quarta-feira, 31 de março de 2010

Um final há muito esperado

"Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, vem informar que o contrato de trabalho celebrado com o treinador Carlos Carvalhal em 15 de Novembro de 2009 e válido até 30 de Junho de 2010 previa o direito de opção da Sporting, SAD para prorrogar o aludido contrato por mais uma época desportiva, a de 2010/2011.

Mais informa que, na presente data, foi comunicado ao treinador Carlos Carvalhal que a Sporting, SAD não iria exercer o direito de opção que lhe fora conferido, confirmando que o mesmo se manteria como treinador da sua equipa principal até ao final da época desportiva em curso.

A partir deste momento, a Sporting, SAD iniciará as diligências necessárias com vista à contratação de um novo treinador para a sua equipa de futebol principal.

Lisboa, 30 de Março de 2010
O Conselho de Administração"

Será que ao menos lhe vão agradecer, homenagear ou chorar na conferência de imprensa?

Apesar de tudo: Obrigado Carlos Carvalhal! É que voltei a ver futebol no Sporting...

Contudo, o clube está acima de qualquer pessoa!

EM FRENTE SPORTING!

27 comentários:

  1. Carvalhal, tou com o Hugo, obrigado por alguns momentos de bom futebol!

    Agora que venha o Villas-Boas!

    ResponderEliminar
  2. Deixo aqui o que disse noutro sítio.

    "Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha"

    Enquanto tivermos uma ovelha a frente dos nossos destinos é vergonha atrás de vergonha.

    Obrigado Carvalhal por voltar a ver bom futebol.

    ResponderEliminar
  3. Não consigo entender a grande mais valia deste comunicado neste momento, isto é, a 6 jogos do fim, a uma jornada do jogo com um rival, e com o 4º lugar em nada garantido. Espero que, pelo menos, o CC tenha sido avisado antes do comunicado sair e lhe tenham sido explicadas as razões para tal decisão.

    Caso não tenha sido, é a facada final e só consigo entender como uma tentativa de precipitar a sua demissão - cenário o qual acredito que já tenha passado pela sua cabeça, sobretudo devido às suas últimas declarações que têm sido críticas com a gestão do dia-a-dia do clube e evidenciam um certo distanciamento de quem lidera.
    No seu lugar demitia-me pois tem muito mais a ganhar do que ficar até ao final da época. E é aí, na gestão da sua carreira que CC tem falhado e não o faz hoje mais apetecido.

    Ao CC gostaria de agradecer tanto o seu profissionalismo como ter conseguido reaproximar a equipa dos adeptos.
    A sensação com que fico é que acaba por ser vítima da conjuntura e não pela análise do seu trabalho. Mas foi essa a porta por onde entrou...

    Parece que a semana estava a ser muito calma e fico à espera de novos desenvolvimentos..

    Já agora! Quantos pontos faltam para a AAC garantir a manutenção?

    SL

    ResponderEliminar
  4. Teria que ser comunicado agora?
    Que motivação terá a equipa técnica para continuar a trabalhar até ao fim da época?
    Mais uma decisão que não consigo entender...
    Continuo a achar que faltou a Carlos Carvalhal o que outros treinadores tiveram em excesso...compreensã e apoio. No futebol como na vida há filhos e enteados.
    Digam o que disserem de Carvalhal conseguiu colocar a equipa a jogar futebol como há muito tempo não se via para os aldos de Alvalade, só é pena que sempre que isso acontecia logo aparecesse algo para retirar estabilidade à equipa. Parece que alguém estava empenhado em que CC não tivesse êxito.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso, e sem grande explicação, tenho a sensação que o Carlos Carvalhal há muito que está informado - pelo Sporting - sobre as intenções do Clube para com ele ...

    Não vejo mal ou grandes problemas na clarificação para fora de toda a situação, antes pelo contrário.
    Que o comunicado saia 1 dia depois da RTP e outros espaços darem (com tanta certeza) como certa a contratação de Villas-Boas, é de certo modo a confirmação dessa notícia, também.

    Agradeço ao Clube a clarificação.
    E o momento não é pouco indicado, uma vez que estamos meramente a cumprir calendário. Desde claro está ... que o Carlos Carvalhal esteja por dentro de tudo, como adivinho que está.

