quarta-feira, 24 de março de 2010

Case Study: Estratégia para horários


Nem todos os sportinguistas têm a possibilidade de se deslocar a Alcochete para ficar a conhecer as nossas equipas jovens, por isso, será sempre vista com bons olhos a possibilidade de realização ocasional de jogos das camadas jovens (principalmente juniores) no Estádio José Alvalade.

Este sábado, realiza-se em Alvalade pelas 15h, o desafio da nossa equipa de Juniores frente ao Odivelas Futebol Clube, relativo à Zona Sul do Campeonato Nacional de Juniores.

À mesma hora, no Multidesportivo Açoreana, a equipa de Ténis de Mesa (líder da I fase do campeonato nacional) recebe a equipa da Ponta do Pargo no jogo que decidirá o primeiro classificado da fase regular e que disporá da vantagem de realizar duas partidas em casa durante os playoffs.

Não está obviamente em causa a importância do evento do futebol - ou do futebol em si, já que é naturalmente o motor do nosso clube - mas não deixa de me causar algum desagrado. Bem sei que a maioria dos sportinguistas nem haverá qualquer tipo de hesitação e a deslocar-se a Alvalade, será pelo futebol. Da minha parte, a escolha está feita e fica a frustração de abdicar de uma para ver a outra quando se calhar tudo podia ter sido melhor articulado...

Este caso vem mesmo a calhar numa altura que se começam a conhecer novos pormenores sobre o futuro Pavilhão de Alvalade e no site da CML já estão disponíveis informações sobre o PDM para a localização do recinto (ver aqui). Agora que o Pavilhão começa a avançar, muitos sportinguistas vêem a concretização de um sonho a aproximar-se: as "Tardes" ou "Noites" em Alvalade, com grandes "sessões" desportivas.

Para mim, o caso deste Sábado é um exemplo do que não se deve fazer. Em termos estratégicos, sugiro que a opção dada aos sportinguistas não seja "A ou B?" mas sim "A e depois B?".

EM FRENTE SPORTING!

32 comentários:

  1. Estádio cheio, Novo Pavilhão em Alvalade, Sporting TV e equipas competitivas são o desejo de todos os sportinguistas. As vitórias e a glória virão com naturalidade.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  2. so uma questão, o terreno vedado em frente ao estádio do sporting é de quem???
    nao cabe ai um pavilhao??
    o porto meteu um caixote entre o estadio e a VCI, nao podemos construir ai??
    se calhar até será ai o pavilhao do sporting, mas como nao sei fica a questao

    ResponderEliminar
  3. so uma questão, o terreno vedado em frente ao estádio do sporting é de quem???
    nao cabe ai um pavilhao??
    o porto meteu um caixote entre o estadio e a VCI, nao podemos construir ai??
    se calhar até será ai o pavilhao do sporting, mas como nao sei fica a questao

    ResponderEliminar
  4. Anónimo,

    A imagem colocada diz respeito ao projecto de implantação do nosso futuro pavilhão que ficará na parcela de terreno que correspondia à "Superior Norte" do antigo Estádio.

    Os terrenos "vedados" foram vendidos à MDC e destinam-se à construção de residências e escritórios - aguardando a aprovação do PDM para a área por parte da CML. Actualmente estão "cedidos" à Emparques para gestão de zonas de estacionamento.

    SL

    ResponderEliminar
  5. muito obrigado pelo esclarecimento. fico contente por o pavilhao ser perto do estádio. veremos se conseguem lá conciliar todas as modalidades.

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    Fico contente com a construção do nosso Pavilhão mas tenho tantos "mas" que tudo me sabe a pouco..

    Tenho muita pena que o pavilhão não fique anexo ao estádio, fazendo parte de um núcleo desportivo em que os utentes podessem deslocar-se num recinto estanque, sem ter de atravessar ruas, passadeiras, passeios até ao pavilhão e vice-versa.

    Devia ter sido tudo pensado desde início.Veja-se o caso dos merdosos cujo espaço exterior em volta do estádio serve todos os edifícios desportivos e está estanque a viaturas, a ruas e pode ser fechado a intrusos..

