A um passo da história
Como será do conhecimento da maioria de vós, eu fui um dos que se aventurou em direcção à Polónia para apoiar a nossa equipa no jogo da primeira mão. Tudo começou numa simples conversa que se converteu em promessa a dois dos nossos jogadores: "Se vocês se apurarem para a final, lá estarei para vos apoiar". E assim foi...
A aventura começou à meia-noite de sexta para sábado, com dois jovens leoninos a arrancarem para o Porto, de onde partia o voo para Londres e posterior ligação a Gdansk no Norte da Polónia. E logo aqui começaram as peripécias. O meu companheiro de viagem acabou por ficar retido em Londres uma vez que perdeu o seu Cartão de Cidadão. Um ficava pelo caminho e eu partia para a Polónia por minha própria conta.
Como devem imaginar, não é uma situação agradável. A Polónia não é propriamente um país onde toda a gente fale uma língua universal ou seja fácil comunicar com alguém. Adicionalmente, Kwidzyn é uma pequena vila com cerca de 20mil habitantes no interior de uma Polónia rural e eu delocava-me para lá, por esta altura, completamente só - mesmo que me tenha cruzado com alguns elementos afectos à Torcida Verde.
No entanto, as peripécias continuaram. Já na Polónia, não me foi possível levantar o carro que tinha alugado e corria o risco de não ter forma de ir ver o jogo e via no horizonte a hipótese de tanto esforço ficar por ali. Contudo, tive a felicidade de cruzar-me com os familiares de um dos nossos jogadores que também iam assistir à partida e assim arranjei forma de viajar para a cidade onde se disputava a partida. Pelo meio, andámos perdidos por entre pastagens verdes, estradas inundadas e vilas de agricultores "monoglotas".
Chegados ao destino, visitámos o hotel onde estavam os jogadores, já à hora do jantar. E qual não foi o espanto ao ver 3 portugueses no meio de "nenhures" para apoiar aquela equipa. Os jogadores, técnicos e directores ficaram como que sem reacção. Alguns já sabiam que estariam adeptos presentes, mas naquele momento, não se soube como reagir. No entanto, tenho a certeza que houve felicidade ao ver-nos ali e todas as declarações após o jogo o provam.
Tive sempre a possibilidade de me aproximar da equipa e fui bem acolhido. Senti-me bem vindo e todos os elementos do Sporting estavam contentes por nos ter por perto, tão longe da "nossa" casa.
No domingo, tive a oportunidade de dar uma volta pela vila e ficar a saber onde era o Pavilhão onde se disputaria a partida. Conheci o presidente do nosso clube adversário e que me acolheu também com larga simpatia, disponibilizando material comemorativo e alusivo à final que ali se disputaria.
À hora da partida, a expectativa era enorme. Duas filas de um dos sectores do pavilhão com adeptos portugueses e companheiros polacos apaixonados pelo nosso clube - sim, também existem adeptos estrangeiros com simpatia pelo nosso Sporting - no meio de 6 centenas de polacos a torcer pela equipa da casa. Com o decorrer do tempo, foi possível notar que apesar de existir um ambiente hostil, reinava o desportivismo entre todos os que assistiram à partida.
Embalados pelo nosso apoio, os jogadores realizaram, em minha opinião, uma boa exibição em casa de um adversário que não é tão fácil como poderíamos estar à espera. Mas Paulo Faria fez questão de preparar os seus jogadores para essa realidade.
Não sei de que forma interpretaram a partida, mas face a tudo o que assisti "in loco", os nossos jogadores foram autênticos guerreiros. Houve atitude, entre-ajuda e MUITO espírito de sacrifício dando vontade de convidar outras personalidades do seio leonino a olhar para aqueles comportamentos e talvez aprenderem um pouco mais o que é o Sporting.
Nós adeptos puxámos pela equipa e eles puxaram por nós, aproveitando cada momento de sucesso para galvanizar os poucos mas ruidosos sportinguistas na Hala Sportova de Kwidzyn.
