quinta-feira, 27 de maio de 2010

A um passo da história


Face à possibilidade de vencer uma competição europeia ao nível do Andebol, o Sporting está a um passo de entrar no restrito lote de clubes que venceram competições europeias em quatro modalidades diferentes.

Como será do conhecimento da maioria de vós, eu fui um dos que se aventurou em direcção à Polónia para apoiar a nossa equipa no jogo da primeira mão. Tudo começou numa simples conversa que se converteu em promessa a dois dos nossos jogadores: "Se vocês se apurarem para a final, lá estarei para vos apoiar". E assim foi...

A aventura começou à meia-noite de sexta para sábado, com dois jovens leoninos a arrancarem para o Porto, de onde partia o voo para Londres e posterior ligação a Gdansk no Norte da Polónia. E logo aqui começaram as peripécias. O meu companheiro de viagem acabou por ficar retido em Londres uma vez que perdeu o seu Cartão de Cidadão. Um ficava pelo caminho e eu partia para a Polónia por minha própria conta.

Como devem imaginar, não é uma situação agradável. A Polónia não é propriamente um país onde toda a gente fale uma língua universal ou seja fácil comunicar com alguém. Adicionalmente, Kwidzyn é uma pequena vila com cerca de 20mil habitantes no interior de uma Polónia rural e eu delocava-me para lá, por esta altura, completamente só - mesmo que me tenha cruzado com alguns elementos afectos à Torcida Verde.

No entanto, as peripécias continuaram. Já na Polónia, não me foi possível levantar o carro que tinha alugado e corria o risco de não ter forma de ir ver o jogo e via no horizonte a hipótese de tanto esforço ficar por ali. Contudo, tive a felicidade de cruzar-me com os familiares de um dos nossos jogadores que também iam assistir à partida e assim arranjei forma de viajar para a cidade onde se disputava a partida. Pelo meio, andámos perdidos por entre pastagens verdes, estradas inundadas e vilas de agricultores "monoglotas".

Chegados ao destino, visitámos o hotel onde estavam os jogadores, já à hora do jantar. E qual não foi o espanto ao ver 3 portugueses no meio de "nenhures" para apoiar aquela equipa. Os jogadores, técnicos e directores ficaram como que sem reacção. Alguns já sabiam que estariam adeptos presentes, mas naquele momento, não se soube como reagir. No entanto, tenho a certeza que houve felicidade ao ver-nos ali e todas as declarações após o jogo o provam.

Tive sempre a possibilidade de me aproximar da equipa e fui bem acolhido. Senti-me bem vindo e todos os elementos do Sporting estavam contentes por nos ter por perto, tão longe da "nossa" casa.

No domingo, tive a oportunidade de dar uma volta pela vila e ficar a saber onde era o Pavilhão onde se disputaria a partida. Conheci o presidente do nosso clube adversário e que me acolheu também com larga simpatia, disponibilizando material comemorativo e alusivo à final que ali se disputaria.

À hora da partida, a expectativa era enorme. Duas filas de um dos sectores do pavilhão com adeptos portugueses e companheiros polacos apaixonados pelo nosso clube - sim, também existem adeptos estrangeiros com simpatia pelo nosso Sporting - no meio de 6 centenas de polacos a torcer pela equipa da casa. Com o decorrer do tempo, foi possível notar que apesar de existir um ambiente hostil, reinava o desportivismo entre todos os que assistiram à partida.

Embalados pelo nosso apoio, os jogadores realizaram, em minha opinião, uma boa exibição em casa de um adversário que não é tão fácil como poderíamos estar à espera. Mas Paulo Faria fez questão de preparar os seus jogadores para essa realidade.

Não sei de que forma interpretaram a partida, mas face a tudo o que assisti "in loco", os nossos jogadores foram autênticos guerreiros. Houve atitude, entre-ajuda e MUITO espírito de sacrifício dando vontade de convidar outras personalidades do seio leonino a olhar para aqueles comportamentos e talvez aprenderem um pouco mais o que é o Sporting.

Nós adeptos puxámos pela equipa e eles puxaram por nós, aproveitando cada momento de sucesso para galvanizar os poucos mas ruidosos sportinguistas na Hala Sportova de Kwidzyn.

