Clandestino
Ao que tudo indica André Vilas Boas parece ser o técnico que corresponde ao desejo de JEB. Assim se entende a insistência no actual treinador da Académica. Devo dizer que, quando o seu nome foi referido em meados de Novembro, o recebi com agrado. É indiscutível o bom trabalho que está a realizar em Coimbra, com meios reconhecidamente escassos. Já vi jogar a Académica e é indiscutível que ali há dedo treinador. Mas não deixa de ser um tiro no escuro. O risco, melhor ou pior calculado, está sempre inerente na tomada de decisões e é para isso que os sócios elegem as direcções, podendo, a qulaquer momento pedir-lhes contas.AVB tem literalmente meia dúzia de meses de treinador e não se conhecem competências em formar plantéis e equipas. Espero contudo que a sua contratação não corresponda à ideia pacóvia de um “novo Mourinho”. Porque Mourinho só há um, - que por sinal esteve em Alvalade para assinar contrato e saiu pelas portas do fundo - e não há nada mais injusto e perigoso que pôr o novo treinador a carregar esse tipo de fardo. E convém lembrar que o sucesso do Special One se baseou numa retaguarda forte, que está longe de existir por hoje em Alvalade.
Se ela existisse não atiraria o futebol do Sporting para uma espécie de limbo clandestino, onde se desconhecem sequer as listas de convocados. O actual blackout nada tem de protecção do actual treinador. Se assim fosse CC não teria que se arrastar como um condenado em conferências de imprensa, após os jogos, mesmo que para isso se pagassem as multas necessárias. Mas não desmentir o Record e deixar o principal visado pela noticia permanecer fragilizado ante a opinião pública, sócios, adeptos e, pior, o grupo de trabalho que tem de liderar, mais não é que uma estratégia de preservação. Não do treinador, claro está, mas de quem tem que tomar decisões. Alguém acha que isto é dar o peito às balas? Da sua apresentação à sua saída, CC deverá ficar na história do Sporting como o primeiro treinador clandestino.
Este post, assim como outros comentários que já li sobre o mesmo assunto, só prova que o objectivo duplo da capa do Ricord foi alcançado. Conseguiram minar a futura contratação de Villas Boas por parte do Sporting junto dos adeptos e ao mesmo tempo continuar a guerrinha que compraram com Carlos Carvalhal.
ResponderEliminarSe essa capa de jornal tem saído após o jogo de Olhão (e acreditem que as "fontes" que o Ricord tem não mudaram nada desde então) tinha sido bem recebida por boa parte dos sportinguistas, diriamos que se estava a preparar a próxima temporada com tempo etc... mas não, publicam-na depois dos 2 primeiros bons resultados e exibições em mais de um mês! De seguida até se dão ao luxo de fazer artigos de opinião a comentar as reacções à sua própria capa de jornal (António Magalhães) e de gozar com Carvalhal nos twitters dos responsáveis máximos daquele pasquim. E nós o que fazemos à fogueira ateada pelos Shreks e cia? Toma lá mais lenha...
Da minha parte, presumindo que já há realmente um treinador pensado para a próxima temporada (mal seria se não fosse assim), resta-me esperar o mesmo empenho, profissionalismo e respeito que o actual treinador tem demonstrado (não somos só nós que ganhamos com isso, um bom final de época pode ser uma tábua de salvação para a carreira do próprio Carvalhal, que estava bem próxima do fundo quando cá chegou), que o plantel continue a reagir às provocações da imprensa e não só como tem feito ultimamente, com exibições e resultados a condizer, e que a próxima temporada continue a ser preparada sem oscilações devido aos próximos resultados, sejam eles bons ou maus.
Nelson Santos.
ResponderEliminarAssino por baixo o teu comentário.
Fui e continuo a ser adepto da contratação de um treinador estrangeiro. Não acho que o caminho seja voltar a apostar num treinador sem, ou com pouqíssimas, provas dadas. Estágios profissionais e altamente remunerados? Eu também quero.
ResponderEliminarSe o Record atingiu o objectivo ou não, não sei. O que sei é que o "dar o peito às balas" nem com 1 colete de kevlar se tem visto.
Estou de volta aqui ao rectângulo!
ResponderEliminarVários comentários, primeiro, pela leitura de post's anteriores fiquei com a ideia de que está decretado um blackout em Alvalade, finalmente!!!!!!! Para mim quanto mais "black" e mais "out" melhor, agora é só utilizar as ferramentas que temos ao nosso dispor para comunicar com sócios e adeptos, o jornal e o malfadado site.
