II Tertúlia Leonina do Solar do Norte: Projecto "Escolas Academia Sporting"
Com efeito, e conforme pôde ser lido nas conclusões da Tertúlia que oportunamente publicitámos neste blog, concluiu-se que esta ideia “deverá ser aproveitada para fomentar o sportinguismo e para a passagem da mística do Clube. Nesse sentido, uma das ideias fortes que resultou do debate prende-se com a necessidade de aproveitar a capacidade de atracção das Academias Sporting – e, sobretudo, da Academia de Alcochete – para passar a mística do Clube, promovendo o culto das lendas do Clube e o contacto directo com os maiores feitos desportivos da nossa história.”
Neste sentido, e por ter sido este o tema que mais despertou a atenção dos participantes e aquele que, para nós, merece ser mais conhecido de todos os sportinguistas, iremos realizar agora a II Tertúlia Leonina do Solar do Norte, dia 24 de Março (esta quarta-feira) às 21h00, na qual pretendemos abordar o potencial deste projecto bem como a sua implementação regional nesta zona do país. Para tal, convidámos os dirigentes responsáveis do projecto, para que o apresentem, bem como representantes das seis academias do Norte do país (Alfena, Barcelos, Póvoa do Varzim, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora), que partilharão experiências relativas à sua implementação. Para mais informações, visitem www.solardonorte.org.
Lá estarei!
ResponderEliminarNão podendo estar presente por questões meramente geográficas, é com agrado que constato a incessante actividade do Solar do Norte, sede que já tive o prazer de visitar, bem como em criança a sede do Sporting Clube Português, perto da Batalha.
ResponderEliminarCom Leões como vós o futuro do nosso Clube está assegurado. Não só pela militância da vossa parte, como também pelo "Projecto Escolas Academia Sporting", uma forma de trazer jovens para o nosso seio.
O futuro do Sporting passa em trazer jovens para o nosso seio e apesar de estarmos a atravessar uma crise de titulos é com muito orgulho que vejo Leões a trabalharem para que o nosso clube tenha o futuro garantido..Fala-se muito na violência fisica das claques mas ninguém fala no motivo que está por tráz dessa revolta..Era uma boa sugestão para se falar nessa Tertúlia..Ninguém fala na violéncia mental que estamos a ter da comunicação social ao tomar partido por um só clube..Eu pergunto? Porque será que há tanta violência no futebol em Portugal?
ResponderEliminarEmpenho e dinamismo são fundamentais para o sucesso de uma organização e o Solar do Norte enquanto delegação do Sporting muito tem contribuído para benefício do nosso clube.
ResponderEliminarEsta segunda tertúlia é apenas mais um (excelente) exemplo.
Renato, essa é uma boa questão, e tentaremos que seja respondida. Juvenal (e também Renato, novamente), este foi o tema escolhido porque muito do potencial do Projecto reside na capacidade (pelo menos em abstracto) de fomentar o sportinguismo nos jovens num contexto em que o sucesso desportivo do futebol tem sido mais raro. Mas o importante é conhecer a realidade, a implementação no terreno, para depoiss podermos analisar o Projecto com propriedade e, eventualmente, contribuir com algumas ideias.
ResponderEliminarBruno, antes de mais juntar os meus parabéns pela vitalidade da actividade do Solar.
ResponderEliminarSobre a Academia, vou deixar uma sugestão, o aproveitamento final dos jovens praticantes é e será sempre percentualmente baixo. Tendo em conta que a função principal da Academia é formar (transmitir conhecimentos que permitem exercer uma dada actividade; instruir) pergunto eu porque não incentivar os nossos atletas caso vejam que não conseguem prosseguir a sua carreira como futebolistas de primeiro nível a enveredar pela carreira da arbitragem.
Há vários atractivos, a saber:
Com a base de preparação física e conhecimento do jogo que já têm, terão facilidade na progressão da carreira em relação a outros concorrentes.
Possibilidade de actuar nos grandes palcos mundiais, caso sejam árbitros competentes e atinjam o topo da carreira.