    Em Alvalade, parece que andamos por ruas à volta do estádio. Um pai leva uma criança e tem de estar atento aos carros.. Na zona do Alvaláxia estamos mais integrados com o estádio mas depois, pelos vistos, para ir para o pavilhão, temos de sair dessa zona e descer até ao canto inferior do quarteirão como se fossemos embora pelo Lumiar..

    Agora já está feito..só temos de nos congratular com o facto de, finalmente, termos o nosso pavilhão..MAS..parece tudo mal estudado..

    Outra coisa que nunca percebi bem, os terrenos do antigo estádio foram vendidos, nunca percebi bem por quanto..nem sei se foram bem vendidos..Também havia um projecto para duas torres laterais ao metro do campo grande..Nunca percebi a participação do Sporting nesses empreendimentos, nem se os interesses foram bem acautelados..Porque, apesar de agora o mercado estar mais em baixo, na altura esses terrenos valiam muito dinheiro..Nunca percebi nada..

    Só percebi que o projecto do estádio foi um processo de remendes, de ajustes e no fim saíu o que se viu, um recinto multicolor que pouco envoca o nosso espírito. Nem se percebe onde é a entrada principal, nem reflecte a nossa história! Pelo menos o Sousa Cintra elevou um Leão em frente à entrada nobre do antigo estádio. Vejam-se tantos casos de estadios com entradas dignas dos emblemas..veja-se os merdosos..

    E agora, apesar de feliz pelo pavilhão (resta-me desejar ainda que o projecto me encha os olhos..) parece-me que é mais um remende que devia estar muito mais perto do estádio!

    ResponderEliminar
  7. Também sou de opinião dos juniores jogarem a fase final em alvalade..Espero que quem organize os jogos em alvalade tenha em consideração este pormenor, Mais segurança e maior comodidade. Não me esqueço da época passada ter levado uma molha no jogo contra os bimbos e com a bancada repeleta de adeptos todos de pé..Esta época que eu saiba não há concertos e os seniores acabam a época em casa a 2 de maio..

    ResponderEliminar
  8. Leão Madeirense,

    No projecto, "tudo" se quis e "nada" se teve. Os sócios foram colocados perante a hipótese de ter um estádio com 40 mil lugares + pavilhão OU um estádio com 50 mil lugares.

    Houve mais olhos do que barriga e pensou-se em todo o terreno do antigo estádio para vender e pronto, quando se podia perfeitamente ter salvaguardado uma parcela de terreno para fazer também um pavilhão. Mas tudo isso são agora águas passadas.

    Fico contente por haver um pavilhão. Só espero é que as coisas sejam devidamente organizadas em termos de horários. Posso dar mais um exemplo de Fevereiro:

    15h - Ténis de Mesa em Alvalade
    15h - Andebol no Casal Vistoso
    16h30 - Final do Campeonato Distrital de Hóquei (Iniciados) no Tojal

    ResponderEliminar
  9. Hugo, será sempre difícil coordenar horários, felizmente ainda somos Sporting e isso significa muita actividade desportiva.

    Julgo que será possível um maior cuidado com os horários em relação a competições de seniores e a existência do pavilhão também irá ajudar porque não será viável a sua utilização simultânea.

    Agora com os escalões de formação haverá sempre sobreposição.

    ResponderEliminar
  10. LMGM, concordo com o que dizes mas no fundo também entendes a lógica de onde quero chegar. Isto bem gerido, tinha passado o Ténis de Mesa ou o Futebol para outra hora.

    E nós não temos assim tantas modalidades com "espectadores" para fazer gestão, nomeadamente em Alvalade. Com o pavilhão serão 7 (espero eu):

    - Bilhar (Sala do Bilhar - Porta Maratona)
    - Polo Aquático (Piscina Multiusos)
    - Ténis de Mesa (Multiusos)
    - Futsal (Pavilhão)
    - Andebol (Pavilhão)
    - Hóquei (Pavilhão)
    - Futebol (Estádio)

    ResponderEliminar
  11. Como somos adeptos do clube do FOREVER porque nao assinar esta petição

    http://www.peticao.com.pt/izmailov-no-scp-forever

    Vamos mostrar que nao acreditamos que ficamos com uma equipa mais forte quando afastam os nossos melhores jogadores, vamos fazer uma força para que fique a jogar de verde um jogador que rejeitou uma proposta mais vantajosa financeiramente para jogar no Sporting. Vamos mostrar que estamos atentos ao que poderia ser uma tentativa de fazer a IZMAILOV o que foi feito a mantorras pelos animais do outro lado da rua.