Sobre o treinador, primeiro concordar com o Jvl a minha preferência seria sempre um estrangeiro, a apostar num português seria Domingos que está maduro e pronto a utilizar, mas o futuro passa pelo presente e o presente é Carvalhal que me merece o maior respeito (que senti no estádio ser comum nas bancadas) e sobre ele vou mandar uma Jebardada, se vencer o jogo com o Sport vai fazer a pré-época, se perder ... será substituído, nem do quarto lugar está dependente é mesmo só desse jogo.
Sobre o Villas-Boas, épa deixem lá a Académica descansada está bem! É que eu tenho um velho sonho de voltar a ver um jogo europeu em Coimbra, pode ser contra o Halmstad. Deixem lá o rapaz descansado que ele anda a preparar a próxima época com afinco.
jvl, treinador estrangeiro só se for um treinador de top (sempre caro e dificil de convencer, principalmente sem Champions) ou que tenha algum conhecimento do futebol português. Eu por exemplo não veria com maus olhos a contratação de Co Adriaanse.
ResponderEliminarQuanto a portugueses, não vejo muitas alternativas viáveis, mas não me assusta minimamente o nome de Villas Boas. Não comparando os treinadores em causa, se calhar se temos apostado noutros "estagiários" não tínhamos visto certos clubes ganhar tantos títulos. Mais do que o nome, quero que o perfil do treinador e as condições do contrato sejam as mais indicadas, nomeadamente um treinador interessado em criar um futebol atraente mas competitivo, com uma personalidade vincada e capaz de aproveitar o que de melhorar criamos na nossa Academia e de procurar jogadores capazes no mercado nacional e não só "lá fora".
Ainda a propósito da sondagem do DN de hoje, o que me fica na retina, são as ultimas duas linhas da notícia que cita : “. Refira-se que o universo de inquiridos contempla adeptos dos mais diversos emblemas, não apenas sportinguistas”.
ResponderEliminarE eu penso para comigo, bolas, qual o grau de legitimidade e de consciência terão tido esses simpatizantes de outros clubes que opinaram e votaram nesta sondagem sobre este tema da possível continuidade de Carlos Carvalhal ao serviço do SCP?
Que credibilidade merece isto?
De certeza que essas pessoas adeptas de outros clubes que votaram, brincaram e gozaram com o tema. Simplesmente ridículo, digo eu.
Basicamente, não me preocupa se é o Zé Manel ou o Quim Zé ou seja, não interessa o quem, interessa sim o "Quê" e o "Como".
ResponderEliminarPelos resultados que se têm visto, talvez fosse interessante ter Carvalhal a preparar a época e a conduzir a equipa. No entanto, também não sabemos se o desempenho verificado não resulta já de um certo "tudo ou nada" da sua parte, tendo em conta que não tem nada a perder.
O Record tem tentado afectar a débil estrutura do Sporting de todas as formas e feitos, sendo que esta se procura defender da forma como pode. Não sei se Carvalhal é ou não treinador para o Sporting, mas é o nosso treinador e tem alcançado resultados que não víamos há algum tempo. O futuro pode não passar por ele, mas pelo menos no presente merece respeito de TODOS
Ler os comentários do Nelson Santos vale sempre a pena!
ResponderEliminarA mim este final de época faz-me lembrar o final de época do Benfica no ano passado. O Quique ganhou uns jogos para o fim, a equipa até jogou bem e começou a haver adeptos a pedir que o Quique ficasse. O que é eles fizeram?! Espero que façamos um ruptura! Aliás já a deviamos ter feito na época passada...precisamente com Jesus. Mas há smp malta a dizer que não teria capacidade para treinar um grande, bla bla bla bla...
Espero sinceramente que venha o Villas Boas! O homem sabe daquilo. Pegou na Académica qundo estava em último e já começou a subir na tabela com bom futebol (e jogadores banalissimos). Se não o "atacarmos" corremos o risco de o ver no Porto na proxima época e aí seria repetir o erro para um outro rival.
Saudações leoninas
PM
Irrita-me procurar notícias sobre o meu Clube e não as ter.
ResponderEliminarIrrita-me ir ao site do Clube e o pulsar da vida do Sporting que lá aparece é (com boa vontade) muito naif.
Mas fico satisfeito quando vejo os órgãos de propaganda do colinho apenas mostrarem notícias inventadas, ou copiadas de outras fontes para tentarem mostrar que também noticiam o Sporting.
Também não fico satisfeito quando vejo a blogosfera leonina criticar os dirigentes por não defenderem CC, por já terem, ou andarem a tratar do assunto, o substituto de CC, etc.