No final, um dos nossos capitães questionou-me "Então amigo, valeu a pena?" e eu respondi "Sábado, terei a certeza que sim!"
Esta equipa foi irregular ao longo da época mas o mérito não lhe pode ser retirado. Com esta vitória estão a um passo de fazer história pelo Sporting Clube de Portugal e pelo Andebol nacional.
Sei que depois dos esforços levados a cabo, os jogadores quererão alcançar a vitória para dedicar aos que se deslocaram à Polónia mas também - e sobretudo - aos adeptos do Sporting Clube de Portugal. E o nosso apoio, tornará sempre estas equipas mais fortes, confiantes e apegadas à camisola que tanto amamos.
Sábado, todos a Almada!
EM FRENTE SPORTING!
Hugo
ResponderEliminarEstava quase a marcar-te falta disciplinar. Já é 5ª Feira e ainda não havia o relatório da viagem.
Gostámos de te ver na TV: o pavilhão todo calado e tu sozinho (naquela altura nem o pessoal da Torcida gritava) a gritares pelo Sporting.
Ouviu-se na Madeira.
Um abraço
Amigo 8,
ResponderEliminarSó cheguei na segunda à noite ao Porto e terça foi viagem para a Guarda. Ontem andei a pôr as coisas em dia e assim que preparei as coisas, aqui deixei o testemunho ;)
Assustado e receoso quanto ao ambiente, mas abnegado e empenhado a apoiar a equipa. A cada golo que marcavam e o sinal que faziam para nós, mais vontade tinha de ali estar a puxar por eles!
SL
Hugo,
ResponderEliminarIr para a Polónia já me parecia complicado devido à barreira linguística; ir sozinho então, muito mais complicado se torna. Agora quando o amor é grande, tudo se ultrapassa.
Tenho a certeza que já valeu a pena e que Sábado, estaremos a festejar a conquista da Taça Challenge. Acredito plenamente nestes jogadores e equipa técnica. Pena a irregularidade no campeonato mas para o ano, seremos ainda mais fortes - que já éramos este ano - e regulares. Eu acredito!
ECLETISMO SEMPRE!!!
Eu confesso que teria voltado para trás com o amigo! Grande Hugo!
ResponderEliminarE esta confraternização dos atletas com os adeptos enche-me as medidas! Já no futsal é a mesma coisa! E não creio que seja para os cativar. É mesmo gratidão, alegria por os ter com eles, por sentirem apoio, por se sentirem acarinhados.
Ai o pavilhão, que não há meio de ser uma realidade!
Olha, explica-me lá o que é aquele troféu que o senhor da esquerda tem na mão...
Ana,
ResponderEliminarPelo que percebi, foi um troféu atribuído ao melhor jogador em campo que neste caso foi o Vladimir Petric. Quem o tem na mão é o João Monteiro, nosso actual treinador adjunto e antigo jogador nos anos 90.
SL
Parabéns pelo Post e obrigado por seguires o nosso clube até a Polónia
ResponderEliminarHugo:
ResponderEliminarNão tive oportunidade de te ver em acção, nem à equipa de andebol, uma vez que tinha o meu filhote a disputar uma final four, com possibilidade de ser campeão, perdida apenas por 5 pontos no jogo final.
Entre os dois apelos do coração, o amor ao clube e o amor filial, o apelo do sangue falou mais alto. Mas graças ao Virgílio pude acompanhar via SMS o desenvolvimento do resultado. E foi o Bruno que me enviou um SMS do "exílio" quando te viu na TV. Por aqui podes ver o orgulho que temos em ter-te connosco. E sábado faremos história, pois claro!
Hugo:
ResponderEliminarGde Leão. É um orgulho ter-te como companheiro nestas lides e sp um prazer ler e assistir às tuas demonstrações de sportinguismo puro e genuíno! Um exemplo de dedicação!
Infelizmente não consegui ver a tua imagem na tv (vi várias vezes publico afecto às nossas cores), provavelmente pq ou estaria a escrever na cx de comentários do blogue ou enviar um sms ao LdA...