No final, um dos nossos capitães questionou-me "Então amigo, valeu a pena?" e eu respondi "Sábado, terei a certeza que sim!"

Esta equipa foi irregular ao longo da época mas o mérito não lhe pode ser retirado. Com esta vitória estão a um passo de fazer história pelo Sporting Clube de Portugal e pelo Andebol nacional.

Sei que depois dos esforços levados a cabo, os jogadores quererão alcançar a vitória para dedicar aos que se deslocaram à Polónia mas também - e sobretudo - aos adeptos do Sporting Clube de Portugal. E o nosso apoio, tornará sempre estas equipas mais fortes, confiantes e apegadas à camisola que tanto amamos.

Sábado, todos a Almada!

EM FRENTE SPORTING!

30 comentários:

  1. Hugo

    Estava quase a marcar-te falta disciplinar. Já é 5ª Feira e ainda não havia o relatório da viagem.

    Gostámos de te ver na TV: o pavilhão todo calado e tu sozinho (naquela altura nem o pessoal da Torcida gritava) a gritares pelo Sporting.

    Ouviu-se na Madeira.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo 8,

    Só cheguei na segunda à noite ao Porto e terça foi viagem para a Guarda. Ontem andei a pôr as coisas em dia e assim que preparei as coisas, aqui deixei o testemunho ;)

    Assustado e receoso quanto ao ambiente, mas abnegado e empenhado a apoiar a equipa. A cada golo que marcavam e o sinal que faziam para nós, mais vontade tinha de ali estar a puxar por eles!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Hugo,

    Ir para a Polónia já me parecia complicado devido à barreira linguística; ir sozinho então, muito mais complicado se torna. Agora quando o amor é grande, tudo se ultrapassa.

    Tenho a certeza que já valeu a pena e que Sábado, estaremos a festejar a conquista da Taça Challenge. Acredito plenamente nestes jogadores e equipa técnica. Pena a irregularidade no campeonato mas para o ano, seremos ainda mais fortes - que já éramos este ano - e regulares. Eu acredito!

    ECLETISMO SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  4. Eu confesso que teria voltado para trás com o amigo! Grande Hugo!
    E esta confraternização dos atletas com os adeptos enche-me as medidas! Já no futsal é a mesma coisa! E não creio que seja para os cativar. É mesmo gratidão, alegria por os ter com eles, por sentirem apoio, por se sentirem acarinhados.
    Ai o pavilhão, que não há meio de ser uma realidade!
    Olha, explica-me lá o que é aquele troféu que o senhor da esquerda tem na mão...

    ResponderEliminar
  5. Ana,

    Pelo que percebi, foi um troféu atribuído ao melhor jogador em campo que neste caso foi o Vladimir Petric. Quem o tem na mão é o João Monteiro, nosso actual treinador adjunto e antigo jogador nos anos 90.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo Post e obrigado por seguires o nosso clube até a Polónia

    ResponderEliminar
  7. Hugo:
    Não tive oportunidade de te ver em acção, nem à equipa de andebol, uma vez que tinha o meu filhote a disputar uma final four, com possibilidade de ser campeão, perdida apenas por 5 pontos no jogo final.

    Entre os dois apelos do coração, o amor ao clube e o amor filial, o apelo do sangue falou mais alto. Mas graças ao Virgílio pude acompanhar via SMS o desenvolvimento do resultado. E foi o Bruno que me enviou um SMS do "exílio" quando te viu na TV. Por aqui podes ver o orgulho que temos em ter-te connosco. E sábado faremos história, pois claro!

    ResponderEliminar
  8. Hugo:

    Gde Leão. É um orgulho ter-te como companheiro nestas lides e sp um prazer ler e assistir às tuas demonstrações de sportinguismo puro e genuíno! Um exemplo de dedicação!

    Infelizmente não consegui ver a tua imagem na tv (vi várias vezes publico afecto às nossas cores), provavelmente pq ou estaria a escrever na cx de comentários do blogue ou enviar um sms ao LdA...

