nacional, mas tenho a certeza que a identidade conferida por uma aposta genuína nas camadas jovens é um valor inestimável e uma mais-valia a médio-prazo. Isto passa por convencer Figo ou Ronaldo a serem embaixadores oficiais; por não ignorar nomes como Hugo Viana ou Quaresma quando regressam a Portugal; por não fornecer aos rivais o mapa para qualidade a baixo custo, como sucedeu com Carlos Martins e Varela; por não ceder promessas como Diogo Viana só porque são extremos. Portanto, há muito potencial na formação que o Sporting não aproveita.

4 - O NOSSO FERGUSON

Vamos, então, a Paulo Bento. Está presente em ambos os lados do balanço. No activo, porque deu coesão e vitórias ao clube. No passivo, porque não evitou casos e conduziu a equipa a um beco exibicional, a um buraco negro que extermina criatividade e talento. Bento demonstrou méritos que têm de ser elogiados. E cometeu erros que devem ser apontados. Além de distinguir filhos de enteados, o maior deles é gerir por teimosia em oposição à crítica, seja ela dos jogadores, da imprensa ou dos adeptos. A casmurrice, em bom português. Acho inaceitável que se queime tudo à volta só para defender Bento, como JEB, e outros, têm feito. E é grave ver o presidente atribuir a Bento, nas entrevistas desta semana, o mérito da venda de Nani e dos 30 milhões de euros das idas à Champions (ignorando por completo os futebolistas que para tal contribuíram, num exercício de idolatria imediatamente replicado pelo incansável Mário Duarte n'O Jogo). To make a long story short:

- este plantel pode jogar muito mais do que aquilo que vem apresentando

- como colectivo, está a render menos do que a soma das partes (2+2 = 3)

- individualmente, quase todos os jogadores estão abaixo do que sabem fazer ou aparentam valer (os casos de Vukcevic e Matias Fernandez são gritantes)

- Paulo Bento, acredito, perdeu o tempo e o modo para inverter o rumo e tornou-se problema em vez de solução.

5 - O NOSSO KENYON

Claro que Bento não é o único culpado. Pedro Barbosa tem sido criticado e eu alinho no lançamento de pedras, sobretudo quando observo a desesperante incapacidade do Sporting para vender quem quer que seja. O que tem, então, a política desportiva verde-branca? Em síntese:

- incapacidade para valorizar jogadores e realizar mais-valias.

- gestão desastrosa do momento certo para vender..

- escasso aproveitamento do mercado português e aparente desconhecimento de mercados alternativos.

- má política de emprestados e dispensados.

- o caso Grimi.

6 - NO ENTANTO

Lembro-me de um Sporting x Lierse para a Champions, já na década de 90, com 5.000 pessoas em Alvalade. As jóias da coroa já não saem com 19 anos. O cemitério de treinadores é passado. As vitórias nas taças e supertaças, não sendo o objectivo supremo, são saborosas. As idas à Champions, salvo a tragédia de Munique, fizeram bem ao ego. Excepto Pedro Silva, Grimi e Tiuí, as últimas contratações, não sendo as ideais, são relativamente fáceis de perceber (eu teria comprado Caneira, Rochemback, Postiga, Derlei, Caicedo, Matias Fernandez, mesmo que o rendimento deles nem sempre tenha correspondido às expectativas). A estabilidade no plantel é real e pode ser benéfica. O futebol do Sporting está melhor, muito melhor, do que no fim da década de 80, quando FCP e SLB ganhavam em Alvalade com uma perna às costas.

Kovacevic 


*Texto da autoria de Kovacevic, editor do 442 para o "ANortedeAlvalade"  no âmbito da nossa iniciativa "Reflexão Leonina".

12 comentários:

  1. Também concordo que a politica de comunicação do SPORTING é um desastre..È um pormenor a rever pois desde o presidente aos jogadores todos falam negativamente e depois a marca SPORTING é mal vendida..Penso que deveríamos de copiar os exemplos das galinhas que apesarem de nada ganharem falam sempre positivamente..Reparem nas entrevistas de toda a estrutura das galinhas..Também sei que a imprensa vermelha é esperiente a colocar frases nas capas e nesse aspecto não temos hípoteses..Mas como diz o post basta mudar de discurso de derrotista para um de vitória..basta um bom psicologo..O JEB que valorize mais o nosso clube e deixe de elogiar as galinhas..

    ResponderEliminar
  2. Caro Kovacevic, muito obrigado por ter aceite o nosso convite para escrever no A Norte.

    Quanto ao seu artigo, diria que assinava por baixo mas não me recordo (era jovem) dos finais da década de 80.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Fantasma, na realidade devem ser 4 estrelas, 4 cometas e 2 satélites!

    Chega a hora do blog onde fiz os pecados originais... 1 comentário, 1ª discussão, 1º vicio. E vem logo com a chancela do Kova, vamos lá então ao debate se é que se pode chamar isso.

    1 - A PSIQUE

    Não concordo em absoluto com o teu óbvio, eu diria, que PB e JEB, estão covencidos que têm armas diferentes para lutar pelo mesmo que os seus rivais e que isso só será possivel de resolver (essa diferença) com maior investimento. Quem eu ouvi dizer horrores dos jogadores e dirigentes foi um paineleiro.