    Seria muito mau que a falta de sensibilidade fosse assim tanta ...

    ResponderEliminar
  6. Hugo:
    Tão esperado que nem se pode dizer que isto seja propriamente uma noticia, pelo menos no sentido da novidade.

    Como aqui fui dando conta da minha opinião, não considero que a permanência de Carvalhal fosse um caminho esgotado. No entanto o presidente tem toda a legitimidade de optar por um novo caminho. Tenho dúvidas que pudesse ser diferente da saída de CC, face aos compromissos assumidos, mas...

    Para o bem e para o mal a decisão é dele. Como é óbvio espero que se trate de uma decisão bem sucedida, para bem do Sporting.

    ResponderEliminar
  7. Era mais do que esperado.
    Bettencourt utilizou Carvalhal para remediar, enquanto não arranjava um melhor. E como esta época para o Sporting já estava +/- perdida...

    http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/2010/03/bettencourt-arruma-com-mais-um.html

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. The LC, adorei a frase:
    "Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha"

    Porque no fundo exemplifica bem o que se passa no nosso clube. Por muito mais que queiramos construir um exercito forte, determinado, dedicado, com verdadeira garra de leão, enquanto for liderado por uma ovelha não á nada a fazer.

    E este comunicado é mais um exemplo disso. Custava muito esperar até ao final da época para o anúncio? Custava muito faze-lo em conferencia de imprensa?
    Eu no lugar do Carvalhal sentia-me extremamente frustrado...primeiro é anunciado através de uma web cam, depois é "despedido" através de um comunicado escrito. Tanta incompetência junta até mete dó.

    "Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha"

    SL

    ResponderEliminar
  9. Todos:

    É evidente que o comunicado sai com a intenção de cortar especulação e evitar muita informação e contra-informação.

    Já estávamos à espera e o Sporting limitou-se a confirmar

    ResponderEliminar
  10. E agora como vamos jogar os restantes jogos???
    Como se vai moralizar uma equipa técnica que está de saída?
    Como vão os jogadores que reagir perante um treinador a prazo estando mais que visto depois de uma época destas que de bons profissionais não têm nada?
    Mais um tiro no pé do pior presidente de sempre do SCP.

    Não quero o Vilas Boas se não teve a coragem de aceitar treinar o SCP numa altura difícil, não o deveria fazer agora, mas a incompetência que reina no SCP é muita e de memoria fraca.

    Com Vilas Boas eu fico em casa.

    ResponderEliminar
  11. A razão de ter sido comunicado a 6 jornadas do fim é simples:

    O SCP é uma Sociedade Anónima, cotada na CMVM e que, entre muitos outros deveres, tem o de comunicar informações relevantes. Das duas uma, ou o SCP mentiria sobre as noticias vindo a público, desmentido-as, ou não diria nada e a CMVM iria actuar a dada altura...qlq que fosse a decisão o SCP acabaria multado...

    ResponderEliminar
  12. O fim anunciado, o timming parece-me o adequado, deixa as duas partes livres para prepararem o futuro, estou convencido que CC, como excelente profissional que é vai dar o seu melhor até ao fim, oxalá os jogadores ajudem.

    ResponderEliminar
  13. E depois querem imitar os bimbos. Alguém ontem ouviu o bimbo da costa dizer se o jesualdo fica ou sai.Pois nós cometemos mais uma argolada.Qual a motivaçao de todos treinador jogadores e adeptos para vençermos pelo menos mais três jogos para garantirmos o quarto?Mas será possível que o JEB E COSTINHA não pensem um bocadinho antes de fazerem asneiras. Mas será que eles sofrem pelo clube aquilo que eu sofro? E as gameboxes para a nova época. Vai ser um fiasco pois com AVB vai ser mais um tiro no escuro.Alguém acredita que AVB vai conseguir unir os adeptos a volta da equipa como fez o CC? Pois eu não acredito..E esperem também pela campanha dos juniores na fase final..Aquele escudo no lado direito da camisola dos juniores ficava tão bem mais uma época..Mas pelo que vi não acredito que lá continue..

