sábado, 1 de maio de 2010

A ver os comboios passar


Dizia ontem o Daniel Oliveira na sua crónica semanal no Record: "O Sporting merece os muitos pontos de distância a que está do primeiro. Foi um ano dominado por uma sucessão extraordinária de disparates. Mas vem de antes. A verdade é que o Sporting acredita que pode resolver os seus problemas financeiros sem resolver os seus problemas desportivos. É impossível: precisa de valorizar os jogadores que forma na academia, de público no estádio, de sócios e da venda de merchandising. E tudo isto só se consegue com vitórias. Infelizmente, os gestores do clube estão mais preocupados com os seus pequenos poderes. Preferem um treinador mais frágil que não os conteste, a alguém que os leve à vitória mas lhes faça exigências. E, aparentemente, não se preocupam com o poder interno dos bancos e dos agentes de jogadores. Esta e as anteriores direções do Sporting têm vistas curtas. E nós só chegamos até onde os nossos olhos veem."

É verdade. Isto é apenas o que os nossos olhos vêem. Falta saber o que estará para lá do seu alcance. Mas o que já se avista não será suficiente para os Sportinguistas se interrogarem se é este o clube que desejam e se o caminho que vem sendo seguido é o mais indicado? Alguns de nós já fazem essa reflexão há muito, muitos outros há ainda mais tempo que concluíram e alertam que é preciso mudar. Mas enquanto a maioria legitimar em votos, em palavras ou em silêncios cúmplices, passando verdadeiros cheques em branco a troco de nada, dificilmente podermos esperar melhor.

Parece-me que os Sportinguistas, a grande maioria, preferiu sentar e esperar para ver. (A mim parece-me mais pagar para ver, e creio mesmo que essa factura será bastante elevada). Mas importa pouco o que penso. Importa mais o que pensa a maioria de que falo acima. E essa grande fatia de Sportinguistas entende que esta direcção tem um mandato para cumprir e que deve ser apoiada. E eu penso exactamente da mesma forma. As minhas divergências com essa maioria são porém insanáveis quando acham que esse apoio deve ser incondicional. Apoio incondicional merece-o apenas o clube que é o Sporting Clube de Portugal. A direcção, seja ela qual for, tem de saber merecer o apoio, dirigindo, cumprindo o mandato que lhe foi confiado. Mas o papel dessa maioria não se esgotou no momento do voto, apenas deu inicio a um novo capítulo. Cabe a todos não só apoiar como também exigir, assim como também se opor ao que não serve os interesses do Sporting. Sem uma actuação pró-activa e interessada ganhamos o direito de reclamar. Estão todos satisfeitos e tranquilos com o rumo seguido?

Desenganem-se os que pensam que, se este novo parágrafo da nossa história arguir e culpar os actuais dirigentes, não seremos todos nós igualmente sentenciados, ou que ficaremos isentos de prestação de contas às gerações que se seguirem. Como dizem os estatutos compete-nos “honrar o Clube e defender o seu nome e prestígio”. Tenho cada vez mais dúvidas que estejamos a cumprir o nosso papel e de há muito a esta parte. Por vezes parece-me que estamos apenas sentados a ver os comboios passar. Dizia ontem o presidente em Castelo Branco: "Deixem-me só fazer mais algumas coisas". Pois não nos pode acusar de não saber esperar.

Ou como diz o Jack Johnson:
Must I always be waiting, waiting on you   
Must I always be playing, playing your fool.


22 comentários:

  1. Não compro GAMEBOX com este treinador e aposto que uma má pré-epoca vao levar á queda não só da equipa tecnica como da direcção.

    ResponderEliminar
  2. epa vcs tem ai um google add q n da para fechar e n deixa q se veja parte do texto

    ResponderEliminar
  3. P.O.

    É essa atitude de um sportinguista ... rugar pragas ao clube que "ama".

    Com essa atitude será bem melhor que fique em casa.

    Sinceramente fico assustado com a quantidade de "sportinguistas" ansiosos para começar a desancar no treinador e jogadores ... já no JEB compreendo nos restantes é que NÃO.

    Esta época será que não serviu para nada !?!? muitos adeptos se queixam que JEB nada aprendeu mas pelos vistos não será o único.

    Força SCP eu em ti sempre irei acreditar !!!

    ResponderEliminar
  4. Cisto:
    estive a ver as configurações e não tenho o adsense activado. e também não tenho o problema de que falas.

    ResponderEliminar
  5. Cisto,

    Isso só me acontece quando acedo via Google Chrome. Com o Firefox não. Qual o browser que usas?

    ResponderEliminar
  6. Eu estou a utilizar o Chrome e sem problemas !!!