    Discordo de novo sobre a revolução do Zé Maria, não foi o complexo que mudou, foi o identificar um inimigo para unir adeptos (o Sul), e arrasar com todo o futebol a sul do Tejo e fazer crescer o junto a Douro e Minho. E ainda não terminou...

    "...a política de comunicação do Sporting é um desastre,..." talvez por razões diferentes mas concordo em absoluto, mais acho que isso nem sequer existe, "política de comunicação" nunca vi em Alvalade nada que dure mais de um mês neste capitulo.

    2 - O GUITO

    Está tudo dito, a pergunta feita no segundo paragrafo é respondida pelo primeiro.

    3 - A FORMAÇÃO

    Continua a faltar a tal "politica", a formação, ou melhor uma formação com a qualidade daquela a que o Sporting nos habituou pode ter multiplas funções, eventualmente até mais lucrativas do que o próximo Nani, pode ser uma arma de pressão, de arremesso, de interesse, de cultura, de orgulho... haja politica.

    4 - O NOSSO FERGUSON

    Vou passar à frente, o meu treinador já é o Jorge Gomes.

    5 - O NOSSO KENYON

    Pelas razões que já disse antes, de acordo, só não entendi esta "o caso Grimi", estás a falar de ser uma má compra? Ou dos copos?

    6 - NO ENTANTO

    Estamos realmente incomparavelmente melhor, não consigo identificar o clik que falta, talvez uma valente recessão para equiparar a concorrência, talvez uma geração de elite da Academia Sporting, talvez uma vitória europeia com um golo de calcanhar, talvez...

    ResponderEliminar
  4. caros Hugo Malcato e LMGM,

    obrigado pela honra do convite e parabéns a esta casa por discutir o clube com tanta liberdade.

    estou com falta de tempo para debate, mas não resisto a picar o caríssimo LMGM:

    algum comentário aos resultados da Champions desta semana?

    Nota que não defendo que um bom orçamento não é meio caminho andado para vencer, apenas digo que o futebol também é feito de excepções e só há dois caminhos para a excepção: sorte e ambição. O discurso do Sporting é tudo menos ambicioso. Não há uma pitada de sonho ou magia no futebol leonino. Assim não vamos lá.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com algumas partes do texto, não tanto as iniciais, mas concordo inteiramente com o ponto 6.

    No seu comentário retiro uma frase: "O discurso do Sporting é tudo menos ambicioso"...concordo inteiramente. Mas será que nós sócios e adeptos não temos o mesmo discurso???...porque lembro-me quando calhamos com a Fiorentina, ainda nem o primeiro jogo estava feito e muitos sócios já nos vaticinavam como um derrota na certa.
    Acho que nós, assim como a direcção, falamos muito em passivo para aqui, passivo para ali. Percebo que o discurso dos sócios, passa pela mensagem que nos é transmitida pela direcção, mas acho que tá na altura de mudarmos o discurso. É que nas ultimas conversas que tenho tido com amigos do Sporting, a conversa basea-se sempre no passivo, ao contrário das conversas que oiço entre os lamps, que apesar de ainda estarem mais enterrados que nós, só falam de futebol e deixam as contabilidades para o Orelhas, mesmo quando o futebol praticado é uma merda.

    Eu acredito, sinceramente, e se calhar por a côr do nosso clube significar esperança, que o campeonato ainda vai dar muitas voltas...

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  6. Kova,

    Excelent post e obrigado por participares. Muito boa também a provocação ao LMGM. Toma lá que já "levastes"!


    Dezperado,

    Muitas voltas? Não acredito, acho que vai manter as 2 de sempre, o que é uma pena porque na 1ª, já estamos com 10 pontos de atraso.

    Quanto ao discurso ser ambicioso, especialmente a parte da Fiorentina: tendo em conta o momento do SCP, não considero derrotista antecipar-se a eliminação com a Fiorentina. Se o SCP jogasse o que jogava nos primeiros 2 anos de PB, acreditaria piamente na eliminação da Fiorentina.
    Considero derrotista, antes do campeonato começar, e tendo elogiado tanto o "Milagreiro" por ter conseguido com menos meios acabar 4 xs à frente de um clube que investia muito mais, se ter jogado a toalha ao chão. É que até parece que não acredita que o PB pode levar o SCP até ao 2º lugar novamente.

    ResponderEliminar
  7. São visões que coincidem basicamente com a minha, aqui e ali com alguns pontos divergentes.

    Comento, mesmo que superficialmente, apenas o ponto 6:

    - Seria ainda mais desastroso que, 20 anos depois, não estivéssemos melhor. Não é um caso isolado, alguns não eram vivos (ou não se lembrarão exactamente), mas é o próprio país que está diferente, para melhor, mas na sua maior parte tendo desperdiçado uma oportunidade de ouro!