    ResponderEliminar
  14. Que carvalhal iria sair, já ninguém tinha duvidas..Este comunicado vem evitar multas por parte da CMVM e abrir a possibilidade, perante esta entidade, de encetar negociações com outro treinador, sem ser multado ou ver as suas acções congeladas.

    E não me atirem areia para os olhos..Viram bom futebol em Alvalade?? Sim, em 3jogos..e os outros jogos todos? Onde andou esse super-Carvalhal? É que eu não o vi..sinceramente!

    ResponderEliminar
  15. LC, o problema é que o Carvalhal é a tal ovelha de que falas. Como líder é nulo...

    ResponderEliminar
  16. Única e exclusivamente se existir uma clausula no contrato de Carvalhal que imponha ao Sporting um prazo para activar a opção por mais um ano de contrato se entende este comunicado.

    Caso contrário este comunicado apenas serve para reafirmar que o contrato em vigor vai ser cumprido, coisa que não me parece que seja necessário comunicar a ninguém, muito menos à CMVM.

    Será que também é necessário comunicar à CMVM que direitos desportivos de jogadores estamos a pensar transacionar? Se o caso fosse o contrário (a continuidade de Carvalhal) ainda entendia, agora que o contrato vai ser cumprido, não consigo entender o que é que a CMVM ou o mercado tem que ver com a normal situação contratual dos funcionários da Sporting SAD.

    De qualquer modo, obrigado Carvalhal, espero por todo o teu profissionalismo até ao final da época.

    ResponderEliminar
  17. Já tive contratos na minha vida profissional em que a não indicação da intenção de não renovar implicava a renovação automática do mesmo. Admito que não faço ideia se isso é prática corrente no mundo da bola, mas pode haver uma cláusula no contrato de Carvalhal que diga "se não houver comunicação em contrário até X dias do final do termo do contrato, o mesmo considera-se renovado por mais uma época" ou coisa do género.
    De outra forma, e mesmo que Carvalhal e o plantel já soubessem desta "notícia", penso não fazer sentido este comunicado. Não me parece que a CMVM pudesse multar a SAD por não ter decidido ainda renovar ou não com o treinador. Se fosse relativamente à existência ou não de um pré-acordo com outro treinador entenderia, assim nem por isso.

    ResponderEliminar
  18. Quanto a Carvalhal penso que, raras excepções, a grande maioria dos sportinguistas lhe agradece o ter tomado as rédeas de um barco muito fragilizado e, apesar da inconstância de resultados e exibições, nos ter mostrado algum futebol e que o plantel, devidamente corrigido, não é tão fraco como alguns, e muitos com responsabilidades, o pintaram. E apesar de lhe agradecer acredito que também ele ficou a ganhar muito com a curta estadia em Alvalade. Além do upgrade de CV, há que ver que era um treinador praticamente enterrado na opinião pública após a saída do Marítimo, tendo agora algum capital de confiança que acredito que o poderá colocar, se não num dos grandes de Portugal, num clube de 2ª linha, num futuro próximo. Da minha parte, como o fiz com Paulo Bento, que tenha muito sucesso e boa sorte à excepção dos confrontos com o nosso Sporting.

    Agora, depois de definido que vai haver novo treinador a partir de Maio, só peço que se olhe para os erros feitos, principalmente na pré-temporada 2009-2010, e se façam as devidas correcções no plantel, se dêem condições ao novo treinador de construir uma equipa competitiva e que pratique um futebol compatível com os pergaminhos do clube e que não se repitam os erros deste ano. É que, apesar de achar que sobreviveríamos a outra época igual (a sacana da paixão que temos é maior que isso...), não o merecemos, não o desejamos, e muito provavelmente não seremos capaz de aceitá-lo (e bem). E não, não estou a pedir o título para o ano que vem, estou a exigir que se lute por ele, dentro e fora de campo, até à última gota de suor. Os adeptos, como bem se provou em jogos muito recentes, saberão responder em conformidade.

    ResponderEliminar
  19. Nelson, por isso deixei a ressalva da existência de uma cláusula onde fosse imposto um tempo limite para tomar uma decisão quanto à opção por mais um ano.

    No Sangue Leonino também já li uma referência do Miguel à "sobrevivência" a uma época igual. Tenho dificuldade de entender este dramatismo.

