Chapa 1: Só os Sportinguistas nascidos na década de 60 se lembrarão de vitória tão expressiva e categórica ante o FCP como a de domingo. Precisamente desde o tempo em que éramos o 2º clube com maior número de títulos nacionais com uma posição, vista pelos olhos de então, aparentemente inalcançável. Não restando hoje qualquer dúvida sobre os métodos empregues para nos escorraçar desse lugar, (sem esquecer anos que acumulamos sem liderança, divisionismo e a nossa inépcia), é de estranhar as honras que ainda se destinam a Pinto da Costa em Alvalade. Mas são de arrepiar e de fazer dar voltas no túmulo aos fundadores do clube as notícias de que o Sporting se apresta a apresentar uma candidatura conjunta com os azuis à liderança da Liga. Não consigo imaginar como pode Rogério Alves, ou outro Sportinguista qualquer, prestar-se ao papel de peão de brega da estratégia de PdC. Este tem pelo menos um mérito que lhe tem que ser reconhecido: conseguiu do nada construir uma organização tentacular para combater a hegemonia desportiva dos clubes de Lisboa conseguindo, simultâneamente, mantê-los de costas voltadas, aliando-se ora a um, ora a outro, consoante lhe ditam os seus interesses. Dividindo para reinar, tem conseguido os seus objectivos.
Chapa 2: Os passivos dos 3 grandes têm dado que falar. Dos 3, o Sporting é o que tem o modelo mais racional, mas que não tem sido aplicado na plenitude, nem tem tido a gestão mais adequada. Como se pode ver hoje nas 1ª´s dos jornais, é a formação que tem procura. Para que este modelo dê mais títulos tem falhado a politica de aquisições e a aposta num treinador, consagrado ou não, que não prescinda do bom futebol. Seria trágico para nós que a formação passasse para o plano secundário, como parece indicar a promessa de grande investimento na próxima época. Não havendo de facto petróleo em Alvalade, duvido que tal possa suceder sem vender anéis. E com as receitas a definhar de ano para ano, não vejo tesouraria para aguentar as consequências. O Sporting precisa de saber vender melhor, ou vender sequer, mas sobretudo de não falhar tanto a comprar. E é aí que tem residido o nosso calcanhar de Aquiles. Trabalhar com um bom empresário como Jorge Mendes pode ajudar um pouco, desde que o Sporting saiba defender os seus interesses. Que, como sabemos, estes não são exactamente os mesmos que o dos empresários.
Chapa 3: A gata borralheira em que a equipa se havia transformado o Sporting, apresentando-se de forma andrajosa na maior parte da época, tem pelo menos já um par de sapatos de cristal, conseguidos com 2 vitórias categóricas consecutivas. Se o jogo com o Everton poderia ter deixado a sensação de vitória casual, em que o demérito dos ingleses poderia ter prevalecido sobre o nosso mérito, o jogo de domingo confirmou que a subida de nível não era fortuita. Mas quem ouviu do princípio ao fim as perguntas colocadas nas conferências de imprensa dos 2 técnicos, poderia até ser levado a pensar que tinha sido Carvalhal a ser goleado, tal o fogo que se abriu sobre ele. Sabe-se que Carvalhal não tem a boa imprensa do seu antecessor. Os mesmos que tudo desculpavam a Paulo Bento, dizendo que ele não tinha plantel e por isso fazia milagres, são os mesmos que insinuam agora que Costinha, entrado na quinta-feira, já tem responsabilidade nas vitórias. Ou como parecia querer dizer Inácio, o Sporting passou a jogar melhor apenas por causa da entrada de um só jogador. Isto é, Pedro Mendes sozinho fez o milagre da multiplicação dos golos, em simultâneo com o do desaparecimento da debilidade defensiva. Afinal ficou barato... Para Carvalhal fica apenas o “mérito” de 7 derrotas consecutivas.
P.S.: A A.A.S. pede-nos a divulgação do seguinte comunicado(clique para aumentar):
Excelente post e sobre as respectivas chapas tenho a seguinte opinião:
ResponderEliminarChapa 1 - É inadmissível o que continua a acontecer. A vassalagem a esse mafioso do norte tem de acabar de uma vez por todas. Nós sócios temos de exigir um comunicado do Sporting a cortar relações institucionais com essa associação de corruptos e mafiosos. A união de candidaturas á liga então é de loucos. Só alguém que não tem vergonha na cara como o Bettencourt é que se consegue sentar ao lado de uma figura como PC.
Chapa 2 – Um dos grandes problemas do Sporting, saber vender e saber comprar. Quando vejo o cabelos brancos falar em forte investimento no mercado, fico com medo, porque certamente que virão mais pongolles e afins. Melhoramos desportivamente? Não. Mas ficamos mais pobres financeiramente. Antes de ter dinheiro para comprar é preciso saber o que fazer com ele e esta direcção incompetente demonstra que continua a não ter visão de mercado.
