quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um novo fantasma?

Ninguém duvida que Paulo Sérgio tem um duro trabalho para frente. É do senso comum que quanto mais o tempo distancia o último grande triunfo, mais difícil se torna voltar a ganhar. A derrota e a dúvida costumam ser companheiras nestas excursões pouco gloriosas. Mudar ou manter parece resultar da mesma forma e as convicções são castelos de areia. No Sporting em particular, mais difícil tem sido perceber que linha se segue. Aposta-se na formação, que sustenta o clube e a equipa, mas diz-se que assim não se pode ganhar, que é preciso experiência. Mas essa diz-nos que não sabemos comprar, porque não acertamos ora no preço ora na qualidade e, quase sempre, em ambos.

As notícias do mercado dão sinais contraditórios, pelo que o melhor mesmo é esperar. Mas ninguém negará que há demasiada dúvida no ar relativamente à qualificação do técnico Paulo Sérgio, como o próprio tem reconhecido. Há dúvidas sobre a capacidade financeira e know-how para as movimentações de mercado. É sobre esta neblina de incertezas que a generalidade dos Sportinguistas procuram sinais que os tranquilizem. Poucas coisas podiam ser piores do que ver Villas Boas, técnico que esteve com um pé em Alvalade, chegar à Invicta. Para os adeptos e treinador, mas em particular para JEB. Não serão apenas os nossos desaires a contar, mas também terão peso todos os feitos que o jovem técnico venha a alcançar. O fantasma Mourinho conhecerá reedição? Veremos se confirma ou não.

Quem tem pouca ou nenhuma responsabilidade nisto será Paulo Sérgio. Mas não precisa de ser dotado de especial perspicácia para perceber que se precisava de ganhar para convencer, agora tem mais 2 hipóteses: ganhar e ganhar.

17 comentários:

  1. Em portugal os campeonatos ganham-se fora do relvado. Por isso quem for treinar os bimbos ou as galinhas têm 99 por cento de serem campeões.Dificil é treinar outro clube em portugal onde os arbitros nâo Têm respeito e basta ver o que tém acontecido nestes últimos anos nas questões das expulsões pois jogar contra nove ou dez é diferente que jogar contra onze.Tudo o resto é treta. Os arbitros só têm medo dos bimbos e das galinhas.

    ResponderEliminar
  2. LdA, pode ser que seja o inicio de um novo ciclo, o fcp a dar bagagem aos treinadores e depois nós a contratá-los para sermos campeões.

    Acho que é uma bela asneira do fcp e do AndréVB.

    ResponderEliminar
  3. Lda

    Ou este ou então aquele senhor de risco ao meio, que tinha uma pronuncia engraçada.

    SL

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    "Poucas coisas podiam ser piores do que ver Villas Boas, técnico que esteve com um pé em Alvalade, chegar à Invicta."

    Não concordo. Se AVB assinar hoje ou no(s) próximo(s) ano(s) com o fcp, será sempre visto como "mais um que o SCP perdeu para o fcp". O SCP poderia até nem estar interessado, o que não é o caso, mas basta ver-se associado o nome de um treinador ou jogador ao SCP, para se dizer que o "perdemos". Já quando se passa o mesmo com o fcp, é raro ver-se isso.

    Já há uns tempos o disse: o fantasma de se perder algo para o fcp, está sempre presente, tenha ou não fundamento. Algo que existe antes do episódio Mourinho (que não foi sequer perdido, foi barrado pela claque).

    AVB no fcp? Ok. Não me aquece nem arrefece.

    ResponderEliminar
  5. JVL não é bem assim ... o Sporting quis o homem.
    E tanto que o quis que assinou com ele um pré-acordo.

    Pré-acordo é meio pé dentro de casa, e neste caso podemos que dizer que sim: é mais um que se perde para o FC Porto.
    Da mesma forma que se perdeu o Mourinho, que teve mais do que meio pé dentro de casa.
    E da mesma forma que se perdeu Robson, que teve os 2 pés dentro de casa e foi dela corrido a pontapé para ir ganhar bi-campeonatos para as Antas e Taças das Taças para Barcelona.

    Por isso sim ... pode ver-se nisto um padrão, um que não nos favorece.
    Como alguém disse em tempos: "O Bettencourt que reze para que a vida lhe corra muito mal."

    ResponderEliminar
  6. MHumberto,

    Não perdemos o Mourinho nem o Bobby Robson. O 1º não assinámos com ele devido à pressão da Juve Leo; o 2º foi despedido por nós. Nenhuma destas situações se enquadra no "perder para o fcp".

    Quanto ao AVB, fiz a ressalva, que neste caso o queríamos.

    "Se AVB assinar hoje ou no(s) próximo(s) ano(s) com o fcp, será sempre visto como "mais um que o SCP perdeu para o fcp". O SCP poderia até nem estar interessado, o que não é o caso..."

