segunda-feira, 3 de maio de 2010

Afinal, ainda há Sporting


Terei sempre a consciência que o futebol será o principal desporto do nosso clube, afinal de contas até já tem uma empresa própria para essa mesma actividade, funcionando como suposto motor aglutinador.

Depois de um ano frustrante no que ao futebol diz respeito, sinto-me a revisitar os longos anos do jejum em que a matriz ecléctica do nosso clube sempre me deixou de peito cheio e orgulhoso. Frustrado por nada vencer no futebol, tive durante largos anos a hipótese de gritar bem alto pelas vitórias de voleibol, hóquei em patins, atletismo, futsal...

Abracei uma paixão pelas modalidades amadoras há muito tempo e são estas que mais me (nos) dão alegrias - embora não seja possível qualifica-las comparativamente ao futebol profissional ou de formação.

Que mais podemos dizer em relação à performance desportiva do Sporting?

- Atletismo: Múltiplos títulos nacionais e colectivos de pista e pista coberta, vitória no Torneio Ibérico deste fim-de-semana e um dos principais favoritos à vitória da Taça dos Campeões Europeus em Pista, a disputar no final de Maio;

- Hóquei em Patins: um título de campeão distrital e dois de vice-campeão e único clube da Zona Sul com três equipas qualificadas para as fases nacionais dos respectivos campeonatos (Iniciados, Juvenis e Juniores);

- Polo Aquático: Campeões nacionais da II Divisão, só com um empate;

- Ténis de Mesa: Vencedores da Fase Regular e apuramento garantido para a final;

- Judo: Depois da vitória de João Pina no Campeonato de Europa, a secção com apenas 3 anos de existência alcançou o terceiro lugar do Campeonato Nacional por equipas;

- Futsal: Apesar do mau início de época, o Sporting terminou em primeiro lugar na fase regular e assume-se assim como um dos principais candidatos na luta pelo título. Adicionalmente, as equipas de Juvenis e Juniores terminaram também os seus campeonatos na primeira posição.

- Andebol: Embora matematicamente possível, o título é neste momento uma miragem. Com a presença na final-four da Taça de Portugal garantida e mais importante ainda, a passagem à final da Taça Challenge onde defrontará a equipa polaca do MMTS Kwidzyn (que quase foi eliminada pelo Xico), a nossa atenção deverá estar centrada na conquista destas duas competições. Somos o clube com maior historial na modalidade e seria fantástico alcançar a nossa 22ª taça europeia através do Andebol. Conforme prometido, tenciono ir à Polónia apoiar a equipa.

Podia falar de muitas outras modalidades mas que infelizmente, dada a grandeza do clube, eu não domino as suas realidades.

Face a isto, convido todos os "futebolizados" e formatados com o discurso de que as modalidades retiram fundos ao futebol a repensarem o seu discurso e ponderarem sobre os factos. Na verdade, em termos financeiros, as modalidades "consomem" apenas 1M ao clube, oriundos da quotização de associados, sendo que o restante orçamento (num total de 3,5M para todas as modalidades) é garantido através de patrocinadores próprios. Importa também frisar - com as devidas diferenças obviamente, já que este gera muitas receitas potenciais - que o custo total das modalidades do SCP é inferior ao valor gasto pelo departamento de futebol de formação (segundo palavras de Pedro Mil-Homens).

Por tudo isto, tenho muito para agradecer aos atletas que vestem e honram a nossa camisola e a todos os dirigentes e seccionistas que lutam com as armas que têm para dignificar o nosso clube.

Afinal de contas, ainda há muito Sporting Clube de Portugal...

EM FRENTE SPORTING!

33 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Nem mais Hugo. Para quem como nós tem feito o Vistoso a terceira casa este feito enche-nos de orgulho e lembra-nos realmente que o Sporting (ainda bem ) não é só futebol...porque esse coitado apesar dos tiques de riquismo é cada vez mais o parente pobre de competitividade....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  3. Hugo,

    "Face a isto, convido todos os "futebolizados" e formatados com o discurso de que as modalidades retiram fundos ao futebol a repensarem o seu discurso e ponderarem sobre os factos."

    Esta é uma batalha que se tem que travar, uma vez que existem muitos - a grande maioria - que acredita que, se o dinheiro que é "desperdiçado" nas modalidades fosse canalizado para o futebol, a história seria outra.
    Não sabem/esquecem-se/não querem saber é que esse dinheiro deverá ser encarado como um investimento e que dificilmente seria esse montante que traria a competitividade desejada ao futebol profissional.

