segunda-feira, 1 de março de 2010

Isto é... futebol!


O título pode obviamente ser uma alusão ao facto do Sporting "ressurgir" agora e em dois jogos consecutivos, além de aplicar 3 golos sem resposta, ter apresentado um nível exibicional aceitável e condicente com o estatuto e historial do nosso clube.

Isto é futebol pois andamos semana atrás de semana a esgrimir argumentos e opiniões, a apontar o dedo numa caça às bruxas em busca de culpados ou então à procura de um sem fim de argumentos para desculpar e/ou justificar o que quer que seja levando-nos a uma cegueira quase total e níveis mínimos de racionalidade, conduzidos pela paixão.

Muitos andaram a dizer que o Izmailov devia ser vendido para aproveitar a oportunidade de negócio, mas o russo acabou por ficar e o seu sentido posicional não tem desequilibrado mas revela extrema importância no nosso colectivo. Miguel Veloso tantas vezes criticado pela falta de empenho tem acumulado golos de belo efeito que têm sido fundamentais nos nossos resultados. Yannick Djaló que há poucas semanas parecia que não sabia jogar futebol, exibe-se agora a um bom nível. Pedro Mendes que parecia um reforço banal, tem sido pendular e muito útil no meio-campo. Até o Grimi, reconhecido pelas suas frequentes paragens cerebrais, deixou a pele em campo nestes dois jogos e apesar de trapalhão, conseguiu anular com relativa eficácia os seus opositores.

Creio que destas "chapadas de luva branca" não nos importamos nós de levar...

Isto é futebol, de onde se passa de besta a bestial de um dia para o outro, deixando para trás goleadas e empates confrangedores, acabando por golear em jogos importantes.

Estará dado o mote para a recuperação? Talvez, mas também poderá ser sol de pouca duração num Inverno de longa duração. Certo é que nós Sportinguistas recuperámos o sorriso e podemos acreditar que o Sporting tem argumentos de verdade para apresentar nos relvados nacionais.

EM FRENTE SPORTING!


24 comentários:

  1. Belo post, caro Hugo.
    Realmente o mundo do futebol é pródigo nestas reviravoltas de resultados e exibições mas ver uma equipa vir de 7 vitórias para 7 derrotas e agora aplicar 2 correctivos destes é coisa que entra no campo do raramente visto.
    Quanto a mim tal deve-se muito à atitude da equipa e ao acrescento gigantesco de qualidade que o meio campo sofreu com a entrada de Pedro Mendes. E finalmente parece apostar-se em Yannick Djaló mas na posição em que me parece que pode ser mais útil. Espero que os tempos de ponta de lança ou, pior, de nº 10, sejam uma miragem.
    Espero agora que se continue a vencer jogos e a melhorar as exibições e a confiança até ao final da temporada e que se tente ir avançando na Europa. Se a jogar como até agora a Europa era uma miragem, a jogar como nestes 2 jogos até podíamos sonhar com uma 2ª final européia em poucos anos, quem sabe? Mais até do que para os atletas, para os adeptos seria um prémio justo numa época muito complicada.

    ResponderEliminar
  2. Lá está, os jogadores nunca deixaram de saber jogar futebol, simplesmente precisaram de um treinador que finalmente começa a estudar os adversários e a jogar com um sistema táctico adequado aos jogadores e que equilibra a equipa defensivamente e ofensivamente e depois claro, um presidente presente é fundamental para o sucesso. Não é com viagens para o Brasil deixando a equipa á derira que se promove o tão aclamado "hábito de ganhar".
    É preciso dar o exemplo e esse tem de vir de cima.

    Com esforço, dedicação e devolução de TODOS atinge-se a gloria.

    FORÇA SPORTING!!!

    ResponderEliminar
  3. "O Sporting, ao protagonizar grandes exibições, a conquistar num curto espaço de tempo duas excelentes vitórias
    O Sporting a devolver a humilhação ao FC Porto
    O enorme Marat Izmailov a decidir ficar entre nós
    O Carlos Carvalhal a engolir o Jesualdo Ferreira
    O Daniel a meter o Falcão debaixo do braço
    O Grimi a meter o Mariano num bolso e o Varela no outro. E até podiam vir mais...
    O Yannick a virar o Fucile ao contrário
    O Liedson a partir o Bruno Alves todo
    O Aguiar de Matos, o Paulo Pereira Cristóvão, o Abrantes Mendes e o Luís Duque, entre outros, nem se ouvem
    Pararam as petições e os comunicados da Associação de Adeptos
    Pararam os posts "precisos" e "oportunos" do sobrinho do Batasuna
    Que maravilha! ATÉ MORRER SPORTING ALLEZ!!!"
    Por Peyroteo in MAIS SPORTING!

