As Costinhas de Carvalhal
É nesse quadro que entendo as suas mais recentes declarações. Ao puxar dos seus galões, CC fala para fora mas essencialmente para dentro. "Tenho 12 anos de treinador. Não são 12 dias, nem 12 jogos. Relembro que estive nas finais todas que existem em Portugal. Escusado será dizer que o trabalho realizado no Vitória de Setúbal me parece de excepção, para não falar também no Leixões. Certo é que chego ao Sporting aos 44 anos, com trabalho feito, a subir a corda a pulso para cá chegar”. Mais do que o seu conteúdo, conhecido de todos, é a mensagem que fica: ainda ninguém no Sporting lhe comunicou o que pretende dele para o futuro que aí está.
Não é Costinha, com as suas omissões, ou Carvalhal, com o seu curriculum, o cerne da questão. Esta está acima das suas cabeças e em quem tem a missão, diria a obrigação, de zelar pelos interesses do clube. Mais do que esperar pelos resultados, especialmente os de Abril..., deveria haver estratégia na decisão e esta deveria escudar-se em critérios de competência. Um treinador que ganha pode não ser o treinador para a época seguinte, como dizem agora de Jesualdo. O mesmo se pode aplicar a um treinador que nada ganhe, caso os factores que isso conduziram não sejam da sua inteira responsabilidade. Seja qual for a escolha parece porém indesmentível que CC deixará o futebol do clube melhor do que encontrou e saúdo em especial a sua postura, em particular um discurso à Sporting.
Somos de facto um clube especial, onde o facto de um treinador ter subitamente começado a ganhar, com um nível exibiciocional em patamares de todo inesperados parecer constituir um problema. Porém, e ao contrário do que dizia ontem JVP, não é só ao próximo treinador que as vitórias de CC podem constituir problema. É sobretudo a JEB e a todos nós, ao clube que somos. É que, quem vier a seguir não vai ter tempo para errar. Seria sempre assim, mais ainda depois de CC. Joga-se aqui o futuro da próxima época, ninguém duvide disso.
“Abola” faz hoje o inquérito já habitual aos notáveis. Que me perdoem, mas as suas opiniões, em grande parte, são em todo idênticas ao de qualquer adepto comum, sem qualquer outro argumento que o navegar À vista, em função dos resultados. Se pensarmos que são estes alguns dos potenciais dirigentes, talvez consigamos perceber porque o Sporting tem ganho menos do que precisa e merece.
Boas
ResponderEliminarEstamos constantemente a alimentar polémicas! Assim é mais difícil.
O treinador tem contracto até ao fim da época + 1 ano de opção é isso que o sporting pretende dele.
Estas polémicas estão já a minar a próxima época, se por acaso Carvalhal fique aos primeiros resultados todos vão dizer que divia ter mandado embora e se for um novo treinador vai se dizer que era carvalhal que devia ter ficado.
@leo@:
ResponderEliminarObrigado por reforçares o meu ponto de vista.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminaré caso para dizer que, ao se colocarem a jeito para este tipo de "inquéritos", os responsáveis do Sporting continuam a criar condições para que este e o próximo treinador (seja ele qual for) não tenha condições para atingir sucesso no seu trabalho.
Além de repugnar esta mentalidade pequenina, que vê os resultados como um evento autónomo e não o culminar de um processo complexo. Depois de 4 anos com PB a regredir na qualidade de futebol, na evolução dos atletas e na adesão dos sportinguistas ao futebol - APESAR DOS RESULTADOS - é caso para dizer que, mais do que os dirigentes (quase todos fora actualmente), os "notáveis" sportinguistas não aprenderam com a lição.
Então a afirmação atribuída ao PPC, de que uma vitória que retirasse o título ao Benfica tornaria difícil a destituição de CC, é de uma pequenez susceptível de fazer os fundadores do clube andar às voltas na campa.
Carvalhal para a Liga: 7 Vitórias, 3 Empates e 3 Derrotas.
ResponderEliminarBom futebol nos últimos 5 jogos.
Eliminação da Taça da Liga e da Taça de Portugal.
Que venha Villas Boas!!
Saudações leoninas
PM
Já percebi o problema, ainda não percebi qual a solução ou melhor o que devia ter sido feito para evitar o problema.