    Mas logo me apercebi do apoio que estavas a dar aos nossos jogadores através dos comentários do 8 e do LMGM, que estavam mais atentos às tuas 'manobras' televisivas! hehehe...

    Gde aventura a tua ida à Polónia! Uma maravilha o convívio entre os jogadores, técnicos, dirigentes, adeptos e toda essa rica experiência merece um culminar à medida: o SCP campeão da Taça Challenge 2009/10!

    Gde, gde abraço.

    ResponderEliminar
  9. Ah!

    Desculpa lá, JVL...


    ECLETISMO SEMPRE!

    SL!!!

    ResponderEliminar
  10. Amigo Virgílio,

    Nunca me peças desculpa por usares essa "assinatura". O que eu mais quero é que o ecletismo do nosso Clube, uma das nossas principais bandeiras, nunca (mais) seja colocado em causa, seja porque "rouba" recursos ao futebol (gigantesco LOL), seja por desvarios de quem num momento nos dirige.

    Hugo,

    O convívio com os atletas deve ter sido tremendo. Vi o Paulo Faria na segunda-feira mas já não fui a tempo de "meter conversa" e confesso, também tive vergonha. É o que dá ter sido um dos meus jogadores favoritos...

    ResponderEliminar
  11. PS: Vê lá se não te acusam de, ao apareceres na TV a apoiar o SCP na Polónia, quereres protagonismo! :P :D

    ResponderEliminar
  12. Boa, Hugo. Sábado todos serão poucos para escrever a história que interessa. Porque a história que interessa somos nós que a escrevemos, e não os jornais.
    (Já viram como o Mourinho, em duas penadas, mandou capas e capas d'A Bola para o lixo? Di Marias, Coentrões, no Real? Nada disso... Muito bom.)
    Um abraço aos que foram à Polónia e outro para quem for a Almada

    ResponderEliminar
  13. Lembrando uma frase de um dos meus livros favoritos, "Isto é uma história para o bom homem contar aos seus filhos."

    Segui o jogo e a tua participação :):) O andebol está no fundo das minhas preferências desportivas, este facto não faz com que eu não acompanhe a modalidade pontualmente nomeadamente quando surgem equipas capazes de fazer história.

    Adoro essas aventuras "internacionais" e já vivi algumas, no final quando tudo se resolve agradecemos essa característica que herdámos por naturalidade, o desenrascanço...

    Parabéns pela tua dedicação, no início do jogo tive de te fazer uma chamada de atenção, sentadinho na terceira fila, cachecol ao pescoço e olhar espantado para a vantagem de 7 golos não era atitude para se ter numa final. A pressão e o apoio têm de ser constantes isto serve para os milhares que vão estar presentes no próximo fim de semana.

    Com o tempo foste subindo de produção, não chegaste a invadir o terreno de jogo, nem a subir ao corrimão para "chagar" a paciência do lateral esquerdo polaco mas terminaste em beleza com um grande plano de pé em aplausos e palavras de apoio.

    Termino com a tua frase de marca.

    Em Frente Hugo! O Sporting vai honrar a tua dedicação!

    P.S. – No próximo fim de semana a equipa polaca também terá o seu grupo de apoio. Serão pessoas com uma dedicação idêntica ao Hugo, devemos-lhes o mesmo respeito que tiveram pelos nossos, mas não os quero ouvir nem um minuto durante o jogo.

    ResponderEliminar
  14. JVL:

    Estava mais a pedir desculpa por me ter esquecido da tua (nossa) "ASSINATURA" no primeiro comentário do que propriamente por a ter adoptado... ;)

    Abraço!

    FORÇA SCP!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Hugo e outros que com muito amor ao clube foram a polónia. Agora só falta encher o pavilhão e de certeza que a taça será nossa e para o andebol português.Eu não posso ir nesse dia mas estarei presente no dia 27 em tavira para mais uma taça..FORÇA ANDEBOL VENCE POR NÒS

    ResponderEliminar
  16. Lembrem-se que no mundo só há dois clubes que têm troféus europeus em quatro modalidades. O BARÇA E O CSKA. O nosso está a sessenta minutos de entramos nesse grupo.Por isso divulguem e informem que ainda há bilhetes por vender e é preciso não haver cadeiras vazias. Precisamos muito dessa taça europeia no nosso museu..FORÇA ANDEBOL VENCE POR NÒS..