    Assim aconteceu também ao Sporting. Foi desperdiçada, por motivos que, inexplicavelmente, nem dirigentes nem a maioria dos associados quer aprofundar, uma grande oportunidade para o clube evoluír decididamente para um registo não apenas de modernidade aparente (com as infraestuturas e alguns processos, um dos quais a implementação da SAD), mas sobretudo de correcta gestão do património e de profissionalização REAL dos processos.

    Isso levaria inevitavelmente a uma muito maior capacidade competitiva e portanto a mais vitórias, geradoras de maior riqueza.

    Não é pelo facto de o Sporting, já no período em que nasci, não ser exactamente um "comilão" de títulos, que me reprimo de querer mais, muito mais, querer TUDO (sabendo de antemão que TUDO é complicado de obter).

    Não será certamente pelo facto de, iniciado nas bancadas de Alvalade aos 14, ter de esperar pelos meus 29 anos para festejar um título de campeão, que me retira o desejo e vontade de querer ver o meu clube como o grande vencedor de títulos em Portugal.

    EXIGÊNCIA é a palavra, que passa um pouco pelos anteriores comentários, varrendo de uma vez por todas a mentalidade em vigor que parece ter-se cristalizado no Sporting.

    "Está tudo bem, falta só um bocadinho, e quando não conseguimos a culpa é dos outros".

    ResponderEliminar
  8. Kova, que a excepção confirma a regra! A sorte e a ambição, podem ajudar a fazer um brilharete pontual mas o Barça continua o principal favorito a vencer a Champions e o Bayern a cair só lá pelos quartos de final.

    Tal como com este modelo de pré-eliminatórias Portugal só pontualmente terá duas equipas na Champions e quem jogar esses 4 jogos para vencer vai por em risco toda a temporada.

    Como nós já trabalhamos melhor não temos necessidade de investir tanto como outros, mas é aí que temos de crescer, o Zé Maria que bem recordas tinha uma óptima politica de contratações, os carregadores de piano são nacionais de fora só artistas.

    ResponderEliminar
  9. Kovacevic:
    Reitero o agradecimento dos que me antecederam e os que tive oportunidade de endereçar via e-mail.

    Como dizia ontem a propósito do post do JL, é mais fácil comentar um artigo com que discordo do que o contrário, uma vez que, como no caso do teu artigo, corro o risco de me repetir. Por falta de tempo vou comentar á medida do possível. Assim, vou "sublinhar" o que me parece mais importante:

    1 - A PSIQUE:
    É fácil de perceber que a inflexão do discurso de JEB, que da equipa de luxo passou para a equipa dos coitadinhos, abriu a porta a identico discurso por parte do treinador. Como não sou psicólogo não sei que impacto isso tem nos jogadores, sobretudo na hora de contornar as dificuldades, mas julgo que essa postura, associada à propalada "falta de maturidade" não devem ajudar muito a ter um espirito de grupo vencedor.

    Sem dúvida que o Zé do Boné percebeu isso e foi bem auxiliado. Vencer a ponte e o inimigo, tendo para isso inventado um moinho de vento " o sul", foi uma estratégia bem urdida e com sucesso. Não se vê nada que se lhe asemelhe em Alvalade, no que a estratégia diz respeito. Nem sequer se aproveitam as já famosas dissertações bentianas, quase sempre com razão, sobre a arbitragem, FPF e LIGA.

    ResponderEliminar
  10. JVL e Leão de Alvalade,

    os meus agradecimentos anteriores são naturalmente extensíveis aos restantes editores do blog, especialmente a quem me endereçou o convite.

    um abraço

    ResponderEliminar
  11. Kova:


    Estou mesmo sem tempo para comentar. De qlq maneira sp diria de uma forma obrigatoriamente sucinta o seguinte:

    Ponto 1 - Completamente de acordo.

    Ponto 2 - De gestão tb sou um zero... à esquerda. Ainda há quem afirme de pés juntos acreditar no 'projecto'... A verdade é que o'projecto' cada vez mais se transforma no 'milagre'. Eu mais que acreditar, vou sonhando com ele. Pode ser que... aconteça. Hope never dies...

    Ponto 3 - É verdade que apesar de ter tido sucesso, casos há de desaproveitamento da / na Formação leonina. Esta época temos mais um caso a comprová-lo: Hugo Viana desprezado...

    Ponto 4 - Já é sobejamente conhecida a minha opinião de PB. Resumindo, esgotou o tempo dele em Alvalade. O ciclo devia ter-se encerrado no pós Munique.

    Ponto 5 - Para mim está mais que confirmado: o unico gajo na estrutura SADista do SCP que percebia da poda era o Carlos Feitas. desde q saiu 'aquilo' só piorou.

    Ponto 6 - Discordo qt à qualidade do futebol nos finais dos anos oitenta, principios de noventa: viu-se futebol de qualidade em Alvalade durante esse período (coisa rara hoje em dia). E não considero que ganhar por um a zero e a jogar sp á defesa (gde maioria das vitórias do fcporto, p.e.) fosse "ganhar com uma perna às costas"...

    Caro Kova, não sei se adiantei gde coisa (não li os anteriores comentários), mas não ficava bem comigo próprio se não lhe agradecesse e endereçasse os parabéns pelo excelente post.

    Gde abraço.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)