segunda-feira, 10 de maio de 2010

O 4º grande

Está encontrado o novo campeão nacional. Há que reconhecer os méritos dos vencedores por detrás dessa conquista: a convicção com que se apresentaram na competição, a coesão interna, a organização do departamento de futebol, a capacidade física e a qualidade do seu jogo. Jesus fez a diferença, sendo decisivo das 2 vezes que foi ao mercado, na capacidade de fazer render jogadores cujo valor que se lhes reconhecia, mas tardavam em mostrar, de aperfeiçoar uns e fazer crescer outros. Precisamente tudo o que o nosso clube não conseguiu e, aí sim, mais do que a vitória do SLBenfica, é isso que me deixa insatisfeito. Mas há pelo menos um Sportinguista contente, que é precisamente o pai do treinador benfiquista.

Não se pode falar no campeonato que agora termina sem falar no SCBraga. Não fora a extraordinária consistência do actual campeão nacional e em Braga, há algumas jornadas, já se celebraria, como só os minhotos sabem, um trunfo inédito. Nasceu o quarto grande? É cedo ainda para o confirmar e são várias as razões. Não há em Braga a militância de Guimarães, como se pôde observar ao longo do ano, e por comparação com a época do 3º lugar de Cajuda. E sem massa crítica é difícil construir impérios. Uma andorinha é pouco para anunciar primaveras. E, em definitivo, para se ser grande é preciso selar o estatuto com campeonatos. O Braga foi grande, portou-se como tal, mas falta-lhe ainda esse passo que o credibilize. Há porém no nosso homónimo bracarense várias lições a retirar. Gastaram menos para serem melhores, ficando curto o cobertor do orçamento que tem servido para tapar as nossas misérias. E o êxito de Domingos está alicerçado no bom trabalho de Carlos Freitas, comprovando que sabe dançar consoante a música que sai do departamento financeiro. Servindo muitas vezes de bode expiatório, deixou agora pelo menos a interrogação. O que foi diferente afinal em Braga? Não terão sido os dirigentes a quem teve que prestar contas?

Quem é afinal o 4º grande? De há muitos anos a esta parte o F. C. Meandros, que em muitas ocasiões reparte o titulo com o campeão. Dele são as manobras de bastidores, os favores de arbitragem, as sentenças iníquas da “justiça” desportiva. Auto-financia-se com o próprio dinheiro do futebol, cobrando favores, promoções e até viagens. Vive do medo de uns, da incúria de outros e do silêncio conveniente dos que acham que dele se podem vir a servir. Tendo em conta a pequena diferença final, nunca se saberá se o SLBenfica não precisava de partilhar com este clube medonho a sua vitória. Por isso quando se olha para as faixas de campeões, não se pode deixar de reparar em 2 nódoas constrangedoras: o critério disciplinar dos árbitros, que ditaram um número anormal de jogos em superioridade numérica, e as decisões cirúrgicas do Conselho de Disciplina. O que dizer da alegria dos adeptos? É inteiramente justificada, até porque grande parte quer apenas ganhar. Esta é bem capaz de ser a semana ideal para voltar a acrescentar o tal ponto percentual ao IVA…

Dirão que falo por despeito, e que não tenho credibilidade para o fazer, atendendo à classificação do Sporting. Quando ficamos a um ponto também me disseram que era mau perder. Eu digo que dá muito jeito ao F.C. Meandros e seus seguidores que as luzes se virem sempre para outros lados.

9 comentários:

  1. LdA,

    Como se costuma dizer "Pimenta nos olhos dos outros, para mim é refresco".

    Sempre foi e sempre será assim... Muita da alegria a que assistimos este ano deriva do facto da máquina (vulgo "sistema") que sempre se lamentou estar do lado dos da cidade da Invicta, estar este ano do lado deles.

    Mas mais do que admitir que essa "estrelinha de campeão" esteve com eles, giro é ver que não existe uma nesga de humildade no novo campeão - que já o era em Julho de 2009 - com a Dream Team v10.

    Para mim, não está em causa o futebol praticado, as goleadas e resultados obtidos, está sim a forma como alguns tiveram um determinado empurrão - intencional, premeditado ou mera coincidência. Certo é que no arranque do campeonato, 3 ou 4 jogos com penalties e dois jogos com golos além da hora, trouxeram ao actual campeão a confiança que depois foi consolidada com o FC Meandros.

