sexta-feira, 19 de março de 2010

O Leão ficou sem jantar…

Foto: maisfutebol.pt




Fez ontem 46 anos que o Sporting clube de Portugal ‘virou’ uma eliminatória perante o colosso Manchester United, numa época em que o clube inglês tinha, ao seu serviço, dos melhores jogadores mundiais e, em consequência, constituía uma das formações europeias mais potentes. E não o fez de uma forma qualquer, fê-lo de goleada.

Mas, é sabido que para que tal feito histórico pudesse suceder, o conjunto de técnicos e plantel do SCP mentalizou-se e uniu-se em torno de um objectivo maior e os nossos dirigentes souberam dar-lhes as condições para que o pudessem alcançar.

Ora ontem, nada disso se passou. O que se passou, aliás, o que se tem passado durante toda esta temporada, melhor ainda, o que se vem repetindo amiúde e tende a eternizar-se, época após época, é que o SCP começa a perder, neste caso a ser eliminado, ainda antes dos noventa minutos dos encontros se iniciarem.

Mesmo quando (aparentemente) estariam reunidas todas as condições para nos apurarmos para os quartos-de-final da Liga Europa, com a equipa a atravessar um bom momento, com um jogo em Madrid disputado em circunstâncias muito difíceis obtendo uma performance heróica, com um adversário acessível, com uma enchente no Estádio de Alvalade como há muito não se registava e uma ‘onda’ verde de renovada esperança entre os seus adeptos, eis que, invariavelmente, algo de pernicioso acontece. Desta feita, mais um caso de indisciplina despoletada na pior altura (não há altura boas, mas…) e logo tendo como intérprete um dos atletas mais insuspeitos…

O início trapalhão do jogo na noite desta quinta-feira protagonizado pelo Sporting, não se coaduna, em nada, com a confiança que os jogadores vinham revelando e não me custa a perceber que o que se passou no seu preâmbulo tenha contribuído para esse facto. O golo a seco, acentuou ainda mais o latente nervosismo.

Saleiro e Liedson ainda se encarregaram de empatar o encontro, mas logo depois a remendada defesa do Sporting permitiu um dos golos mais fáceis da carreira do Kun Aguero. Um golo ridiculamente fácil…

O dois a dois surgiu na altura ideal, à beira do intervalo (foi mesmo Polga o responsável?), mas nem isso permitiu recuperar o bom futebol que os jogadores leoninos vinham evidenciando. Para a segunda parte cresciam legitimas esperanças de todos nós noutro ‘volte-face’, mas De Gea evitou nova celebração a Saleiro e a cabeçada de Pereirinha às malhas laterais, indiciavam a falta de sorte e clarividência que existiram à 46 anos atrás e que ontem estiveram ausentes.

Face a isto, não é de estranhar a eliminação do Sporting às mãos de mais um clube que sentimos estar perfeitamente ao nosso alcance… Como em tantas e tantas outras ocasiões do passado. Dois empates e uma eliminação europeia: assim termina a famigerada época futebolística 2009/2010. Agora, temos no futuro próximo mais uma ‘novela’ para gerir e uma nova época a preparar… de preferência convenientemente.

Quero enviar um grande abraço solidário e amigo ao JG que à distância sofreu enormemente (nem consigo imaginar o quanto…), sempre pendente dos sms que atravessavam o atlântico com as notícias originárias deste nosso pequeno ‘rectângulo’ e destino no grande país irmão. Com muita pena minha registei que tais noticias apenas tiveram o nefasto efeito de lhe provocar uma incontornável de apetite. E pronto… foi mais um Leão que ficou sem jantar…

Antes de terminar, permitam-me uma nota pessoal... A noite de ontem foi negra, é certo, no entanto para mim nem tudo foi mau: pela primeira vez tive o meu filhote a sofrer comigo ao longo do jogo e, ao colo, nos últimos momentos… Foi, sem dúvida, uma bela forma dele antecipar o presente do dia do pai e a confirmação de que “o Sporting é o nosso grande Amor”… E podem crer que este sinal dele, vale OURO! Haja esperança, apesar de tudo. Ficam ainda os desejos do “ANorte” de um bom dia a todos os Pais Leões.

19 comentários:

  1. Bom post pouco mais haveria a acrescentar, ao menos a ver se esta gente aprende com os erros.

    Virgilio,

    Sem dúvida um enorme presente para um dia do Pai espero um dia que com o meu Francisco(ainda só tem 11 meses) possa desfrutar de momentos como o que descreves-te.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Ficou sem jantar por ter uma má defesa e uma má fortuna . Assim, não há equipa que resista. Agora há rectificar os erros e preparar o futuro.