ResponderEliminarA situação no fundo tem muitas semelhanças com a que se passou no final do 1º ano (incompleto) de Paulo Bento que nesse ano também superou as (poucas) perspectivas que tínhamos e que se considerou depois merecer ficar um ano completo.
ResponderEliminarÉ sempre uma situação delicada e nenhuma das decisões passará por perfeita, dependendo sempre dos resultados que dê.
Eu só peço que, seja Carvalhal, Villas-Boas ou outro qualquer o treinador para a próxima temporada, que lhe sejam dadas condições, tanto financeiras como de estrutura, para:
a) fazer a equipa à sua medida, excluindo os pesos mortos (e os bufos, se identificados, já agora) do balneário;
b) poder apresentar um futebol, no mínimo, semelhante ao que nos tem sido dado a provar nestes últimos jogos;
c) continuar a rentabilizar os frutos da Academia mas mesclados com jogadores experientes e que equilibrem o plantel em termos psicológicos e maturidade (a exemplo de Pedro Mendes)
Gostava também de lembrar que, caso não se renove com Carvalhal, o mais provável é que o Sporting lhe tenha servido para dar um novo boost numa carreira que ameaçava estagnar. Ou seja nunca se poderá dizer que Carvalhal perdeu alguma coisa em vir treinar o Sporting, seja por 6 meses ou por 18 ou mais meses.
PLF:
ResponderEliminarNão podia estar mais de acordo, especialmente neste ponto: "Além de repugnar esta mentalidade pequenina, que vê os resultados como um evento autónomo e não o culminar de um processo complexo."
LMGM:
"As palavras são adequadas mas falta-lhes o suporte da acção". Como disse anteriormente "JEB, tem toda a legitimidade para decidir que direcção técnica pretende para o clube" "este é o timing para as tomadas de decisões e consequentes acções" mas "é a mensagem que fica: ainda ninguém no Sporting lhe comunicou o que pretende dele para o futuro que aí está." Se assim não fosse CC não se viria "obrigado" a tomar a sua própria defesa evitando este incómodo de ter que o ver assim nas conferências de imprensa. Pelo menos é isso que sinto quando o vejo.
Acho que ninguém aqui sabe, o que foi transmitido pela direcção a Carvalhal...aqui ninguém sabe se ele já foi informado do seu futuro ou não, por isso, para mim, isto passa tudo de especulação que nos é imposto pelos media (de merda) e que nós alimentamos.
ResponderEliminarConcordo que seja altura de começar a planear a proxima época...e será que já não esta a ser planeada?
Por outro lado e adimitindo que já temos outro treinador, será que deveria ser anunciado? não me parece.
Em relação ao que dizem os "notáveis" (sinceramente não sei o que é um notavel), a opiniao deles é tão importante como a dos outros sócios/adeptos restantes.
SL
Nelson Santos: Concordo com as alineas e com o facto de CC sair reforçado. Não estranharia inclusivé vê-lo substituir Jesualdo, e aí os Sportinguistas talvez apreciassem de outra forma as suas qualidades.
ResponderEliminarNo entanto também tenho dúvidas e estas residem mais na forma como ele é visto por uma grande parte de nós do que propriamente pela sua preparação e qualidades e pelo apoio que lhe venha a ser concedido internamente, que nunca aconteceu até agora. Estranho por isso a ligeireza do nosso leitor PM e de muitos outros, como se fosse bom voltar outra vez à estaca zero, mandando às malvas o trabalho que agora parece querer dar frutos. E digo isto independentemente do resultado de 5ª...
O que estranho é que não percebo afinal porque foi o homem contratado. Se não se acreditava nas suas qualidades, se não se pretendia para preparar a próxima época, no fundo se não prestava para que se contratou? No minimo parece estranho que se contrate para o Sporting um treinador que se acha que não presta...
Quero acreditar que a direcção do Sporting saberá decidir com a devida fundamentação e começar a preparar a próxima época na devida altura.
ResponderEliminarNeste momento, resta-nos estar agradecidos a Carlos Carvalhal por ter pegado na equipa num momento mau e apesar das dificuldades ter colocado a mesma a jogar futebol que leva pessoas aos estádios.
Dúvidas existirão sempre se não estaríamos melhor com A ou com B ou se é ou não técnico para o Sporting, face ao que tenho visto, pessoalmente daria uma oportunidade de preparar a época em vez de trazer mais uma incógnita qualquer ou um aprendiz de treinador.