    ResponderEliminar
  17. LMGM,

    Estive à conversa com uma jovem polaca que estava a servir de tradutora entre o MMTS Kwidzyn e os delegados e árbitros da EHF. Disse-lhe que seríamos uns 10-15 portugueses a apoiar a equipa e ela ficou completamente admirada: "Tantos?!? Nós só vamos uns 3 a Portugal!".

    Como expliquei, estava algo ansioso no início da partida e não sabia como reagir naquele ambiente. Naturalmente, estava com algum receio de "represálias" e ao mesmo tempo, se me viram sentado, foi por uma questão de respeito pelos senhores que estavam atrás de mim. 1,90m tapa muita vista ;)

    No final, não cantei e gritei mais pois os meus companheiros de bancada até nem sabiam muitas músicas eheh

    ResponderEliminar
  18. Hum... à conversa com uma jovem polaca... Depois vem com histórias que o teu coração é só para o Sporting.

    Diz lá a jovem já garantiu alojamento em Portugal no próximo fim de semana? O JVL é capaz de ter um cantito disponivel.

    ResponderEliminar
  19. Parabéns Hugo!
    E parabéns também a todos os outros que lá foram!

    ResponderEliminar
  20. Caro Hugo,

    Uma bela aventura cuja primeira parte terminou com um final feliz.

    Esperemos agora poder confirmar na segunda mão uma vitória inédita para o Sporting e para o desporto português que nos colocará como vencedor de competições europeias em 4 competições distintas (Futebol, Atletismo, Hóquei em patins e esperamos todos Andebol), num pavilhão repleto de sportinguistas.


    Só como curiosidade, dei-me ao trabalho de ir ver ao site da EHF quais as maiores assitências registadas esta época nas competições europeias, e também aqui ao enchermos o pavilhão, vamos ficar entre as maiores enchentes do ano no cômpeto das 3 competições, e será mesmo a maior enchente ao nível da Taça Challenge:

    1/2 final CWC = Steaua Bucareste-Granollers - 5.200 espectadores
    1/2 final EC = Lemgo-La Rioja - 4.900 espectadores
    Final EC = Lemgo-Kadetten - 4.900 espectadores
    1/4 final EC = Aragon-Lemgo - 4.700 espectadores
    4ª eliminatória EC = Pivovarna-Flensburg - 4.200 espectadores
    4ª eliminatória EC = Aragon-Trebnje - 4.200 espectadores
    Final Challenge = Sporting CP-Kwidzyn - 4.000 espectadores



    Já agora, as assistências este ano nos jogos do Sporting em "casa":
    Sporting CP - Thermaikou - 500 espectadores
    Sporting CP - Stiinta Bacau - 600 espectadores
    Sporting CP - RD Slovan - 1.100 espectadores

    Saudações leoninas!

    ResponderEliminar
  21. Sporting até morrer,

    Atenção que o Pavilhão de Almada tem capacidade para 4000 pessoas com a utilização das bancadas retrateis - apenas possível em jogos de basket cujo recinto tem dimensões mais reduzidas que o andebol.

    ResponderEliminar
  22. Hugo, um abraço. Valeu a pena. Mais do que valeu: privar com a equipa, o Presidente da equipa adversária, estar num Pavilhão com um grupo restrito em nº bastante inferior ao adversário, tudo isso soa a maravilha. Senti alguma inveja confesso.
    Há 2 coisas bastante importantes que dizes no relato dessa leonina jornada: a 1ª sobre a falta de reacção (espanto) que causou à equipa no sábado à noite o ver 1, 2 ou 3 adeptos do Sporting nessa tal zona rural longínqua da profunda e fria Polónia e depois a nota que deixas para a lição que é para outras (outra, 1 só) secção do Clube, o Futebol pois claro.
    Isso atenta na miséria que é o Futebol profissional hoje em dia, em muitos adeptos. Uma coisa tão sofisticada, os jogadores tratados como príncipes a quem não pode faltar nada e ao mesmo tempo uma coisa completamente despegada de emoção e sentimento forte que una uns e outros (atletas e adeptos). É uma lição de facto, uma lição que infelizmente não tem eco. Não será só culpa dos futebolistas, é culpa da Modalidade: o dinheiro, o vício, a ambição e a falta de prazer.
    É também por isso que para mim o Futebol hoje é apenas uma amostra miserável daquilo que já foi em tempos. Não é só na qualidade do jogo, é em tudo, quase tudo.

