sábado, 15 de maio de 2010

Minimos olimpicos

Os discursos de apresentação de jogadores e técnicos são normalmente marcados por palavras de circunstância que pouco se desviam do “dar o meu melhor”, etc. Ontem não foi muito diferente. Paulo Sérgio falou futebolês, como seria de esperar, assumindo a sua condição de “self-made man” crescido no meio. Não será pelos discursos que o seu percurso no Sporting será avaliado e não esperava nada de diferente. As palavras depressa voarão com o vento se  a prática nao lhes der abrigo. Não me passou despercebido “A minha meta não é encurtar distâncias nem vir com um discurso lamechas a defender-me de qualquer insucesso que possa ter", que também me pareceu ter destinatário. Veremos na prática… Mas é sempre bom assinalar que Paulo Sérgio já tem pelo menos um fã, o do costume, diria...

Não posso deixar de referir a postura de Bettencourt, que independentemente do conteúdo do seu discurso, se apresentou num formato mais consentâneo com a postura que se exige a quem ocupa o cargo.

Foi um dia de mínimos olímpicos. São esses que garantem a entrada para a grande competição, não garantem o sucesso, mas também não o impede. Ontem abriu-se um novo ciclo que se espera seja virtuoso. Não é preciso muito para ser melhor do que os anteriores, mas é necessário que suba muitos patamares para estar ao nível que o Sporting precisa e merece. Há um risco claro nesta opção que é percebido por todos. Mas há pelo menos uma virtude: as expectativas só poderão ser superadas.

10 comentários:

  1. LdA, julgo que a ideia que avanças na última frase é precisamente aquela que esteve na base da escolha de um treinador com este perfil. Lamento muito, mas não posso concordar que se baixem sucessivamente as expectativas e, no fundo, o grau de exigência. Na minha opinião, há muito que o compromisso com a excelência deixou de ser uma realidade no nosso futebol profissional.

    Estas opiniões que aqui expresso não põem em causa o meu compromisso com o apoio ao meu clube. Não sou daqueles que dizem "não concordo, não vou a Alvalade", e felizmente há muitos mais que sofrem desta doença crónica que é o sportinguismo quase-incondicional. Mas a verdade é que para inverter o ciclo de diminuição de activismo leonino, é preciso muito mais do que tem sucedido nos últimos anos - e a recente actualização do número de sócios comprova-o plenamente.

    ResponderEliminar
  2. Como disse no post anterior relativo ao tema:

    "A minha meta não é encurtar distâncias nem vir com um discurso lamechas a defender-me de qualquer insucesso que possa ter."

    Sou só eu a achar que é 1 boca ao Carvalhal? Deselegante.

    Quanto ao resto, e como dizes LdA, futebolês. E como digo há algum tempo, não quero saber de discursos, ainda por cima quando repetidos constantemente, quero acção! Quero ver trabalho, quero ver ambição e quero ver futebol.

    Farto de blah blah blah estou eu.

    Quero ver o que Paulo Sérgio nos trará mas mais ainda, o que a Direcção fará no que ao reforço do plantel diz respeito. Pelos vistos repararam que a lateral esquerda precisa de ser reforçada. Menos mal.

    ResponderEliminar
  3. Metem respeito, os senhores da foto. "Roubei-ta" e divulguei no Sangue...

    Boa sorte para o Paulo Sérgio. Pela amostra, os jogadores não farão farinha com ele, que o homem não é impressionável... espero bem que não. Há lá alguns jogadores que precisam ser mandados em vez de mandarem...

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,

    só tenho pena que o PS não tenha agarrado o microfone como nos bons velhos tempos.

    "Porém, as sementes tinham sido lançadas: Paulo Sérgio, agora bem mais anafado e sem os tiques de Sansão que o caracterizavam, também tinha sucumbido à moda grunge. Cabelos compridos, soltos pelo vento, rebeldes como um som saído de um suja garagem, contrastando com o genuíno fado do avançado português: muita parra, pouca uva, um ou outro golito quando o rei fazia anos, longe da magnificência do (con)sagrado Yekini. Mas dizem-nos que nos treinos o Paulo Sérgio era mesmo muito bom e chegou a cantar a “Daughter” dos Pearl Jam melhor que o próprio Eddie Vedder. E, no seu auge, fez um mosh histórico ao Hélio, apanhando-o distraído a espremer borbulhas no balneário."

    http://cromos_da_bola.blogspot.com/2009/02/radio-nostalgia.html

    O Sporting é um rock...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. PLF:
    Obrigado pela partilha deste episódio. O show-bizz com certeza que lamentará tanto talento desperdiçado. Já o futebol...

    Ana:
    Acima de tudo espero que impere disciplina igual para todos,dos mais novos aos mais velhos. De qualquer forma julgo que concordarás que mais importante que ser temido é importante que os lideres sejam respeitados.

    JVL:
    Também achei deselegante se tinha como destinatário Carvalhal. Como dizia veremos se os resultados práticos justificam o atrevimento.