Mas logo me apercebi do apoio que estavas a dar aos nossos jogadores através dos comentários do 8 e do LMGM, que estavam mais atentos às tuas 'manobras' televisivas! hehehe...
Gde aventura a tua ida à Polónia! Uma maravilha o convívio entre os jogadores, técnicos, dirigentes, adeptos e toda essa rica experiência merece um culminar à medida: o SCP campeão da Taça Challenge 2009/10!
Gde, gde abraço.
Ah!
ResponderEliminarDesculpa lá, JVL...
ECLETISMO SEMPRE!
SL!!!
Amigo Virgílio,
ResponderEliminarNunca me peças desculpa por usares essa "assinatura". O que eu mais quero é que o ecletismo do nosso Clube, uma das nossas principais bandeiras, nunca (mais) seja colocado em causa, seja porque "rouba" recursos ao futebol (gigantesco LOL), seja por desvarios de quem num momento nos dirige.
Hugo,
O convívio com os atletas deve ter sido tremendo. Vi o Paulo Faria na segunda-feira mas já não fui a tempo de "meter conversa" e confesso, também tive vergonha. É o que dá ter sido um dos meus jogadores favoritos...
PS: Vê lá se não te acusam de, ao apareceres na TV a apoiar o SCP na Polónia, quereres protagonismo! :P :D
ResponderEliminarBoa, Hugo. Sábado todos serão poucos para escrever a história que interessa. Porque a história que interessa somos nós que a escrevemos, e não os jornais.
ResponderEliminar(Já viram como o Mourinho, em duas penadas, mandou capas e capas d'A Bola para o lixo? Di Marias, Coentrões, no Real? Nada disso... Muito bom.)
Um abraço aos que foram à Polónia e outro para quem for a Almada
Lembrando uma frase de um dos meus livros favoritos, "Isto é uma história para o bom homem contar aos seus filhos."
ResponderEliminarSegui o jogo e a tua participação :):) O andebol está no fundo das minhas preferências desportivas, este facto não faz com que eu não acompanhe a modalidade pontualmente nomeadamente quando surgem equipas capazes de fazer história.
Adoro essas aventuras "internacionais" e já vivi algumas, no final quando tudo se resolve agradecemos essa característica que herdámos por naturalidade, o desenrascanço...
Parabéns pela tua dedicação, no início do jogo tive de te fazer uma chamada de atenção, sentadinho na terceira fila, cachecol ao pescoço e olhar espantado para a vantagem de 7 golos não era atitude para se ter numa final. A pressão e o apoio têm de ser constantes isto serve para os milhares que vão estar presentes no próximo fim de semana.
Com o tempo foste subindo de produção, não chegaste a invadir o terreno de jogo, nem a subir ao corrimão para "chagar" a paciência do lateral esquerdo polaco mas terminaste em beleza com um grande plano de pé em aplausos e palavras de apoio.
Termino com a tua frase de marca.
Em Frente Hugo! O Sporting vai honrar a tua dedicação!
P.S. – No próximo fim de semana a equipa polaca também terá o seu grupo de apoio. Serão pessoas com uma dedicação idêntica ao Hugo, devemos-lhes o mesmo respeito que tiveram pelos nossos, mas não os quero ouvir nem um minuto durante o jogo.
JVL:
ResponderEliminarEstava mais a pedir desculpa por me ter esquecido da tua (nossa) "ASSINATURA" no primeiro comentário do que propriamente por a ter adoptado... ;)
Abraço!
FORÇA SCP!
Parabéns Hugo e outros que com muito amor ao clube foram a polónia. Agora só falta encher o pavilhão e de certeza que a taça será nossa e para o andebol português.Eu não posso ir nesse dia mas estarei presente no dia 27 em tavira para mais uma taça..FORÇA ANDEBOL VENCE POR NÒS
ResponderEliminarLembrem-se que no mundo só há dois clubes que têm troféus europeus em quatro modalidades. O BARÇA E O CSKA. O nosso está a sessenta minutos de entramos nesse grupo.Por isso divulguem e informem que ainda há bilhetes por vender e é preciso não haver cadeiras vazias. Precisamos muito dessa taça europeia no nosso museu..FORÇA ANDEBOL VENCE POR NÒS..