SL
E quanto ao notáveis, já estou como dizia o outro:
ResponderEliminar"Notáveis somos nós!"
LdA, se Bettencourt realmente já contratou outro treinador (o que não acredito) foi exactamente isso que fez, usando as tuas palavras "este é o timing para as tomadas de decisões e consequentes acções".
ResponderEliminarEu acho a situação contratual de Carvalhal perfeitamente clara, mais se demonstrar bom trabalho não vejo razão para não exercer a cláusula de opção, mas felizmente (julgo que para bem de todas as partes) esse periodo de avaliação, contratualmente aceite pelas partes tem 6 meses, não terminou em meados de Fevereiro, nem ontem.
A Carvalhal não compete mandar recados, ele sabe o contrato que assinou, compete trabalhar todos os dias para nos convencer a todos, e facilitar as opções da direcção.
"Dúvidas existirão sempre se não estaríamos melhor com A ou com B ou se é ou não técnico para o Sporting, face ao que tenho visto, pessoalmente daria uma oportunidade de preparar a época em vez de trazer mais uma incógnita qualquer ou um aprendiz de treinador."
ResponderEliminarTotalmente de acordo Hugo.
O que vejo neste momento é colocarem objectivos ao Carvalhal, alguns completamente despropositados e que nunca seriam colocados a Paulo Bento, como "se ganhar a Liga Europa, então continua". Como se ganhar uma prova europeia fosse algo recorrente para o futebol português, em particular para o SCP.
Pelos vistos, a exigência voltou a Alvalade. É que agora, é inadmissível ser eliminado das Taças pelos rivais; anteriormente levar 12-1 do Bayern era o mesmo que perder 1-0. Ainda "estou à espera" do apuramento de responsabilidades relativo a esta eliminatória.
Carvalhal sabia das condições em que estaria no SCP a nível da equipa - estado anímico, campeonato, etc. - mas duvido que contasse com ausência de apoio público por parte da Direcção.
Continuo a dizer que não percebo porque muitos sportinguistas não querem CC e no entanto se referem a AVB como se fosse o salvador da pátria. Quanto a mim, e até poderia defender o contrário já que com ele Postiga foi excluído das opções, CC deveria ter a oportunidade de continuar mais uma época para poder preparar uma equipa de início e aí sim, se não funcionasse no final da época a direcção que procurasse alguém que pudesse fazer melhor (o que diga-se em abono da verdade é sempre uma incógnita, porque já vi treinadores serem excelentes num clube e falharem redondamente a seguir...o resultado final nunca pode ser visto só por um lado, é como um triângulo que poderá ser equilátero, isósceles ou escaleno, numa equipa de futebol convêm que seja equilátero para que estejam todos em equilíbrio: plantel, equipa técnica e direcção).
ResponderEliminarPara os notáveis o que está, está sempre bem, portanto tal como antes defendiam o antecessor de Carvalhal, agora já dizem que o Carvalhal deve ficar. Um chorrilho de banalidades a que não ligo nada.
ResponderEliminarÉ evidente que Carlos Carvalhal é superior a Paulo Bento. Já antes se pôde verificar isso quando há duas épocas o Sporting, em 4 encontros na mesma temporada nunca conseguiu vencer o Setúbal de Carvalhal, tendo este mostrado melhor leitura de jogo e preparação táctica que Paulo Bento.
Partimos de um patamar muito baixo, portanto é natural que muitos se questionem se, perante a responsabilidade de ganhar um campeonato, Carvalhal tem o saber e a têmpera para responder positivamente. Ao certo ninguém sabe. Mas quem lida de perto com ele no Sporting tem de ver como é que ele trabalha, como reagem os jogadores, qual a sua autoridade, para poder decidir se ele está à altura do desafio. Ele ou outro treinador, porque não se contratam treinadores pela imagem. Nós não estamos na posse de toda a informação, só mandamos “bitaites”. Só espero que quem decide no Sporting tenha isto em atenção e saiba depois explicar a sua decisão. É importante que o actual técnico saia de bem com o Sporting, se for o caso, para não permanecer nenhuma ferida aberta no clube que mine a autoridade do seu sucessor.
Dezperado:
ResponderEliminar"Acho que ninguém aqui sabe, o que foi transmitido pela direcção a Carvalhal...aqui ninguém sabe se ele já foi informado do seu futuro ou não, por isso, para mim, isto passa tudo de especulação que nos é imposto pelos media (de merda) e que nós alimentamos."