    ResponderEliminar
  7. eu também uso firefox e levo constantemente com pub em cima dos textos.

    tenho que ir fazendo refresh para ler na integra.

    felizmente neste texto a pub ficou em cima da foto :)

    The LC

    ResponderEliminar
  8. Sr. Sergio

    Nâo rogo pragas, é a realidade, alguem acredita que uma má pré-epoca vai permitir estabilidade a esta direcção e equipa tecnica?
    Quanto a jogadores tirando Rui Particio(para suplente), Carriço, Moutinho, Veloso, Izmailov, Pedro Mendes e Liedson o resto pode bem sair que nao tem qualidade para representar o SCP.
    Este treinador era bonito que alguem explicasse os criterios que levaram á sua contratação, pratica um futebol de ataque? pratica um futebol bonito? Foi contratado porque? porque é mais um que aceita o que lhe dão? até um treinador adjunto chamado Nuno Valente teve que engolir? Agora vao buscar um jogador que saiu do SCP á uns anos devido á sua vida extra futebol e depois de ser apanhado com doping, ainda vai regressar ao SCP pela porta grande?
    Só espero que este treinador me engane e que prove ser o Mourinho do SCP, e para o ano a meio da epoca me faça comprar a game box, agora que não tem as estatisticas nem nada do lado de ele isso ninguem pode desmentir.

    ResponderEliminar
  9. Os critérios? É baratucho e não vai levantar ondas... ou seja perfaz os requisitos do JEB & Companhia.

    ResponderEliminar
  10. A descrenca do P.O. e, infelizmente, sintomatica. Pessoalmente tambem nao sei ate que ponto e que se pode legitimamente esperar que os adeptos continuem a apoiar de forma acefala um rumo com o qual nao concordam.
    Por exemplo, faz-me confusao esta historia do "so estes 5 jogadores e que teem alguma qualidade para representar o Sporting". Acho que o exemplo do clube da gaivota esta temporada deveria ser suficiente para que quem esta a frente do clube percebesse que os jogadores jogam aquilo que o seu treinador os faz jogar. Antes de Paulo Bento ter saido, o valor comercial dos jogadores do Sporting estava nas lonas - excepcao feita aos "do costume". Neste momento, e em termos de mercado, Carvalhal conseguiu tao somente que Miguel Veloso se valorizasse de forma exponencial e ate Djalo "parece o melhor dos ultimos tempos". Nao e facil vislumbrar em Paulo Sergio a capacidade para valorizar activos como Matias Fernandes e Pereirinha. Nem sequer e facil detectar-lhe qualidade para colocar o Sporting a jogar melhor futebol do que com Carvalhal. Espero estar muito errado.

    Quanto a equipa directiva, os tiros no pe sucedem-se e nao e normal ter que trocar tantas vezes de Director Desportivo. Se por qualquer razao Costinha nao se aguentar no cargo temo que arraste JEB na sua saida. Em abono da verdade, o Presidente parece tao perdido como um elefante numa loja de porcelana.

    Finalmente, a silly season dos jornais parece atacar em forca e com o Sporting como alvo principal. Pelo menos com este problema podemos nos bem - Sportinguista que ainda da credibilidade as noticias de A Bola ou Record e, desculpem que vos diga, um Sportinguista estupido.

    Saudacoes Leoninas

    ResponderEliminar
  11. Petinga:
    Quando se sabe, segundo palavras do presidente, que Paulo Sérgio foi a 1ª escolha, que em Janeiro o Carvalhal foi convidado a renovar e 3 semanas depois o Villas Boas foi sondado é difícil de acreditar em organização e planeamento, que é afinal o que faltou ao Sporting na época transacta, com as consequências hoje conhecidas.

    Dei a minha opinião sobre Paulo Sérgio aqui ( http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/04/comedia-pouco-divina.html) e não tenho razões para pensar que me enganei. Depois de saber o que fiquei a saber hoje sou levado a pensar que como foi Paulo Sérgio podia ser outro.

    Como digo no artigo mencionado acima, começo por me sentir solidário com PS, porque, na actual conjuntura, com qualidades e defeitos, está mais perto de se tornar em mais uma vitima do que propriamente réu. Há contudo uma diferença: se se fartar pode-se ir embora, mas nós, Sportinguistas, ficaremos cá a aguentar o que der e vier...

    ResponderEliminar
  12. PO:
    É a 1ª vez que ouço essa história de doping envolvendo Nuno Valente ou qualquer outro atleta do Sporting. Não creio que seja verdade e não acreditarei nela, a menos que me demonstres. O Nuno Valente foi mais um dos muitos que não servia o Sporting e depois foi o que se viu.