    Fazendo o exercício ao contrário: se o dinheiro que é mal investido no futebol fosse canalizado para as modalidades, teríamos - teoricamente - uma hegemonia no andebol e futsal, por exemplo, e possivelmente de volta, modalidades como o hóquei, vólei e basquetebol.

    Felizmente o SCP é muito mais que futebol.

    ECLETISMO SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  4. O Sporting sempre foi enorme nas modalidades, temos vários troféus europeus nas vitrinas do nosso museu, estamos a entrar na fase decisiva para algumas delas em futsal vamos jogar com o Alpendurada uma freguesia do meu concelho, Marco de Canaveses lá estarei a apoiar o meu Sporting.
    O meu blog www.31etal.blogspot.com irá ajudar a fazer a divulgação desse jogo aqui no Norte desde já convido todos a uma visita ao marco e a esta freguesia onde terei imenso prazer em vos receber.

    ResponderEliminar
  5. Caro Hugo, em Escolares também estamos prestes s fazer história e a "roubar" o titulo Distrital ao PA o que será inédito no HP do SCP. Só uma grande hecatombe nos tirará este título.
    SL

    Gilberto Borges

    ResponderEliminar
  6. Hugo:
    Não duvido que as modalidades no Sporting fazem milagres e são as mal-amadas ou pelo menos pouco amadas por todos nós, da direcção a uma grande maioria dos adeptos.

    Isso só diz do carácter e da vontade de todos os que se dedicam de corpo e alma, engrandecendo o nosso nome, na maior parte dos casos a troco de nada ou até à custa de muitas horas roubadas ao descanso e à família.

    Bastava desviar o dinheiro de um Tiuí (600 mil €) para fazer uma diferença colossal e com isso acrescentar títulos ao nosso enorme palmarés.

    PS: É uma enorme honra ver aqui um comentário do Engº. Gilberto Borges.

    ResponderEliminar
  7. LdA,

    Os 600mil€ do Tiui fazem uma equipa de atletismo que aspira vencer a Taça dos Campeões (orçamento anual).

    Ou então, dão para fazer uma equipa de Volei e uma equipa de Hóquei em Patins que compitam nos campeonatos nacionais (para vencer já é outra conversa).

    SL

    ResponderEliminar
  8. (Grande) Hugo Malcato, como sempre a destacar o que realmente merece destaque.
    Um abraço, e que (eles) não se esqueçam que de uma final saem 2 lugares atribuídos: campeão, e vice-campeão. E se o Sporting não contabiliza nos seus 14 000 títulos os vice-lugares (ao contrário de outros, "vermelhos", que não só metem lá os 2ºs como ainda lhes juntam os troféus de participação em amigáveis e mesmo assim ficam-nos a anos-luz de distância), mesmo não fazendo o Clube esse tipo de contabilidade, tenho a certeza que o feito de chegar à final será por todos valorizado.

    Guardo 2 coisas da final de futebol perdida para os russos em 2005:
    - A primeira e de longe a maior, tristeza pela não conquista do troféu.
    - A segunda, ver 3/4 do estádio anfitrião - que até era participante na final - aplaudir os meritórios vencedores, ainda que não fossem os seus.

    O Sporting nesse dia ganhou adeptos em toda a parte, tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  9. Daqui a pouco sigo para o Aeroporto. Vou felicitar os nossos heróis ;)

    ResponderEliminar
  10. Bom post Hugo Malcato.

    Espero que o canal de TV Sporting ajude-nos ainda mais a projectar as muitas modalidades que os nossos rapazes e rarparigas praticam.

    Bravos Leões da equipa de andebol o demérito que possam ter na nossa actual classificação no campeonato é suplantado por essa grande feito que é a qualificação para uma final europeia :).

    SL,

    ResponderEliminar
  11. Hugo: Quando chegares, e depois de contares como foi, responde-me se souberes: há possibilidade de jogarmos a meia-final num pavilhão mais condizente com uma meia-final e com a elevada procura de bilhetes?

    ResponderEliminar
  12. De volta!

    Meia centena de adeptos, desde habituais apoiantes do andebol, elementos da Torcida Verde e DUXXI e também o presidente J.E. Bettencourt e Mário Casquilho.

