sábado, 31 de outubro de 2009

Sportinguização não!


De quem fala o Presidente quando diz que não despede a equipa técnica para “agradar a terceiros”? Quem são os adeptos que Moniz Pereira julga ser dispensáveis, identificando “alguns” como “os principais adversários do Sporting”? Quem são os terroristas? Quem é a minoria ruidosa?

São vergonhosas as declarações de Moniz Pereira. O prestigio que goza na familia Sportinguista, de quem é uma espécie de deão, também o obriga a ele e não apenas aqueles que o veneram. O que é deve-o a ele, mas também a muitos que o precederam e a quem com ele trabalhou. Se o Sporting não seria o mesmo sem ele o contrário também é verdade e há que dizê-lo sem medo. E o Sporting sem adeptos seria um mero espectro.

Mas não são menos as declarações do Presidente. A procura do Sportinguista puro nos que com ele abanam a cabeça, sendo os bastardos os "protestantes", é um erro estratégico por parte de quem foi eleito por uma maioria tão expressiva. Mas acima de tudo é um alijar de responsabilidades da sua própria administração. Sem a sua inacção, sem a cobertura que dá à incompetência, a aprovação de JEB seria praticamente unânime em Alvalade.

Claro que todos percebem que os destinatários das eloquentes tiradas são os adeptos que não se conformam com a indigente equipa principal de futebol. Equipa essa cuja estrutura está junta há cerca de 4 anos, mas que a cada início de época parece começar do zero, como se fosse um grupo de excursionistas unidos pela vontade de dar uns pontapés na bola.

Este rosnar e mostrar de dentes para dentro é uma das imagens de marca do status quo do Edifício Visconde de Alvalade, secundados por muitos de nós, que preconizam até medidas drásticas. .Não me consigo esquecer dos agentes da PSP, o ano passado, andarem de cacete em punho atrás de quem demonstrava indignação pelo sucedido em Munique, com os corpos sociais a ignorarem a gravidade do acto cometido bem dentro da nossa casa. Esta agressividade contrasta de forma gritante com a passividade e a bonomia com que os nossos verdadeiros inimigos – repito inimigos, não adversários – encontram nos nossos dirigentes. Compare-se as declarações de hoje com estas, por ocasião do sucedido na Academia, por altura do jogo de júniores.

Os “terceiros” e os “adversários” a que se referem acrimoniosamente os dirigentes citados são adeptos descontentes. Se a actual direcção tem a legitimidade democrática para governar, os sócios e adeptos não estão limitados na sua legitimidade ao protestarem contra a falta de acções concretas de quem os dirige, desde que esse protesto se faça dentro dos limites óbvios. Esse protesto acontece precisamente porque se percebe que nada de concreto, mais uma vez, será feito.

Surpreendente seria se não houvesse indignação e protestos perante o futebol do clube é hoje. Mesmo admitindo que o messianismo que se vive por hoje no clube em torno de JEB leve muitos de nós a pensar que numa linda manhã de nevoeiro a equipa voltará – será melhor "começará"?... - jogar futebol, há limites que até os adeptos mais supliciados e zurzidos não conseguem superar. Mesmo que grande parte de nós aceite como inevitável que os "terceiros" a que se refere o Presidente sejamos todos nós,optimisticamente, no final do campeonato.

Este é um sinal de esperança para mim. Enquanto houver Sportinguistas que acreditem que não é uma fatalidade ficar atrás dos rivais, mas sim o resultado de uma incompetência incapacitante que se instala no clube como uma doença crónica, eu acredito que estamos a tempo de cumprir o nosso destino. Que “Sportinguização” não se torne no epíteto terrível para designar os clubes que não conseguem ganhar, à semelhança do que hoje se usa com belenensização.

19 comentários:

  1. LdA,

    percebo em que a ideia de uma eugenia sportinguista serviria a estes "dirigentes", acho que (ainda a maioria d)os sportinguistas não percebem o que lhes estão a roubar.

    Também acho que não serve os interesses de um Sporting maior e mais pujante, mas isso é tautológico quando a ideia é reduzi-lo aos fiéis.