    ResponderEliminar
  7. PS: O "perder para o fcp" é, estarmos interessados num jogador/treinador e ele acabar/optar no/pelo fcp.

    Paulo Assunção & Adriano, por exemplo.

    ResponderEliminar
  8. Tens razão JVL, corrijo:
    Perder é ter não ter mais.
    É perder mal: Poder ter e não ter. É mais isto ...

    ResponderEliminar
  9. LdA:

    Se não defendia a vinda de AVB para o SCP, por razões que expliquei em devido tempo, não vou, agora e após o aconcretização da contratação do 'cenoura' pelo fcp, preocupar-me. AVB tem uma época de treinador principal, correu bem, mas é pouco para, neste momento, tirar ilacções. Por isso não lamento a ida para a invicta. Acho-a mesmo extemporânea. Basicamente, estou de acordo com o LMGM.

    Recuso comparações com Mourinho, não só pq são obviamente diferentes, mas pq se se reproduzissem fenómenos 'Mourinho' com esta frequência, este não seria o 'special one' de certeza absoluta. Seria antes um 'common one'...


    Pode ser campeão? Admito que sim. Como poderia outro qualquer treinador. Os clubes em termos estruturais, organizativos, e a sua actual capacidade de 'poder', são incomparáveis.

    No actual fcp qlq treinador (bom, assim-assim, ou até mau) arrisca-se a ser campeão, no actual SCP qlq treinador (bom, assim-assim, e especialmente mau) arrisca-se a ser 'queimado'.

    Só se poderia comparar PS e AVB se tivessem as mesmas condições. E, sabemos bem, que no futebol indígena, não vão ter, mt menos lutar, com as mesmas condições. Nem internas nem 'externas'. Esta é a triste realidade.

    Com AVB a treinar o fcp, ou outro qlq, o contexto é o mesmo: PS para me (nos) convencer terá sp que ganhar ou ganhar

    De qlq forma, acho q se AVB resultar será, sem qlq dúvida, mais uma arma de arremesso contra JEB, que bem para uns, mal para outros, o deixou escapar. Nesse sentido, o Pintelho da Bosta voltou a ser 'amigo' para o seu gde amigo 'cabelo branco'.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Concordo que não é bem a mesma coisa ser treinador do Sporting ou do FCPorto. Não tenho dúvidas que é capaz de ser bem mais dificil sê-lo em Alvalade.

    No caso concreto do Villas Boas podemos esquecer até ao acordo que terá ou não tido com JEB. O que ninguém desmentirá é que era um treinador possível e que até talvez se percebesse melhor a ideia subjacente à sua contratação do que a foi tomada. Da mesma forma nunca consegui perceber porque interessou André Villas Boas e deixou de interessar para se optar precisamente por PS. Têm trajectos perfis e formação pessoal e profissional tão diferentes que não consigo perceber como podiam estar estes 2 em candidaturas ao lugar de treinador. Talvez derive de alguma limitação minha esta falha de compreensão.

    Se Paulo Sérgio vingar terá sido uma jogada de mestre, caso contrário... Seja como for vá André Villas boas para onde for o seu trajecto será acompanhado por alguns, julgo que muitos, sportinguistas, nos quais me incluo.

    ResponderEliminar
  11. Virgilio:
    Não tinha visto o teu post quando comentei a generalidade das respostas.

    Como deves imaginar preocupa-me mais o que temos e o que não temos, do que o que se passa em casa alheia. Não advoguei a contratação de AVB, mas percebia-lhe o intuito,coisa que não consegui descortinar na aquisição de PS, mais ainda por 600mil.

    A comparação com Mourinho surge mais em jeito de lembrança do episódio que o fez entrar e sair pela porta dos fundos em Alvalade. Nada há, nesta fase embrionária da carreira de AVB, que indicie que será um special, também nada o desmente ou até o impede de sonhar mais alto. Afinal há tão pouco para avaliar. E, convenhamos, se dava jeito ao Sporting um especiale, bem nos bastaria um buono ou multo buono, não?

    Sendo PS agora treinador do nosso clube não me interessam comparações o outros, mas lembro-me bem como jogou o Guimarães este ano, bem como a Académica para não perceber a opção. E, mais importante, como dizia o Bruno, porque é que a discussão de um treinador para o Sporting tem de andar apenas à volta destes nomes?

    ResponderEliminar
  12. LdA,

    "E, mais importante, como dizia o Bruno, porque é que a discussão de um treinador para o Sporting tem de andar apenas à volta destes nomes?"

    Essa é que é a questão a colocar.

    ResponderEliminar
  13. O Mourinho esteve 2, 3 meses a receber por debaixo da mesa enquanto se esperava que houvesse condições para o apresentar. Infelizmente tal nunca aconteceu.

