O Sporting fez o que lhe competia para trazer um bom resultado de Madrid. Disposição táctica adequada, postura e atitudes dos jogadores ajustadas à importância do que estava em disputa. Carvalhal e sus muchachos estiveram à altura do esforço dos adeptos, muitos deles vítimas nas ruas de Madrid, por parte da polícia local, da mesma arbitrariedade que os jogadores tiveram que sofrer no relvado. Há quanto tempo não se via este sentido colectivo e capacidade de sofrimento? O critério do árbitro encarregou-se de desequilibrar um jogo em que podíamos ter conseguido um resultado muito mais favorável. Enquanto estivemos 11 no relvado fomos a equipa mais equilibrada e a que esteve mais perto de marcar.
A decisão da eliminatória será em Alvalade, onde nos espera um jogo difícil, sem dúvida, mas os quartos-de-final estão perfeitamente ao nosso alcance. Não posso terminar sem falar do artista do apito. É fácil bater no Grimi, mas a verdade é que o critério que lhe valeu o 1º amarelo nunca foi aplicado aos espanhóis. A expulsão de Tonel é ridícula. O Atlético pôde fazer faltas que a nós eram sancionadas. Vergonhosa actuação, digna daquelas que vemos nos relvados nacionais.Depois de ter retirado a possibilidade de o Vitória de Guimarães alcançar a 1ª presença na Champions League, este sr. bem esforçou para nos encostar às cordas.
ora bem, contra o aguero e o reyes( que basicamente foram os unicos que fizeram alguma coisa no atletico), um treinador medricas( jogar contra 10 e depois 9, com 4 defesas e 2 medios defensivos) e um arbitro que fez tudo (devia ter uns cartoes novos e gostava de os exibir, mas era sempre aos mesmos é que pelo menos o paulo assunçao parava os ataques todos do sporting a cacetada e conseguiu nao levar amarelo nenhum), para inclinar o campo, a equipa lutou e lutou muito bem.
ResponderEliminare pelo que vi esta equipa do atletico é muito fraquinha e o sporting no seu normal e como esteve nos ultimos jogos tem tudo para passar a eliminatoria
Este árbitro foi nojento, ao nível do do jogo com a Fiorentina. O Tonel também foi parvo ao dar um pretexto, naquele lance com o Aguero, mas nem assim nos vergaram.
ResponderEliminarAcordámos tarde, muito tarde, mas só vem provar que a culpa nunca esteve na suposta falta de qualidade dos jogadores do SCP.
Que não se repita a eliminatória com o Rangers e que mandemos este At. Madrid para fora da competição!
SCP SEMPRE!!!
JVL:
ResponderEliminarConcordo, mas a verdade é que o cartão vermelho é excessivo,um empurrão não é uma agressão.
riga/v-1-boy:
menosprezar o adversário não é boa politica. Esta equipa passou em Istambul, com o Galatasaray, num ambiente que está longe de ser fácil, ganhando o jogo. Estou em crer que a eliminatória vai ser dura.
nao é uma questao de menosprezar, mas nota-se que é uma equipa que vale pelos desiquilibrios do aguero e é uma equipa que nao pressiona.
ResponderEliminarhj com 10 o sporting trocava a bola praticamente a vontade
e é uma equipa que erra muito quando pressionada, mas cm disse acredito que o sporting a jogar como tem feito tem tudo para passar
Boa noite pessoal,
ResponderEliminarBem, sobre o jogo penso que o resultado acabou por ser bom tendo em conta as circunstâncias da partida.
Não creio que o CC tenha acertado em colocar de inicio o pereirinha em vez do Matias, pois este último podia criar desiquilibrios no último passe e nas transições para o contra-ataque. Acabou por sair bem ao CC esta opção apenas pelo facto de o Grimi ter sido expulso.
Em relação ao Grimi, foi bem expulso pois fez duas faltas por trás, sem bola e durinhas...apenas podemos culpar o Grimi e a sua falta de qualidade para jogar num clube como o SCP.