Longe do eixo Alvalade/ Alcochete (grande expressão; já parecemos um partido politico) desconheço as relações de JEB e Salema Garção, se são boas, e de confiança, mas aquele abraço no Restelo entre CC e SG diz tudo menos que haja desencontros entre eles e que o CD não dê apoio a CC. Aliás porque andamos nós a discutir o sexo dos anjos se, possivelmente, há um grande entendimento entre JEB e CC, que estará ao corrente de tudo o que se vai passando ao nível dirigente, e que muito bem, não tem de ser passado para fora.
Gostemos, ou não, de quem vai mandando no Sporting, devemos unirmo-nos e apoiar a equipa, e não desenvolver polémicas sobre factos, que podendo ou não ser verdade, apenas são lançados por pasquins que só têm um objectivo: denegrir e provocar a discórdia no Sporting.
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
Nelson,
ResponderEliminarEu prefiro gastar o que o SCP gastou com Angulo e Caicedo num treinador do que em 2 jogadores que nada iriam trazer ao SCP, como não trouxeram.
Claro que treinador estrangeiro tinha que ser um já com larga experiência e qualidade. Não quero estrangeiro apenas por ser estrangeiro.
Quanto a Villas Boas sou sincero: não percebo o hype todo à volta dele. Porque trabalhou com o Mourinho? Não chega. Porque o fcp o pode ir buscar? Este é um daqueles fantasmas que se levantam sempre, seja com treinadores ou jogadores.
E se for realmente verdade a duração do contrato proposto, 1+1, parece-me que o SCP também receia que a aposta saia furada.
Independentemente de tudo isto, o treinador é Carvalhal e é ele que merece ser acarinhado, respeitado e protegido enquanto nos representa.
Leão do Nordeste,
Essas sondagens valem 0.
8,
O nosso site é miserável. E não seria muito difícil fazer melhor.
jvl, nisso estamos de acordo, embora eu - salvo casos extremos - não goste de individualizar nos jogadores, e o que gastaste nos 2 jogadores se calhar não te chegaria para 3 meses de ordenado de um treinador de topo! De qualquer forma, compreendo o princípio, a vir um estrangeiro que seja a) de topo; b) com bom conhecimento do futebol nacional. Fora isso sinceramente penso ser perda de tempo.
ResponderEliminarQuanto à experiência não sou tão radical, o que não faltam é treinadores com vasta experiência e currículo que eu não queria no Sporting (olha, sei lá Eriksson por exemplo). Quanto a Villas Boas, por mim o trabalhar com Mourinho é importante, mas muito mais importante foi ter trabalhado em 3 clubes com mentalidade vencedora, é o discurso que usa (hoje em dia isso é muito importante para a imagem que se passa, mais até do que a capacidade de treino ou de leitura de jogo muitas vezes, e infelizmente digo eu). E sinceramente do que tenho visto da Briosa desde a sua chegada, a sensação que me causou foi parecida à do Mourinho em Leiria ou à de Jesus em Belém, por exemplo. Fazer uma equipa competitiva e com bons princípios de jogo apesar dos poucos recursos (e a Leiria de Mourinho era bem mais rica em termos individuais que esta Académica, diga-se).
Quanto ao fcp o poder ou não ir buscar, concordo, é irrelevante, seja com treinadores ou jogadores. Já quanto à duração do contrato proposto, para além de ser uma parte da "história" do Ricord, eu por mim todos os contratos de treinador eram mesmo de 1+1 ano, mas isso é uma ideia minha de há muitos anos.
"Independentemente de tudo isto, o treinador é Carvalhal e é ele que merece ser acarinhado, respeitado e protegido enquanto nos representa."
Completamente de acordo!
Quanto ao site, ainda no outro dia no Pensar Sporting falava disso com alguém (peço desculpa mas não me recordo quem), o que não faltam é sportinguistas que, com o mínimo apoio da direcção, poderiam fazer um site do Sporting Clube de Portugal que bateria qualquer um nacional aos pontos.
Nelson,
ResponderEliminarIsso [verba gasta em 2 jogadores vs treinador] dependeria do ordenado do treinador, das condições em que aceitasse vir, etc etc.
Quanto à experiência, acho que NESTE momento, é necessário alguém com calo. Em geral, nada tenho contra treinadores com pouca experiência.
A ressalva que fiz em relação à duração do contrato é por isso mesmo. Ainda assim, sou favorável a 2 anos ao invés de 1+1. Todos sabemos que o treinador depende de resultados, que está a prazo. Um contrato de 2 anos, transparece confiança e transmite alguma confiança. Além de que o Clube pode ser sempre salvaguardado através de cláusulas existentes no contrato.