    ResponderEliminar
  3. Quanto à parte do jogo, mais coisa menos coisa estamos de acordo, apesar de eu já ter entrado com muito receio quando olhei para a nossa defesa, demasiado remendada para enfrentar um adversário que tem nos jogadores da frente o seu maior (único?) ponto forte. De qualquer forma custa "perder" assim, ainda para mais num dia em que Alvalade estava cheia de sportinguistas habitualmente ausentes.

    No entanto, esta manhã, quando fui deixá-la no liceu, a minha filhota de 5 anos quis levar o cachecol do Sporting que estava no carro para as aulas. Vieram-me as lágrimas aos olhos.

    Estou sem voz, cansado mas hoje de manhã o raio da miúda conseguiu arrancar-me um sorriso de orelha a orelha.

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais as devidas desculpas ao nosso amigo LT por não comentar a crónica do jogo de ontem apesar de ter chegado a casa relativamente cedo. 1:00.

    Obviamente que foi uma viagem triste, sem qualquer comentário, com o silêncio apenas interrompido pelas noticiais que nos chegavam via rádio. Perceber que foi mais um tiro nos próprios pés que nos fez entrar mancos para um jogo de crucial importância ainda mais contribuiu para o silêncio.

    Ajudou mais ainda à festa o Atlético ter marcado primeiro e logo na abertura do jogo. Tudo começou em mais uma casa do tamanho do Palácio do Planalto em Brasília (Polga, pois claro...). O Sporting só em poucos momentos consegui assentar o seu jogo. E claro, pôde contar com a "subtil (im)parcialidade do árbitro, que viu todas as faltas que cometemos sobre os espanhóis, mas ao contrário nem por isso. Teve o desplante de dar 3 minutos de descontos, depois de várias interrupções e 5 substituições. Teve o desplante de mandar repetir uma falta a em que o Vuk ficou com a bola á entrada da àrea, porque o defesa espanhol não estava à distância!!! Subtilezas como estas dizem tudo. E há ainda um livre (penalty) já na 2ª parte sobre o Saleiro que dava vermelho directo e nada foi marcado.

    E assim se escreveu mais uma eliminação que nada teve de inevitável. Só nos falta agora sermos punidos pela UEFA pelos confrontos antes do jogo. Devo dizer desde já que a actuação da policia deixou muito a desejar. Nunca tinha visto claques chegarem de Metro ou estacionarem em frente à sede da claque da equipa adversária.

    Mas nem tudo foi mau. As idas a Alvalade são sempre uma celebração e o tempo lá passado está longe de ser dado como perdido. SPOOOOORTIIING:

    ResponderEliminar
  5. Nelson Santos:
    Ainda fomos (eu, Hugo e o pai, JVL) ao Magriço para trocarmos 1 abraço mas já não nos chegamos a cruzar. Fica para a próxima.

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos,

    acho que apesar das lamentáveis palhaçadas do exterior, em que os principais culpados são as pseudo-claques dos dois clubes, o que na prática vai dar multas e mais multas ao SCP, o nosso Sporting fez um bom jogo, numa equipa que não tem banco, isso ficou patente ontem. Não é possível fazer omeletes sem ovos, e isso ficou viu-se na defesa, que foi um conjunto de remendos.
    Fiquei contente por ver uma equipa que sempre em desvantagem lutou até ao fim como leões, e esta mudança tem um nome Carlos Carvalhal.
    Lamento constatar que os reforços desta época, só o Saleiro (que já era da casa) mostra valor e evolução. Matias é muito pouco e uma desilusão e o Pongolle nem convocado é.
    Sobre o Izmailov, só são precisos os que querem estar, acreditando na explicação oficial, penso que foi bem excluído, quem quer jogar no Sporting tem de se sacrificar, como fizeram outros companheiros de equipa, quem quer ganhar tem de arriscar.

    Saudações Leoninas
    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar
  7. Tenho muitas dúvidas se Izmailov foi mal excluído e ainda mais se esta história foi bem gerida e se devia ter sido exposta desta forma.

    É normal um jogador ter oscilações de recuperação e também de confiança após uma operação. É perfeitamente normal. O jogador estava a jogar bem, a titular e em vésperas de um jogo importante não encontro razão para inventar que não se sentia bem.