    Izmailov Forever

    ResponderEliminar
  12. Hugo:
    Muito bem colocada a questão. Ainda sem pavilhão a articulação dos 2 horários seria perfeitamente possível, embora seja necessária grande coordenação entre os diversos departamentos. Não conheço a fundo o organigrama do Sporting, mas creio que não existe um orgão ou pessoas que poderiam fazer a essa coordenação e articulação tão necessária e estava por isso na altura de se implementar.

    As modalidades precisam de sentir o carinho dos adeptos e também não tenhamos dúvidas que uma grande presença de público as fará crescer bem com será garante da defesa dos nossos interesses contra os nossos adversários. É que é muito mais fácil fazer pender a balança para o outro lado quando o adversário e os árbitros olham em volta e não vêm ninguém.

    ResponderEliminar
  13. Hugo, não só entendi como concordo com a tua opinião.

    Sobre o novo pavilhão a questão do hóquei vai levantar polémica, sem querer tomar partidos, até porque um dos meus divertimentos de infância era ser o Ramalhete e construir balizas de hóquei com duas cadeiras e uma vassoura, se não for possivel ter o hóquei no pavilhão que regresse o basquete e o vólei.

    ResponderEliminar
  14. Hugo Malcato

    E a tal história de o pavilhão não servir para o hóquei? Era mentira? Espero eu...

    ResponderEliminar
  15. Hugo,

    Foram mesmo os adeptos que optaram pelo estádio sem pavilhão ou foram os 50 mil lugares que a UEFA impõe(?) para receber finais europeias??

    Tenho uma ideia que houve esse argumento por parte da então administração. Havia a ideia de 40 mil lugares, até para poderem subir os preços dos bilhetes partindo do princípio da maior procura/ menos oferta..Ouvi falar destes argumentos mas nunca ouvi nenhuma contrapartida em relação a um pavilhão..Nunca ouvi falar de alguma votação nesse sentido em assembleias do clube..Nem posso acreditar que os sócios votassem pelo não pavilhão..

    De qualquer forma os nossos adversários lá fizeram os seus estádios, com 50 mil ou mais e ainda os respectivos pavilhões..Sabes, andamos aqui há anos a levar com gestores muito finos, que vieram da banca, muito credenciados e muito capazes, mas afinal os outros merdosos todos, sem diplomas e sem teorias, resolveram na prática, melhor que os nossos engravatados, todas as questões. E com estádios da côr dos emblemas, com entradas imponentes tudo organizadinho para que os adeptos usufruam dos edifícios todos. E ainda percebem mais de futebol..

    Vendemos os terrenos até às "unhas" do estádio, vendemos a Alvaláxia, o edifício sede e não temos guita em lado nenhum..ficámos com um estádio multicolor! Não foram os sócios que decidiram isto tudo..mas enfim. A mim custa-me estas palhaçadas todas..até o pavimento à volta do estádio podia ser verde, aqueles pavimentos são quase da côr que se quiser porque são aplicados aditivos para dar côr e mesmo assim puseram encarnado..são pormenores eu sei mas no global é uma cagada isto tudo e podia ser muito diferente para melhor. Tb acredito que custe a todos os que realmente vivem o clube intensamente.

    Basta ver outros complexos desportivos de outros clubes, cá dentro e lá fora. As cores, os símbolos, os tais pormenores..

    Bem..daqui a uns 20 anos, qdo o estádio precisar de pinturas e remodelações, esperemos que esteja lá um presidente bem ferrenho e atento a estes pormenores..

    Entretanto fico à espera do projecto do pavilhão. Para ver se o "remendo" nos exalta..É porque com o dinheiro que não há, temo pela qualidade e grandeza do projecto.