    José, essa referência ao CSKA ... o Sporting Clube de Portugal, o CSKA e o FC Barcelona são os 3 maiores Clubes da Europa. E são-no com base nos critérios que devem estar por trás de uma avaliação desse tipo:
    - Nº de títulos.
    - Nº de modalidades praticadas.
    - Nº de atletas afectos ao Clube (atletas só, não é preciso ir aos praticantes).
    - Expressão popular.
    Estes 4, acima de quaisquer outros: colocam-nos num exclusivo top3 europeu.

    Só uma coisa ... na página oficial do Sporting é possível encontrar uma pequena referência (pequena claro, porque o Clube vá lá saber-se porquê demite-se completamente deste tipo de coisas, de vender-se e promover-se) a essa questão dos Títulos Europeus em 4 Modalidades diferentes. Está na notícia que fala precisamente do jogo de sábado em Almada, ainda deve estar lá, e traz até o detalhe desses títulos: Futebol, Corta-Mato e Pista, Hóquei em Patins e Andebol (que tornar-se-ia a 4ª).
    Eu estranho isto, porque 4 já elas são, a do Andebol será a 5ª.
    Em 1999 o Sporting é campeão europeu de Pool por equipas por isso não sei porque é que o Clube também fala só em 4. Gostava de saber o motivo, e o pior destas coisas é que é impossível saber-se, porque informação deste tipo é quase sempre inexistente.

    Um abraço e ainda bem que correu tudo bem, na viagem de regresso.
    Lamento por esse teu amigo, o que ficou a meio caminho.
    E já agora, o que é isso de cartão de cidadão, e para que serve tal coisa?
    Abraço e boa sorte (a nós todos, no caso) para o próximo sábado.

    ResponderEliminar
  23. Hugo,

    Com este teu espírito e militância inequívoca, és seguramente a "bandeira" do ecletismo no nosso Sporting em relação à tua faixa etária, infelizmente tão pouco habituada a ver o nosso Clube eclético.
    Sábado lá estaremos todos a puxar... a puxar muito! Esta tem que ser nossa.

    8,

    Esta também tem um pouco de ti. Quanto será o orgulho de todos os ex-atletas desta modalidade - e tu com a particularidade de seres ecleticamente versátil - a verem os nossos rapazes levantar o troféu.

    Lá nos encontraremos todos. Até sábado LEÕES!!!

    ResponderEliminar
  24. È preciso passar a mensagem.Sabado ás 17 horas há um jogo de juniores de andebol para apuramento do campeão nacional. SPORTING bimbos em almada e o pavilhão é junto ao outro.Precisamos de títulos nacionais ou sejam nos seniores ou nas camadas jovens.A ENTRADA È GRATUITA

    ResponderEliminar
  25. Grande Hugo, Grande Leão.

    É uma honra poder testemunhar o teu Sportinguismo e a tua contagiante paixão pelo mundo Sporting.

    EM FRENTE SPORTING!

    ResponderEliminar
  26. Caro Juvenal

    Obrigado pelas tuas palavras mas eu tenho muito menos nestes triunfos do Sporting, do que tu, ou o Hugo, ou o Pai da Leoa ou… qualquer outro Sportinguista que viva o Sporting como nós vivemos.

    Digo-te mais: vivo muito mais as vitórias do Sporting hoje, do que no meu tempo de jogador. Claro que era uma alegria e orgulho enorme ganharmos, mas não sei se era pela consciência do trabalho realizado, se pelo sentir que ganharíamos, se pela confiança própria, mas nem antes nem durante os jogos sofria um décimo do que sofro hoje pelas vitórias do nosso Clube.

