segunda-feira, 22 de março de 2010

Função: Treinar a equipa


Ao comentar o último post, kovacevic fez uma referência importante: Os casos existem há diversos anos e não é por se berrar que se vai ter razão.

Durante uma série de tempo, afirmei que o trabalho de Paulo Bento estagnou ao serviço do Sporting uma vez que ele se perdia numa série de factores extra-desportivos, respondendo a familiares, agentes, dirigentes, árbitros e mais uns quantos, expondo a sua figura na defesa do Sporting. Aliás, não tenho a menor dúvida que em grande parte ele tornou-se uma figura adorada no nosso seio, uma vez que fazia aquilo que mais ninguém fazia ao género de uma boa Moulinex.

O papel de um treinador é preparar a equipa para os desafios organizando os treinos, introduzir rotinas e definir o estilo de jogo, seja conservador, dinâmico, misto, etc. Por isso, é com agrado que vejo nesta altura que Carvalhal não está para já - e espero que nunca - envolvido na resolução dos casos.

Sem querer entrar no pormenor da forma como um assunto pode ser resolvido, fica-me sinceramente a satisfação de ver que a casa está, pelo menos, a ser arrumada e que se está a trabalhar para criar a estrutura e organização que tem vindo a faltar ao Sporting.

Inspirado numa frase mediática no Sporting "Futebol - Pé. Mão - Andebol!" posso finalmente afirmar:

"Dirigente - Dirige. Treinador - Treina".

EM FRENTE SPORTING!

15 comentários:

  1. E ainda...

    "jogador - joga (e de preferência sem... bufas); adepto - manifesta-se" :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Dirigente dirige, Treinador Lidera uma equipa, não se limita a treinar e esse tem sido o principal problema do Sporting.

    Querer implementar uma função de Liderança ao DD, o nosso clube está a tomar um erro tremento. Um bom treinador de futebol não se limita apenas a treinar mas sim a liderar a sua equipa, a função do DD é fazer o elo de ligação entre a equipa e a direcção acompanhando o seu dia-a-dia, nada mais.

    Quando se está a dar essa liderança ao DD, tomando atitudes que por vezes vão ao desencontro do treinador é caso para dizer "então se mandas tu, vem tambem dar o treino" e isso não pode acontecer.

    Se querem uma gestão "á porto" veja-se então o exemplo lá de cima. Pinto da Costa lidera o clube, o treinador lidera a equipa e depois existe um DD que nunca se vé envolvido em polémicas nem na comunicação social que é o Reinaldo Telles a fazer o elo de ligação entre PC e Jesualdo neste caso.

    ABRAM OS OLHOS, O SPORTING NÃO É ISTO!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo,

    E sabemos qual a opinião, parecer ou aval que terá sido dado pelo Carvalhal?

    Não estou a defender uma estrutura "unipessoal" mas sim um modelo integrado com competências definidas.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Hugo,
    O grande problema deste sporting é que antigamente tinha alguem que (e bem) dava o corpo ás balas que era o paulo bento, desde a saida deste e consequentemente do barbosa o Sporting perdeu essa liderança e JEB entendeu que a deveria dar a um DD.
    Primeiro Sá Pinto, depois Costinha e isso é que está errado, pois as funções de um bom treinador vão muito mais alem de treinar a equipa. É ele que tem de dar o corpo ás balas blindando e defendendo o seu grupo de trabalho até ás ultimas consequencias.

    Não sei nem quero saber qual a opinião do Carvalhal no "caso Ismailov" mas uma coisa é certa, não teve ou não pôde ter autoridade suficiente para tomar uma decisão, ficando á espera junto do jogador e medico da equipa que o Costinha chegasse á academia para se poder tomar uma decisão.

    Eu se fosse treinador não admitir tal cenário, pois se sou eu que treino e oriento a equipa, sou eu que assumo todas as responsabilidades pela mesma e não uma andorinha de um DD.

