segunda-feira, 22 de março de 2010

II Tertúlia Leonina do Solar do Norte: Projecto "Escolas Academia Sporting"


Como foi relatado aqui em devido tempo, o Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal organizou no passado dia 21 de Janeiro uma tertúlia entre Sportinguistas, pretendendo discutir alguns dos assuntos da actualidade do Clube de forma esclarecida e empenhada e fomentar a massa crítica e o sentimento de pertença entre todos nós. Pretendendo contribuir para pôr em contacto os Sportinguistas do Norte do país e reunir esforços para fomentar o Sportinguismo nesta zona de Portugal, foram abordados vários temas da actualidade do Clube, e, do debate ocorrido, ressaltou a importância do Projecto “Escolas Academia Sporting”.


Com efeito, e conforme pôde ser lido nas conclusões da Tertúlia que oportunamente publicitámos neste blog, concluiu-se que esta ideia “deverá ser aproveitada para fomentar o sportinguismo e para a passagem da mística do Clube. Nesse sentido, uma das ideias fortes que resultou do debate prende-se com a necessidade de aproveitar a capacidade de atracção das Academias Sporting – e, sobretudo, da Academia de Alcochete – para passar a mística do Clube, promovendo o culto das lendas do Clube e o contacto directo com os maiores feitos desportivos da nossa história.”


Neste sentido, e por ter sido este o tema que mais despertou a atenção dos participantes e aquele que, para nós, merece ser mais conhecido de todos os sportinguistas, iremos realizar agora a II Tertúlia Leonina do Solar do Norte, dia 24 de Março (esta quarta-feira) às 21h00, na qual pretendemos abordar o potencial deste projecto bem como a sua implementação regional nesta zona do país. Para tal, convidámos os dirigentes responsáveis do projecto, para que o apresentem, bem como representantes das seis academias do Norte do país (Alfena, Barcelos, Póvoa do Varzim, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora), que partilharão experiências relativas à sua implementação. Para mais informações, visitem www.solardonorte.org.

Para além de convidar todos os leitores do A Norte de Alvalade a participarem fisicamente na Tertúlia, deixo o repto: que pergunta gostariam de ver respondida pelos participantes?

13 comentários:

  1. Não podendo estar presente por questões meramente geográficas, é com agrado que constato a incessante actividade do Solar do Norte, sede que já tive o prazer de visitar, bem como em criança a sede do Sporting Clube Português, perto da Batalha.
    Com Leões como vós o futuro do nosso Clube está assegurado. Não só pela militância da vossa parte, como também pelo "Projecto Escolas Academia Sporting", uma forma de trazer jovens para o nosso seio.

    ResponderEliminar
  2. O futuro do Sporting passa em trazer jovens para o nosso seio e apesar de estarmos a atravessar uma crise de titulos é com muito orgulho que vejo Leões a trabalharem para que o nosso clube tenha o futuro garantido..Fala-se muito na violência fisica das claques mas ninguém fala no motivo que está por tráz dessa revolta..Era uma boa sugestão para se falar nessa Tertúlia..Ninguém fala na violéncia mental que estamos a ter da comunicação social ao tomar partido por um só clube..Eu pergunto? Porque será que há tanta violência no futebol em Portugal?

    ResponderEliminar
  3. Empenho e dinamismo são fundamentais para o sucesso de uma organização e o Solar do Norte enquanto delegação do Sporting muito tem contribuído para benefício do nosso clube.

    Esta segunda tertúlia é apenas mais um (excelente) exemplo.

    ResponderEliminar
  4. Renato, essa é uma boa questão, e tentaremos que seja respondida. Juvenal (e também Renato, novamente), este foi o tema escolhido porque muito do potencial do Projecto reside na capacidade (pelo menos em abstracto) de fomentar o sportinguismo nos jovens num contexto em que o sucesso desportivo do futebol tem sido mais raro. Mas o importante é conhecer a realidade, a implementação no terreno, para depoiss podermos analisar o Projecto com propriedade e, eventualmente, contribuir com algumas ideias.

    ResponderEliminar
  5. Bruno, antes de mais juntar os meus parabéns pela vitalidade da actividade do Solar.

    Sobre a Academia, vou deixar uma sugestão, o aproveitamento final dos jovens praticantes é e será sempre percentualmente baixo. Tendo em conta que a função principal da Academia é formar (transmitir conhecimentos que permitem exercer uma dada actividade; instruir) pergunto eu porque não incentivar os nossos atletas caso vejam que não conseguem prosseguir a sua carreira como futebolistas de primeiro nível a enveredar pela carreira da arbitragem.