Como árbitros de primeira categoria, atingir um escalão remuneratório que só é igualado/superado por 8/10 clubes nacionais.
Para tal se efectuar o Sporting deveria promover no seio da academia, workshops de arbitragem, durante os períodos não competitivos conduzidos por árbitros nacionais e internacionais.
Parece-me que é uma área do “negócio” que está perfeitamente em aberto, e onde o Sporting pode ser líder de mercado.
P.S.- Vá já podem parar de rir ...
Uma grande prova de dedicação e vitalidade, e a confirmação de que com vontade e crer, o Sporting, através do trabalho dos seus (e aqui os seus é gente que eu, como lisboeta, admiro, porque estão mesmo na "belly of the beast"), pode crescer ainda mais.
ResponderEliminarUm abraço ao Bruno e aos restantes companheiros e bom trabalho.
Bruno:
ResponderEliminarEstou a gostar de ver tanto dinamismo no 'Solar'.
Muitos Parabéns.
Não vou poder estar presente, já que a Tertúlia decorre em dia útil e a muitos Kms de casa, pelo que aproveito para colocar algumas questões, que mt possivelmente até serão mencionadas durante o evento.
De qlq forma cá vão elas, direccionadas aos 'directores' das Academias a funcionar no Norte:
Quais são os critérios de recrutamento e/ou selecção dos miúdos que frequentam essas Academias?
Em que medida o Sporting apoia essas Academias? São, ou não convenientes / suficientes? Se não, na sua opinião como poderá ser incrementado esse apoio?
Se sentem algum efeito prático da 'doutrina' leonina que os miúdos que frequentam as Academias recebem, isto é, sendo originários de zonas de grande influencia doutros adversários é natural que se sintam mais propensão a adoptar outras cores futebolísticas que não o verde. Nesses casos, até que ponto esses miúdos tendem a mudar a sua opção?
De qualquer forma julgo que a politica das Academias deverá ter sempre presente o fomento do sportinguismo e não apenas ensinamentos técnicos-tacticos-fisicos relacionados com a prática do futebol! Poderá constituir, sem dúvida, uma excelente 'lança em África' (terreno hostil).
Abraço e q corra tudo bem.
LMGM.,
Parece-me uma ideia perigosa… Mts dos piores árbitros para o SCP, até tem tido alguma conotação com o N/ clube… Essa seria mais uma…
Já estou a ver a imprensa amiga e os nossos adversários a mandarem ‘papaias’ ao ar do tipo: “Ah o gajo em miúdo até andou numa Academia do SCP e tal…”
E dps para se livrarem da suspeita em caso de alguma situação menos claro ou mais dúvida, toma lá disto e embrulha Sporting… Não sei se me estou a fazer entender...
SL!
Os meus amigos do Solar do Norte bem merecem que a nossa presença acarinhe e apoie a sua vontade de fazer do local um grande bastião de Sportinguismo, como era a vontade original aquando da aquisição do edifício. Eu conto estar lá.
ResponderEliminar"Não sei se me estou a fazer entender...", Virgilio, entendo perfeitamente.
ResponderEliminarTodos, obrigado pelos comentários e pelo incentivo, sempre muito bem-vindo. Obrigado em especial ao Virgílio pelas perguntas pertinentes, que certamente serão colocadas amanhã.
ResponderEliminarLMGM, não sei que te diga... :-) Mas vou levantar a questão, até porque, como hoje à tarde discutía enquanto preparávamos a Tertúlia de amanhã, a percentagem de jogadores que se tornam profissionais, após um longo percurso pelas camadas jovens, é exígua. E essa seria uma saída - se bem que é algo que, naturalmente, escaparia ao SCP...
Bruno
ResponderEliminarAqui vai um pergunta “à velho do Restelo”, que gostaria que fizesses:
Resultados práticos, na formação de jogadores, da melhoria de condições entre o velho Alvalade e a Academia?
Uma excelente tertúlia é o que vos desejo.
Agradeço o convite mas é completamente impossivel estar presente, desejo-vos uma boa conversa com a promessa que brevemente terei todo o prazer em passar nas vossas instalações.
ResponderEliminar