    ResponderEliminar
  4. Hugo

    Nesta viragem de bestas a bestiais, CC não merecia também uma palavrinha?

    Eu, penso que sim. Penso que CC tem sido duramente castigado injustamente, por muitas coisas de que não teve qualquer responsabilidade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Naturalmente que o Carvalhal merece nota de destaque. Convenci-me que ele teria preparado a equipa para o jogo com o Everton mas se calhar trabalhou a semana toda a pensar nos dois jogos.

    Quem ouviu a conferência de imprensa sabe bem o tom das palavras de Carvalhal e aquilo que ele tem vindo a dizer "Não estou a trabalhar com esta equipa há um ano nem tive a oportunidade de a preparar conforme os princípios que eu idealizo".

    Poderemos sempre questionar se é treinador para o Sporting ou não - em termos de comunicação, ambição, carisma, etc - mas certo é que do ponto de vista táctico tem vindo a acrescentar muito ao Sporting. O PLF faz mais uma vez uma excelente análise táctica aos acontecimentos do jogo no seu blog ao qual acrescento apenas um pormenor: Tonel limpou quase tudo nos lances de canto pois estava a tapar o corredor que o Bruno Alves costuma utilizar para embalar.

    E em tudo isto, obviamente que tem de haver dedo do treinador que procurou tirar o máximo dos jogadores, à imagem do que eles podem dar e do que a equipa verdadeiramente precisa.

    ResponderEliminar
  6. Carvalhal tem um desabafo que me parece perfeitamente justificado, o do mártir.

    E volto a frisar a maneira como ele fala do SCP.

    ResponderEliminar
  7. Justissima a observação do 8 e do JVL.

    Chamo a atenção do anónimo que cita o maissporting:

    é uma pena que uma grande vitória do nosso clube tenha que ser sempre mais contra alguém do Sporting do que a nosso favor e contra os nossos adversários.

    Independentemente de me rever ou não nas atitudes dos nomes citados, estou absolutamente convencido que ontem ficaram tão contentes como qualquer adepto anónimo e não foram eles os responsáveis pela organização da presente época.

    ResponderEliminar
  8. Hugo:

    A maior chapada de luva branca foi dada pelo 'nosso' Paulinho sempre que pulou de alegria...

    O jogo correu bem, ganhamos categoricamente ao foculpuorto, mas não me esqueço dos 'cromos' que se sentaram, lado a lado, na tribuna de Alvalade. Um deles nem na fossa deveria sentar a peida malcheirosa.

    Até logo. SL!

    ResponderEliminar
  9. Só espero que este ressurgimento esteja relacionado com o trabalho desenvolvido nos treinos, com a vontade dos jogadores em alterarem o rumo (drástico) que clube está levar (e, proporcionalmente, a sua carreira profissional), com a sorte que fugiu em muitos momentos, e outros factores que não a "tremida" convocatória para o Mundial.

    Carvalhal tem responsabilidade neste (relativo) sucesso, mas também não se pode "baldar" ao ridiculo mês de Fevereiro. Não me parece que seja Homem para fugir às responsabilidades.

    Grande Sporting (o desta semana). Ainda se vai a tempo de caminhar para uns últimos 3 meses com a (famosa e muito citada) "cabeça levantada".

    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. O CantinhodoMorais disse tudo! Nem mais!

    MS

    ResponderEliminar
  11. Será que teremos de "agradecer" ao Record pela subida de produção da equipa, que uniu-se em torno do achincalhado Carvalhal?

    SL,
    Pedro Carvalho

    ResponderEliminar
  12. Não sabia que havia sportinguistas no norte! Muito bem. Belo blg sim Sr.


    Voces sao o clube mais engraçado em Portual, conseguindo ultrapassar mesmo os lampiões.

    Não se conhece ninguem que se meta tão em bicos de pé, que tenha tanto a mania das grandezas (qd as correm correm benzito), que se ache tão superior intelectualmente, que tenha tanto a mania como voces.