O Atlético foi hoje aquela equipa que tenho visto ao longo da época, ou seja, incapaz de pressionar a equipa adversária, com uma intensidade de jogo muito baixa (ao nível dos clubes brasileiros), muito individualismo, mas com 4 ou 5 jogadores com uma qualidade acima da média.
Mas deixo aqui um abraço a todos os nossos jogadores, pois hoje foram bravos e dignos de vestirem a camisola do nosso grande Sporting e foi realmente pena termos jogado com 10 mais de 1 hora, caso contrário penso que venceriamos a partida!
PS. O Tonel é mal expulso, mas já tem experiência para saber que não pode arriscar uma situação daquelas.
PS1. Casa cheia em Alvalade para levar a nossa equipa à vitória!
Verdade, arbitragem tão caseira que meteu nojo.
ResponderEliminarNo entanto não posso deixar de referir que é uma equipa vulgar e perfeitamente ao nosso alcance.
Grande atitude dos jogadores em campo, capacidade de ajuda, esforçados muito, muito bem...
Não posso deixar de ter uma palavra positiva para com o CC defendeu os seus jogadores na conferência de imprensa e acima de tudo, agradeceu aos adeptos que tudo fizeram para apoiar a equipa... Grande Homem...
LdA,
ResponderEliminarNão é mas tendo em conta a postura do árbitro não surpreende. Ou surpreende?
Anónimo,
Também sou da opinião que ambas as faltas do Grimi são para amarelo. O problema é a dualidade de critérios geral e neste jogo em particular.
PS: E hoje, irão criticar o Liedson?
ResponderEliminarEstá tudo em aberto e tudo é possível..Por isso eu acredito e vamos ganhar mesmo tendo em conta que esta liga não é importante para muitos que dizem que só a liga da toupeira é que é importante..Mas é lindo ver o nosso clube andar por essa europa fora a dar prestigio enquanto os outros se vão entretendo com a liga da toupeira..FORÇA SPORTING VENCE POR NÒS
ResponderEliminarConvém lembrar que o Valência há poucos dias apanhou 4 no Calderon e em circunstâncias idênticas, acabando o jogo também com 9 jogadores. Se hoje o Atlético de Madrid foi vulgar é também porque jogou com uma equipa que os vulgarizou.
ResponderEliminarO Sporting fez jogo muito bom face às circunstâncias, impedindo que as virtudes do adversário sobressaíssem.
Discordo em absoluto da troca de Pereirinha por Matias. Não teríamos tido a mesma consistência e é bom lembrar que não concorrem entre si por um lugar. Se alguma coisa que posso lamentar é Pereirinha não ter mais minutos nas pernas de forma a poder render muito mais. São poucos os jogadores que entram após uma grande paragem e conseguem ter rendimento alto.
Vai ser dura sim ... nada está garantido. Há 2 anos depois dum empate fora perdemos os quartos-de-final em Alvalade, com os escoceses.
ResponderEliminarPor isso ... para a semana o espírito terá de ser o mesmo, não inferior. E com o público do nosso lado, 11 contra 11 e um Atlético nervoso, devemos e podemos ganhar o jogo.
O único senão somos mesmo nós ... não sermos lá muito de fiar, às vezes, mas sim em princípio estaremos no sorteio de amanhã a oito.
Confesso que julgava que o Atlético fosse melhor equipa. Não uma boa equipa claro - aquilo dá ar de ser um Clube bastante desorganizado e problemático - mas uma equipa um bocado melhorzinha. Qualificaram-se para a Champions o ano passado e recentemente ganharam ao FC Barcelona por exemplo, por isso ...
Mas não mostraram nada. Sem colectivo, sem chama sem nada, à imagem do Quique, treinador fraco.
Vi o jogo - infelizmente - online, com comentários da TV espanhola (o Carlos Manuel tem muito boa vontade mas não diz nada de jeito) e mal o jogo acabou deram o favoritismo todo ao Sporting.
Já agora, o Romagnoli também viu o jogo, disse-me.
"Yo ah visto la juego, con Gimenez". Só isso, depois foi fazer cocó acho, já em período de rescaldo.
