quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Um murro na mesa

Considero que fui dos poucos (cerca de mil) que deu um murro na altura certa… Meti um dia de férias, fiz quase 500 Km para o dar (ida e volta) … Ao chegar às imediações do Estádio José de Alvalade deparei-me com um membro da lista de PPC e, apesar de não o conhecer pessoalmente, aproveitei para o interpelar. Respondeu-me, ainda meio atónito meio desiludido, que as sondagens à boca de urna (jornal Rascord) apontavam para, segundo as suas próprias palavras, ‘um resultado ainda pior que o Abrantes Mendes conseguiu contra Filipe Soares Franco’!…

Obviamente, lá fui na mesma à mesa (de voto) para espetar com o tal murro … Confirmou-se, mais tarde, que efectivamente tinha saído ‘muita fraquinho’… Os murros dados ao longo desse dia, todos juntos, foram pouco mais que imperceptíveis. Quando assim acontece a margem de manobra de quem perde é francamente desoladora.

Apesar disso, obriguei-me a acreditar que com JEB, se poderia alterar alguma coisa, por ínfima que fosse. Aguardei que tal mudança pudesse trazer melhorias. Só que, passado pouco tempo, comecei a suspeitar da capacidade do novel presidente… A resolução dos casos que teimavam em aparecer, cedo o indiciaram … O caso das ‘pedradas’ foi o primeiro (uma oportunidade de unificação excelente, incrivelmente desperdiçada), outros lhe sucederiam: ‘Ricardo Peres vs Duarte ‘chifrudo’ Gomes' ‘contradições e decisões incompreensíveis na definição do plantel’, ‘chegada ao aeroporto’, ‘vassalagem ao papa’ e ‘afronta do Vitinho Pereira’, estes últimos dois casos numa semana de importância crucial, confirmavam o pouco acerto… Os recentes casos dos ‘sócios silenciosos e invisíveis’, e a recorrente preocupação com o que a vizinhança saloia faz ou deixa de fazer, que para além de estéril só nos diminui. Será que JEB não tem com o que se preocupar dentro da casa que dirige? Tiros nos pés a um ritmo verdadeiramente alucinante. Por fim, esta ultima charada da convocação de uma AG com um bombástico 2.º ponto na ordem de trabalhos e cujo local já foi alterado, não se perspectivando se o actual ou mesma a data determinada serão realmente definitivos. Mais uma rábula que ‘cheira’ à usual prática manhosa e truculenta que se vem consumando no SCP de há longos anos a esta parte…

Claro que não se sabe como seria com PPC mas creio que pior seria impossível... Durante a campanha PPC e a sua Lista cometeram erros… A escolha do treinador alternativo a Bento foi, na minha opinião, um deles. Demonstraram-se demasiado ambiciosos e apresentaram muitas promessas, muitas delas válidas mas que, dificilmente, seriam concretizáveis em apenas uma ‘legislatura’. Foi o suficiente para que a contra-informação e campanha negra perpretadas pela comunicação social funcionassem. Mas a nula credibilidade que os media desportivos me merecem, a demonstação de coesão, organização, garra e determinação em cortar com as práticas sombrias do passado, conjugado com a persistente nega de JEB em debater o Sporting durante a campanha eleitoral, todas as circunstancias que o levaram a avançar para a liderança quase no soar do gongo, mais a minha descrença na sua equipa (as mesmas caras que se perpetuam no poder ad eternum), fizeram-me optar pela Lista A. É conveniente recordar, que algumas das propostas e ideias então identificadas no Programa da lista de PPC foram, posteriormente, aproveitadas como porta-estandarte na acção de JEB… Aquelas que ainda vão recolhendo alguns elogios. Talvez porque Programa próprio foi assim uma espécie de um ligeiro e vago manifesto feito à pressão. Por fim, diga-se em abono da verdade, que JEB conseguiu tamanha votação porque, oportunisticamente, se colou a Bento o qual, todos sabíamos constituir um grande trunfo eleitoral, dada a ampla popularidade que, naquela altura, ainda gozava entre a maioria das franjas dos associados leoninos. Erro crasso que ainda agora estamos a pagar.

Concluindo, não sei se faz sentido, hoje em dia, tentar ressuscitar PPC ou aguardar por uma posição da chamada ‘oposição’… Novo murro terá que ser dado por nós todos (sócios e adeptos ferrenhos e descontentes) e convém que, desta feita, se faça verdadeiramente sentir. Resta continuar a estrebuchar e ver se se força JEB a dar a importância e a atenção (ao invés de apoucar), a quem se preocupa com o rumo que o clube leva. E, já agora, a aplicar melhor o seu tempo e o nosso precioso dinheirinho…

18 comentários:

  1. Caro Virgilio,

    para os que ainda duvidam, estou certo que depois dos desenvolvimentos de hoje, ainda terá a resposta à duvida aceitável:

    'Claro que não se sabe como seria com PPC mas creio que pior seria impossível... '

    Eu apoiei JEB, e cada vez me sinto mais desiludido. :(

    RDS

    http://sportingseculoxxi.blogspot.com

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Virgilio,

    para os que ainda duvidam, estou certo que depois dos desenvolvimentos de hoje, ainda terá a resposta à duvida aceitável:

    'Claro que não se sabe como seria com PPC mas creio que pior seria impossível... '

    Eu apoiei JEB, e cada vez me sinto mais desiludido. :(

    RDS

    http://sportingseculoxxi.blogspot.com

    SL

    ResponderEliminar
  3. Das duas uma, ou isto muda e muda a sério ou então fazemos como o JEB pede, estejamos calados! Porque se não é para mexer, como ele pretende, então fiquemos em silêncio e "tentemos" dar calma e serenidade aos jogadores e treinador, se é isso que vai resolver alguma coisa...!
    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Virgílio,

    A incompetência de um candidato (e se o começo de mandato não tem parecido auspicioso, a verdade é que ainda só passaram 4 meses, o que me parece pouco para uma avaliação acurada) não é sinónimo de competência dos opositores. Não é por JEB ser bom ou mau que PPC seria exactamente o oposto. Concedo que caras novas devolveriam nova ilusão. Mas a competência, ou a falta dela, acabaria por sentenciar o veredicto. Continuo a acreditar (sou um tipo optimista, reconheço) que JEB tem qualidades para levar a carta a Garcia. Leiam-se as declarações proferidas hoje por Dias da Cunha - opositor de Franco - mostrando total confiança num homem com quem trabalhou durante 3 anos. Um homem que largou um posto de destaque e um salário principesco para servir o Sporting mum momento nada cómodo. Aguardemos.

    Abraço Leonino!

    ResponderEliminar
  5. Meu caro fantasma do óculo,
    Realmente ainda bem que diz que JEB serve o Sporting, porque se não fosse para servir não sei o que seria...
    Ainda bem que votei PPC, pois já abri os olhos à algum tempo. Não são, nem podem continuar a ser a solução e a governação do nosso (ainda) Sporting, os mesmos que criaram estes problemas todos pelos quais lutamos hoje. Mesmo assim, acho que JEB está a conseguir algo que eu pensava que era impossivel, ser pior que os seus antecessores recentes. Senao vejamos: prometeu acabar com a conversa do coitadinho, faz esse papel todos os dias, ao desculpar-se com orçamentos, arbitragens, impressa (tudo vale para meter palas noss olhos dos socios); prometeu mais investimento, não só não aumentou como foi 0, alias ainda ficamos a ganhar com o dinheiro do Ronaldo; prometeu reforços que entusiasmassem e vendessem camisolas, por amor da santa, angulos, caicedos, safa-se o matias, mas não é aquele reforço que faça os socios irem buscá-lo ao aeroporto.
    Ah, já me esquecia, até agora apenas tem cumprido com a mais estupida e inacreditavel das promessas - PB forever. Eu pergunto, como é possivel um candidato que se apresenta desta forma ganhar uma eleição com 90%??? Isto só mesmo no Sporting. Pior que tudo é que se calhar é mesmo forever, porque já não o que é preciso para haver uma remodelação na estretura do futebol, será o Sporting descer de divisaõ ou ser goleado pelos lampioes? Paulo Bento, Pedro Barbosa e Miguel Ribeiro Teles não podem continuar no Sporting, já deram demonstrações a mais da sua incopetencia.
    Por último espero que os sócios do Sporting não entreguem mais um cheque em branco a estes individuos que delapidaram o nosso património e que mesmo assim aumentaram o passivo (não façam uma auditoria externa e independete que não é preciso!!!).
    Assim, vamos dizer NÃO na AG do dia 13.

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  6. Virgilio:
    Se tivesse votado não teria votado JEB, como sabes. Mas votar a uma sexta não é só para quem quer é também para quem pode, como também sabes, porque sabes o que te custou.

    Como bem sabes também estes primeiros meses de governação JEB têm sido frustrantes, embora deva admitir que a desilusão advém do facto de ter sido ingénuo: se não mudaram as pessoas, e não mudaram os procedimentos os resultados poderiam ser diferentes?

    Apesar de tudo continuo a pensar que terá que ser com os que estão lá que temos que andar frente, uma vez que foram esses que foram mandatados pelos sócios. Exigir-lhes outra actuação e postura julgo que é o que nos cabe por agora, e é isso que deste microscópico megafone - a antitese fica bem - tento fazer.

    ResponderEliminar
  7. tiago_scp1906:
    É costume por estas bandas dar as boas vindas a quem se estreia a comentar. Já começamos a perder a conta, especialmente quando são visitantes menos frequentes. Se já demos a repetição também não dói. Se é mesmo a 1ª vez esperemos que se repita muitas vezes.
    SL

    ResponderEliminar
  8. Caro tiago_scp1906,

    Não pretendo ser defensor de JEB nem opositor de PPC. Quando referi que o 1º largou uma posição cómoda para servir o Sporting é porque acredito que veio com intenção de o fazer. Se o conseguirá ou não, é outra conversa. Como também escrevi, o início não tem sido auspicioso, mas não consigo, para já, emitir uma opinião sobre as suas reais capacidades. Pode ser que o problema seja meu. Pode ser que tenha de mudar a lente.

