Fala-se muito nas qualidades que se reconhecem a PB como razão para a sua manutenção. Mas essas não são afinal as que deveriam ser a de todos os funcionários do Sporting? É PB o único treinador de carácter? Ou fala-se das suas qualidades humanas porque já pouco há a dizer do proveito que se tira do seu comando técnico?
Suponhamos então que PB até já tinha sido campeão. Isso faria dele o nosso treinador vitalício? Assim parece, pelo menos a avaliar pelo que se ouve de muitos Sportinguistas. Nesse cenário seria até bem capaz de chegar a presidente, se quisesse. Tudo isto aconteceria porque, para o bem e para o mal, a imagem de liderança no Sporting é carregada por ele, por omissão ou demissão de todas as outras partes. Com tudo isto, PB acaba por ser dos que mais perde, por ter de fazer vários lugares ao mesmo tempo. É por isso, parece-me, que a saída de PB é vista como um drama por muitos sectores.
Não podemos e não devemos relativizar ou exponenciar a importância de PB. É apenas o treinador do Sporting e é como tal que deve ser avaliado. Não estão em causa as suas qualidades humanas, nem sequer, neste momento, as suas capacidades técnicas. Não se trata de absolver ou condenar o técnico ou o cidadão. Perante o cenário que hoje se apresenta, a pergunta que deve ser feita é se ele continua a reunir condições, nas suas circunstâncias, de permanecer como técnico principal. Isto é, os interesses do Sporting ficam melhor defendidos com a sua permanência ou com uma nova liderança?
Pelos resultados e sobretudo pelas exibições, não creio. E estes não são de agora, parecem ter vindo para ficar. Este mau futebol está a comer por fora o Sporting como a ferrugem. Deixar passar mais tempo é deixar entranhar o mal. Que custos tem a indigência exibicional que tem caracterizado o Sporting, como perspectiva de carreira para os jogadores que forma, como desvalorização de activos, como desmobilizadora de adeptos? Quando devíamos estar a discutir a viabilização económico-financeira, talvez um novo modelo, o futebol arrasta-nos para o fundo como uma âncora. No fundo, quanto nos custa o PB ser um "bom homem"?
Provavelmente, na actual conjuntura, nada mudará. Jogam-se todas as fichas nas 2 semanas de paragem, no esquecimento, no regresso milagroso às vitórias ou nas escorregadelas alheias. É uma pena, porque voltaremos à casa de partida, mais uma vez. Mas sou até capaz de perceber: atrás de quem se poderão esconder todas as outras deficiências da estrutura leonina, caso PB não esteja? Afinal, manter PB pode ser também uma boa manobra de diversão. Robert Musil, autor do livro “O Homem sem qualidades” dizia que era mais difícil escrever um livro que governar um império. Morreu em 1942 e nunca deve ter conhecido um clube chamado Sporting Clube de Portugal, que daí a 2 épocas começaria a escrever das páginas mais gloriosas do seu império desportivo.
LdA,
ResponderEliminarÉ isso que realmente temos: a defesa do PB feita com base nas suas qualidades humanas e não na sua capacidade como técnico. Algo que foi discutido aqui e no SL entre mim e a ana.
Quanto a isto:
"Quando devíamos estar a discutir a viabilização económico-financeira, talvez um novo modelo"
É uma pena que tenhamos que discuti-la. Mais nenhum adepto dos 3 grandes o faz. Somos realmente diferentes...
"É uma pena que tenhamos que discuti-la. Mais nenhum adepto dos 3 grandes o faz. Somos realmente diferentes..."
ResponderEliminarA discussão tem de ser feita uma vez que há decisões que têm que ser tomadas em AG. O facto de os outros não a fazerem tem a ver com as lideranças e os liderados nesses 2 clubes: num não há questões a colocar porque se ganha, no outro nada querem saber porque se está a fazer para ganhar a qualquer custo.
Será que Paulo Bento não percebe que pode estar a empenhar a sua própria carreira?
ResponderEliminarUma saída a tempo e horas pode ser muito melhor que uma saída pela porta dos fundos...não só para ele como para o Sporting. Sobretudo para o Sporting!!!
LdA,
ResponderEliminarEu não condeno a discussão, acho que é importante. O que quis dizer, e possivelmente não terei sido explícito o suficiente, é que em mais nenhum clube português, a discussão económica é tão debatida pelos seus adeptos e sócios, como no caso do SCP.
Aí concordo contigo. Mas vamos falar de quê, das grandes exibições mobilizadoras ou dos fundos do vizinho?
ResponderEliminarSe me permitem colocar aqui um comentário que acabei de lançar no Cacifo...
ResponderEliminarO problema aqui é que vai tudo ficar na mesma. Infelizmente. Toda a gente vai calar-se, o PB, Bettencourt e Cia vão ficar caladinhos durante 15 dias (ainda por cima com jogos importantes da selecção pelo meio e consequente desviar de atenções) e, no fim de contas, ficará tudo na mesma.
Do “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória” acho que vamos passar para o “Não mexas que dá muito trabalho”
Acrescento mais: esperar, candidamente e cada vez que abro a página on-line de um desportivo, por ler "Paulo Bento demitido/demite-se" é... deprimente.
ResponderEliminarArtigo sobre Mário Jardel...passem e comentem:
ResponderEliminarhttp://tm-toquemagico.blogspot.com/2009/10/quando-o-talento-nao-chega.html
E agora sai um comentário extremamente musical…
ResponderEliminarGaranto que eu até sou um gajo porreiro, honesto, frontal, etc, etc, etc… Ah, e defendo com unhas e dentes o bom-nome da minha - permitam-me a utilização de um termo assim para o elitista -, ‘instituição patronal’.
Mas, se eu apresentasse um trabalho - permitam-me agora a utilização de um termo assim para o popularucho-, ‘merdoso’, que sistemática e continuadamente ao longo de largos meses (no caso em apreciação já se contam anos...) deixasse os 'clientes' da minha firma decepcionados... ou insatisfeitos... ou até mesmo possessos... Se com isso, provocasse uma onda de abandono de clientela sempre fiel e, em consequência, uma desmotivação nos meus restantes colegas e subordinados, até porque o meu fraco desempenho contribui, decisivamente, nos resultados negativos da empresa, o que é o meu novo 'Boss', que até entrou com a promessa de alterar este estado de coisas, faria? Continuaria a deixar alastrar o mal, paciente e indefinidamente? Ou não seria que…
♪ Eu bem sei… ♪ porque ficaria em casa... ♫
Abraço, LdA.
LdA,
ResponderEliminarnao nos vencerao pela exaustao.
um abraço desde Buenos Aires (a todos os leitores do A Norte de Alvalade)
PLF:
ResponderEliminarSeguramente que não! Bons tangos, porque aqui, ao que parece, é a tanga que impera...