"...transparece confiança e transmite alguma confiança." -> transparece confiança e transmite alguma segurança.
ResponderEliminarCaro Nelson:
ResponderEliminarObrigado por comentares especialmente quando não concordas, como é o caso hoje, uma vez que assim contribuis para a riqueza do debate neste espaço.
Devo dizer que não aceito de ânimo leve o atestado de menoridade intelectual que me passaste e que só pode ter resultado de o meu post não ser suficientemente explícito ou não me teres entendido. Por isso me explico:
Este post não foi escrito como uma reacção primária à notícia do Record. E só a considero uma pulhice se não for verdade. Se é verdade o Record cumpriu a sua obrigação com os leitores. Mas é verdade que o jornaleco se tem esforçado para ridicularizar Carvalhal.
Repare que no meu post reconheço toda a legitimidade à SAD em procurar o treinador que melhor convém ao clube. É até sua obrigação. Assim como reconheço que a fazê-lo, este é o tempo indicado, não me parece que possa ficar refém dos resultados do actual treinador, sejam estes bons e maus. Ao fim destes meses já é tempo para perceber se CC tem ou não o perfil necessário para lugar. E se o contrato prevê a hipótese de renovação é também verdade que em nada obriga o Sporting a renovar se esse não for o interesse do clube.
Tão pouco me parece que com o que escrevi mine a futura posição do treinador, seja ele AVB ou outro. Confessei o meu agrado, reconheci-lhe o bom trabalho com poucas condições, e digo o óbvio para um técnico com 6 meses de profissão: é uma jogada de elevado risco. E previno para o que me parece ser um erro que é fazer-lhe carregar o fardo de ser quem gostaríamos que fosse, não lhe permitindo ser quem é. Aliás há sempre riscos quando se contrata um treinador.
Este post foi escrito por repudiar não os erros de terceiros ou tentativas destes para nos atingir, mas sim para repudiar atitudes de dentro que mais uma vez nos fragilizam. O SCP não precisa de copiar ninguém para ser a grande instituição que é hoje. O Sporting preferiu ignorar a notícia do Record. Não a desmentido consente o seu teor, permitindo a fragilização de CC, que para todos os efeitos ainda é dos nossos. E pode desmentir a notícia uma vez que não comunicou sequer negociações à CMVM, quanto mais contratos. Mas se prefere o blackout, se há alguém que não deveria falar era CC. Deixá-lo exposto, o principal visado, é uma falha grave e em nada defende a posição de quem tem que dar a cara perante um grupo de trabalho que tem uma eliminatória importante para o nosso prestígio.
Espero ter com este “testamento” ter esclarecido a minha posição.
LMGM:
ResponderEliminarAgora que estás de regresso ao rectangulo, pagas um cafézinho?
http://www.ionline.pt/conteudo/50101-cafe-25-escudos-se-o-sporting-ganhar-liga-europa
:)
Abraço!
É curisoso esta notícia ter saído quando o Sporting está a fazer boas exibições e a ganhar jogos, e não quando jogávamos mal, e os jogadores se 'arrastavam' pelo campo. Quem tem interesse nesta notícia neste timing????
ResponderEliminarAss: Leoa Ferrenha
Leoa Ferrenha:
ResponderEliminarInsisto: interessa pouco quando surgem as noticias porque é algo que não podemos controlar. Interessa-me mais a forma como reagimos ou não a elas.
"Quanto a Villas Boas sou sincero: não percebo o hype todo à volta dele."
ResponderEliminarJvl, com todo o respeito, foste por exemplo a Alvalade ver o Sporting-Académica? Viste o Porto-Académica (para a liga e para a taça da liga)?
Cumprimentos
Esqueci-me de assinar o post anterior.
ResponderEliminarPM
PM,
ResponderEliminarO SCP-Académica vi, os jogos com o fcp não.
LdA, pago até mais do que um, o Café Brasil devia ser um local de romaria dos Sportinguistas!
ResponderEliminarEstava encostado a José Roquette nessa noite de festa onde se pagaram muitas promessas, a D. Maria merece todo o respeito, foi de elevado Sportinguismo ter mantido o desejo do seu marido após a sua morte.
Eu chamo aquele balcão "o altar" e aquela noite foi indescritível, "roubar" o Presidente em plena auto-estrada para o desviar até Coimbra foi obra de outro grande Sportinguista da cidade.
Belas memórias que desperta.
LMGM:
ResponderEliminarÉ bom que se saiba que no Solar do Norte o café também não aumenta enquanto o Sporting não for campeão.
