sábado, 17 de outubro de 2009

Um reporter militante


Sou um "Sportinguista praticante" desde que praticamente me lembro de existir. Quero com isto dizer que me recordo de ver ao vivo os jogos do Sporting no estádio, com pouco mais que 5 ou 6 anos; daí para cá tenho memórias de com 10 / 11 anos ir com um primo mais velho e que estudava em Lisboa ver as quartas-feiras europeias - sim, porque na altura o futebol interno jogava-se ao Domingo e as competições europeias eram às quartas - depois já um pouco mais velho de ir com amigos do Liceu no autocarro nº 7 até ao estádio e, desde que comecei a trabalhar e portanto desde que ganhei a minha independência financeira a ter um lugar de época, ou como se diz mais recentemente uma "Gamebox".

Não sei quantos jogos do Sporting já terei assistido ao vivo, mas são certamente umas largas centenas. Gosto verdadeiramente de ir assistir ao estádio "ver a bola" e aproveito não só para conviver um pouco com os amigos antes ou depois do jogo (aquela imperial nas roulottes sabe sempre tão bem), como também para estar 2 horas sem pensar no dia-a-dia a ver uns marmelos a correr atrás e aos pontapés a uma bola. Mas faço-o principalmente porque acima de tudo tenho um amor enorme ao Sporting!

Isto para dizer que vivo com intensidade tudo o que diz respeito ao clube e foi por isso com orgulho que recebi o convite do "A Norte de Alvalade" para escrever sobre o momento actual do Sporting. Ao mesmo tempo senti o peso da responsabilidade de escrever fora d'O Banco da Mexicana, onde de há praticamente 2 anos para cá vou postando umas "parvoíces" sobre aquilo que muito bem me apetece sem ter que prestar contas a ninguém.

No que ao "momento actual" diz respeito, a verdade é o Sporting atravessa uma crise grave, que não é de hoje, nem fruto em exclusivo dos erros que se cometeram ao longo dos anos que vivemos sob o chamado "projecto Roquette". O facto é que no últimos 27 anos, o clube apenas ganhou 2 títulos de Campeão Nacional de futebol e o ecletismo, aquela que era a sua grande bandeira, perdeu-se pelo caminho.

O problema do Sporting é hoje um problema de identidade e de liderança. Estes são dois factores que distinguem as organizações e que faz com que algumas sejam vencedoras e de sucesso e outras não. O Sporting, perdeu-se na dicotomia daquilo que é um discurso sempre centrado na contenção de custos e no que os seus rivais fazem e que o clube não é capaz de fazer, fruto da inexistência de uma liderança forte que saiba traçar o rumo do clube e levá-lo ao sucesso.

Pessoalmente penso que o conceito de "gestão empresarial" que se quis implementar, aliado ao facto de que muita gente chegou ao clube para cargos de dirigente de topo, não faziam (e se calhar ainda hoje não fazem) ideia do que é gerir um clube de futebol - muito diferente de gerir uma agência de comunicação ou um banco por exemplo - e estavam longe, muito longe de ter sentimentos de paixão para com o clube, levou a que esteja implementado um sistema de partilha de decisões, que na prática conduz a uma cultura da desresponsabilização.

Hoje é raro, se não impossível ver alguém arcar com a responsabilidade quando algo não corre bem no Sporting. O passivo chega aos 300 milhões, ninguém é responsável, é o mercado; as "amadoras" vão sendo extintas não é culpa de ninguém, é sinal dos tempos; o campeonato foge há anos e é normal porque com o que há é impossível fazer melhor; o Bayern "enfia-nos" 12 e paciência, já foi bom ter chegado aos oitavos-de-final; a gestão do plantel é medíocre e ninguém assume a incapacidade de valorizar os activos; um árbitro agride um de nós na nossa casa e grita-se "escândalo" (grita-se baixinho, não se vá incomodar alguém) mas realmente nada se faz; etc, etc, etc...

Assim sendo e perante este cenário é impossível o clube recuperar a sua pujança e tradição ganhadora, independentemente de quantos planos de reestruturação financeira se façam (e muitos já foram e continuam a ser feitos).

Espero de quem lidera o clube, capacidade para rentabilizar a estrutura humana que tem ao seu dispor, valorizando competências e premiando a capacidade de trabalho e o mérito. Espero que seja capaz de rentabilizar os recursos financeiros, de modo a arrumar de uma vez por todas com o discurso do "coitadinho" que nos tolda a acção. Espero ainda que a gestão do plantel seja muito mais eficaz e valorizadora; exige-se um plano de carreira para cada jogador que nos represente, com objectivos técnicos, tácticos, físicos e claramente orientados para os resultados. Espero que exista uma prospecção continua e constante, que leve à identificação de talentos que possam ser recrutados, tendo sempre em conta qualidade humanas que por serem por vezes esquecidas levam a que grandes talentos se percam.