    ResponderEliminar
  13. LdA

    Penso que o PO se estava a referir ao Nuno Assis.

    ResponderEliminar
  14. OFF-TOPIC

    O Sporting conquistou hoje o II Troféu Ibérico de atletismo vencendo o Fent Cami e o Playas Castellón, que no ano passado conquistaram a primeira edição da prova em Lisboa.

    Rui Silva (13.41,90 minutos) venceu os 5000 metros e João Ferreira estreou-se nos 400 metros barreiras com um triunfo em 51,75 segundos.

    Francis Obikwelu (10,43 segundos) venceu os 100 metros e participou ainda na estafeta do hectómetro, que registou 40,40 segundos.

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=203643

    Parabéns Leões!

    SL

    ResponderEliminar
  15. Uma vergonha o que se assiste hoje no Sporting. Um treinador a responder curto e grosso ao presidente, revelando o impensável.

    Sabendo tudo isto os sportinguistas tardam em perceber que cada dia de JEB na presidência é um dia perdido.

    No tempo de Jorge Gonçalves todos se indignavam acabando por o mandar abaixo. Hoje tudo parece estar adormecido. Será que os leões são agora um rebanho de cordeiros?

    ResponderEliminar
  16. Leão de Alvalade, bullseye.
    Acrescentaria só o pano em que todos esses elementos se inserem: cultura.
    Cultura. O Sporting vem perdendo (dir-me-ão vós se já a perdeu por completo ou não) a sua cultura. O tipo de cultura que educou sportinguistas que apresentam um discurso como o do post. O problema é que quem escreveu o post foi sportinguistamente educado e não se deixa deseducar por este actual Sporting.
    Já para muitos outros sportinguistas este é o único que conhecem.
    E isto é terrível.
    Esperar para ver equivale a fazer aquilo que o Clube os educou a fazer, tão só.
    Nestas coisas sou algo extremista e embora às vezes me entristeça com muita coisa dita e escrita por sportinguistas o meu desgosto maior vai sempre para outros: os que lá estão dentro e têm a obrigação de nos educar.

    O Sporting que se arrume definitivamente.
    Ao mesmo tempo que se arruma, que suba exponencialmente a bitola.
    Fazendo isto, os adeptos - tenho a certeza - acompanharão e estarão na primeira linha.

    Mas o exemplo tem que vir de cima. Se não vier têm os adeptos a responsabilidade - como o post também diz - de tratar de os substituir.
    Não tem muito que saber, é bastante simples a questão.

    Convido todos a ler o último post publicado na Bancada Nova. Exemplifica na perfeição aquela que deve ser a cultura de exigência que nunca devia ter abandonado o Sporting.
    Desculpando-me pelas (terceiras) publicidades:
    http://bancadanova.blogspot.com/

    Ps: Leão, uso o Firefox e como alguém há umas semanas já havia dito, isso é um problema real. Há uma janela qualquer de publicidade ou outra coisa qualquer que constantemente tapa parte dos textos, ora à esquerda ora à direita do blogue.
    É bastante irritante essa janela, porque por vezes tapa o post que se quer ler. E nem com refresh lá vai.

    ResponderEliminar
  17. O autocarro dos labregos foi apedrejado para os lados de Gaia.
    Não tendo os jogadores do benfica culpa pelo clube de merda que servem (exceptuando 2 ou 3 amélias como o N. Gomes que confundem-se na perfeição com os bimbos que por eles puxam da bancada), e sendo portanto um comportamento censurável (de quem lançou as pedras) ... tenho pena que nenhuma delas tivesse por milagre feito aquilo sair da estrada e provocado uma qualquer tragédia envolvendo 27 ou 28 vitimas mortais.

    Perdiam o campeonato por falta de comparência, ou coisa parecida.

    Aos benfiquistas que leiam isto (caso a mensagem não seja apagada pelos responsáveis do blogue): boa sorte para o jogo de amanhã.

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente, já estou esgotado de tanto repetir-me...

    Começo a alinhar pela teoria de alguns que acham que o JEB é pura e simplesmente inimputável. Agora temos que aceitar um presidente que, coitadinho, não sabe o que diz nem diz o que sabe. E se hoje faz uma coisa, amanhã faz outra diametralmente oposta. E como as coisas, invariavelmente, não lhe correm bem, a culpa é sp do(s) outro(s) menino(s)... os mauzões que para além de serem muito malandros, estão cheios de dinheiro... Temos que condescender e ter pena… e aguardar, que um dia a ‘sorte’ mude.