ResponderEliminarLMGM,
ResponderEliminarEstive à conversa com uma jovem polaca que estava a servir de tradutora entre o MMTS Kwidzyn e os delegados e árbitros da EHF. Disse-lhe que seríamos uns 10-15 portugueses a apoiar a equipa e ela ficou completamente admirada: "Tantos?!? Nós só vamos uns 3 a Portugal!".
Como expliquei, estava algo ansioso no início da partida e não sabia como reagir naquele ambiente. Naturalmente, estava com algum receio de "represálias" e ao mesmo tempo, se me viram sentado, foi por uma questão de respeito pelos senhores que estavam atrás de mim. 1,90m tapa muita vista ;)
No final, não cantei e gritei mais pois os meus companheiros de bancada até nem sabiam muitas músicas eheh
Hum... à conversa com uma jovem polaca... Depois vem com histórias que o teu coração é só para o Sporting.
ResponderEliminarDiz lá a jovem já garantiu alojamento em Portugal no próximo fim de semana? O JVL é capaz de ter um cantito disponivel.
Parabéns Hugo!
ResponderEliminarE parabéns também a todos os outros que lá foram!
Caro Hugo,
ResponderEliminarUma bela aventura cuja primeira parte terminou com um final feliz.
Esperemos agora poder confirmar na segunda mão uma vitória inédita para o Sporting e para o desporto português que nos colocará como vencedor de competições europeias em 4 competições distintas (Futebol, Atletismo, Hóquei em patins e esperamos todos Andebol), num pavilhão repleto de sportinguistas.
Só como curiosidade, dei-me ao trabalho de ir ver ao site da EHF quais as maiores assitências registadas esta época nas competições europeias, e também aqui ao enchermos o pavilhão, vamos ficar entre as maiores enchentes do ano no cômpeto das 3 competições, e será mesmo a maior enchente ao nível da Taça Challenge:
1/2 final CWC = Steaua Bucareste-Granollers - 5.200 espectadores
1/2 final EC = Lemgo-La Rioja - 4.900 espectadores
Final EC = Lemgo-Kadetten - 4.900 espectadores
1/4 final EC = Aragon-Lemgo - 4.700 espectadores
4ª eliminatória EC = Pivovarna-Flensburg - 4.200 espectadores
4ª eliminatória EC = Aragon-Trebnje - 4.200 espectadores
Final Challenge = Sporting CP-Kwidzyn - 4.000 espectadores
Já agora, as assistências este ano nos jogos do Sporting em "casa":
Sporting CP - Thermaikou - 500 espectadores
Sporting CP - Stiinta Bacau - 600 espectadores
Sporting CP - RD Slovan - 1.100 espectadores
Saudações leoninas!
Sporting até morrer,
ResponderEliminarAtenção que o Pavilhão de Almada tem capacidade para 4000 pessoas com a utilização das bancadas retrateis - apenas possível em jogos de basket cujo recinto tem dimensões mais reduzidas que o andebol.
Hugo, um abraço. Valeu a pena. Mais do que valeu: privar com a equipa, o Presidente da equipa adversária, estar num Pavilhão com um grupo restrito em nº bastante inferior ao adversário, tudo isso soa a maravilha. Senti alguma inveja confesso.
ResponderEliminarHá 2 coisas bastante importantes que dizes no relato dessa leonina jornada: a 1ª sobre a falta de reacção (espanto) que causou à equipa no sábado à noite o ver 1, 2 ou 3 adeptos do Sporting nessa tal zona rural longínqua da profunda e fria Polónia e depois a nota que deixas para a lição que é para outras (outra, 1 só) secção do Clube, o Futebol pois claro.