O Atlético melhora quando não tem de assumir o jogo. Em Alavalade o jogo tem de ser de paciência e muito provavelmente quem marcar primeiro ganha.
ResponderEliminarNós temos hoje maior capacidade e qualidade para assumir ou "mandar" no jogo, mas não devemos esquecer que a nossa defesa ainda treme quando pressionada por essa razão são tão importantes as qualidades que vem demonstrando, concentração, atitude, solidariedade.
Venha a segunda mão com essas mesmas qualidades e independentemente do resultado final nada terei a apontar aos nossos profissionais.
LdA:
ResponderEliminarHoje os rapazes foram bravos. Uns autênticos leões. Suportaram todas as adversidades que o jogo proporcionou olhos nos olhos, de forma corajosa, desafiante, sem qlq espécie de temor! Que diferença de atitude face às ultimas ‘apresentações’ em Espanha.
O jogo teve duas partes muito distintas: o primeiro terço, com um SCP mt mais equipa que os colchoneros, confiante, organizada com espírito vencedor. Acabou após a expulsão de Grimi. O primeiro amarelo é, na minha opinião, mt forçado, ouve aparato mt aciganado do artista Reyes. E, concordo, que noutros lances iguais nunca, repito, NUNCA saiu um cartão para os jogadores do Atlético de Madrid. Já o SCP parece que andou à caça de pernas… Tal foi a profusão de cartões distribuídos. Foi um festival de de arbitrariedade: há muito tempo que não assistia a tal desigualdade de critério disciplinar. O holandês foi mt pressionado na capital espanhola, cuja CS fartou-se de o pressionar recordando um lance de pretenso penalty não marcado pelo holandês no jogo da Champions contra o … porto…
Mas depois da expulsão de Grimi, o SCP teve que se redistribuir e perdeu o domínio que detinha no meio campo. Veloso deslocou-se para a esquerda e, com o recuo de Moutinho o SCP deixou de conseguir atacar com o mesmo perigo. Foi então altura de apelar ao espírito de sacrifício, de sofrimento, de bravura, mantendo sempre a organização defensiva. Claro que, dado o maior número de jogadores dentro de campo os espanhóis conseguiram algumas jogadas de desequilíbrio, mas a verdade é que raramente remataram enquadrados com a baliza. Patrício teve sempre atento e concentrado, mas não foi obrigado a grandes defesas.Com a entrada de Pedro Silva para a lateral esquerda e o regresso de Veloso ao centro, o SCP recuperou e começou, novamente, a trocar e a manter mais a bola e conseguiu refrear os ânimos do ‘Atleti’. Este SCP de CC sabe o que tem de fazer dentro do rectângulo de jogo!
O CC colocou a equipa do SCP a produzir um futebol que faz sentido. Mais uma vez gostei da conferência de imprensa de CC e gostei igualmente das declarações de Costinha que ouvi na TSF.
Todos os jogadores do SCP estiveram bem, mas o Pedro Mendes esteve soberbo. O Tonel foi pena ter sido expulso, num empurrão ligeiro que jamais deitaria ao chão um velho de noventa anos, qt mais um jovem atleta… Mas o árbitro tinha que fazer um ultimo ‘esforço’. Muito me admira não ter marcado uma das ridículas simulações para penalty dos madrileños… è compreensível: sentiram as costas quentes e tentaram recolher mais uma ajudinha extra.
Para a semana só espero que Carriço (ou Caneira??) se recupere… Senão temos um único central disponível: Polga.
Uma ultima palavra para os leões da bancada: Sublimes, exemplares. São um Orgulho para todo o SCP! Fizeram-se ouvir em largos períodos do jogo e mereciam festejar aquele golito do Liedson… Foi por um bocadinho…
PELO SPORTING, SEMPRE!
JVL:
ResponderEliminarJá depois de ver a repetição o Tonel afastou o Aguero que o estava a pisar de propósito. Isso é que o árbitro não conseguiu ver.
PS: JVL, frequentemente lembrei-me disso ao longo do jogo por acaso.