LdA
ResponderEliminarNão sei se o silêncio foi provocado pela notícia do pasquim sobre o AVL, ou não. Preocupa-me não ter notícias verdadeiras e empolgantes sobre o Sporting, porque quanto mais é referido no sentido positivo, mais o Clube aglutina os Sportinguistas e mais adeptos consegue.
Sobre CC continuo a dizer que enquanto for o treinador do Sporting terá sempre o meu apoio. Quanto ao andarmos na blogosfera a “vitimizá-lo”, fazendo a vontade aos jornaleiros, ninguém nos garante que ele não seja informado sobre todas as posições que os dirigentes tomam na procura de um substituto.
Como alguém dizia num comentário a próxima época já deveria estar planeada em muitos aspectos, portanto é perfeitamente natural que já esteja decidido o treinador, e que, num comportamento ético, que sempre foi o orgulho do Sporting, o “treinador que vai sair” esteja a par do andamento do processo de substituição.
Boas..
ResponderEliminarBom debate, parabêns a todos!
Eu apoio a contratação de um treinador de renome! Um treinador com provas dadas, com experiência e prestígio. N sei se é indespensável ter um conhecimento profundo do futebol português..se fôr inequivocamente bom e tiver uma estrutura (adjuntos portugueses por exemplo, observadores..) que o apoie n vejo isso um problema de maior.
Nao acredito que com um bom projecto e com dinheiro nao queira vir. Se ha, de um momento para o outro 6.5 milhoes por um jogador que nem é vedeta internacional, tb pode haver dinheiro p um treinador de topo!
Um treinador de topo dá prestígio ao clube, da ambição aos jogadores, dá garantias de um trabalho profissional e incute respeito por todos, desde os adeptos aos profissionais da comunicação social.
Acho que CC, mesmo fazendo um excelente final de época, não é treinador para o SCP. É sermos pouco exigentes, é usarmos uma bitola muito fraquinha! Pensemos em grande para sermos cada vez maiores!
Andre Vilas Boas para mim tem a experiencia de grandes clubes europeus, tem a experiencia de ter trabalhado com Mourinho e tem como mostra do seu trabalho as excelentes exibições da Académica. Ali, naquela equipa, está um dedo muito bom de treinador. Algo digerente. Isto para mim é inequívoco. Mas preferia um treinador de topo estrangeiro.
O Jornal Record é vergonhoso! E venenoso! Concordo que devia haver uma reacção mas nem sei se valia a pena desmentir as notícias que saem naquele jornal. Acho que a reacção devia ser de qualificar o jornal, globalmente, pela sua política, pela sua mediocridade. Sem dar resposta às notícias, aos boatos às "papaias" que mandam para o ar.
Acho que o SCP devia apenas ridicularizar o jornal e deixar as polémicas das notícias na sua gestão interna com o treinador e com o plantel. Pelo menos de uma forma geral devia agir assim, admitindo que uma vez ou outra desmentisse categoricamente algumas notícias.
O site do SCP é triste,feio e inferioriza o clube. O que me revolta é que ninguém toma uma medida desde há tanto tempo para alterar aquela vergonha!
Saudações Leoninas a todos!
Leão madeirense
Caro Leão de Alvalade,
ResponderEliminarantes de mais não foi minha intenção passar qualquer tipo de atestado. Se assim pareceu, peço-te desculpa desde já. Acredita que a minha 1ª reacção à capa do Ricord não foi propriamente "inteligente". E sim, considero que o post está realmente pouco
explícito, por isso agradeço-te o esclarecimento.
Mas não concordo nada com o que dizes sobre a notícia e sobre o Ricord ter cumprido com "a sua obrigação com os leitores". Sei de fonte segura que o que o Ricord "sabe" é o que se tem escrito nos blogues e fóruns leoninos e o que corre nos corredores (salvo seja) de Alvalade sobre o interesse em Villas Boas para o próximo ano. Não têm qualquer prova de um pré-acordo, logo só podem vir a ter razão a posteriori. É o mesmo que eu escrever algures que o Sporting vai contratar Co Adriaanse, citando "fontes internas" e outro tipo de "nadas". Se por acaso o Sporting contratar Co Adriaanse em Maio ou Junho, eu tinha razão ou, pura e simplesmente acertei uma? E se o treinador do Sporting em Maio não for Villas Boas, quem terá falhado? É que eu vou achar que é o Ricord mas aposto como o Ricord vai dizer que foi a direcção do Sporting, certo? Ou seja, publicam uma "notícia" e ganham sempre, se se concretizar foram os 1os a dizê-lo, se não se concretizar foi o clube que falhou. Assim até eu acertava no Euromilhões! Quanto ao esforço para humilhar Carlos Carvalhal, nem vale a pena dizer mais nada, tem sido uma coisa abaixo do que é admissível naquilo que é suposto ser um órgão de informação.