Estás a especular. Não sabes se sabemos ou não...
Hugo:
ResponderEliminar"Dúvidas existirão sempre se não estaríamos melhor com A ou com B ou se é ou não técnico para o Sporting, face ao que tenho visto, pessoalmente daria uma oportunidade de preparar a época em vez de trazer mais uma incógnita qualquer ou um aprendiz de treinador."
É isso que penso também.
LMGM:
ResponderEliminarDiscordo que os 6 meses sejam levados como período de avaliação. Independentemente da decisão que venha a ser tomada espero que ela seja tomada antes, para que a próxima época possa ser devidamente preparada. Mais, entendo até que essa preparação já devia estar em marcha. Ou não aprendemos nada com o ano passado?
JVL:
ResponderEliminar"Carvalhal sabia das condições em que estaria no SCP a nível da equipa - estado anímico, campeonato, etc. - mas duvido que contasse com ausência de apoio público por parte da Direcção."
Nem mais!
"Pelos vistos, a exigência voltou a Alvalade"
Pois...
Dina:
ResponderEliminarAí está uma forma geométrica de por a questão.
PS: eu não duvido que pões o interesse do Sporting acima do teu ídolo.
Concordo especialmente com isto: "Mas quem lida de perto com ele no Sporting tem de ver como é que ele trabalha, como reagem os jogadores, qual a sua autoridade, para poder decidir se ele está à altura do desafio. Ele ou outro treinador, porque não se contratam treinadores pela imagem."
ResponderEliminarEstamos todos de acordo que actualmente a equipa está a jogar mais futebol e a dar espetáculos e nota-se pela grande afluência de adeptos a alvalade.para mim tudo isto tém um dedo e esse dedo é do CC pois ele agradece ele incentiva ele motiva ele dedica as vitórias..è por tudo isto que eu gostava que ele continuasse mais um ano do que dar mais um ano de experiência a villas boas..reparem nas diferênças entre o futebol do PB e este do CC..Nota-se pela loucura que se vive em alvalade..E eu sempre defendi o PB pois sou pela estabilidade mas reconheço que hoje nota-se mais alegria nos adeptos
ResponderEliminar"Mais, entendo até que essa preparação já devia estar em marcha. Ou não aprendemos nada com o ano passado?"
ResponderEliminarÉ isto que não entendo, se a acreditar no que se diz (eu não acredito) Villas Boas está contratado, então a próxima época já está a ser preparada e Carvalhal a nivel directivo já tem o seu futuro decidido, independentemente de continuar com bons resultados ou regressar aos maus.
Lda
ResponderEliminarEspecular eu?? basta ler os teus posts todos os dias para saber que apenas especulas, não tens certeza de nada.
Mas de repente o Carvalhal já é o melhor do mundo??? Gostei de uma frase que li algures aqui, em que depois dos 12-1 a exigencia voltou a Alvalade? Quando? Quando levamos 5 dos tripas ou 4 dos lamps porcos?? É que em dois jogos dissemos adeus às duas competições que podiamos ganhar.Dizer que o carvalhal é melhor que o bento???? são opiniões.
Sempre vi o Carvalhal como um treinador de passagem, e acho que ele também sempre teve essa noção. Sinceramente não consigo avaliar na totalidade o seu trabalho, visto que pegou numa equipa já desfeita.
Agradeço ao Carvalhal por isso, mas mesmo que saia no fim da epoca, não sei se é ele que tem de agradecer por ficar com um grande clube no seu curriculum. Vejo no Carvalhal um bom técnico, mas não vejo um bom condutor de homems. Visto que na altura que não tivemos Director Desportivo, perdemos todos os jogos e alguns com goleada...
E fico com outra duvida Lda, por um lado dizes que devemos já começar a preparar a época (anunciando, se houver, o proximo treinador???), por outro dizes que a direcção não protege o seu treinador.
SL
JVL, quem é que pede a vitória na Liga Europa?
ResponderEliminarPLF
ResponderEliminarConcordo plenamente com a "mentalidade pequenina" que vê alguns resultados como um "evento autónomo" e não como uma estratégia global, uma filosofia pensada, um "processo complexo"!
É isto que falta, independentemente de ser o treinador A, B ou C.