    Mas para que soframos e possamos ter a explosão de alegria no fim é necessária a presença de todos nós em Almada a empurrar os nossos jogadores para a história.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  27. Oh 8;

    és político??!?

    Que "serenidade", mestre!!!

    Pareces um domador, impávido e sereno, frente à fera que tem que "trabalhar"...

    Já sei, és o "inventor" da famosa "tranquilidade"... o outro ainda te anda a pagar direitos de autor!!!

    Abraço forte e amigo.

    PaiDaLeoa

    ResponderEliminar
  28. PaiDaLeoa

    É da DNA...

    Até amanhã

    ResponderEliminar
  29. Ca granda maluco!!! :)
    Segundo o Mário Patrício a lotação amanhã serão 3300 pessoas.
    Lá estarei como é óbvio.
    Força Sporting!

    ResponderEliminar
  30. Bom sportinguistas!

    Este fim-de-semana o Sporting tem a possibilidade de ampliar o enorme palmarés de conquistas internacionais.

    Será assim no andebol com a final da Taça Challenge, mas também teremos a Taça dos Campeões Europeus em Atletismo, no Algarve.

    E aproveitando esta onda, saquei do site do Sporting uma notícia com os 10 factos indesmentíveis sobre a nossa grandeza.

    Porque o SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR, convém relembrar o lugar que ocupamos entre o desporto mundial!

    1.º O Sporting é o único clube no Mundo que neste momento tem dois Museus oficiais, um em Lisboa, outro em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu e alguns nem sala de troféus têm.

    2.º O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos (o saudoso José da Europa) em 13 de Agosto de 1955, quando a selecção da Europa ganhou à Inglaterra por 4-1.

    3.º O Sporting é neste momento o clube da Europa com mais troféus no seu ecletismo. Tem 20 mil troféus, todos catalogados, arrumados e devidamente estruturados.

    4.º O jornal do Sporting, denominado nos primeiros anos de Boletim do Sporting (primeiro número datado de 31 de Março de 1922) e que na altura saía quinzenalmente, é o jornal mais antigo de todos os clubes do Mundo.

    5.º O Sporting é actualmente o único clube do Mundo que se pode orgulhar de ter dois futebolistas formados em Alvalade e eleitos melhores do Mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

    6.º O Sporting, o Real Madrid e o Barcelona são os clubes na Europa com mais participações nas Taças Europeias de futebol. Os «leões» apenas por uma vez falharam a presença nas competições internacionais.

    7.º O Barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid tem 23 e o Sporting tem 21. O Sporting tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins e um em futebol.

    8.º Em qualquer dos títulos europeus conquistados, o Sporting ainda hoje tem recordes vigentes. No atletismo, o Sporting tem três feitos notáveis: é o único clube europeu que até ao momento ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Pista e a Taça dos Campeões Europeus de Crosse. O Sporting ganhou por duas vezes, seis Taças dos Campeões de Crosse (Corta-Mato) consecutivas; É o Clube com mais títulos europeus na modalidade de atletismo: 14 de crosse e 1 de pista.
    No hóquei em patins, tem dois feitos ainda vigentes: o Sporting é neste momento único o clube na Europa que ganhou as três competições europeias: uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS.
    O Sporting possui ainda o recorde de goleadas nas taças europeias: 33-1 ao H. Gujan, de França, nos quartos-de-final da Taça CERS de 1983/84, que os «leões» haveriam de conquistar frente ao Voltregá.
    No futebol o Sporting tem ainda dois recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1 ao Apoel); o recorde de golos num só jogo - seis - de Mascarenhas, também no encontro da Taça das Taças de 1963/64 frente ao Apoel de Chipre.

    9.º O Sporting é o clube da Europa que tem mais atletas com títulos de campeão europeu, campeão mundial e medalhados em Jogos Olímpicos.
    A seguir ao Barcelona, o Sporting é o clube europeu com mais atletas olímpicos: 109 atletas.

    10.º A Academia Sporting é a melhor Academia de futebol do Mundo, seguindo-se a Academia do Ol. Lyon e a do Ajax de Amesterdão.

    Saudações leoninas!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)