Quanto a Carvalhal e aos prós e contras da opção Villas Boas, parece-me que no essencial estamos em acordo, o que já não é pouco nos tempos que correm.
Quanto aos erros do próprio clube nesta situação, concedo um com toda a facilidade, que foi aquela última referência do presidente ao anterior treinador, completamente descabida e fora de tempo. Já quanto a esta última situação discordo por uma série de razões.
a) imaginemos que há mesmo um pré-acordo com AVB. Negá-lo era mentir; admiti-lo era matar Carvalhal e provavelmente destruir o pouco que nos resta da época.
b) imaginemos que não há um pré-acordo com AVB, mas vontade em contratá-lo no final do ano. Ia dar no mesmo, porque mesmo que se negasse que não há acordo depois iamos contratá-lo e diziam que tinham andado a mentir.
No fundo a situação é extremamente parecida com a que se passou o ano passado com Quique/Jesus. Não faço ideia se existia ou não um acordo do benfas com J.Jesus antes do final do campeonato, mas como ele assinou no final a Bola (penso ter sido a Bola) pôde vangloriar-se de ter sido a 1ª a dizer que já havia o tal acordo.
PS: O Sporting não "ignorou" a notícia do Record, aliás por o Sporting andar a reagir às notícias do Record - e isso não é obrigatoriamente de forma pública - é que o sr. Alexandre Pais e Cia continuam nesta campanha. Ou acham que o facto da convocatória do Sporting só ter aparecido no maior rival do Ricord foi coincidência? Sinceramente, acho que é pouco, por mim jornal que se portasse desta forma não entrava em instalações do clube, desse lá por onde desse.
Já agora concordo, Carvalhal podia perfeitamente não ir aos flash-interviews e ir José Lima. Embora não desgoste que vá, faça a análise do jogo e saia antes das habituais perguntas sobre o futuro e sobre tudo menos o jogo em questão.
Já agora, um exemplo do que se tem feito? Sei de "fonte próxima da redacção do Ricord" (sim, eu também posso dizê-lo) que quando Costinha chegou para Director Desportivo durante esses dias a redacção do Ricord teve "fugas de informação de Alvalade" com mais de meia dúzia de nomes. Não se arriscaram a publicar nenhum nome como certo, julgo. Mas esse tipo de jogo com os jornais desportivos tem repercussões. Por alguma razão uma "notícia" que está no Ricord há bem mais de um mês e meio sai cá para fora como se fosse uma bomba, e logo quando Carvalhal recuperou de uma série de péssimos resultados.
Boa tarde a toda a família Sportiguista,
ResponderEliminarComo o debate está interessante, vou expor a minha opinião sobre a temática.
Primeiro ponto a situação do Carvalhal no Sporting. Na minha humilde opinião não reconheço qualidades, nem CV ao CC para treinar um clube com as ambições do Sporting, nem tão pouco percebo a euforia em torno do dito apenas por ter vencido 3 jogos consecutivos, depois de ter perdido 7 naquela que foi a segunda pior sequência em toda a história do nosso clube. Realço também que com Carlos CArvalhal dobramos os pontos que tinhamos de distância para com o primeiro classificado e fomos eliminados tanto da taça da liga como da de Portugal com duas goleadas e exibições miseráveis.
Não coloco em causa o brio e profissionalismo do Carlos Carvalhal, mas não tem o que é necessário para treinar, com sucesso, o nosso Sporting.
Porém, e apenar disto, o Sporting não pode deixar de defender o seu treinador, não deixando que as noticias que têm vindo a público fiquem sem resposta. Ainda que a opção seja outro treinador para a próxima temporada (é mais do que obvio que haverá novo treinador) é obrigação dos dirigentes virem a público defender o Carvalhal!!
Sobre o novo treinador.
Sou dos que apoiam a vinda do André Vilas Boas e explico o porquê. AVB não tem grande experiência como treinador principal, mas não se pode ocultar a enorme experiência e vivência que tem em grandes clubes mundiais e todos os títulos que ajudou o Mourinho a ganhar por onde passou. Viu, apreendeu e agora tem posto em prática num clube (Académica) que não só estava em último lugar, como não jogava sequer futebol para lutar pela manuntenção. O que é certo é que AVB colocou em poucas jornadas a Academica num lugar tranquilo da tabela, jogando um futebol agradavel e sobretudo a sua equipa demonstra muita cultura tactica.