    Claro que podia ser chamado à atenção que esperariam um esforço mas os jogadores são todos diferentes e uns sentem-se mais aptos a arriscar, outros menos. Podia até ser incentivado a jogar uma parte do jogo. Mas parece que chocaram radicalmente com a opinião do jogador.

    Ainda mais, parece-me que isto podia ter ficado por um assunto interno, sem ter de ser exposto. O próprio médico afirmou que há que respeitar a sensibilidade do atleta e pelo histórico exemplar ( q eu saiba ) do jogador não me parece que haviam razões para condená-lo desta forma.

    Fiquei também ontem, desiludido com esta situação, que me deixa cheia de dúvidas, mais uma vez, sobre a competência desportiva directiva.

    Parece-me claramente um tiro no pé!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  8. Não me sai da cabeça a frase do post: "O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR"... e nâo é que é isso mesmo??? Não sei explicar o que sinto por este meu clube. Tenho 35 anos de amor ao clube. A semana corre de acordo com os resultados dos jogos do meu Sporting. Fico doida quando ganha mas quando perde....ainda ontem não consegui conter as lágrimas de frustração, de raiva, de um descarregar de nervos mas principalmente de tristeza. Pensem o que quiserem. Que a vida não é só futebol, que quem é assim doida por futebol é pk não tem outros interesses na vida, pensem o que quiserem. Tenho uma vida completa e cheia de felicidade e amor ....mas torno a afirmar: o que sinto pelo meu clube: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é forte demais para explicar. Talvez porque "O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR"
    Ass: Leoa ferrenha ....e completamente apaixonada pelo seu clube....

    ResponderEliminar
  9. Não me sai da cabeça a frase do post: "O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR"... e nâo é que é isso mesmo??? Não sei explicar o que sinto por este meu clube. Tenho 35 anos de amor ao clube. A semana corre de acordo com os resultados dos jogos do meu Sporting. Fico doida quando ganha mas quando perde....ainda ontem não consegui conter as lágrimas de frustração, de raiva, de um descarregar de nervos mas principalmente de tristeza. Pensem o que quiserem. Que a vida não é só futebol, que quem é assim doida por futebol é pk não tem outros interesses na vida, pensem o que quiserem. Tenho uma vida completa e cheia de felicidade e amor ....mas torno a afirmar: o que sinto pelo meu clube: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é forte demais para explicar. Talvez porque "O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR"
    Ass: Leoa ferrenha ....e completamente apaixonada pelo seu clube....

    ResponderEliminar
  10. Começo pelo fim:

    Nuno Ferreira, o Izma tem jogado várias vezes condicionado, tem sido um profissional extraordinário e se pediu para ficar de fora, num jogo desta importância, acredito que tinha motivos para tal. Se há alguém que neste plantel merece que acredite nas suas palavras, é ele.

    Quanto ao post: não concordo totalmente com a apreciação ao 2º golo do Kun. Fácil? Apenas porque o Kun é um jogador muito acima da média e porque o Caneira resolveu deixá-lo em jogo.

    Fico bastante desiludido com as declarações do Costinha. Se há alguém que se tem sacrificado em prol do SCP, tem sido o Marat. Compreendo a atitude mas como disse o meu irmão, visou o jogador errado.

    Acho que alguém deveria fazer uma tese sobre a capacidade verdadeiramente impressionante do SCP ser o seu principal inimigo.

    ResponderEliminar
  11. Leão de Alvalade, verdade, e dali ainda tivemos um "belo" preview de autocarros de vidros partidos e coisas do género, para ajudar a empurrar a bifana e a imperial. Tive que sair um pouco antes para encontrar o meu primo, mas fica para uma próxima oportunidade. É raro eu conseguir chegar tão cedo a Alvalade mas certamente não faltarão oportunidades.

    JVL, realmente fossem as declarações para, sei lá, o Djaló, e a malta aplaudia e nem estranhava. A quantidade de cenas destas (jogadores indispostos, pouco confiantes etc, que acontecem e que são disfarçados por um boletim técnico a dizer que o jogador se ressentiu disto ou daquilo e vai-se fazer um caso de algo que podia ser apenas uma infelicidade pontual).

    ResponderEliminar
  12. Nelson,

    Acreditas mesmo que o Marat não queria jogar? Não achas que ele teria razões fortes para o fazer, tendo em conta todo o percurso dele no SCP? Falamos de um jogador que por exemplo, abdicou de férias para se apresentar nas melhores condições físicas na época seguinte.