    Os jogadores ficaram bastante surpreendidos com a recepção e agradeceram imenso, tiraram fotos, etc. Foi espectacular!

    O João Pinto para mim: "Amigo, prometeste que ias à final!" lá tenho de começar a tratar as cenas :)

    LdA, Atendendo ao factor casa, seria a favor do jogo no Casal Vistoso pois sempre jogámos lá. Contudo, parece que o Pavilhão do Casal Vistoso está ocupado naqueles fins de semana e poderá estar em cima da mesa a necessidade de agendar a partida para outro local.

    ResponderEliminar
  13. E a segunda mão é em casa :D

    2009/10 Men’s Challenge Cup, Final:

    MMTS Kwidzyn (POL) vs. Sporting Clube de Portugal (POR)

    All first leg games will be played on 22/23 May 2010, followed by the decision in the second leg game one week later on 29/30 May 2010.

    ResponderEliminar
  14. Merecida recepção, sim senhor!

    E agora que sabemos que o jogo da segunda mão é em Portugal a 29 ou 30 de Maio, é hora de procurar um espaço condizente com o nível do acontecimento e com a procura de bilhetes que espero seja muito elevada.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Hugo, quando conheci o João Pinto, "conheci" aliás, porque meia dúzia de palavras trocadas e um "passobem" dificilmente são conhecimento mas, quando o conheci estava ele há bem pouco tempo em Lisboa, julgo. Jogador de Andebol ao serviço do Setúbal e no 1º ano da Faculdade. Soubesse eu que ele era sportinguista e que dali a uns anos viria a ser jogador do (seu) Clube de infância e teria (eu) "investido" na relação (com o que de interesseiro e idiota esta afirmação tem mas pronto, vocês percebem).

    Ps: Não sei se ele acabou a Faculdade ... eu quando saí para outras andanças ele por lá ficou.

    ResponderEliminar
  16. MHumberto,

    Atenção que o João Pinto é de família belenenses ;)

    Contudo, hoje é um atleta altamente dedicado e com forte paixão à nossa camisola e admiração pelos adeptos, dado o carinho que estes têm com ele.

    SL

    ResponderEliminar
  17. 2ª mão em casa é excelente. Já estou a convencer pessoal para me acompanhar ao jogo :D

    ResponderEliminar
  18. Desconhecia Hugo, perdão. Fiquei com a sensação de ser sportinguista por algumas coisas que li do próprio em discurso directo.
    Mas que seja d´ "Os Belenenses" é particularmente notável, porque hoje em dia não há grandes motivos que façam a um jovem que não seja nascido em Belém, Ajuda ou Restelo ser seu adepto. E mesmo estes ...

    Ontem em Alvalade esteve um sócio d´ Os Belenenses a ver o jogo, na bancada. Esse sócio e adepto do Clube da cruz de Cristo tem 2 filhos, ambos nascidos e vividos na Ajuda. Um deles é um doente sócio sportinguista, o outro, é meu irmão.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde.

    Oh Hugo... Go To Poland!!! Eheheheheh....

    ...Eh pa, aí em cima falaram em meia final... é Final, amigos, FINAL... F - I - N - A - L !!!!!!!!!!!!!

    Que bom o fecho da competição ser feito em Lisboa...

    ...O Vistoso está ocupado... o Carlos Lopes deve estar pior que o hálito do Director de Comunica...cão lamp... bem, há o Atlântico...!!!

    Bem, é difícil acrescentar algo ao que o Grande Hugo escreveu, mas...

    ...no próximo fim de semana, em Matosinhos, decisões da taça de Portugal em Ténis de Mesa... e estamos lá!!!

    O Campeonato Nac. Bilhar vai entrar na Final Six... e estamos lá!!! Tal como na Taça de Portugal...

    O Hóquei, apenas na Zona Norte, o FCP meteu 4 equipas (todos os escalões) e o Óquei de Barcelos também tem 3 equipas...

    Este é o Sporting Clube de Portugal!!!!

    ResponderEliminar
  20. Ah, o Hugo, a formação do Futsal, tb vai de vento em popa, nas Taças Nacionais:

    Juniores - 1 jogo - 1 vitória
    Juvenis - 3 jogos - 3 vitórias

    E no próximo fim de semana, em Mangualde, os juniore do andebol, terão que conseguir um de 2 lugares disponíveis, entre 4 contendores, para estarem no tal fim de semana de 29 e 30 deste mês, em Lisboa, na Final a 4 da competição!!!