A par disso é jovem, ambicioso, sabe como lidar com bálnearios de grandes clubes, muito bom na observação dos adversários e do potencial dos jogadores.
Parece-me uma boa escolha. Recordo que qualquer que seja o treinador é um risco, pois esses são como os melões....
Caso não seja AVB o eleito, considero que deverá ser um treinador estrangeiro a ser o escolhido, sendo Zico ou Laudrup boas opções...
O Villas Boas entra na Académica à 8ª jornada. A equipa tinha 3 pontos fruto de 3 empates. Tava no último lugar da liga. Acabada a 22ª jornada a Académica tem 24 pontos (6 vitórias e 3 empates) e está no 12º lugar.
ResponderEliminarA equipa joga um futebol apoiado, com ideias, atacante e sem charuto para a frente. É diferente de todas as equipas que jogam ara não descer. Os seus jogadores têm um discurso vencedor, estão motivados, demonstram união e espirito de sacrificio no campo e elogiam bastante o treinador!
O Carvalhal entra à 11ª jornada e após a 22ª jornada fez os mesmos 21 pontos que o Villa Boas fez com a Académica. Entrou 3 jornadas depois mas o jogadores de que dispõe não se comparam com os jogadores da Académica. A equipa é inconstante, tanto joga muito bem, como não joga nada, como joga mais ou menos.
Vou obviamente continuar a apoiar a equipa até ao fim, em Alavalade, mas espero por um treinador novo na próxima época!
Saudações leoninas
PM
Eu concordo com o LdA quando diz que se tinham a notícia, tinham o direito de a publicar. Eu questiono é a falta de lealdade dos fulaninhos que no "eixo Alvalade/Alcochete" (expressão engraçada), quer seja no balneário quer seja na estrutura alargada, estão sempre dispostos a ter conversetas com jornaleiros, gordos, barbas e shrecks, que, por sua vez, têm relações muito, mas mesmo muito, próximas com os nossos rivais.
ResponderEliminarO que mais me choca é que muitas vezes os motivos que os levam a propiciar fugas de informação são meras vendettas pessoais em claro prejuízo do clube. Ora se não gostam o suficiente do clube para estar calados, saiam e mudem de clube.
Achei muito bem que se tivessem lançado vários nomes para os jornais na altura da escolha do director desportivo, o que significa que alguém está atento e quer apanhar as toupeiras, mas pressinto que não vai ser fácil, até porque algumas decerto que têm muitos anos de casa. É um trabalho difícil, mas que tem obrigatoriamente de ser feito para que o clube possa estar bem defendido de ataques externos.
10A, concordaria contigo se o que o Ricord tem não fosse mais que, assumamos, boatos! E isto digo-o porque sei que não têm realmente uma "prova" do que publicaram. E isso não pode ser considerado uma notícia, pelo menos do modo que entendo o conceito da palavra.
ResponderEliminarQuanto aos bufos e à falta de lealdade dos mesmos, totalmente de acordo. Acho até que mais do que contratar A ou B o importante era despachar C ou D. Sei que já foi feita alguma coisa mas temo que seja só o início de uma tarefa bem complicada.
Nelson:
ResponderEliminarAtenção que apenas reconheço o direito do record em publicar a noticia no caso de ela ser verdadeira. Têm essa obrigação com os leitores, por muito que isso nos custe. Uma vez que tens informações que não possuo só posso concluir que é mais uma canalhice deles.
Quanto ao desmentir, não seria a 1ª vez que o Sporting o teria que fazer por um bem maior. E enquanto o Sporting não tiver que comunicar à CMVM pode perfeitamente fazê-lo.
Leão madeirense e anónimo:
Tentei fugir à discussão das qualidades de CC. Deixarei para outra ocasião se se proporcionar. Quanto ao AVB convém esclarecer que ele nunca foi treinador adjunto de Mourinho mas sim observador. A experiência não me parece que seja um factor a seu favor. Mas a experiência não seria o meu factor primordial. E continuando a achar que é uma aposta de risco é uma boa aposta. Mas, como digo no post, o sucesso de Mourinho de muitos treinadores resultou de um forte apoio de uma retaguarda que ainda não me parece existir em Alvalade. Lembro também que o grande mérito de Mourinho e onde ele alicerçou o sucesso foi os tiros certeiros que deu ao contratar, e nessa altura o fcp não tinha o dinheiro de Abramovich.