    Acho também que, a cada dia que passa, melhor se percebe porque mandam Pedro Barbosa e PB no clube. Porque quem é suposto neles mandar - quem tem um mandato dos associados para o fazer - é simplesmente imbecil.

    O Sporting vive de cabeça enfiada na areia.

    E acho que era altura daqueles que apoiaram esta candidatura, este rumo, que finalmente percebem o mal que se está a fazer ao clube, que também ponham a cabeça na areia de vergonha.

    Este nunca me enganou.

    ResponderEliminar
  2. Coitadinha da virgem ofendida.
    Anda todos os santos dias a dizer mal de tudo e de todos e agora fica muito ofendido por alguns dos visados responderem à letra.
    Ide, ide à manifestação.

    O anti-anti

    ResponderEliminar
  3. É difícil escolher por onde começar e talvez seja por isso que JEB é incapaz de tomar qualquer tipo de decisão - pelo menos corajosa - dentro do nosso clube, pois como ele bem diz, sabe o que está mal do Sporting. Pois se sabe que o faça...

    Costuma-se dizer que quem não deve não teme e portanto não consigo descortinar por que razão é que as vozes discordantes - ainda por mais em suposta minoria - tanto incomodam e subitamente se tornaram numa espécie de "alvo a abater".

    A busca dos "Arianos" leoninos são a solução para o que está errado no Sporting? Cada vez mais me parece que o texto que escrevi há uns tempos comparando o Sporting a uma religião faz todo o sentido...

    Quanto a Moniz Pereira, merece todo o respeito pelo que alcançou ao serviço do Sporting mas devia mostrar também respeito para aqueles que o consideram uma lenda-viva do nosso clube.

    Mas infelizmente, parece que estes serão apenas mais dois episódios de uma história que aida está para durar. No final ver-se-á quem são os maus da fita e esperemos que o Sporting viva "feliz para sempre".

    SL

    ResponderEliminar
  4. JEB vem falar em terrorismo e até nos blogs imagine-se uma clube com a dimensão do SCP está preocupado com os blogs!!!! Meu Deus que queda! O que eu sei é q a este ritmo o SCP vai definhar-se como aconteceu com clubes com imenso títulos (inclusive europeus), veja-se o borussia monchengladbach, o saint-etienne, Nottingham forest, outros...com muitos adeptos muitos títulos e que vivem nas segundas divisões e tal. Impossível? O qe nos vale é que a concorrência em Portugal só vem de dois clubes, mas por acaso já pararam para pensar que nos últimos 30 anos só ganhamos 3 campeonatos? Que a nossa equipa tem jogadores que nem na Divisão de Honra eram titulares? Que o nosso treinador chegou ao nosso clube sem currículo e assim continua, ah..tem duas taças ( o João Rachão tem uma e treina na III)...que temos me média este ano 10000 espectadores por jogo? Que os jogadores saem do nosso clube e não querem voltar? O que é isto? Delírios meus? O que se passa é que daqui a uns anos vamos ser muitos por esses bancos de jardim a falar do que o SCP foi...no séc.XX, pois neste, nada se prevê de bom!

    ResponderEliminar
  5. Ao ler estas últimas declarações de Jeb, fiquei ainda mais revoltado! Chega de uma vez por todas de ouvir alarvidades gigantescas. Ataques terroristas? Vá gozar com outro! Espero bem que amanha todos tenham coragem para protestar a partir das 18h! http://www.estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Às 18 lá estarei,não era para ir ao jogo,pois já estou farto de espetaculos deprimentes,mas quero mostrar a esse senhor quem é o terrorista.Critiquem,chamem-me nomes,façam o que quizerem,mas aqueles que me querem de lá para fora,tal como o moniz Pereira que corram comigo de lá,pois o Sporting não é só de alguns,como estes condes que lá estão queriam,é de todos os que sofrem por este e o amam.