ResponderEliminarOntem por exemplo tive oportunidade de ver o Manchester - Milan na íntegra, e o jeito que teria dado à equipa milanesa ter um avançado que conseguisse servir de receptor da bola.
A utilidade do Liedson - sem facturar - ficou hoje mais uma vez demonstrada. Não terá sido por ele que o Quique não mexeu nos 4 defesas - fê-lo porque é fraco mesmo, muito fraco - mas o Levezinho perdido no meio de 4 mais 1 jogadores adversários mexeu-se e disponibilizou-se o suficiente (com qualidade) para permitir ao Sporting respirar e reagrupar-se, em vários momentos do jogo.
Viva o Levezinho portanto.
Na segunda mão irá oferecer um golo ao Saleiro, sinto.
Bom resultado para mim não ganhamos porque jogamos 1 hora com menos 1.
ResponderEliminarMuito bem tacticamente Carvalhal para mim Pereirinha foi a melhor opção, pode não tem muito minutos mas é muito bom tacticamente.
A equipa no geral muito bem.
Em casa assumir mais o jogo e ter atenção a defesa.
Acho que ganhamos em Alvalade e passamos eliminatória.
"Todos os jogadores do SCP estiveram bem, mas o Pedro Mendes esteve soberbo."
ResponderEliminarSubscrevo. Eu e o Schillaci.
Adoro o Adien, mas o Pedro Mendes é mais completo de facto ...
"O Atlético melhora quando não tem de assumir o jogo. Em Alavalade o jogo tem de ser de paciência e muito provavelmente quem marcar primeiro ganha"
ResponderEliminarConcordo LMGM.
Temos que fazer como, por exemplo, fizemos com o Everton em Alvalade: um jogo muito inteligente, com paciência, e sem nos lançarmos disparatadamente para o ataque... Parece-me que o Everton é mt mais forte que o Atlético em casa, invertendo-se as posições fora de casa.
Atenção que os espanhois ganharam na Turquia ao Gala, que é um dos grandes (senão mesmo o maior) daquele País, num ambiente absolutamente fanático...
Aina há muito por fazer, para podermos seguir para os 'quartos' da Liga Europa, mas esta equipa do SCP faz-me acreditar!
Força, Leões!
Virgílio:
ResponderEliminar20 a 8 em faltas
5 a 1 em amarelos
2 a 0 em vermelhos
4 a 2 em foras-de-jogo
(retirado do Banco da Mexicana, mas também pode ser visto aqui:
http://pt.uefa.com/uefaeuropaleague/matches/season=2010/round=2000039/match=2000941/postmatch/statistics/index.html
Não posso deixar de referir que o mais importante para mim nesta jornada Europeia foi o convívio no Solar do Norte no Porto, com os adeptos e especialmente com um grande Senhor, Sportinguista e Campeão, o nosso 8, que também edita aqui no A Norte.
ResponderEliminarEnaltecer ainda, conforme referido pelo LDA o espirito e a força leonina que se viveu em Madrid, bem perceptível na transmissão televisiva, que apesar de tudo, deveria ter filmado mais vezes e claramente a grande massa verde e branca que invadiu Madrid.
Dizer que o árbitro Holandês não gosta que Portugal esteja à frente no ranking, mas que nestas competições é preciso sangue frio e inteligência. Tonel não agrediu, mas empurrou. Era escusado, parece-me.
Por fim, dizer que ficou a porta aberta para uma grande enchente e noite europeia em Alvalade.
Eu por acso hesitei entre Pereirinha e Vuk... No resto acertei.
ResponderEliminarAcabei por optar por Vuk, pq assim só mexia numa peça, mantendo Izmailov na direita. Com a entrada de Pereirinha o russo teve que se deslocar para a esquerda.
De qlq forma CC ganhou a aposta ao manter o 4-2-3-1
SL!