Chapa 3 – Não sou grande admirador de Carvalhal mas nestes dois jogos, mérito lhe seja reconhecido. Finalmente aprendeu a estudar os adversários e a escolher a táctica em função das características dos jogadores. Sinceramente no final da época para mudar espero que seja para bem melhor, porque para ir buscar vilas boas e afins mais vale estarmos quietos.
SL
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarÉ de facto curioso como o PM2 é o pai das vitórias (como ontem aparecia nO Jogo) quando a sua entrada na equipa coincidiu com 7 jogos consecutivos sem ganhar.
Como sempre (sempre!) são os "putos" a tocar esta equipa para a frente. São os mesmos de quem se diz "nem tudo o que sai da academia é bom" e são os mesmos de quem se diz terem de ir rodar para virem melhores. São também os mesmos que, quando se ganham 2 jogos, estão às portas dos maiores clubes europeus.
Fosse só a ausência de coerência dos jornaleiros e não haveria grande mal.
Nestas alturas fico a perguntar-me por onde andam as pessoas que exigiam a entrada do SV10 e do MF14, aquelas que queriam o JM28 no banco e a contratação do Ruben Micael, aquelas que dizem que o YD20 não sabe dominar uma bola, aquelas que dizem que o DC3 é baixo demais para a função e os empregados de limpeza que querem é passar lixívia no balneário.
Se eu não estivesse a trabalhar, ia a Madrid de certeza, porra! De qq modo, vou colocar a minha força nos que lá vão para dar mais voz ao nosso SPORTING!
ResponderEliminarPC
1 - É ultrajante ver o PdC na Tribuna. Depois de tudo o que nos fez, daquilo que veio a lume - e quero lá saber de timings e de reacções que deveriam ter sido tomadas mas não foram - continuamos a participar em acções com esse clube.
ResponderEliminar2 - Um dos maiores problemas do SCP é mesmo esse. Compramos mal, em preço e qualidade, e vendemos muito mal a qualidade que temos nas nossas fileiras.
3 - Não fiquei nada agradado com a notícia que seria Carvalhal o nosso treinador mas tem vindo a conquistar-me, quanto mais não seja pelo seu discurso. Ao passo que PB sistematicamente rebaixava o SCP, para mostrar que fazia o que era possível, Carvalhal faz exactamente o oposto. E quando vejo pedirem o Villas Boas, ainda para mais baseado em premissas que ele efectivamente não cumpre, penso que a exigência só se aplica ao Carvalhal.
PLF,
Uma das pessoas que dizia que o Djaló não sabe dominar uma bola, continua aqui. E não é por ter feito 2 bons jogos que altero a minha opinião nesse capítulo. Seria o mesmo que, por exemplo, alterares a tua em relação ao Adrien vs Pedro Mendes.
Porque será que nenhum clube do mundo fez uma proposta sequer por Liedson?
ResponderEliminarJVL,
ResponderEliminarnunca disse que o PM2 era mau jogador, apenas que não compreendia a sua contratação, que não era necessária e que não é melhor que o AS6, que não faz sentido gastar-se €1,5M por um jogador de 31 anos e que não se remunera o mérito e o trabalho quando o que se gasta num jogador sem futuro (mas com presente) é 10xs mais do que já se gastou com um que tem presente e futuro e que, sem margem para dúvidas, irá ter um rácio de receita/despesa positivo. E isso não é o mesmo que dizer que é mau, que não sabe dominar uma bola, etc., mas que não é tão bom quanto.
Peço desculpa pela referência, não quero estragar os fétiches de ninguém.
http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/01/carvalhal-sim-ou-sopas.html
PLF,
ResponderEliminarOu seja, a tua opinião não mudou acerca do Pedro Mendes, assim como a minha não mudou acerca do Djaló. Porque não se muda de opinião por 2,3 jogos melhores/piores.
à muito que não comentava aqui até pensei que me tinha enganado na porta porque isto stá muito difrente de quando eu vinha aqui mais vezes. desde os USA um grande abraço. E para dizer que concordo com o que o leaodealvalade escreveu, como sempre.
ResponderEliminartiosam
Em 1976 eles com o Cubillas marcaram 1º mas depois enganámo-los com 5-1. Tarde de glória em Alvalade no topo sul
ResponderEliminarPedro, bem novinho vi esse jogo. Que jogatana, meu Deus!
ResponderEliminarBelissimo post! Parabens!
ResponderEliminarLuis - Unhais da Serra
Luis:
ResponderEliminarNo seguimento do que é hábito entre nós, sê bem-vindo ao "ANorte", esperando que este seja o 1º de muitos comentários.