    Acho melhor JEB, o senhor e muita gente do universo leonino tentarem primeiro compreender quais as funções que deve ter um director desportivo e só depois virem para bloques opinar sobre este assunto.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Plenamente de acordo com o post. Aliás se é para existir um Director Desportivo só pode ser para proteger o treinador para que não aconteça o que acontecia com Paulo Bento que pedir mais tempo a responder a provocações de árbitros (e chefes deles), adversários, jornalistas etc do que propriamente a preparar a equipa.
    E a importância do DD aumenta na medida em que o treinador não tenha ou um grande CV e estatuto, de modo que seja para Carvalhal ou para Villas Boas num futuro próximo um Director Desportivo mais assertivo e que mantenha o balneário a funcionar sob regras bem definidas só poderá ser positivo.
    Comparar o que quer que seja no futebol nacional com a figura de Reinaldo Telles (que só por acaso é administrador da SAD e vice-presidente do clube corrupto e não director desportivo) é brincar com uma conversa séria.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo,

    O Barbosa era Director Desportivo, portanto esta figura não foi criada após a sua saída.

    Está a dizer que o Paulo Bento dava bem o peito às balas e é algo com o qual não concordo e parece-me que está a confundir uma série de conceitos. Ser participativo, activo e assumir um papel fundamental nas decisões é uma coisa totalmente descontextualizada de fazer tudo.

    Permita-me um comentário mais irónico: Por essa ordem de ideias, nem vale a pena ter um presidente. Meta-se tudo em cima do treinador!

    Note-se que o "sonho" de muita gente ligada ao Sporting é ter a figura do "Manager" que também tem vindo a desaparecer no Reino Unido - Talvez Wenger e Ferguson sejam alguns dos últimos exemplos...

    ResponderEliminar
  7. Inteiramente de acordo com o post. Ao contrário do que sucedia com Paulo Bento, o Carlos Carvalhal não tem vindo a desgastar a sua imagem. E muito se deve à existência de um melhor Director Desportivo.

    Saudações desportivas
    Fábio Silva, http://mosaico-futebolistico.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Bem... este caso mostra que é mesm preciso um Director Desportivo (ou Director para o Futebol ou como lhe quiserem chamar) com poderes que vão além da representação em sorteios, levantar placas, etc.

    Alguém imagina qual seria a situação do Carvalhal se não se tivesse podido escudar no Costinha?

    Um Director Desportivo serve para isto mesmo. Proteger o treinador, não o obrigando a apagar fogos que não são os seus.

    Para o anonimo,
    Um Director Desportivo no Sporting actual tem as funções que o JEB lhe quiser dar. Nem mais nem menos. Ponto final parágrafo até eventuais novas eleições.

    ResponderEliminar
  9. uma equipa tem que ter alguem que reponda as provocações e nao desgaste a imagem do treinador.

    enquanto lá esteve o paulo bento fez isso, mas por exemplo desde que chegou o carvalhal nao necessita de o fazer.

    e normalmente existe 2 hipoteses: ou é o presidente que responde a tudo e ai não faz mais nada 8 cm acontecia até há uns tempos no porto com o pinto da costa) ou entao director do futebol, desportivo, team manager ou o que seja faz isso( cm acontece no banfica com o rui costa, que sempre que é preciso responde ele, ou o presidente, nunca se ve o treinador a responder ).

    a funçao do costinha será essa

    ResponderEliminar
  10. Concordo com a liderança do processo nas mãos do DD (eu, pelos vistos ao contrário do Hugo, gosto de lhe chamar Manager, apoiado por um treinador de campo).

    Tudo depende no entanto da qualidade/capacidade quer de um DD quer de um treinador.

    Neste momento acho errado que o Sporting aposte declaradamente em alguém que não tem experiência da função. Teria preferido claramente um treinador experiente que abarcasse nos próximos 2/3 anos toda a área enquanto Costinha obtinha a necessária "formação" (o Sporting parece apostado em fazer escolas, é para jogadores, treinadores e dirigentes, quase tudo o que lá chega é para aprender!).

    Na minha óptica um treinador no Sporting deveria treinar, ponto final (envolvendo-se naturalmente na construção do processo, mas sem ultrapassar certas fronteiras). Questões de disciplina, comunicação ou estratégia desportiva seriam exclusivas do clube, na figura do DD, e não de um profissional qualquer, por muito bom que seja.

    O Sporting parece sempre apostado numa estratégia de outsourcing, deixando para outros o cuidado com algo que é só seu e de sua inteira responsabilidade... e isso porque não existe capacidade técnica, nem sequer, o que seria o mínimo, capacidade de decisão!