    ResponderEliminar
  21. Grande desempenho da nossa equipa de Andebol!

    Agora é só mais um pequeno grande passo.

    FORÇA LEÕES!!!

    ResponderEliminar
  22. Estive a ver a reportagem do jogo... lá no "Jn esloveno"...

    ...e 11 exclusões... já tinha lido na bolha... (on line, claro)... eles apenas 5...

    ...7 metros: 10 para eles (5 falhados)... 4 para NÓS (todos marcados)

    ...red card para o esloveno... Leonino!!!

    ResponderEliminar
  23. Já hoje escreveram algo sobre nós, lá na Eslovénia... na sequência do sorteio

    http://www.siol.net/sportal/rokomet/2010/05/sporting_bo_povratno_tekmo_igral_doma.aspx



    De ontem, vem isto... crónica do jogo...

    http://www.siol.net/sportal/rokomet/liga_prvakov/2010/05/p_slovan_sporting.aspx

    ResponderEliminar
  24. Honestamente e sem grajndes exercícios, mas com o Vistoso ocupado e obviamente, o jogo a ter que se realizar, que mais sobra ...???

    Fora da Capital, não será, digo eu...

    ...que se saiba, não iremos pedir o Acácio Rosa, nem a lixeira indoor...

    ...se fossem há duas décadas, sonhava com o Grande Pav. C. Lopes... (hoje, utopia!!!)...

    ...mas, não há assim tanta alternativa... ou há?!?!?!??!!?!??

    ResponderEliminar
  25. Pai da Leoa,

    O red card não faz mossa. Foram 3 exclusões. Tudo calmo portanto, até porque o Mitja está a defender muito bem e precisamos dele contra os "gigantes" polacos

    ResponderEliminar
  26. Ontem, no pós-prélio e já no Nobre Vulcão, chegaste a receber o tal telefonema???

    ResponderEliminar
  27. Cheguei.... ia a noite já bem avançada. Não fosses tu e teria uma taquicardia

    ResponderEliminar
  28. Mas fogo, quando te ligaram, já a coisa estava mais calma... para o lado deles... se ele soubesse como foi acompanhar a "coisa"... aliás, nem sei se mais algum Leão, pelo País (ou Mundo) fora, conseguiu outra forma de "picar" o evoluir do resultado...

    ...ou mikar o tempo de jogo...

    ...foi mesmo o melhor que se conseguiu...

    ...e olha, se não calho a ter recebido os eslovenos do folclore há 1 ano, nunca lá chegaria... é que não teria dicas de cenas básicas nos "endereços" deles...

    ...foi o "siol" que me levou lá...................

    ResponderEliminar
  29. Uns doidos e doidas, agarrados a um Blog, a lamuriarem falta de Info´s, de repente toca a ver...

    ...bem, era cão e gato a fazerem "refresh" ... "f5"...

    ResponderEliminar
  30. At 18:40, Pai da Leoa said…

    Alguém apanhou alguma informação!??!?!!?

    At 18:42, Anónimo said…

    Não se consegue saber de nada!

    Que nervos

    André Alves

    ResponderEliminar
  31. At 18:42, Pai da Leoa said…

    http://www.siol.net/sportal/rokomet/liga_prvakov/2010/04/liga_prvakov_cetrtfinale.aspx

    estamos na frente!!!



    E a partir daí... foi "botar pa quebrar"!!!!

    ResponderEliminar
  32. Excelente post, Hugo!

    Como é que o nosso caro amigo JVL diz?

    ECLETISMO SEMPRE!
    E eu assino por baixo.

    Jamais esquecerei que vi pela primeira vez ao vivo e a cores o SCP num jogo de andebol (foi esse o meu baptismo e jamais o esquecerei) e que uma das maiores alegrias que tive ao vivo com o SCP foi qd o nosso clube conquistou uma das Taça das Taças que tem no palmarés à conta do Hóquei em patins, já nos idos de oitenta.

    Gde abraço

    ResponderEliminar
  33. Hugo

    Excelente.

    Não só o post, mas também a pujança que o ecletismo do Sporting vem demonstrando.

    Isto é a verdadeira alma do Sporting Clube de Portugal! É indispensável para a sua grandeza.

    É um prazer, e uma honra, saber que o Eng. Gilberto Borges também passa pelo “A Norte”.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)