    ResponderEliminar
  13. Pelo contrário jvl. Ainda para mais sendo quem é. O próprio Costinha disse que foi o jogador a dizer que não se sentia em condições de jogar. O que digo é que se o jogador se sentia em poucas condições de jogar, fazia-se um boletim médico a dizer que se tinha ressentido de uma dor não sei onde, que tinha tido uma indisposição, qualquer coisa. Evita-se este tipo de "caso".

    ResponderEliminar
  14. Nelson,

    Completamente de acordo. Fiquei apenas na dúvida se me estavas a picar, com o exemplo do Djaló por quem não morro de amores, ou não.
    Parece-me que a missão de blindar o balneário fica para mais tarde. Como tu dizes, seria bastante fácil fazê-lo via "indisposição". Não sei se o Costinha quis mostrar que com ele, a conversa era outra. A ser assim, acaba por prejudicar o jogador e o SCP.
    O 1º porque abdicou de muito dinheiro para continuar em Alvalade; o 2º porque desvaloriza um dos jogadores que mais dinheiro poderia render.

    ResponderEliminar
  15. jvl,

    Há muitas formas de analisar a coisa e a maioria delas especulação.

    Não me parece que seja uma situação assim tão grave e a malta é que está a ferver em pouca água.

    O Izmailov não se sentia em condições de jogar e por isso não jogou. No entanto - e por muito que não goste de alguns desses jogadores - mesmo debilitados, entraram em campo para defender o Sporting. A escolha de palavras pode não ter sido a adequada, mas a mensagem que eu retiro é clara.

    SL

    ResponderEliminar
  16. jvl, peço desculpa se assim pareceu, realmente só usei o Djaló como exemplo porque seria um jogador que, antes de um jogo destes, se dissesse não estar em condições de jogar e os médicos dissessem que fisicamente estava apto, caiamos-lhe todos em cima, penso eu. É uma questão de crédito E se Costinha depois lhe desse nas orelhas, aplaudíamos de pé. Mas não foi provocação, eu também não sou o maior fã do Djaló apesar de ontem por exemplo, e se jogasse como o fez com Everton e Porto, ter dado um jeitaço ter um velocista como ele para tentar esticar o jogo, principalmente se tivesse entrado em vez de Vukcevic, por exemplo.

    ResponderEliminar
  17. Hugo,

    Acho que para o Izma se recusar a jogar, algo que poderia já o ter feito anteriormente e em jogos "menos" importantes e decisivos, foi porque tinha razões para tal. É o crédito que ele me merece.

    Nelson,

    Declarações desta índole não ajudam, na minha opinião, visem o jogador A, B ou C.
    Apesar de não ser o maior fã do Djaló, as exibições que referes foram realmente boas.

    ResponderEliminar
  18. JVL:

    Como sabes sou insuspeito para falar de Izma, que sp admirei pelo seu profissionalismo e qualidades técnicas e... mentais. Mas o histórico do Marat não me impede de condenar este deslize q cometeu... Se existia dia para fazer sacrificios, como tantos adeptos/sócios e colegas fizeram, era ontem.

    Quanto ao segundo golo: erro de Polga que com outra velocidade/colocação/garra tinha elevada possibilidade de cortar a bola, seguido de erro de Caneira, não só pq deixa Kun em jogo, como tu referes, mas tb pq é 'comido' de forma indecente: deixa voltar o argentino (que estava de costas para a baliza) e permitir-lhe um remate com tempo e espaço para tudo e mais alguma coisa e repara, sem sem qlq pressão... Faltou-lhe ritmo, rins, pernas, até a experiência naquele tipo de lances foi pró galheiro... Enfim, faltou-lhe tudo.

    De qlq forma não era minha intenção estar a particularizar. A questão dets sucessivos 'hara kiris'cala mais fundo...

    Todos, não me parece que o Costinha viesse mentir assim, tão descaradamente, a todos nós, pelo que julgo que a justificação dada é fiável. Se era necessário sabermos (toda) a verdade, já é menos pacífico... Acima de tudo, lamento a falta de disponibilidade de Izmailov.


    Sérgio e Nélson:

    Há que, desde cedo, começar a incutir o Orgulho Leonino na próxima geração de 'leões'. :)


    SL!

    ResponderEliminar
  19. Virgílio,

    No 2º golo o 1º erro é do Caneira pois deixa-o em jogo. Tivesse subido e não estaríamos aqui a falar disso e possivelmente, estaríamos na próxima eliminatória.

    Quanto ao resto, e porque estou bastante fodido com tudo isto, vou abster-me de comentar seja o que for.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)