Pessoalmente já disse aqui q sou a favor de um treinador de nomeada por várias razões que abragem muitas questões que expliquei. Nem quero com esta opiniao dizer que CC não presta. Acho é que um treinador para o Sporting tem de ser muito completo e abrangente em diversos aspectos.
Mas mais do que tudo, tem de haver uma filosofia, uma estratégia global!
Ao contrário do que JEB disse em relação ao director desportivo que tem de ser escolhido em função do balneário. ISTO É ABERRANTE! É A FALTA TOTAL DE FILOSOFIA E VISÃO GLOBAL ESTRATÉGICA!
Acabou por escolher uma pessoa que me parece indicada e capaz mas os seus princípios são, para mim, totalmente errados.
Leão madeirense
Dezperado,
ResponderEliminarAinda bem que gostaste da frase. Pena que não a tenhas entendido.
LMGM,
Já vi isso escrito na blogosfera por diferentes adeptos.
Também acho que CC não tem de andar a "chorar" por poder ir embora no fim da época. Tem é de trabalhar porque há ainda 7 jogos da liga para ganhar e uma liga europa para lutar!
ResponderEliminarEle sabe e aceitou as regras, contrato até ao final da época e depois pode ou nao continuar, se o Sporting quiser e ele aceitar as condições. Por isso logo saberá se o Sporting só decidir falar no fim.
E também acho que o Sporting nao tem de andar a secar as lagrimas do CC nem a tratar das dúvidas que ele tenha. Por isso tambem nao tem de andar a desmentir jornais senao nem vai ter tempo para mais nada.
Acho é que deve combater com uma ESTRATÉGIA a comunicação social incompetente e merdosa que prejudica o clube! Já falei nisto aqui varias vezes nesta semana. Viu-se as reportagens de Madrid, sem imagens de nada e a minorizar o numero de adeptos sportinguistas presentes e o gesto do clube no inicio do jogo. Nada foi publicitado nem falado. Vimos agora com a Naide as diferenças de tratamento em relação à prata de Nelson Évora. Já sabemos como sao as transmissoes televisivas em relação aos merdosos! Para isto tambem tem de haver uma ESTRATÉGIA.
O porco orelhas, que tem desde há muito uma ESTRATÉGIA implementada, enviou uma carta à Sportinvest, explicando pormenorizadamente o seu descontentamento em relação a casos de jogos transmitidos pela sportv. Vejam só o pormenor e a atenção que os porcos dão a isto, eles que á são tanto beneficiados em termos de publicidades e comentários!!!
É DISTO QUE EU FALO! NÃO ME INTERESSA DESMENTIR UMA CAPA DUM JORNAL! INTERESSA-ME É TRATÁ-LOS A PONTAPÉ QUANDO NOS PISAM E IGNORAM!
INTERSSA-ME É ESTAREM SEMPRE ATENTOS E TEREM UMA ESTRATÉGIA DE COMBATE E DE DEFESA DOS INTERESSES!
Leão madeirense
Dezperado:
ResponderEliminar"acho que ele também sempre teve essa noção"
estás a especular...
pedro,
ResponderEliminarAté o voleibol que nem é um desporto muito acompanhado pela nossa imprensa e este fim-de-semana lá tivemos de levar com dezenas de rodapés a dizer que os lampiões se qualificaram para a final da Taça de Portugal...
Hugo e Pedro:
ResponderEliminarO director da bola tem hoje a desfaçatez de reconhecer em editorial que o tratamento dado ao feito da Naide Gomes não foi o devido, devido á disputa no futebol, aproveitando depois para concluir que não cabe aos jornalistas "serem educadores do povo"...
Hugo
ResponderEliminarPois é! Mas isso é estratégico, não tenham dúvidas!! Isso gera atenção , publicidade e acreditem, agarra adeptos e novos sócios e fans!
Mas mais do que a publicidade a favor deles são as mentiras, as omissões e as dualidades de critérios dos jornalistas que me deixam furioso!
E ainda mais a passividade dos dirigentes do nosso clube que ainda lhes prestam serviços e lhes dão regalias. Veja-se o exemplo dos tripeiros e dos merdosos! Eu tratava-os a pontapé cada vez que nos prejudicassem!!!!!!!!
vejam os pormenores do porco orelhas!
http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/benfica-luis-filipe-vieira-joaquim-oliveira-sport-tv-sportinvest/1147599-1456.html
http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/benfica-luis-filipe-vieira-joaquim-oliveira-sport-tv-sportinvest/1147599-1456.html
Leao madeirense
Leão de Alvalade
ResponderEliminarEu não me admiro nada com esses e outros jornaleiros merdosos!