    ResponderEliminar
  11. Já o tinha dito ao Kovacevic no post anterior, concordo plenamente com o post. O treinador tem muito com que se preocupar e já tem o poder discricionário de por a jogar com quem quiser.

    Paulo Bento para o bem ou para o mal foi de tudo um pouco, muito por causa de à sua volta ser um pleno deserto e pela filosofia instalada no Dep., contrariando a velha máxima: "amigos, amigos, negócios à parte.

    ResponderEliminar
  12. Continuo a reafirmar, o treinador deve ser o homem que lidera o balneário da sua equipa e ninguém mais. É ele que em defesa dos "seus" interesses deve dar o corpo ás balas em todos os assuntos que lhe digam directamente respeito.
    Se um jogador se recusa a jogar e o comunica ao seu treinador, deve ser este em defesa dos "seus" interesses a tomar uma atitude e decisão interna relativamente a este assunto. Cabe depois ao director de futebol caso entenda explica-la na comunicação social, agindo em função da decisão do seu treinador e não o contrário.
    O papel do director desportivo tem a ver com outros assuntos que não estão directamente relacionados com o treinador. Faz a ponte entre a equipa e a direcção acompanhando o seu dia-a-dia marcando presença em nome da direcção do clube, participa directamente na contratação e dispensas de jogadores em clara sintonia com a equipa técnica e direcção financeira do clube, fala sempre em nome do clube e não do balneário, para isso está lá o treinador.

    Veja-se o exemplo de mourinho, quer se goste ou não, quer ele se prejudique ou não mas é ele que dá a cara na defesa dos "seus" interesses e enfrenta as balas em defesa do seu balneário. Se ganha ele é o maior mas se perde ele é o culpado, o futebol é isto e apenas os cobardes se refugiam nas costas de um qualquer director desportivo.

    Ou então olhemos para as funções que Manolo Vidal ocupou durante muitos anos na vida do nosso clube. Tinha liderança no balneário? Não...mas era fundamental á vitalidade da nossa equipa.

    Luis Duque para mim deixou saudades da sua passagem por Alvalade...

    ResponderEliminar
  13. No seguimento da linha introduzida pelo LdA no post anterior, e em total acordo com o Hugo defende aqui, venho deixar um link com a explicação oficial de Costinha, no site do Sporting, onde todos os passos dos últimos acontecimentos são explicados.

    http://www.sporting.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futcostinhaconf_200310_60643.asp

    E, para mim, é muito simples de ver o empresário a tentar pôr-se em bicos de pés antes do jogo, o receio do Izma em jogar sentindo dor e a clareza da posição de todos os dirigentes, técnicos e médicos, que tudo fizeram para tentar convencer o atleta. Gostei da atitude do Costinha eem exigir ter a última palavra, e fiquei esclarecido acerca da podridão que existe naquele balneário. Enquanto as maçãs podres por lá continuarem, algumas com aspecto de cordeiros mansos e voz docinha, não vamos a lado nenhum. Por último, resta dizer o que, para mim, é óbvio: eu acredito muito mais depressa "nos nossos" no que em empresários e jornalistas de recados. Parece que para o ano recomeçamos do zero, mas a verdade é que, em questões de organização, planificação e disciplina, é justamente aí que estamos.

    ResponderEliminar
  14. Hugo

    Mais um excelente post...mas visto que a familia Sportinguista continua dividida, sempre que se toma uma posição em Alvalade, eu sugeria, arranjarmos um DD que agradasse a gregos e um DD que agradasse a troianos.
    Porque antigamente tinhamos o Barbosa que entrava mudo e saía calado e o PB tinha que fazer o trabalho dele, hoje temos um DD que se chega à frente, e um treinador que apenas faz o trabalho dele que é como tu dizes, treinar.

    Eu sugeria ao Costinha, que depois do dia 16 de Maio, encostasse todos ao balneário, e perguntasse um a um, quem quer continuar a ter o orgulho de vestir e lutar pela camisola verde e branca, quem não quiser, passe no DRH, peça ao empresário que arranje um clube que pague e ponha-se dali para fora. Já chega de tantas novelas, já chega do "fez isto e o outro fez aquilo", já chega de estar sempre com a sensação que temos bufos no balneário...ponham-se todos andar. Porque sempre que há um caso destes, que já foram muitos, independentemente se é A ou B que tem razão, há sempre um que perde, que é o Sporting....já chega.

    Abraço
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)