    ResponderEliminar
  7. Vou seguir o conselho de JEB.
    A partir de hoje as minhas recriminações vão recair nele e apenas nele, como responsável máximo do que se passa no clube.
    Pode ser que assim não venham "Mários Moniz Pereiras" chamar-nos nomes feios que nós nem de perto nem de longe alguma vez lhe chamaríamos apesar de... eles conviverem permanentemente com certos compadrios menos leais que aqueles que cá por fora procuram sanear o clube.

    ResponderEliminar
  8. O Hugo Viana acaba de marcar um grande golo ao slb. Mas, apesar de jogador da casa, não servia os nossos interesses, certamente.

    ResponderEliminar
  9. Francisco Castro e Sousa31 de outubro de 2009 às 21:39

    Este Hugo Viana também me saiu cá um terrorista!! Bolas só para destabilizar....

    ResponderEliminar
  10. E, independentemente do resultado, tenho pena de ver um treinador em 4 meses, com menos dinheiro, por uma equipa jogar (como nem o Jesus conseguiu) e a nossa em 4 anos sempre aos soluços.

    ResponderEliminar
  11. Francisco Castro e Sousa31 de outubro de 2009 às 21:47

    Aos soluços... já estás a ser simpatico. ;)

    ResponderEliminar
  12. Não sou terrorista quando falo do Sporting...

    ResponderEliminar
  13. Francisco Castro e Sousa31 de outubro de 2009 às 21:54

    Se ser terrorista é desejar ardentemente que esta gente saia do meu Clube quanto antes... então assumo-me como taliban!!

    ResponderEliminar
  14. É o mesmo Hugo Viana que para muitos durante a pré época não servia para o SCP !!!

    SL,

    ResponderEliminar
  15. "Essa Gente" como diz foi eleita para dirigir os destinos do SCP para os proximos 4 anos (para o bem e para o mal).

    E como não vivemos na republica das bananas ai permanecerá !!!

    SL,

    ResponderEliminar
  16. Francisco Castro e Sousa31 de outubro de 2009 às 22:53

    Os primeiros 4 meses têm sido prometedores tanto em resultados como em declarações imbecis!

    ResponderEliminar
  17. Até a minha mulher que se passa com o espaço que o futebol e o Sporting ocupam na minha vida está estupefacta por amanhã eu ter combinado um jantar para a hora do jogo do Sporting!

    Cheguei ao estado limite em relação a este Sporting! Amanhã quero estar bem longe do estádio até pelo ambiente que avizinha. Manifs, ameaças de porrada, lenços, lencois...Mas que é isto?

    Além disso, vou seguir o conselho de Moniz Pereira, amanhã e quinta feira. Depois hei-de voltar!

    A Direcção quer que os adeptos vão embora...Chegámos ao surrealismo total! O pior é que muitos já foram mesmo antes de alguém os mandar ir!

    Sinais de esperança? Gostava de ve-los no horizonte, mas...

    ResponderEliminar
  18. Perguntas para a toupeira dos banqueiros

    O Angulo é melhor, mais jovem e mais barato, que o Hugo Viana?

    O Caicedo é melhor, mais magro e mais barato, que o Varela?

    O Polga é melhor, mais rápido e mais barato, que o Moisés?

    O Polga é melhor, mais alto e mais barato, que o Rolando?

    O Matias Fernandez é melhor, mais regular e mais barato, que o Rúben Micael?

    O Postiga é melhor, mais eficaz e mais barato, que o Carlão?

    O Braga tem um orçamento maior que o Sporting?

    O Alcorcón deu 4-0 ao Real Madrid com um orçamento 400 vezes mais pequeno?

    Rei fraco faz fraca a forte gente!

    Bettencourt é, tal como Obama, uma toupeira dos banqueiros!

    Acordem enquanto é tempo.

    ResponderEliminar
  19. JMF,

    No que toca ao Matias Fernandez, o modo como o SCP joga não o beneficia em nada, assim como acontecia com o Romagnoli.

    Todos,

    A vitória do Braga hoje, que fez o pleno de vitórias contra os grandes, foi devido ao orçamento. Só pode.

    Tenham vergonha, deixem-se de desculpas!! INCOMPETÊNCIA!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)