Eu compreendo isso Leão, aliás os jornais têm essa vantagem de poderem publicar o que lhes apetece sem nunca "errarem". Se acertassem sempre cada um dos grandes era treinado por 10 treinadores e tinha plantéis de 50 jogadores todos os anos. No entanto, e apesar de falharem em 9 treinadores em cada 10 e em 10 jogadores por cada 1 que acertam, raramente dizem que falharam. E ainda têm a lata de dizerem que acertaram quando realmente se concretiza um dos seus palpites. Aliás um bom exemplo da honestidade jornaleira dentro deste último caso é que, no mesmo dia em que o Ricord anunciava Villas Boas, o Correio do Manha, em que metade do quadro editorial desportivo é o mesmo, anunciava Domingos. Um deles (pelo menos) mente, isso é certo!
ResponderEliminarPenso que se não houver nada assinado, o Sporting não é obrigado a comunicar à CMVM. Aliás penso que nisso temos sido demasiado zelosos e "sérios", há quem nem sequer anuncie as contratações quanto mais as negociações para contratar...
Um dos prós que vejo numa potencial contratação de Villas Boas tem muito a ver com a sua experiência de observador, de que muito usufruiu Mourinho, principalmente nos tempos de vacas magras no Dragão, realmente. Se calhar com ele - ou outro como ele - não teríamos perdido alguns jogadores no mercado interno que depois foram enriquecer (em títulos e em cash) os rivais, nomeadamente o nortenho. De qualquer forma será sempre uma aposta de risco, sem dúvida. Tanto pode ser um tiro no porta-aviões como um erro de casting, espero que a direcção tenha em conta que se é para apostar numa estratégia de risco tem que se dar hipótese a um treinador - qualquer um, incluindo Carvalhal - de planear a época e a equipa como ele queira, dentro das possibilidades do clube, e não prometer-lhe mundos e fundos e depois dar-lhe tostões para gastar.
"Aliás penso que nisso temos sido demasiado zelosos e "sérios", há quem nem sequer anuncie as contratações quanto mais as negociações para contratar..."
ResponderEliminarTotalmente de acordo.
Há uma dúvida que tenho vindo a alimentar. Nas conferências de imprensa, vejo Carvalhal com afirmações que me levam a crer que está abandonado, sem solidariedade do Dep.Futebol. Nos jornais, só vejo sorrisos entre ele, JEB e Costinha nos momentos que antecedem os treinos. Em que ficamos?
ResponderEliminarSCP9,
ResponderEliminarA minha leitura é que CC sabe bem o que se passa em torno do seu futuro, embora não o possa publicitar. Deram-lhe as regras do jogo, ele aceitou e está a jogar de acordo com elas; só assim se explica o, pelo menos aparente, bom ambiente entre ele, JEB, MSG e o Ministro.
Quanto à sua postura perante os jornaleiros, acho que tem a ver com o facto dele ter sido alvo do mais feroz ataque de que eu tenho memória a um treinador, nem o prof. neca, o rogério gonçalves ou o luís campos (sem ofensa para nenhum deles) foi tão violentamente atacado como CC no seu trabalho. Atendendo à sua personalidade, a sua reacção é aquela que se vê nas entrevistas.
Porém, também é verdade que tem sido abandonado à sua sorte pelo clube e levado com frases disparatadas por parte de JEB, mas isso, enfim, também nós como sócios do clube nos queixamos do mesmo.
ResponderEliminarApesar do que se tem dito, o mais certo é que o AVB acabe mesmo a treinar o FCP e nós mais uma vez a sermos papados. vão ver...
ResponderEliminarMiguel, lá está, a acontecer o que dizes, mesmo que não tivéssemos interesse nenhum em contratar AVB, pela notícia do Ricord seria isso mesmo que passaria, mais uma vez papados! Lá daria para uma capa do tipo "Porto finta Sporting" ou coisa do género. Os tipos têm sempre forma de saírem por cima, é um win-win!
ResponderEliminarE continua a palhaçada! 2 frases de 2 artigos de opinião do Ricord de hoje.
De António José Saraiva:
"No dia em que meu clube do coração (o Belenenses) ficou condenado à descida de divisão, o clube em que eu apostava nesta época (o Benfica) sagrou-se quase campeão."
Expliquem-me por favor o que é um clube sagrar-se "quase campeão"?
e de João Go(rdo)bern, sobre Liedson:
"Mas apetece dizer que, concretizado o seu primeiro póquer em jogos oficiais, provado que o bom momento do Sporting tem por base a ótima forma do atleta,"
Não querendo entrar nas mais recentes estéreis discussões sobre as qualidades e defeitos do levezinho, dizer que é a sua "ótima forma" a provar o bom momento do Sporting é o quê, senão menosprezar o resto do plantel, o treinador etc...
Sinceramente e porque esta manhã não acordei lá muito bem disposto, puta que os pariu a todos!!!