    Bruno:
    Nem mais!

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    Pesadas as expressões destes senhores! Em todas as fotos que os vi, sejam as da net como as dos jornais, aparecem com um ar mais do que sério, aparecem com uma expressão carregada e pesada. Os sorrisos "mínimos" do presidente parecem forçados e amarelados. Não agoiram nada de bom. Falta-lhes serenidade (para não dizer "tranquilidade"). Esperemos que não seja mau sinal em relação ao que para aí vem.

    As expectativas só poderão ser superadas????

    Já não me deixo supreender mais com estes senhores! Agora espero sempre tudo e as minhas expectativas, com esta gente, podem ser sempre não superadas e desfraudadas!!

    Uma pergunta:

    Para onde foi José Lima, nosso ex-treinador de Juniores e adjunto de CC??

    Espero que não tenha saído do clube! Foi apresentada um extensa equipa técnica (até acho bem que sejam muitos, desde que especializados nas diferentes áreas de treino e competentes), confirmou-se Nuno Valente na equipa técnica (que funções terá, será o bufo do Ministro?) mas José Lima desapareceu. Para mim seria muito importante manter-se, ele a quem reconheço enormes capacidades e que é conhecedor das realidades do clube.

    Alguém me pode responder??

    SL

    ResponderEliminar
  8. O Paulo Sérgio não disse aquilo como jeito de "boca" para o Carlos Carvalhal.
    Disse-o como jeito de "boca" para a nação sportinguista, para marcar uma posição, território.
    Quer lá saber do Carvalhal, ele. Ou o Carvalhal, dele.

    O Fórum Sporting diz que voltará para os Júniores. O Lima.

    ResponderEliminar
  9. Já agora ...

    Custa-me perceber o propósito que serve a constante tentativa de achincalhamento do Paulo Sérgio por via da sua imagem, seja ela feita através de subtis "innuendos" - como na Centúria Leonina - onde a dar cor ao post que versava sobre a sua confirmação como Treinador do Sporting colocam uma foto manhosa dos tempos em que ela jogador do Salgueiros, seja no SportingAtéMorrer onde é afirmado que o homem tem cara de agricultor, seja nos vários "saloios" que se vai lendo em muito sítio, seja até num episódio que é relatado não sei onde de que certa vez em 1900 e troca o passo cantou uma música qualquer no balneário.

    Pois tenho uma novidade para vós, facilitistas:

    O Paulo Sérgio não tem má imagem, antes pelo contrário.
    Foi justamente uma das coisas que gostei na apresentação e que gostei ao ouvi-lo falar: tem um ar limpo, sereno, tranquilamente forte.
    Não tem cara de agricultor, nem de labrego.

    Paulo Sérgio Bento, coincidência só, nem feliz nem infeliz, mera coincidência. Não é preciso inventar e forçar mais semelhanças. o outro tinha um bocadinho ar de sopeira, tinha sim senhor, mas este não.
    Eu sei ver estas coisas.

    ResponderEliminar
  10. http://oantilampiao.blogspot.com/2010/05/o-apogeu-violencia.html

    Depois de Pragal Colaço ter utilizado o canal oficial da agremiação para incitar à violência contra adeptos e simpatizantes do Futebol Clube do Porto, utilizando palavras de ordem como ""vamos ter de puxar das armas" e outras frases como: "tem que se utilizar outros métodos"; "vamos ter de puxar das armas"; "quando puxarmos das armas, não esperamos, nem queremos esperar que venham, determinado tipo de senhores, evitar aquilo que nós já devíamos ter feito há muito tempo, percebes?"; "este é o momento certo para nós nos unirmos e para nós [benfiquistas], como povo, pegarmos nas armas", como poderá ser visto aqui (enquanto a máfia vermelha não o apagar); desta vez, esse papel coube ao serviço noticioso do canal do grémio corrupto.


    Vindo de quem vem, não podemos colocar de parte que se tratou de uma acção premeditada, de forma a potenciar a concretização de actos violentos contra adeptos e simpatizantes do Futebol clube do Porto, que estarão presentes no Estádio Nacional este Domingo.

    O canal televisivo transmitiu uma FALSA noticia de que "um adepto benfiquista alegadamente espancado, domingo, após o final da Liga, em Braga, tinha morrido na sequência das agressões".

    O suposto 'falecido' é residente em Monção, distrito de Viana do Castelo, e recebeu alta na passada 3º feira, depois de ter dado entrada no Hospital no Domingo anterior e está afinal "vivo e cheio de saúde", segundo fonte hospitalar.

    Este canal vai instigando a violencia e o ódio, enquanto o clube se demarca com comunicados politicamente correctos, carregadinhos de hipocrisia e cinismo como vimos no final desta semana.

    Até quando é que as autoridades deste país irão continuar a permitir que o canal oficial da agremiação corrupta continue a incendiar os ânimos e a atiçar o ódio entre adeptos dos diferentes clubes?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)