O QUE ME CHOCA É A NOSSA PASSIVIDADE!!!
TEMOS EXEMPLOS:
Os tripeiros chegaram a proibir orgaos de comunicação social de entrarem nas suas instalações. O mesmo se passou com os merdosos!
E MAIS,
O Nacional da Madeira, devido a uma polémica há pouco tempo atrás, em que se sentiram desprezados, proibiram também a RTP Madeira de recolher imagens dos seus jogos, limitando os jornalistas aos minutos permitidos por lei. De resto, RUA!!!
ISTO É AGIR!!!!!!!
ISTO É O QUE O NOSSO CLUBE NAO FAZ!! REVOLTA-ME A PASSIVIDADE DOS DIRIGENTES E ATÉ DOS ADEPTOS!!
Leao Madeirense
JVL, só com pressão dos resultados é que se vêem as capacidades dos treinadores. Sem exigencia começam os discursos de segundos e terceiros objectivos com que fomos brindados anos a fio.
ResponderEliminarNão pretendo mudança pela mudança, apenas gostaria que de uma vez por todas acabasse a desculpabilização no nosso clube.
pedro,
ResponderEliminarHá já muito que defendo o blackou. Parece que na Direcção não se sentem. E já diz o ditado...
O que me enerva é desprezarem-nos e insultarem-nos e no entanto, continuamos a dar entrevistas ou pior, exclusivos a quem assim nos trata.
*blackout
ResponderEliminarMetralha,
ResponderEliminarO que eu critico é passar-se do 8 para o 80. Não me parece que devesse ser a conquista da Liga Europa a determinar a permanência de CC no SCP. Ou ainda mais ridículo, uma vitória na luz que nada nos dará. É que eu celebro títulos do SCP, nada mais.
jvl
ResponderEliminarUm blackout é válido mas não é uma estratégia. É preciso mais do que isso. Aprofundar as influências, conduzir diplomacias, estar atento aos artigos, às reportagens, aos pormenores. Reagir energicamente, repôr as verdades, mostrar as virtudes que os merdosos escondem e ignoram. Exigir!
Veja-se o caso do porco orelhas, não é um blackout é uma estratégia, é uma acção que tem um dedo de observadores e mais gente e que ele o porco-mor assume, dá a cara e luta! Isto o nosso clube não faz!
É ir muito mais além do blackout!
Neste renascer do futebol do Sporting, há muito dedo de CC. E quem o negar, não parece que esteja a ser sério!
ResponderEliminarNão sei se é ou não o treinador indicado para o Sporting... mas qual é afinal o perfil que se pretende para treinar o Sporting?? Qual o treinador ideal para o Sporting? Também aqui, vamos estar à espera um D. Sebastião?
Acho que a questão deve ser mais profunda e passar por Sporting ter uma estrutura directiva bem estruturada (passe o pleonasmo), com jogadores de qualidade, de preferência portugueses e oriundos da formação, em que QUALQUER treinador competente, sério e conhecedor da nossa realidade formadora, se arrisque a ser campeão.
Isto para mim, é que é o "treinador ideal".
CC tem vários méritos e um deles é o de não olhar a nomes (Caneira, Polga, p.ex), nem a custos (João Pereira e Pongole) para definir o melhor 11 para um jogo. E tb nisso é muito SUPERIOR ao seu antecessor.
Em termos tácticos dá 10 a 0 ao seu antecessor, não só pela forma como consegue flexibilizar o seu esquema táctico durante um mesmo jogo e de jogo para jogo, e tb da maneira como procura usar a boa qualidade de passe da generalidade dos nossos jogadores, privilegiando a posse de bola, em detrimento do que era visto nos últimos anos que era basicamente o pontapé para a frente (APESAR DOS RESULTADOS e tirando um ou outro jogo mais bem conseguido).
Em termos de comunicação, CC tem um discurso que me agrada. É claro, não hostiliza e tem um discurso ganhador e motivador. O discurso de PBento ajudava a aliviar a dor depois de um jogo em que tínhamos sido roubados, mas esse permanente clima de guerrilha acaba por ser contraproducente e inevitavelmente iria afectar a equipa além do tremendo desgaste no treinador...