60m a jogar com 10, os descontos a jogar com 9 e o jogo todo a jogar contra um árbito bem caseiro. Grande espirito dos jogadores que souberam jogar sempre com muita concentração e com grande garra. Banho táctico de Carvalhal a Quique, mas também a Paulos Bentos e afilhados. A determinação que a equipa põe em campo à muito não se via, e ai está a prova que eram precisas mundaças de mentalidades em Alvalade. Resta saber se estas bastam e quais serão as próximas.
ResponderEliminarPara a semana em Alvalade, temos tudo a nosso favor para seguir em frente, pois este AM está perfeitamente ao nosso alcançe. O nulo é um resultado perigoso, mas se jogarmos como o fizemos hoje dificilmente o árbitro nos estraga a festa.
Costinha falou e falou bem. Preciso nas declarações, falou quando tinha de falar, mandou recados a quem tinha de mandar, elogiou a atitude da equipa, e principalmente não se esqueceu de agradecer aos que se deslocaram ao Calderon para apoiar o Sporting. Que seja para continuar.
http://oanoquemudouomundo.blogspot.com/
LT:
ResponderEliminarAinda cheguei a considerar a hipótese de ir ter convosco mas se o fizesse teria perdido grande parte do jogo. Estas escolhas...
LdA:
ResponderEliminarO unico que me espanta, nesses números, é o amarelo mostrado a um jogador do atleti...
Os jogadores do SCP NÃO foram violentos, mas a analise estatística mostra outra siyuação. Ora aqui temos um jogo paradigmatico de que mts vezes se dá demasiada importância à matemática...
Há outras variáveis com mt influencia num jogo de futebol!...
LdA:
ResponderEliminarPorra para isto!!! Tinha um comentário todo produzido em reposta às tuas estatisticas mas (não sei pq) foi pró galheiro... E jáñ é a primeira vez q acontece...
Bom, resumindo:
Desses numeros só me admira o amarelo mostrado a um jogador do atleti...
Este jogo é paradigmático de exagerada importancia que, por vezes se dá à matemática... Na analise fria dos numeros até parece que o SCP foi uma equipa que usou e abusou da violencia e os do altlei uns martires de tanta porrada levarem
Existem outtas variáveis com tanta ou mais influencia no desenvolvimento de um dsafio de futebol...
Abraço de Leão!
E um gd abraço tb aos leões que estiveram no solar e um especial aos nossos colegas 'nortenhos' que se deslocaram a Madrid. De certeza que vêm satisfeitos e orgulhosos do nosso Sporting.
A m*erd* do bloggger anda a gozar cmg...
ResponderEliminarLOL
"As dificuldades não foram maiores do que as que estava à espera, a diferença é que o Benfica hoje não goleou."
ResponderEliminarAlguém diga ao bronco que antes de golear convém ganhar o jogo ...
MHumberto,
ResponderEliminarQue o Quique é fraco já sabemos. Que o Liedson impõe respeito também. Que há muitos que desde o episódio Liedson / Sá Pinto o tomaram de ponta, idem idem aspas aspas.
Tem um peso tremendo nesta equipa, tem qualidade e tudo isto sem "escola". Imagino se a tivesse.
Virgílio,
No fim da época passada, e mesmo em outras ocasiões, tive uma "conversa" com outro comentador em 2 blogs, acerca das estatísticas e do que acontece se nos prendermos apenas nos números. Aqui está mais um belo exemplo daquilo que referi então.
Os números são importantes mas são um complemento, nunca um jogo, temporada, etc se traduz a 100% com base apenas nos números.
Todos,
Um grande abraço aos Sportinguistas que se deslocaram a Madrid e que incentivaram o SCP durante o tempo todo!
Malta:
ResponderEliminarFalta referir o admirável gesto de solidaridade que o nosso clube protagonizou hoje no Vicente Calderon.
A homenagem tributada às vitimas do atentado de Atocha no fatidico dia 11 de março de 2004. Um gesto que enobrece e dignifica o SCP. Os nossos dirigentes estão de parabéns.
Hoje fomos infinitamente GRANDES! Em tosdos os aspectos.
Sinto sp orgulho no meu clube, mas hoje é um dia especial...Hoje, e apesar do SCP não ter vencido, vou deitar-me muito feliz!