Isso atenta na miséria que é o Futebol profissional hoje em dia, em muitos adeptos. Uma coisa tão sofisticada, os jogadores tratados como príncipes a quem não pode faltar nada e ao mesmo tempo uma coisa completamente despegada de emoção e sentimento forte que una uns e outros (atletas e adeptos). É uma lição de facto, uma lição que infelizmente não tem eco. Não será só culpa dos futebolistas, é culpa da Modalidade: o dinheiro, o vício, a ambição e a falta de prazer.
É também por isso que para mim o Futebol hoje é apenas uma amostra miserável daquilo que já foi em tempos. Não é só na qualidade do jogo, é em tudo, quase tudo.
José, essa referência ao CSKA ... o Sporting Clube de Portugal, o CSKA e o FC Barcelona são os 3 maiores Clubes da Europa. E são-no com base nos critérios que devem estar por trás de uma avaliação desse tipo:
- Nº de títulos.
- Nº de modalidades praticadas.
- Nº de atletas afectos ao Clube (atletas só, não é preciso ir aos praticantes).
- Expressão popular.
Estes 4, acima de quaisquer outros: colocam-nos num exclusivo top3 europeu.
Só uma coisa ... na página oficial do Sporting é possível encontrar uma pequena referência (pequena claro, porque o Clube vá lá saber-se porquê demite-se completamente deste tipo de coisas, de vender-se e promover-se) a essa questão dos Títulos Europeus em 4 Modalidades diferentes. Está na notícia que fala precisamente do jogo de sábado em Almada, ainda deve estar lá, e traz até o detalhe desses títulos: Futebol, Corta-Mato e Pista, Hóquei em Patins e Andebol (que tornar-se-ia a 4ª).
Eu estranho isto, porque 4 já elas são, a do Andebol será a 5ª.
Em 1999 o Sporting é campeão europeu de Pool por equipas por isso não sei porque é que o Clube também fala só em 4. Gostava de saber o motivo, e o pior destas coisas é que é impossível saber-se, porque informação deste tipo é quase sempre inexistente.
Um abraço e ainda bem que correu tudo bem, na viagem de regresso.
Lamento por esse teu amigo, o que ficou a meio caminho.
E já agora, o que é isso de cartão de cidadão, e para que serve tal coisa?
Abraço e boa sorte (a nós todos, no caso) para o próximo sábado.
Hugo,
ResponderEliminarCom este teu espírito e militância inequívoca, és seguramente a "bandeira" do ecletismo no nosso Sporting em relação à tua faixa etária, infelizmente tão pouco habituada a ver o nosso Clube eclético.
Sábado lá estaremos todos a puxar... a puxar muito! Esta tem que ser nossa.
8,
Esta também tem um pouco de ti. Quanto será o orgulho de todos os ex-atletas desta modalidade - e tu com a particularidade de seres ecleticamente versátil - a verem os nossos rapazes levantar o troféu.
Lá nos encontraremos todos. Até sábado LEÕES!!!
È preciso passar a mensagem.Sabado ás 17 horas há um jogo de juniores de andebol para apuramento do campeão nacional. SPORTING bimbos em almada e o pavilhão é junto ao outro.Precisamos de títulos nacionais ou sejam nos seniores ou nas camadas jovens.A ENTRADA È GRATUITA
ResponderEliminarGrande Hugo, Grande Leão.
ResponderEliminarÉ uma honra poder testemunhar o teu Sportinguismo e a tua contagiante paixão pelo mundo Sporting.
EM FRENTE SPORTING!
Caro Juvenal
ResponderEliminarObrigado pelas tuas palavras mas eu tenho muito menos nestes triunfos do Sporting, do que tu, ou o Hugo, ou o Pai da Leoa ou… qualquer outro Sportinguista que viva o Sporting como nós vivemos.
Digo-te mais: vivo muito mais as vitórias do Sporting hoje, do que no meu tempo de jogador. Claro que era uma alegria e orgulho enorme ganharmos, mas não sei se era pela consciência do trabalho realizado, se pelo sentir que ganharíamos, se pela confiança própria, mas nem antes nem durante os jogos sofria um décimo do que sofro hoje pelas vitórias do nosso Clube.