    Ainda nas recentes eleições o Sporting deu uma plena demonstração da sua vitalidade, com duas listas de ideias e projectos distintos em salutar disputa e a segunda maior afluência às urnas da história.

    Se este projecto falhar (poupem-me às perguntas, "que projecto?", pf), será grave, será lamentável, mas não faltarão Leões para encarar as dificuldades e construir um futuro melhor.

    Com tanta critica personalizada e constante começo a pensar se não temos medo de ganhar e ser felizes, porque logo se vai ouvir "Sim correu bem, mas com fulano, sicrano e beltrano isto não vai durar muito, no próximo ano estamos outra vez na miséria..."

    Não há melhor exemplo que este, "Com Vilas Boas eu fico em casa.", este tipo de afirmação não tem contestação possível excepto talvez, eu com o Sporting não fico em casa, quem quiser que venha também...

    ResponderEliminar
  20. Nelson: caso o contrato de trabalho subscrito entre CC e o SCP tivesse tal clausula (não faço ideia se terá, mas não me cheira…) julgo que apenas obrigaria o SCP a divulgar a sua intenção de não renovar a CC e a mais ng…



    Eu só digo isto:

    Mas alguém duvida que este comunicado é mais um enxovalho a CC?

    CC merecia outro tipo tratamento por parte do SCP, um clube que, justamente, fazia alarde da sua lisura de comportamento e defesa de valores inalienáveis. Foram desconsiderações atrás de desconsideração para com o nosso treinador…

    Desde o inicio que se portaram mal com o homem que, numa altura super complicada em que outros mandaram JEB ‘à mãe’, teve a coragem de assumir o cargo de treinador: Numa altura e num clube que, repito, se encontrava em elevadíssima polvorosa e pcs lhe queriam pegar. O fim da relação SCP-CC não foi, pois, diferente.


    Outra questão que coloco à apreciação de todos: ou o homem é tonto, ou então, caso soubesse deste desfecho desde o seu inicio, não se percebe as declarações que teve ainda há pc tempo atrás, sobre a oportunidade que merecia em continuar. A não ser que seja um gajo completamente insano e/ou masoquista…

    Td indica que existe desde há muito um pré-acordo. Como afirma o LdA, há tb mt tempo que se fala em surdina sobre o alvo desse pré-acordo: AVL! (Tb me parece que dps deste episódio já está oficiosamente anunciado). Alguém acredita que CC aceitasse uma situação destas: a de fazer figura de um treinador-remendo. Colocar, assim de ânimo tão… ‘levezinho’ em causa a sua imagem de honorabilidade / dignidade?! Em troca de que? Treinar um gde por seis meses?

    Sorry, but I just can’t believe it…

    Por ultimo e pq detesto ingratidão:

    MUITO OBRIGADO, CARVALHAL! MUITO OBRIGADO, CARLOS CARVALHAL! MUITO OBRIGADO, MISTER CARLOS CARVALHAL!

    ResponderEliminar
  21. Até podiamos estar todos a espera da demissão de CC.

    Mas há algo que nunca podemos esquecer que se chama ética.

    CC, já tinha sido brindado com declarações infelizes "que com pb - jeb dava o corpo as balas". Não teve uma apresentação digna e finalmente é literalmente mandado embora antes do fim da época.

    Isto chama-se enxovalho público. Ninguem merece muito menos CC.

    Meus amigos, somos sem dúvida um clube diferente.

    ResponderEliminar
  22. Conheço pessoalmente o Carlos Carvalhal e disse-o em tempo de contratação que se tratava de um Homem sério, estudioso da matéria, embora sem grande curriculum. É dos melhores Licenciados em Futebol. É Leal e mentalmente honesto. E saberá sair deste "caso", por cima e como vitorioso. Assim o desejo e depois, em Braga, quando o encontrar, dar-lhe-ei um abraço pela força e coragem como agarrou este barco perdido e que nos fez sonhar um pouco esta época, com bons momentos de futebol. Não sou ingrato, quando vejo que algo mudou para melhor, embora de forma curta. Mas há ainda 6 jogos até final e o seu empenho vai ser superior porque Ele é assim.
    SL

    ResponderEliminar
  23. Andre Vilas Boas só não veio antes porque o presidente da Aacadémica exigiu mundos e fundos ao Sportin a meio da épocag. JEB esteve bem e não pactuou.