    Quero que o meu Sporting vença. A todo o custo? Penso que não... Da mesma forma que admiti que o Jardel e o JVP foram fiteiros ao longo de uma época inteira e houve muitos lances duvidosos, gostaria de ver a honestidade de admitir o mesmo.

    E comparar tudo isto com a supremacia de outros tempos só pode ser brincadeira. Normalmente, outros campeões já o eram a 4 ou 5 jogos do final do campeonato...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Uma crónica perfeita!

    Acrescento quatro pontos:

    - A partir de agora é mais dificil dentro do Sporting justificar inexitos com orçamentos. O orçamento do Braga é claramente inferior ao nosso e infinitamente superior ao do FCP e no entanto o Braga ficou á nossa frente e á frente do FCP...

    - Carlos Freitas era muito mau em Alvalade e no entanto em Braga... Hugo Viana, uma das pedras basilares do Braga, foi rejeitado por Paulo Bento para Alvalade...

    - Com a pontuação alcançada, penso que o Braga teria sido campeão em algumas das ultimas 4 epocas (não tenho os numeros presentes, mas penso que o campeão FCP não terá feito pelo menos em todos os ultimos 4 campeonatos a pontuação do Braga deste ano)!

    - O FC Meandros de facto este ano foi rei e ajudou muito á festa de ontem. O Benfica jogou sem duvida o futebol mais bonito, mas...teria sido campeão sem o recurso ao F.C. Meandros? A duvida vai sempre subsistir e ofusca o brilho da vitória...

    ResponderEliminar
  3. "- Carlos Freitas era muito mau em Alvalade e no entanto em Braga... Hugo Viana, uma das pedras basilares do Braga, foi rejeitado por Paulo Bento para Alvalade..."

    Caro JG,

    Aí o demérito é de quem não quis ficar com o Carlos Freitas ou de quem não quis o Hugo Viana?

    É que sinceramente, atribuo mais responsabilidades dos resultados do Braga a toda a estrutura organizativa do que ao próprio Carlos Freitas. Este pode contratar o que quiser, mas se não existir um modelo coerente e rigoroso, os jogadores não terão as devidas oportunidades e/ou estabilidade para jogar.

    Quase chegaria ao risco de dizer que o Tiui, o Koke ou qualquer Farnerud, "neste" Braga parecia uma grande contratação.

    ResponderEliminar
  4. O Braga também deve o segundo lugar a algumas arbitragens bastante escandalosas, não nos podemos esquecer. É muito grave que em Portugal só se obtenham êxitos com estes "expedientes". Isso é que é o mais preocupante para nós. Muito mais que o orçamento do beifica ou do puarto.

    ResponderEliminar
  5. Para o ano o porto vai voltar á luta, o benfica vai continuar forte e o braga se conseguir manter a linha base de jogadores que tem, vai também continuar a atrapalhar lá na frente.
    Quanto a nós teremos sempre uma luta tremida pelo 4º lugar com um treinador que esta época também o andava a disputar e afinal nem em 5º conseguiu ficar.

    Com esta direcção nem hoje, nem amanha, nem nunca conseguiremos ganhar o que quer que seja. Tão simples quanto isto.

    SL e viva o Sporting de antigamente.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro

    Li e não reparei em qualquer despeito: é um texto muito lúcido e sem qualquer pinga de folclore.
    Touché.

    (um benfiquista)

    ResponderEliminar
  7. Que líricos,eu venho aqui e deliro.Mas no bom sentido pq gosto de vir aqui.Os sportinguistas são de facto diferentes,anjinhos anjinhos...quase a roçar a inguenuidade mórbida.Pensam de facto que aqui em Portugal ganha-se ou perde-se devido à competencia ou incompetencia de quem se senta no banco ou entra no relvado.
    O SCP ou assume a sua belenização ou começa a mexer cordelinhos na CD da Liga e na Comissão de Arbitragem.
    Este campeonato ganho pelo benfica foi igual a tantos outros ganhos pelo fcporto,com casos atrás de casos,castigos,critérios disciplinares escabrosos ao ponto de árbitros darem amarelos por agressões,jogadores adversários cirurgicamente suspensos,casos em tuneis onde o denominador comum passou sempre sem castigos.
    Não acordem não...

    ResponderEliminar
  8. os verdadeiros campeões
    http://4.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/S-f8za7V8bI/AAAAAAAAAlM/Fe5jdRICiTs/s1600/campeoes+200910_b.jpg

    ResponderEliminar
  9. Excelente reflexão, com conta peso e medida. Parabéns!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)