Finalmente, espero que rapidamente haja alguém que perceba que por de trás de todo este "negócio" futebol, estão os adeptos que vivem o seu clube com intensidade e que é a paixão que os move. É, contrariamente ao que se vê hoje em cada jogo, a expectativa de verem o Sporting a jogar bem e a ganhar, de verem os jogadores a darem o melhor de si e excederem-se a cada lance.

 No fundo, o que ansiamos é que a cada momento, quem representa o clube o faça com esforço, dedicação e devoção, só assim será possível a glória!

Saudações Leoninas
ReporterH

10 comentários:

  1. absolutamente de acordo

    Os três parágrafos que me parecem essenciais:

    "O problema do Sporting é hoje um problema de identidade e de liderança. Estes são dois factores que distinguem as organizações e que faz com que algumas sejam vencedoras e de sucesso e outras não. O Sporting, perdeu-se na dicotomia daquilo que é um discurso sempre centrado na contenção de custos e no que os seus rivais fazem e que o clube não é capaz de fazer, fruto da inexistência de uma liderança forte que saiba traçar o rumo do clube e levá-lo ao sucesso.



    Pessoalmente penso que o conceito de "gestão empresarial" que se quis implementar, aliado ao facto de que muita gente chegou ao clube para cargos de dirigente de topo, não faziam (e se calhar ainda hoje não fazem) ideia do que é gerir um clube de futebol - muito diferente de gerir uma agência de comunicação ou um banco por exemplo - e estavam longe, muito longe de ter sentimentos de paixão para com o clube, levou a que esteja implementado um sistema de partilha de decisões, que na prática conduz a uma cultura da desresponsabilização.



    Hoje é raro, se não impossível ver alguém arcar com a responsabilidade quando algo não corre bem no Sporting. O passivo chega aos 300 milhões, ninguém é responsável, é o mercado; as "amadoras" vão sendo extintas não é culpa de ninguém, é sinal dos tempos; o campeonato foge há anos e é normal porque com o que há é impossível fazer melhor; o Bayern "enfia-nos" 12 e paciência, já foi bom ter chegado aos oitavos-de-final; a gestão do plantel é medíocre e ninguém assume a incapacidade de valorizar os activos; um árbitro agride um de nós na nossa casa e grita-se "escândalo" (grita-se baixinho, não se vá incomodar alguém) mas realmente nada se faz; etc, etc, etc..."

    ResponderEliminar
  2. Repórter H,

    Obrigado pela participação. Excelente post.

    Estou completamente de acordo com o que escreveste e com o destaque que o kovacevic deu.

    É urgente mudar esta cultura de desresponsabilização tão bem exemplificada no post. Além disso, temos que fazer-nos respeitar, algo que sinto faltar neste momento; poucos nos respeitam.
    Alguém sabe a que conclusão se chegou depois da humilhação sofrida contra o Bayern Munique? Nem o treinador colocou o lugar à disposição! Acreditam que o episódio do Duarte Gomes aconteceria em qualquer outro estádio? Aquando da nomeação para o clássico, JEB cala-se!? Fazemos as pazes com o Nacional, quando não houve sequer um pedido de desculpas público? É que não foi o FSF ou o JEB que foram desrespeitados, foi o SCP!!

    Esta linha que nos dirige há muito tempo, para além da falta de paixão, parece que percebe pouco de gestão, pelos resultados que vamos obtendo. É que como dizes, gerir um clube de futebol não é a mesma coisa que um banco.
    O discurso do orçamento, Project Finance, activos, amortização, serviço de dívida, etc etc etc já cansa! JEB disse que isso ia acabar mas tem-se desculpado sistematicamente com isso. Novamente, a desresponsabilização a vir ao de cima.

    Espero que se inverta rapidamente este caminho. Eu sei que são apenas 4 meses de "liderança" mas a avaliação que faço neste momento, é bastante negativa.

    ResponderEliminar
  3. Repóter H:

    Antes de avançar com o meu comentário, quero manifestar desde já o meu obrigado e os meus parabéns: se já era fã no teu registo 'parvo' (o adjectivo é teu, mas julgo que humorístico será mais justo e caracterizaria melhor o estilo que usas no ‘Banco da Mexicana’), neste tom reforço ainda mais o meu carácter de admirador!

    O post está verdadeiramente f(ã)ntástico. :)


    Acho que é bem perceptível que, realmente, os nossos últimos dirigentes (nomeadamente e com especial ênfase nos presidentes do CD e/ou agora tb da SAD) pouco ou nada percebem do fenómeno futebol. Desde que sigo o SCP (ultimas 3 décadas) talvez só msm João Rocha teria percepção e verdadeiros conhecimentos futebolísticos. E, ainda assim, cometeu erros graves (caso Futre, p.e.). Sousa Cintra revelou uma paixão e vontade enormes. Com essas honrosas excepções tem sido notório um autentico deserto de ideias e pior, com erros de palmatória sucessivos na acção, ou gestão, só para utilizar um termo agora mais em voga.