Mas para que soframos e possamos ter a explosão de alegria no fim é necessária a presença de todos nós em Almada a empurrar os nossos jogadores para a história.
Um abraço
Oh 8;
ResponderEliminarés político??!?
Que "serenidade", mestre!!!
Pareces um domador, impávido e sereno, frente à fera que tem que "trabalhar"...
Já sei, és o "inventor" da famosa "tranquilidade"... o outro ainda te anda a pagar direitos de autor!!!
Abraço forte e amigo.
PaiDaLeoa
PaiDaLeoa
ResponderEliminarÉ da DNA...
Até amanhã
Ca granda maluco!!! :)
ResponderEliminarSegundo o Mário Patrício a lotação amanhã serão 3300 pessoas.
Lá estarei como é óbvio.
Força Sporting!
Bom sportinguistas!
ResponderEliminarEste fim-de-semana o Sporting tem a possibilidade de ampliar o enorme palmarés de conquistas internacionais.
Será assim no andebol com a final da Taça Challenge, mas também teremos a Taça dos Campeões Europeus em Atletismo, no Algarve.
E aproveitando esta onda, saquei do site do Sporting uma notícia com os 10 factos indesmentíveis sobre a nossa grandeza.
Porque o SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR, convém relembrar o lugar que ocupamos entre o desporto mundial!
1.º O Sporting é o único clube no Mundo que neste momento tem dois Museus oficiais, um em Lisboa, outro em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu e alguns nem sala de troféus têm.
2.º O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos (o saudoso José da Europa) em 13 de Agosto de 1955, quando a selecção da Europa ganhou à Inglaterra por 4-1.
3.º O Sporting é neste momento o clube da Europa com mais troféus no seu ecletismo. Tem 20 mil troféus, todos catalogados, arrumados e devidamente estruturados.
4.º O jornal do Sporting, denominado nos primeiros anos de Boletim do Sporting (primeiro número datado de 31 de Março de 1922) e que na altura saía quinzenalmente, é o jornal mais antigo de todos os clubes do Mundo.
5.º O Sporting é actualmente o único clube do Mundo que se pode orgulhar de ter dois futebolistas formados em Alvalade e eleitos melhores do Mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.
6.º O Sporting, o Real Madrid e o Barcelona são os clubes na Europa com mais participações nas Taças Europeias de futebol. Os «leões» apenas por uma vez falharam a presença nas competições internacionais.
7.º O Barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid tem 23 e o Sporting tem 21. O Sporting tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins e um em futebol.
8.º Em qualquer dos títulos europeus conquistados, o Sporting ainda hoje tem recordes vigentes. No atletismo, o Sporting tem três feitos notáveis: é o único clube europeu que até ao momento ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Pista e a Taça dos Campeões Europeus de Crosse. O Sporting ganhou por duas vezes, seis Taças dos Campeões de Crosse (Corta-Mato) consecutivas; É o Clube com mais títulos europeus na modalidade de atletismo: 14 de crosse e 1 de pista.
No hóquei em patins, tem dois feitos ainda vigentes: o Sporting é neste momento único o clube na Europa que ganhou as três competições europeias: uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS.
O Sporting possui ainda o recorde de goleadas nas taças europeias: 33-1 ao H. Gujan, de França, nos quartos-de-final da Taça CERS de 1983/84, que os «leões» haveriam de conquistar frente ao Voltregá.
No futebol o Sporting tem ainda dois recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1 ao Apoel); o recorde de golos num só jogo - seis - de Mascarenhas, também no encontro da Taça das Taças de 1963/64 frente ao Apoel de Chipre.
9.º O Sporting é o clube da Europa que tem mais atletas com títulos de campeão europeu, campeão mundial e medalhados em Jogos Olímpicos.
A seguir ao Barcelona, o Sporting é o clube europeu com mais atletas olímpicos: 109 atletas.
10.º A Academia Sporting é a melhor Academia de futebol do Mundo, seguindo-se a Academia do Ol. Lyon e a do Ajax de Amesterdão.
Saudações leoninas!