    Qualquer migalha que surge, la aparecem os viscondes nús a festejar (como p.e. a derrota em Liverpool 2-1).

    Continuem a luta com o paços, guimaraes, nacional, maritimo que os outros estão interessados noutro tipo de lutas.

    Se voces tivessem o sucesso do Porto e a força e capacidade dos lampiões, muito provavelmente não cabiamos todos neste país, devido ao vosso inchaço. Pelos menos estes 2 clubes tem algumas razoes para serem um pouco assim, agora voces ?!?!?!

    A vitoria de ontem deu bem para mostrar o quanto pequeninos são.


    ps. Deve ser mto triste perder na unica modalidade que conseguem alguma visibilidade - atletismo - . Basta o Porto apostar um bocadinho que voces vão de vela no nacional.

    ResponderEliminar
  13. Há muita coisa que não sabes e que nunca te conseguirás aperceber. É a vida...

    ResponderEliminar
  14. É, basta o porto apostar um bocadinho com o dinheiro que tem feito à custa de tanta intrujice de há tantos anos para cá! eu explico-te porque é que nós nos pomos em bicos dos pés e dizemos que somos diferentes: sem as intrujices e ajudas que tripas e lamps têm, conseguimos manter-nos à tona e ir dando umas tareias aqui e acolá... óguenta-te, bimbalhon!

    ResponderEliminar
  15. ah, é verdade, e a investigação pedida pelo clube belga aos negócios do fcp, sabes como está?

    ResponderEliminar
  16. Alguém que mostre as imagens da cidade do Poro inundada pela festa verde e branca em 99 e 2001. Sporting Clube de PORTUGAL, mongo bairrista!

    ResponderEliminar
  17. Não entendo para quê escrever de forma anónima quando o cheiro a fruta de dormir se identifica à distância...

    Sinceramente, 3-0? Achei pouco!

    ResponderEliminar
  18. Hugo,

    É para a mesa 3. E para ajudar a ir para baixo, um copo de Triple Sec!

    Estes clubes que nunca terão projecção verdadeiramente nacional, dão-me vontade de rir.

    ResponderEliminar
  19. Nestes dois últimos jogos viu-se que a equipa levou uma injecção de vitamina CC: há jogadores que já jogam na sua melhor posição, mostram-se muito mais organizados, vê-se que foi feito trabalho de casa e que lhes foi incutida confiança e espírito de sacrifício.

    Também tenho de concordar que o factor Mundial não deve ser alheio à subida de forma de vários jogadores, mas confesso que me estou nas tintas para as razões que os levam a jogar mais e melhor, desde que o façam e com isso honrem a camisola que envergam.

    Quanto aos anónimos andrades sugiro que afoguem as mágoas num "Mean Green Machine" com triple sec.

    SL

    ResponderEliminar
  20. Aliás, na linha do que já havia sugerido o JVL.

    ResponderEliminar
  21. Alguém sabe quando serão postos à venda e quanto custam os bilhetes para Madrid? Obrigado

    ResponderEliminar
  22. Fiquei azedado com o que este anónimo portista escreveu aqui no espaço a Norte de Alvalade. Bolas, penso que este sr. deveria ter mais respeito pela Instituição SCP. Sou um dos milhões de Sportinguistas radicados a Norte de Portugal. Mas, pronto, deduzo que o mesmo desconheça a realidade da grandeza do Sporting Clube de Portugal. Por isso não deveria escrever as baboseiras que escreveu. O futebol clube do porto, que esteve dezanove anos sem ser campeão, circunscreve-se ainda nos dias de hoje, mesmo com o enfraquecimento do Boavista e do Salgueiros, a uma parte da cidade do Porto. E para que saiba, mesmo dentro da cidade do Porto existem muitos e muitos Sportinguistas. Mas muitos mesmo. Ainda em 2001, quando o SCP foi campeão, o demonstrou nas suas comemorações. O FCP não representa o Norte como Pinto da Costa diz. É pura conversa da treta. É demagogia barata. Muito longe disso. Na região Norte existem milhões de Sportinguistas . Pinto da Costa ao longo destes anos, através dos seus discursos inflamados, bem tem tentado interiorizar no espírito das pessoas essa mensagem fraudulenta. Mas, em termos concretos, o FCP continua a ser o FCP. Ainda não tem a dimensão nacional de um SCP. Nem nunca terá.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)