    Há vários atractivos, a saber:

    Com a base de preparação física e conhecimento do jogo que já têm, terão facilidade na progressão da carreira em relação a outros concorrentes.

    Possibilidade de actuar nos grandes palcos mundiais, caso sejam árbitros competentes e atinjam o topo da carreira.

    Como árbitros de primeira categoria, atingir um escalão remuneratório que só é igualado/superado por 8/10 clubes nacionais.

    Para tal se efectuar o Sporting deveria promover no seio da academia, workshops de arbitragem, durante os períodos não competitivos conduzidos por árbitros nacionais e internacionais.

    Parece-me que é uma área do “negócio” que está perfeitamente em aberto, e onde o Sporting pode ser líder de mercado.

    P.S.- Vá já podem parar de rir ...

    ResponderEliminar
  6. Uma grande prova de dedicação e vitalidade, e a confirmação de que com vontade e crer, o Sporting, através do trabalho dos seus (e aqui os seus é gente que eu, como lisboeta, admiro, porque estão mesmo na "belly of the beast"), pode crescer ainda mais.

    Um abraço ao Bruno e aos restantes companheiros e bom trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Bruno:

    Estou a gostar de ver tanto dinamismo no 'Solar'.
    Muitos Parabéns.

    Não vou poder estar presente, já que a Tertúlia decorre em dia útil e a muitos Kms de casa, pelo que aproveito para colocar algumas questões, que mt possivelmente até serão mencionadas durante o evento.

    De qlq forma cá vão elas, direccionadas aos 'directores' das Academias a funcionar no Norte:

    Quais são os critérios de recrutamento e/ou selecção dos miúdos que frequentam essas Academias?

    Em que medida o Sporting apoia essas Academias? São, ou não convenientes / suficientes? Se não, na sua opinião como poderá ser incrementado esse apoio?

    Se sentem algum efeito prático da 'doutrina' leonina que os miúdos que frequentam as Academias recebem, isto é, sendo originários de zonas de grande influencia doutros adversários é natural que se sintam mais propensão a adoptar outras cores futebolísticas que não o verde. Nesses casos, até que ponto esses miúdos tendem a mudar a sua opção?

    De qualquer forma julgo que a politica das Academias deverá ter sempre presente o fomento do sportinguismo e não apenas ensinamentos técnicos-tacticos-fisicos relacionados com a prática do futebol! Poderá constituir, sem dúvida, uma excelente 'lança em África' (terreno hostil).

    Abraço e q corra tudo bem.

    LMGM.,
    Parece-me uma ideia perigosa… Mts dos piores árbitros para o SCP, até tem tido alguma conotação com o N/ clube… Essa seria mais uma…

    Já estou a ver a imprensa amiga e os nossos adversários a mandarem ‘papaias’ ao ar do tipo: “Ah o gajo em miúdo até andou numa Academia do SCP e tal…”

    E dps para se livrarem da suspeita em caso de alguma situação menos claro ou mais dúvida, toma lá disto e embrulha Sporting… Não sei se me estou a fazer entender...

    SL!

    ResponderEliminar
  8. Os meus amigos do Solar do Norte bem merecem que a nossa presença acarinhe e apoie a sua vontade de fazer do local um grande bastião de Sportinguismo, como era a vontade original aquando da aquisição do edifício. Eu conto estar lá.

    ResponderEliminar
  9. "Não sei se me estou a fazer entender...", Virgilio, entendo perfeitamente.

    ResponderEliminar
  10. Todos, obrigado pelos comentários e pelo incentivo, sempre muito bem-vindo. Obrigado em especial ao Virgílio pelas perguntas pertinentes, que certamente serão colocadas amanhã.
    LMGM, não sei que te diga... :-) Mas vou levantar a questão, até porque, como hoje à tarde discutía enquanto preparávamos a Tertúlia de amanhã, a percentagem de jogadores que se tornam profissionais, após um longo percurso pelas camadas jovens, é exígua. E essa seria uma saída - se bem que é algo que, naturalmente, escaparia ao SCP...

    ResponderEliminar
  11. Bruno

    Aqui vai um pergunta “à velho do Restelo”, que gostaria que fizesses:

    Resultados práticos, na formação de jogadores, da melhoria de condições entre o velho Alvalade e a Academia?

    Uma excelente tertúlia é o que vos desejo.

    ResponderEliminar
  12. Agradeço o convite mas é completamente impossivel estar presente, desejo-vos uma boa conversa com a promessa que brevemente terei todo o prazer em passar nas vossas instalações.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)