    ResponderEliminar
  9. Cada vez me orgulho mais de ter feito parte dos 10%. Não serviu de grande coisa, mas pelo menos agora não me sinto tão responsável pela miséria franciscana em que o Sporting se afunda dia após dia.

    E não me sentir responsável não quer dizer que não doa. E muito.

    ResponderEliminar
  10. Amigo FdO:

    No campo politico (relativo ao SCP) temos visões diferentes. Isso nc impediu que nos considerassemos reciprocamente como grandes sportinguistas. Tenho de ti essa certeza.


    Recordo o teu posicionamente relativamente ao PB... Foste até ao limite do apoio. Mais do que isso não conseguiste e vejo que finalmente mudaste a tua opinião. A partir de um determinado momento um apoio incondicional sem qlq base de sustentação minimanente razoável, passa a ser insano...

    Realmente só passaram quatro meses, mas foram quatro meses mesmo MAUS... E digo-te com sinceridade que esperava mt, mas mt mais de JEB. Tem sido uma autentica calamidade e nem quero imaginar que seja este o nível dos próximos quatro anos... É que garanto-te que mudavas a tua opinião muito mais rapidamente do que o que fizeste com paulo Bento:

    Gde abraço, caro amigo! É sp um prazer!

    ResponderEliminar
  11. Nastase:
    Percebo bem o que dizes. Sentimos o mesmo que os gajos do Titanic: não mandamos o barco contra o iceberg mas vamos ao fundo na mesma. :)

    ResponderEliminar
  12. Grande post Virgílio.

    Se tivesse podido votar, teria optado pela mesma lista que tu. Porque acho que chegou a altura de retirar do SCP, quem nos dirige há muitos anos e mal. Seria um voto essencialmente de protesto mas seria a maneira que teria, de mostrar que não queria mais do mesmo.

    E mais do mesmo é tudo o que caracteriza o SCP actualmente: o passivo enorme, o desnorte completo no que ao futebol diz respeito, etc etc.

    Confesso que da continuidade, o único em que votaria, seria JEB. E por isso, também eu me sinto defraudado. Porque acreditava que JEB poderia trazer a ruptura necessária. Como se viu, nada fez nesse sentido. Nem nesse nem noutro.

    Não é com apresentações de sócios semanais, não é sentar-se ao lado de PdC ou fazer as pazes com o Nacional que os problemas do SCP se resolvem.

    JEB tem sido um flop. 4 meses é pouco tempo? Não acho, atendendo a tudo o que já aconteceu. O episódio das pedradas é elucidativo. Acreditava eu que iríamos ter um presidente que defendesse intransigentemente, os interesses do Clube, para logo na 1ª oportunidade, verificar que afinal, era farinha do mesmo saco.
    Até mesmo a questão do pavilhão não teria sido abordada, não fosse o Ser Sporting a ter no programa.

    A apatia e letargia que se viviam no SCP, continuam. Infelizmente, muitos ainda querem este caminho.

    ResponderEliminar
  13. JVL: Eu acho que é mais um post grande... E tive que cortar coisas, mas bom, o que é q se ha-de fazer, é assim o estilo cá do moço: produzir post´s tipo lençol... ;)


    Relativamente à questão do Pavilhão tb tenho a msm percepção q tu... De ser tão flagrante JEB não o pode deixar cair. Ainda bem. Vamos ver como e qd se concretiza.

    Outra situação que melhorou e q de certa forma está conectado com a construção do novo pavilhão, foi a visão de JEB sobre as Modalidades. Como seguidores que somos do ecletismo e do de andebol em particular, devemos reconhecer-lhe isso. Do resto tudo mt fraquinho...


    LdA: Corroboro a tua opinião. Teremos que contar com os que lá estão. Só espero que, como tú, o desempenho se altere. Para muito melhor, claro... A bem do Sporting! É isso que tds desejamos.


    Abraços!

    ResponderEliminar
  14. Com o nosso PMAG é só rir. Ou não. E para quê nova referência ao slb?!?!

    "Lamento que conselheiros tenham proferido declarações além de mim, a quem compete unicamente fazê-lo. Há uma norma que diz que não se podem tecer comentários cá fora. Isso é falar de mais!"

    As nossas AG não acabam ao tiro!

    ResponderEliminar
  15. Com tanta referência ao vizinho eu diria mesmo:

    Isto só lá vai á pedrada!!

    ResponderEliminar
  16. POR UMA REVOLUÇÃO NO FUTEBOL EM PORTUGAL:
    http://www.ipetitions.com/petition/revolucaofutebolportugal/

    ResponderEliminar
  17. Caro Virgílio,

    O prazer é recíproco. E é da discussão que nasce a razão. O mal é quando se envereda pela gritaria. Essa é mãe da intolerância, da surdez e do extremar de posições.

    Abraço Leonino!

    ResponderEliminar
  18. Um abraço, amigo Virgilio! O meu tempo tem andado curtíssimo, mas sempre que posso dou um pulo a Norte, mesmo que atrasado, porque vale a pena!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)