    Qto aos horários, é obvio que é má gestão. Pode ser complicado conciliar um ou outro horário mas há coisas que são flagrantes de falta de gestão..eu até digo mais, é falta de VISÃO!

    SL

    ResponderEliminar
  16. Pedro Matos, encontro-me na expectativa também...

    LMGM, infelizmente, já só sou do tempo do Chambel =P

    SL

    ResponderEliminar
  17. Leão Madeirense,

    Era novo e não me recordo ao certo do que se passou mas pelo que as pessoas me indicam - e conheço quem tenha participado nessa AG - o argumento foi que podíamos de facto mudar o projecto para 50 mil lugares mas sem pavilhão, de modo a poder albergar finais da UEFA.

    Concordo com tudo o que dizes e até muito mais, mas agora são águas passadas. O "mal" está feito e resta-nos "remediar" e esperar que de agora em diante se esteja de olhos mais abertos face às situações. Eu pelo menos estou...

    SL

    ResponderEliminar
  18. Hugo

    Deste-me uma boa notícia e logo de seguida a cacetada.

    Boa notícia: Já começar a estar definido o PDM albergando o pavilhão.

    Cacetada: espaço de implantação do pavilhão: 48,9x28,8. Se pensarmos que o campo de andebol tem 40x20 (medidas médias do ringue para hóquei, também), sobram 8,9 metros nos topos, e na lateral 8,8 m onde ainda teremos de descontar espaço para mesa de juízes e bancos, e área de protecção.

    Não percebo nada de arquitectura, nem de PDM’s, mas se for tão linear como eu entendo, vai sobrar pouquíssimo espaço para público.

    ResponderEliminar
  19. 8,

    Nessas matérias, recomendo que se leia os comentários feitos pelo Arq. Pedro Silva no Fórum SCP.

    http://www.forumscp.com/index.php?topic=18964.msg830327#msg830327

    No fundo, quero acreditar que o valor dos 48,9x28,8 correspondem apenas a 1500m2 de recinto desportivo, restando mais 3.000m2 para bancadas e estruturas de apoio.

    SL

    ResponderEliminar
  20. FOTOS SAUDOSAS DA ANTIGA NAVE DE ALVALADE QUANDO AS EQUIPAS DE HOQUEI E BASKET INFLAMAVAM O PAVILHÃO E OS ADEPTOS!

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100000685083823#!/photo.php?pid=5324067&id=371353591083&fbid=402585646083

    ACABARAM COM ISTO MAS TEMOS UM DIA QUE REAVER ESTA FORÇA!

    SL

    ResponderEliminar
  21. Vejam só a justiça desportiva que temos a dirigir o nosso futebol..Depois dos bimbos estarem afastados do título reduziram a pena para tr~es e quatro jogos de jogadores titulares ..Isto é mesmo gozarem com quem gosta de futebol..isto é apenas um exemplo da incompetência que estão em cargos atrav~es de cunhas..Será que isto se passa em países onde a organização são um exemplo e todos acreditam no desporto rei.Aqui neste cantinho a beira mar reina a falta de confiança em tudo o que nos dirige..Desde arbitros dirigentes jornalistas juízes etc etc..Mas como português e nada podendo fazer contra esta máfia vou vivendo a vida e esperando que ao menos o pavilhão do SCP seja uma realidade..

    ResponderEliminar
  22. Curiosamente, também me chamo Pedro Silva e também sou arquitecto..

    Mas não sou eu esse Pedro Silva. Conheço os estudos e o projecto que ele fez e tenho acompanhado as questões e as dúvidas que se levantam àcerca do que pretendem fazer.

    Por isso é que disse que estou preocupado com o que possa vir a ser o nosso pavilhão..Esperemos que seja mesmo algo que nos dê muito orgulho e que sirva realmente para o Sporting voltar a ser forte e activo desportivamente!

    ResponderEliminar
  23. Renato,

    O que é de espantar é a lata flagrante que demonstram pois não têm um pingo de vergonha em fazer as coisas dissimuladamente! ISTO DEMONSTRA MUITO PODER!! ISTO É QUE È MAIS PREOCUPANTE!

