terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Jogo Directo*


Acredito - ou estou mesmo completamente convicto - de que a emoção de cada momento retira lucidez às análises que se fazem sobre as situações. Quando se está bem, tudo é perfeito, quando não se está, tudo é péssimo. Normalmente a verdade está algures, entre estes dois sentimentos extremos.

Não me quero alongar muito, mas também não pretendo ser indelicado face ao convite feito e, por isso, deixo apenas 3 tópicos para reflexão sobre o actual momento do Sporting.

- Se o Sporting investe (ano após ano, não é isoladamente) menos do que o Porto e Benfica e se, como parece acontecer este ano, ambos os rivais estiverem bem orientados tecnicamente, que hipóteses terá o Sporting de chegar ao título interno?

- Na sequência da evidente (parece-me) resposta à pergunta anterior, não será urgente para o Sporting rever alguns pontos do seu modelo de gestão? Não estará, na situação actual, dependente da incompetência dos rivais para realisticamente poder aspirar ao sucesso?

- A contestação vai inevitavelmente entroncar na figura do treinador. Reconhecendo, como venho fazendo, aspectos que podem ser melhorados na qualidade do actual modelo, a questão que me parece mais pertinente fazer não é se o treinador deve sair. A penalização de um treinador, "tout court" nunca serve os interesses de um clube, apenas alivia o ego de alguns adeptos. O que importa questionar é se existe alguma solução que, com alguma certeza, represente uma mais valia consistente em relação ao técnico actual. Se a resposta for vazia ou mesmo dúbia (como acredito que seja no momento), o que de mais prejudicial pode haver para equipa é uma pressão externa para uma "revolução".



*Artigo escrito por Filipe V. de Sá, editor do Jogo Directo, cuja visita é obrigatória, e hoje em particular para os Sportinguistas, pelo post "Organização ofensiva, o pesadelo de Paulo Bento".

6 comentários:

  1. Ás de trunfo! Ter aqui um alinhavado do Filipe é excelente, para mim o blog que ele lidera é um luxo disponível para "bancadistas" profissionais poderem ter um contraditório do seu ego. São várias as vezes que lá vou apaziguar o meu espírito catastrofista e revolucionário. Simplesmente o melhor blog sobre futebol da blogosfera nacional.

    Vamos então aos pontos que ele deixa para reflexão.

    1º- O investimento. Tem obviamente piores condições para vencer, utilizando o teu "ano após ano, não é isoladamente", tem principalmente dificuldade de vencer regularmente sem um maior investimento. Um acaso, uma época excelente, o descobrir de um diamante que ninguém viu pode acontecer e resultar numa época de sucesso (vide Braga este ano), mas para se ser bi, tri ou tetra é preciso l'argent.

    2º Modelo de gestão. Se é verdade que o nível de investimento "tout-court" é menor do que o dos rivais, também é verdade que a mais valia de aproveitamento da formação é maior, ao Sporting não são contabilizados as apostas em Moutinho, Veloso, Carriço, André Marques, Pereirinha, Saleiro, Adrien, Patricio, D'jálo. Para mudar o modelo de gestão eu devo acreditar em dois pontos:

    a) Que o meu está errado e não é sustentável.
    b) Que o dos meus adversários está correcto e é sustentável.

    Eu não acredito em nenhum dos anteriores, aquilo que falta ao Sporting na minha opinião é fazer ainda melhor uso da pouca capacidade de investimento que tem (ou que quer ter), principalmente investindo mais no nosso campeonato, mesmo que seja na forma de empréstimos como fez com Pepe e João Paulo, desde que posteriormente não os desperdice.

    Será que não é viável aliciar alguns dos bons jogadores que por cá andam ou andaram? Porque é que se mudou esta politica e se passou a trabalhar com "tapa-buracos" estrangeiros que necessitam sempre de adaptações e tempo? Na minha opinião a inversão de destino do Sporting passa por se envolver mais e a todos os níveis (empresarial e pessoal) com o futebol nacional.