JVL:
ResponderEliminarAos criticos de Liedson já nem ligo. Eu sou suspeito pq sp admirei o Levezinho, mas negarem-lhe até o mériot de nunca desistir, de lutar e mostrar uma garra exemplar, transformando essa atitude numa espécie de sorte divina digna de um Gastão (sobrinho mais sortudo do Tio Patinhas) só dá mesmo para sorrir e ignorar. ;)
Abraço!
"Nunca tuve ninguna predilección por ningún equipo portugués, pero desde ahora, sin duda me siento muy cerca del Sporting. Detalles como este, de verdad hacen grande a un club, mucho mas que ganar títulos. Enhorabuena Sporting"
ResponderEliminarMais reações e comentários aqui:
http://www.marca.com/2010/03/11/futbol/europa_league/1268332033.html
Tenho pena de não termos apanhado um árbitro honesto e de termos um lateral esquerdo BURRO, porque, se assim não fosse, teríamos trazido de Madrid um excelente resultado. Assim tivemos de nos contentar com um nulo, que pode ser muito perigoso para Alvalade.
ResponderEliminarQuanto à expulsão de Tonel, penso que o Sporting já devia ter alguém que se mexesse bem na UEFA, a caminho da Suíça, com o filme da expulsão do Tonel, onde se vê:
Que não foi uma agressão, mas sim um empurrão, com uma palhaçada do madrileno.
Que Tonel está a ser pisado, razão para o empurrão.
Que imediatamente a seguir também Tonel é empurrado com igual força, com a diferença que Tonel não se atirou para o chão.
Claro que não pode impedir a expulsão, mas pode atenuar e muito um possível castigo.
LT
Obrigado pelas tuas palavras. Foi um grande prazer ver o jogo na tua companhia, bem como viver o ambiente do Solar do Norte e conhecer as suas instalações.
LdA
E eras mais que nós? Também não conseguimos ver o jogo todo…
Um abraço
Eu (ainda) acredito.
ResponderEliminarUm grande OBRIGADO a todos os adeptos leoninos que se deslocaram e fizeram ouvir em Madrid. Uma grande demonstração de Força e Dimensão que só está ao alcance das grandes instituições. São o maior Património do Sporting Clube de Portugal.
Como é que perante tamanha dedicação por parte dos adeptos leoninos, teve que ser o Pedro Mendes a chamar a equipa (já a caminho dos balneários) para ir agradecer o apoio perto da bancada? Porra! Não sentiram o apoio deles? Se eu até ouvi em minha casa.
Se eu fosse holandês e arbitrasse o Sporting será que ia ser isento? Quais são as probabilidades do meu clube ser o Ajax, Vitesse, Feyenoord, AZ Alkmar ou Twente?
Simão fez mais faltas do que Grimi. Paulo Assunção distribuiu fruta e Aguero simulou uma série de vezes. Tonel foi totó e anjinho. Será que alguém expulsava um Ferdinand, Terry, Maldini, Canavaro, Hierro, Puyol, Lúcio, após um empurrão daqueles? Lá está, novamente, a dimensão...
Espero que contra o Guimarães jogue o João Pereira. 7 jogos seguidos para o Abel em 3 semanas é demais (e também por outras razões já muitas vezes enunciadas).
http://cantinhodomorais.blogspot.com/
8:
ResponderEliminarSe tivesse ido ao Solar provavelmente teria visto apenas a 2ª parte. Acontece que alguém tinha que "ficar de castigo" para fazer a crónica do jogo, uma vez que não havia candidaturas. E como não gostaria de defraudar os nossos leitores, acabei por ficar eu com a incumbência.
Com Esforço, Dedicação e Devoção atinge-se a Gloria. Parabens aos jogadores e ao Carvalhal, dignificaram o nome do nosso grande Sporting.
ResponderEliminarAgora em Alvalade quero ver quem é o sportinguista que terá a coragem de faltar ao jogo da 2ª mão.
EM CIMA DELES SPORTING!!!