    Além dos parágrafos tão justamente salientados pelo Kova que o JVL dps partilhjou, gostaria de realçar ainda esta frase:

    “Espero de quem lidera o clube, capacidade para rentabilizar a estrutura humana que tem ao seu dispor, valorizando competências e premiando a capacidade de trabalho e o mérito”

    É o caminho a seguir. Esta frase resume parte daquilo que os sócios e adeptos insatisfeitos têm pedido e que não se vê praticar no nosso clube. As pessoas são sp as mesmas desde há mt tempo, demasiado, para aquilo que vêm provando. As mesmas que continua e persistentemente têm falhado de forma estrepitosa. Venha sangue novo e, claro, com outra competentencia, responsabilidade e querer. Qt mais cedo JEB o promover, melhor. Julgo que o tempo que leva como presidente profissional no SCP, é já suficiente para fazer as suas avaliações a mts das pessoas que, na minha opinião erradamente, manteve dentro da estrutura do SCP. A começar pelo departamento técnico e dirigente da SAD. Aquilo precisa de uma grande volta. Mas os Dep. de marqueting e comercial, para citar outras situações mais visíveis, tb já levavam umas chicotadas psicológicas…

    Por fim, permite-me uma nota pessoal e dizer-te a inveja que sinto do teu sportinguismo praticante, designadamente das constantes deslocações que fazes ao Estádio de Alvalade. Quem me dera fosse possível ver o SCP ao vivo, todos os quinze dias. Tenho familiares a viver em Lx (área metropolitana) e à excepção do meu padrinho, deslocam-se ao estádio mt pcs vezes. Qd lhes pergunto se foram a Alvalade e me respondem negativamente, costumo dizer-lhes, meio a sério meio a brincar, que não percebo que passem sede qd estão tão perto da fonte! É incompreensível...

    Mais uma vez obrigado e volta sempre.

    SL!

    ResponderEliminar
  4. Vou fazer um dos maiores elogios que existe, subscrevo!

    Aquilo que há a fazer não é engenharia nuclear, nem pertence ao reino do oculto, basta trabalhar bem no limite das capacidades que são reconhecidas a todos os intervenientes, lembrando sempre que devemos respeito a algo que é maior que a soma de todos nós, o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  5. ReporterH:
    Parvoíce teria sido certamente não termos efectuado convite. Sou visitante assíduo do BdM, apesar de nunca a ter visto por lá.

    Concordo com o diagnóstico que fazes, tal como os que me antecederam. Na questão da gestão do clube na verdade sempre fui daqueles adeptos que ia vendo os resultados desastrosos como uma inevitabilidade, sempre muito bem justificada. Felizmente algum do sentido critico que ainda me resta levou-me um dia a fazer a pergunta:

    Mas afinal o que acontece no Sporting, que, gerido por cidadãos que são um frequente mencionados como modelos na gestão dos seus empreendimentos pessoais, não conseguem a mesma performance? A resposta é extensa, mas julgo que ficou um bocado mais clara no recente debate (chamemos-lhe assim) entre DC e FSF. A ideia que me ficou é que, ao contrário do que fazem nas suas empresas, no Sporting a admnistração do clube tem sido feita por uma série de iminências pardas, que a coberto da tal diluição de responsabilidades, vão cortandao aqui e cozendo acolá. O resultado é conhecido e dificilmente poderia ter sido outro, uma vez que o clube é um exemplo do que é afinal o nosso belo rectângulo. A culpa ou é solteira ou casa sempre com quem não consegue, não pode, recusar o abraço.

    Esperemos pois que as mudanças surgem, mas, não sei se foi do arroz de pato que abusei ao almoço, ou se estar todos os dias 24h mais velho tenho tendência em acreditar que isso não acontecerá tão cedo. Mas se falas daquelas mudanças em que depois tudo fica tudo na mesma, quem sabe.
    Obrigado mais uma vez.

    ResponderEliminar
  6. Excelente post.
    Nada a acrescentar.

    Isto sim, cheira a Sporting!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  7. S. Bernardo 25 - SCP 23. Começa mal o fds...

    ResponderEliminar
  8. Hum...estou a ver que o Banco da Mexicana vai ter de subir a claúsula de rescisão do Reporter H.
    Vamos-lhe subir o vencimento de 1 para 2 copos de medronho diários, e quem o quiser levar vai ter de desembolsar não 3, mas 4 lapdances a serem pagas na boite "Velvet" ali em Fanhões.
    Entenda-se que ele escreveu a prosa acima depois do medronho diário, daí não ter zurzido no Paulo Bento como tanto gosta.
    Temos negócio?

    ResponderEliminar
  9. Caneleiras de cortiça :
    Não temos verba para pagar de imediato. Se aceitarem cheques pré-datados e se convencerem o PB a ficar com o lugar do RH fazemos negócio.

    ResponderEliminar
  10. LOL

    LdA, olha lá as promessas. Cuidadinho! Vê lá que eu ñ quero expropriar o património não desportivo do 'A Norte'...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)