    3º A contestação revolucionaria. Se ainda mantenho a minha opinião de que só se deve trocar de treinador no final de cada época, isso tem muito que ver com aquilo que ouço todos os profissionais do futebol dizer "o treinador do Sporting tem feito um excelente trabalho" e de partilhar da tua opinião que só isso não altera nada em termos de mais-valias. Mas se sou desta opinião, também não sou surdo ao que ouço da bancada, já não se trata de uma contestação pontual a um ou outro ciclo de maus resultados, está em curso uma batalha de trincheiras em torno da figura (e não só do treinador) de Paulo Bento. O que fazer? Pelo meu lado que achei a 1ª Guerra Mundial perfeitamente bárbara, confiar no julgamento da Direcção recentemente eleita. Compreenderei a sua decisão seja ela qual for e aguardo a sua avaliação de resultados.

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente com o texto. E passando pelos pontos rapidamente, estou de acordo com o LMGM em relação ao ponto 1. E na minha opinião, antes de contratar A, B ou C, deveriamos sim, contratar um gajo que percebesse de mercado, mas que percebesse mesmo, e apesar de gostar muito do Barbosa como jogador, não lhe reconheço qualquer capacidade como director desportivo. Apostar mais no mercado nacional, apesar de achar que o mercado nacional é muito enganador. Porque há muito jogadores que se destacam nas equipas pequenas, por serem pequenas, e depois quando chegam às grandes, passam ao lado. e lembro-me do wender que foi considerado o melhor extremos na liga e no ano a seguir veio para o Sporting e foi um flop, assim como João Alves e mais alguns.

    2º Em relação ao modelo de gestão, acho que se não queremos passar a ser dos "que gastam mais que recebem e depois logo se vê", por muito que esteja farto de ouvir falar do nosso passivo e que nos asfixia, acabamos de aprovar mais um novo plano financeiro e espero que traga uma maior investimento no orçamento para o futebol.

    3º Em relação a este ponto deixo só aqui a uma frase excelente do texto: "A penalização de um treinador, "tout court" nunca serve os interesses de um clube, apenas alivia o ego de alguns adeptos."

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo.
    Infelizmente há para aí egos muito grandes.

    Norte Leonino

    ResponderEliminar
  4. Caro Miguel:
    Concordo plenamente: a emoção e o descernimento não se casam. Seja no futebol seja na vida em geral. Não posso terminar esta tirada de cariz filosófico sem afirmar que tão mau como as análises feitas sob a pressão do momento ou da emoção é a falta de análise, quer quando as coisas correm bem e o mundo parece perfeito quer quando vão no sentido oposto.

    1- Em teoria o Sporting partirá sempre atrás enquanto essa for a sua posição na hora de investir. Por isso a orientação técnica tem a importância que tem: é mais fácil encurtar distâncias por esta via,uma vez que é, em teoria, mais "fácil" conseguir melhor treinador do que plantel equivalente. Mas mesmo em relação ao plantel é possível, tendo uma retaguarda competente, com conhecimento de excepção, atenuar as diferenças criadas pela diferença dos orçamentos. Sendo uma grande limitação não é uma fatalidade. Os campeões não são sempre os mais ricos,mesmo que o sejam mais vezes.

    2- Pelo que, dito o que disse acima, o Sporting depende, antes de mais, da sua capacidade de contornar as dificuladades, isto é da eficácia e competência das suas estruturas.

    3- Concordo com a tua análise relativamente à questão do treinador em termos genéricos. Por PB, pelo que tem feito, pelo tempo que tem de clube, enfim, pelo clube, o melhor timming da decisão seria sempre o final da época. No caso concreto do actual treinador do Sporting como aqui tenho afirmado, e como o teu artigo de hoje o evidencia, a sua permanência no clube tem sido contraproducente, uma vez que os problemas que afligem a equipa, ao invés de serem minorados, são maiores de jogo para jogo. Estamos a falar de um treinador que está há 4 anos no clube, com os mesmos jogadores. É admissível a equipa encontrar-se no ponto em que está? É expectável que PB consiga mudar? Sinceramente não creio. Da parte que me toca aliviar-me-à o ego ver a minha equipa jogar futebol,confesso. Mas não duvido que seria melhor que PB fosse o autor da mudança. EU não acredito e confesso que me parece que os jogadores também não.

    Obrigado pela tua excelente contribuição para esta nossa reflexão.

    ResponderEliminar
  5. Norte Leonino:
    Eu acho que há também muita falta de auto-estima, quando se julga que o actual estado não pode melhorar.

    ResponderEliminar
  6. LDA,
    VC sabe qual é minha opinião. Penso que não é com a saida do treinador neste momento que se resolve o problema. quanto ao resto basta que releia o que escrevi http://www.solardonorte.blogspot.com/
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)