    Primeiro os tripeiros foram provocados, os stwards são seguranças dos merdosos que diariamente asseguram a segurança no centro de estágio das galinhas. Isto é sabido mas mesmo assim a Liga fez o que eles queriam que foi diminuir os tripeiros. E agora, na descarada pq já pouco se importam com esses, reduzem-lhes a quase a nada o castigo!

    Aos outros, que ainda dão luta, não se passa nada. São culpados e mantêm-se a punição! CLARO!!!

    Lembram-se da história da multa que apanhámos por atraso no começo do jogo? Pagámos mais por isso do que eles por um adepto merdoso, vestido com a fatiota de palhacinho, agredir um fiscal de linha! ESTÁ TUDO DITO, NÃO HÁ VERGONHA NENHUMA E PIOR, O PODER ESTÁ TODO DO LADO DELES!

    ...

    ResponderEliminar
  24. Alguem sabe a lotação do novo pavilhao?

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  25. Está confirmado..Os jogos dos juniores vão ser feitos em alvalade..No sabado as 15 com o odivelas com entradas gratuitas para todos nós sócios..Lá estarei..

    ResponderEliminar
  26. Hugo,

    há uma coisa que não te podes esquecer, os horários dos jogos quem os marca são as respectivas federações. No caso do ténis de mesa como sabes em Alvalade sempre vistes os jogos começar às 15 horas, quanto ao futebol de formação e no caso concreto dos juniores, se o jogo fosse em Alcochete teria sempre o mesmo horário, pelo que a unica alteração que aqui houve foi a do local do jogo, não parece contudo que também houvesse da parte Sporting interesse em alterar o horário do futebol (creio até por questão de logistica), e o ténis de mesa muito menos.

    Quanto ao pavilhão...verde é a cor da esperança, vamos pensar positivo e esperar que as coisas corram com normalidade. Seguramente já não vai demorar muito até o processo tomar o seu rumo normal e depois é só começar a vê-lo crescer.

    SL

    ResponderEliminar
  27. Carlos Barreto,

    Bem vindo a este espaço meu amigo. Para castigo, no novo pavilhão vais ter o lugar cativo ao meu lado e do "puto" Hugo. O Miguel Almeida não pode ir, o gajo zanga-se muito comigo... lol

    Abraço!

    ResponderEliminar
  28. Juvenal,

    só tu agora é que me fazias rir...quanto ao lugar no pavilhão podes já fazer a reserva do lugar ao teu lado, quanto ao Hugo mesmo que insista não pode ficar no meio nós, senão vai parecer um galheteiro.
    Quanto ao Miguel Almeida, desculpa mas temos que lhe arranjar um lugarzinho ao pé de nós, ele quando se zanga contigo até tem piada.

    SL

    ResponderEliminar
  29. Carlos,

    Estiveste bem com a cena do galheteiro. Em relação ao Miguel vou então repensar.

    Abraço!

    PS - Pessoal dêem notícias do que se passou hoje no Solar do Norte

    ResponderEliminar
  30. Carlos,

    Muito me honra ver um comentário teu por aqui ;)

    Esqueces-te no entanto que existem pois possibilidades de alterar N aspectos nos jogos, desde recinto, horário e data. Sabes bem que os do outro lado da II Circular agendam os jogos para as 14 ou 14h30 para poderem transmitir a partida na lampião tv, por exemplo.

    Não quero com este post insinuar nada, apenas que podia ter havido um pouco mais de "tacto". Existe a possibilidade de alterar os "contornos" da partida principalmente o futebol que mudou de Alcochete para Alvalade. Ao mesmo tempo que houve um pedido de alteração de recinto, podia ter havido de horário.

    É que no caso do Ténis de Mesa, também seria possível alterar o calendário - tal é feito regularmente no caso das partidas nas Ilhas para poupar nas viagens - mas neste caso e tão "em cima", o Ponta do Pargo já deve ter as passagens de regresso marcadas.

    SL

    ResponderEliminar
  31. "Mea Culpa"

    O jogo refere-se a uma das últimas jornadas da Zona Sul, não se pode alterar o horário do mesmo.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)