Tal como a maioria do Sportinguistas, torci o nariz ao nome do Carlos Carvalhal... mas hoje sou um dos que acha que deveria continuar, e isso mesmo devia ser anunciado o quanto antes.
CC é um homem competente, sério e que devolveu o FUTEBOL a Alvalade, e por isso faço votos que possa continuar entre nós. Assim haja inteligência e visão na direcção do Sporting.
Saudações Leoninas.
saint
Leão Madeirense,
ResponderEliminarSem dúvida. Há é que começar por algum lado e o blackout seria uma medida a tomar.
De maneira a termos uma estratégia, como bem dizes, temos que melhorar e muito o nosso site. Do jornal não posso falar pois não sou assinante mas o site, tem mesmo muito a melhorar. Não falo apenas de aspecto mas principalmente do seu conteúdo que é decepcionante.
Ó Jvl falas dos 12-1 da época passada e n falas dos 1-4 contra o Benfica e os 5-2 no Porto?
ResponderEliminarTêm medo da mudança? Tb queriam a permanência do PB na época passada n era?
Os benfiquistas tb se agarravam ao Quique no final da época passada...ridiculo!
Paulo Pinto
Somos de facto um clube especial, onde o facto de um treinador ter subitamente começado a ganhar, com um nível exibiciocional em patamares de todo inesperados parecer constituir um problema
ResponderEliminarta´tudo dito!
Temo que esta novela em relação à continuidade de Carvalhal prejudique o clube com influência nos resultados até final da temporada.
ResponderEliminarAinda para mais tendo em conta que a comunicação social utiliza esta incógnita em relação ao futuro do ainda treinador do SCP para questionar o bom ambiente vivido em alvalade por estes dias, sobretudo as relações entre direcção e treinador.
Em relação à decisão de manter ou não CC, considero que está aqui uma grande bota para descalçar. Para gladio dos sportinguistas o SCP anda a ganhar, ainda por cima com boas exibições. Mas por outro lado ainda não me esqueci dos maus resultados e goleadas sofridas (que coincidiram com a ausência de director de futebol). Acho que qualquer decisão tomada pela direcção irá causar mau estar e descontentamento:
-1ª opção: continuidade de Carvalhal. Caso CC continue, muitos concordarão com esta decisão. Contudo, à primeira derrota ou desaire vamos ter de "levar" com a comunicação social (record) a bater no "ceguinho", criticando a opção da sua continuidade no comando técnico. E, depois, o que fazer perante a pressão para a sua saída... será repetir mais do mesmo do que se viu com Paulo Bento. Por isso considero que a opção da continuidade de CC constitui um risco.
-Opção 2: Caso CC não continue e venha um novo treinador... será igualmente um risco. Maior se for AVB. Um jovem treinador que mostra ter personalidade à altura mas ainda com um currículo curto. Pode ser uma aposta fantástica. Pode correr mal...
Portanto... considero que qualquer decisão no presente momento será inoportuna (se é que não está já tomada) e qualquer decisão será arriscada, na minha prespectiva. Mas transmiti-la nesta fase pode interferir com o bom momento do SCP. A meu ver Bettencourt será preso por ter cão e preso por não ter. Será criticado por qualquer opção que tome. Não há unanimidade em relação a este assunto. Sobretudo se o próximo treinador (CC ou outro) falhar no arranque da próxima época... não faltaram criticas (muitas) fundamentadas para o criticar!
Em relação ao blackout não posso estar mais de acordo. Os jornalistas têm demonstrado o seu desrespeito pela nossa Instituição. Silêncio, quanto a mim, é/foi apropriado.
Saudações Leoninas
Paulo Pinto,
ResponderEliminarSe não sabes interpretar o que os outros escrevem, escusas de comentar. Evitavas dizer parvoíces dessas e cair no ridículo.
Com bilhetes a 10 euros ninguém pode ficar em casa..Vamos mostrar ao JEB que com bilhetes baratos enchemos o estádio..Amanhã há um jogo de andebol no arreiro e é preciso ganhar para ficarmos no grupo A..Já sinto o ambiente de quinta e espero que se repita aquela noite do 4-1 frente ao newcastle..Não se esqueçam que o simulão vai fazer tudo para marcar e provocar..Ele é grande jogador mas como homem deixa muito a desejar..Ele cuspiu no prato onde comeu só para agradar as gaivotas..Não era necessário cuspir no nosso clube para ser bem visto nas galinhas--ERROU...