    ResponderEliminar
  14. LdA:

    Tb não advoguei e não percebi a contratação do PS. O meu critério seria outro. Mais uma vez sou da opinião do LMGM e julgo que tb seria a tua solução preferida: treinador mais experiente, e que impusesse maior admiração/respeito a jogadores e, fundamentalmente, a sócios e adeptos. Para mudar um pc o ambiente desta época e olhar para o futuro com outra comfiança. Não foi essa a opção e há que olhar em frente. E nos próximos dois anos (oxalá PS cumpra o seu contrato. Se por estas alturas do próximo ano estiver a ver o seu contrato prolongado e a ver o seu salário aumentado com uma clausula de rescisão astronómica, tanto melhor...) há que apoiar o PS e desejar-lhe os maiores êxitos possíveis. Tenha ele tb o apoio da 'estrutura' do clube/SAD. Que esta lhe propicie condições minimas para desenvolver, com tranquilidade, pois claro, o seu trabalho.

    No fundo, o que nós queremos é ser felizes. E só vendo o SCP ganhar o conseguiremos. A formula para atingir essa felicidade é que parece, nesta altura, mt complicada... Vamos ver.

    Gde Abraço.

    ResponderEliminar
  15. http://oantilampiao.blogspot.com/2010/05/fazer-as-coisas-por-outro-lado.html

    Fazer as coisas por outro lado
    "

    Nove adeptos do Benfica arguidos por ameaçar árbitros
    Nove adeptos do Benfica foram, ontem, quinta-feira, alvos de busca e constituídos arguidos pela PJ por forte envolvimento em várias ameaças proferidas por telemóvel contra quatro árbitros de futebol da I Liga. Entre as vítimas estarão Jorge Sousa e Vasco Freitas.
    As presumíveis manobras intimidatórias contra os homens do apito ocorram em contextos de jogos do clube recentemente sagrado campeão nacional, na época 2009/2010. Conforme o JN noticiou a 19 de Dezembro do ano passado, entre essas partidas estão o Braga-Benfica e o Benfica-Nacional. Mas há mais, uma vez que a PJ refere que foram denunciados factos ocorridos durante os últimos oito meses.

    Para detectar a identidade dos supostos autores das comunicações efectuadas para os árbitros, e alguns seus familiares, a Polícia Judiciária recorreu sobretudo à informação de operadoras telefónicas, o que permitiu identificar indivíduos residentes em várias localidades do país: Paredes, Rio Tinto, Tondela, Lisboa e Ponta Delgada, nos Açores. São todos estudantes, à excepção de um, tendo em comum a ligação, como adeptos, ao Benfica. Não está, porém, apurada participação, directa ou indirecta, de dirigentes do clube da Luz.

    De acordo com informações recolhidas pelo JN, os arguidos dizem às autoridades não se conhecerem uns aos outros. Mas a PJ ainda vai averiguar a veracidade destas afirmações, por não se afigurar verosímil a coincidência de actuações detectada relativamente aos quatro árbitros queixosos.

    Para prosseguir as investigações, inspectores das directorias do Porto, Lisboa e de Ponta Delgada apreenderam 11 telemóveis, três computadores, vários suportes físicos com registo de dados informáticos e alguns documentos por suspeitas de utilização de prática dos crimes de injúrias, ameaça e coacção. Uma das pistas a explorar é uma eventual ligação através de redes sociais, na Internet. Os computadores terão sido utilizados, também, para envio de mensagens tipo SMS.

    Uma questão ainda sem resposta é a forma como os suspeitos acederam aos números de telefone dos árbitros, bem como informações sobre familiares que, por serem verdadeiras, atemorizaram ainda mais as vítimas. O caso que aparenta maior gravidade é o de Jorge Sousa. Este árbitro de Paredes recebeu um telefonema de um número anónimo, a 31 de Outubro do ano passado, logo após a partida Braga- Benfica, vencida pelos bracarenses por 2-0.

    O interlocutor da chamada terá dito que, por aquele juiz ter-se "portado mal", a sua mulher, que estava "sozinha" em casa, iria sofrer "consequências". Sucede que, naquele dia, a esposa de Jorge Sousa estava efectivamente sozinha em casa - o que demonstra conhecimento privilegiado da vida familiar do árbitro"

    ResponderEliminar
  16. E depois os arbitros para não terem medo que as mulheres ou os filhos fiquem magoados só têm que fazer uma coisa e tão simples.DEIXAM DE SER INCOMODADOS .Basta favorecer as galinhas expulsando um ou dois jogadores adversários e no dia seguinte a imprensa vermelha está a informar que foram todos bem expulsos e nós dos outros clubes acreditamos..È assim o futebol português onde há corruptos e arbitros coagidos..E eu tenho pena de tanto gostar de futebol

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)