    CC teve então a sua oportunidade e falhou em todos os objectivos.

    Se JEB consegue contratar agora Vilas Boas por menos ou nenhum dinheiro indeminizatório melhor.

    Será Vilas Boas o treinador indicado para o Sporting? O tempo o dirá. Na minha opinião sim, porque além da escola de onde vem, é extraordinariamente competente. Basta ver os comentários dos jogadores da Académica uma semana depois dele ter chegado. "Agora sim treinamos a sério, agora sabemos o que fazer dentro de campo".

    Mas caros amigos. Seja Vilas Boas seja outro, só triunfará se:
    - tiver melhores jogadores
    - a massa associativa estiver unida
    - tiver um departamento de futebol forte
    - se nos afirmarmos, sem medo, face aos nossos adversários
    - se estivermos sempre atentos às jogadas de bastidores

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  24. Estive agora a ver a agenda dos jogos do Sporting e será verdade aquilo que eu vi?Será verdade que naquele clube anda tudo maluco.Ou serei eu que estou a mais ou que compro gameboxes para a época toda e no final metem jogos a segunda.Pois o jogo do Sporting setúbal vai ser no dia 19 a noite. È assim que querem adeptos no estádio? È assim que querem vender gameboxes para a nova época. È assim que respeitam adeptos e sócios como eu que moram na provincia e temos que trabalhar para pagar aquela chulagem que não respeita ninguém? È que ainda se fosse ao domingo eu e muitos que moramos na provincia íamos mas a uma segunda já tenho que faltar ao trabalho para estar ás oito da noite em lisboa..POIS FIQUEM BEM MUITO OBRIGADO..

    ResponderEliminar
  25. Mais uma vergonha ao nivel directivo. Porra que é demais.
    Nada justifica este comunicado e numa altura destas.
    Falta de respeito e de liderança no SPORTING.
    Falta de respeito e muito pelo CC que fez a esmola de servir o SPORTING numa altura em que tudo estava péssimo.
    O JEB até para Brasil (fugiu)deixando-o a falar sózinho. Que vergonha...
    Nem nas distritais se trata um treinador como JEB fez a CC. Não o apresentou aos seus associados.
    EU no lugar dele (CC) largava já o posto de treinador. Era já.
    Nada tenho contra o CC. Cada um faz o que sabe e com o que tem.

    Nada justifica este comunicado para a CMVM. O slb o ano passado já tinha contratado desde há muito o Jesus e até deu por desmentido a CMVM

    Bem dito; The LC

    "Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha"

    ResponderEliminar
  26. Este comunicado não é mais do que a confirmação do que se falava em surdina.
    Pessoalmente não vejo nada desfavorável em relação ao timing, até porque a seriedade profissional de Carlos Carvalhal parece-me intocável e uma época tem que ser planificada com tempo. Daí estes três meses serem seguramente de muito trabalho tanto para o novo técnico como para a estrutura do futebol para guindar o nosso Clube para os padrões mínimos de exigência: Lutar para ganhar todas as competições em que estamos inseridos!

    ResponderEliminar
  27. Este Sporting Fornever1 de abril de 2010 às 10:14

    Muito obrigado Carlos Carvalhal!

    Apesar de teres sido enxovalhado pelo nosso Presidente, de teres entrado numa casa que ninguém sabe o que lá anda a fazer, de te sujeitares a sair do Sporting com uma imagem ainda pior do que toda a gente tinha de ti e de vires tentar uma missão impossível!

    Na minha opinião sais agora com uma excelente imagem, pelo o homem e profissional que és!
    Sais de cabeça levantada e concerteza com a sensação de dever cumprido.

    Certamente que nos estarás grato por termos relançado a tua carreira, pois conseguiste por esta equipa de meninos a jogar FUTEBOL, coisa que não víamos há muito por estas bandas!

    Mas o futebol é assim... e o Sporting Clube de Portugal acima de tudo!

    Saudações Leoninas

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)