ResponderEliminarConcordo em boa parte com o comentário de saint.
ResponderEliminarO que é que se pretende dizer quando se fala em "perfil ideal" ?
Para mim o tipo com o perfil ideal é aquele que consegue tirar o melhor partido da "matéria" que tem disponível; que põe a equipa a jogar de forma sólida mas vistosa; que consegue aliar a isso vitórias convincentes ; que não se inibe mas tb nao se exalta cada vez que lhe é posto um micro à frente.
Se me pedem um nome: Pep Guardiola. Que não há? então pode ser mesmo ESTE Carvalhal.
Boas!
ResponderEliminarNunca fui nem nunca serei a favor de mudanças a meio da epoca como acontece frequentemente nos clubes portugueses, treinador que começa epoca é treinador que a deve acabar...
JEB tem pelo menos uma boa oportunidade de se redimir das enormes asneiradas que tem feito desde que subiu a presidencia do Sporting e essa é planear uma epoca em condições que foi o que a meu ver falhou na anterior.
Paulo Bento era um treinador que de a dois anos para ca não acrescentava nada ao futebol do Sporting desculpando-se com razão ou não em erros de arbitragem sempre que perdia e descartando-se sempre de responsabilidades escondendo-se atras dos problemas financeiros que o clube atravessa ou dos jogadores. Não devia ter iniciado a epoca! Assim como na altura que assumiu o comando da equipa eu tambem fui contra a quando da saida do Peseiro. Aproveito para vos dizer que foi apos o despedimento do Peseiro que deixei de ir ao futebol porque acho incrivel despedir-se um treinador com base no resultado de dois jogos basicamente quando desde que me lembro foi o melhor Sporting que eu vi jogar a bola nos meus 28 anos!
Onde quero chegar com esta lenga-lenga é ao seguinte, tendo em conta que se contractou um Homem para assumir uma responsabilidade como a de comandar um clube como o Sporting e sendo ele uma aposta de JEB independentemente de concordarmos ou não com ela e discutir-se ou não a sua qualidade e de ser primeira, segunda ou terceira escolha foi ele que a fez e deve no minimo dar a oportunidade a CC de fazer uma epoca planeada no seu todo...
Não é o meu treinador de eleição mas tenho dado o benificio da duvida desde que chegou e vou continuar a dar, agrada-me esta serie de resultados mas não me esqueço dos 7 jogos seguidos sem ganhar como tambem sei reconhecer que tambem teve 7 seguidos a vencer.
Pelo menos numa coisa CC de mim ja conseguiu até ver, estima! Não se esconde atras de arbitragens , não se esconde atras dos jogadores e responsabiliza-se, acho que a meu ver demonstra Orgulho em representar o nosso clube por ser até ao momento o topo da carreira dele!
Merece todo o meu apoio com a certeza que graças a CC na proxima epoca voltarei a ir ao futebol e acreditem e quem me conheçe pessoalmente sabe, eu sou dos que vou a todo o lado!
Aos que se estrearam a comentar aqui no blogue, sejam bem-vindos. Que seja o primeiro de muitos.
ResponderEliminarVou especular um pouco:
ResponderEliminar1. Villas-Boas no SCP
2. Carvalhal no FCP
Era de rir!
Coloquei este cenário para ilustrar que, de uma forma ou de outra, a escolha do nosso treinador para a próxima época já está condicionada, em grande parte devido à exposição diária que o assunto tem merecido na imprensa e não pelos resultados desta época. Neste momento, o SCP está numa encruzilhada em que o tempo não corre a nosso favor. Precisamos de preparar a próxima época de acordo com aquilo que queremos, correndo sempre o risco de não saber muito bem o que os nossos rivais vão fazer. E é aí que o cenário que coloquei ganha outra dimensão. Porque, mesmo que tenhamos a melhor estratégia, esta pode ser fortemente condicionada por aquilo que o FCP for fazer. E no futebol, já se sabe o peso das emoções..
ResponderEliminarAcho que a melhor escolha será aquela que for baseada em critérios muito claros que vão de encontro a uma estratégia do clube. É aí que espero que o Costinha tenha um papel preponderante e venha "elevar os padrõezinhos".