    Aproveitando outra alegoria ligada com meios de transporte, diria que o SCP parece-se cada vez mais com um frágil barco abandonado ao sabor das ondas e a ser observado, ao longe, por um bando de miúdos. Uns mais outros menos divertidos com as suas derivas, outros assustados e muito poucos verdadeiramente deprimidos com a possibilidade do seu destino. Talvez todos, consciente ou inconscientemente, à espera que um dia, um qlq tsunami o arrebente de vez... Até porque depois de tanto tempo e inúmeras tentativas é incapaz de ancorar num porto seguro.

    Alguém (que o saiba conduzir com segurança e firmeza) lhe acode?

    ResponderEliminar
  19. Boas,

    Após uma ausência por "depressão", de tantas notícias chocantes vindas do JEB cotonete, estou de volta..
    É preciso estaleca para aguentar tanta desgraça junta. E temo que isto nunca mais vai acabar. Até o cabrão sair daqui para fóra!

    Concordo com o artigo, é imperativo ter horizontes largos e não tem havido essa visão nos últimos dirigentes. Sempre com a desculpa das finanças, adormeceram a massa associativa, e afinal nunca tiveram sequer um projecto a longo prazo, uma visão estratégica para crescer desportivamente e económicamente. Perdemos negócios cujo investimento daria logicamente um retorno, económico e desportivo, muito maior (e deu a outros), perdemos adeptos, mística, força, influência e património. O património que foi vendido na promessa de forte investimento e nada. E ficámos com um buraco assustador. E os adeptos foram nas conversas todas ao longo destes anos. Percorremos caminhos de mediocridade, contentados pelo segundo lugar no campeonato, com um futebol musculado e triste e agora parece que partimos do zero, todo o projecto, todo o tempo perdido, não serviu para nada e estamos muito atrás de quem andávamos à frente. É frustante!

    A bitola!!! Tanto falei da bitola antes de anunciarem o PS. E afinal a bitola continua a ser medíocre. Não acredito que venham vedetas, mas mesmo que venham não temos hipóteses de lutar para o título. Espero estar enganado mas é a minha convicção. E não acredito no futebol de PS..Espero estar muito enganado!

    Apoarei o SPORTING SEMPRE! Nada mais! Nunca votei nestes senhores engravatados! Nunca concordei com as visões estratégicas medíocres que traçaram. Tínhamos que ter investido, contratado qualidade inequívoca, começando no treinador. Agora nestes tempos é muito mais complicado mas o caminho continua a ser por aí. Andamos manipulados por estes senhores e cada vez estamos mais pequenos!

    E continuo chocado com as notícias. A INCOMPETÊNCIA atinge um grau inimaginável! SURREAL! Afinal foi proposto a CC a renovação..EM JANEIRO??? QUal é a lógica de lhe apresentar nesta data? NENHUMA! O que ganhariam com a renovação em Janeiro? NADA!!! A renovação seria sempre no fim da época, depois de avaliar o conjunto do trabalho! E depois deixam de o desejar, viram-se para AVB e acabem em PS..E dizem que PS foi a primeira escolha? É uma MERDA!!

    Agora vem o Nuno Valente. Ele que foi desaproveitado em Alvalade. Como tudo o que fazem.. Mas pergunto, que carisma, que místima, que conhecimento de futebol ele tem? Foi um jogador especial, um líder dentro de campo, um artista com uma visão táctica tremenda???..Não percebo!! Se tivesse mística ou tivesse sido um jogador especial, se tivesse um conhecimento profundo do futebol jovem do Sporting...Mas assim não consigo perceber qual é a mais valia. Penso que deve ser um espia para o Costinha..e mais um encargo..

    E quero ver quem vão vender..se vão vender tudo o que ainda se aproveita de jogadores para ir buscar merda que vem para aí brincar com o Sporting..Se pensassem em grande diziam que não saíria ninguém dos joagdores influentes. Até estratégicamente seria aconselhável. Isto nunca pode estar em saldos! E a visão tem de ser sempre manter todos os bons jogadores..Mas claro que a visão é medíocre e iremos vender os bons jogadores a preços baixos porque depois duma época assim os valores estão todos nivelador por baixo! Mais um desperdício, mais um mau negócio, mais um começar de novo. Cada vez mais pobres..

    Estes senhores têm de sair daqui depressa. Continuarei a lutar, a apoiar, a gritar pelo meu SPORTING. E continuarei a lutar e a gritar contra estes medíocres incompetentes!


    Enfim..isto está mau..muito mau!

    SL

    ResponderEliminar
  20. CAMACHO EX TÉCINO DO SLMERDAS:

    Camacho lembrou que assistiu ao despertar de Ronaldo, ainda no Sporting. «Um dos primeiros jogos que dirigi no Benfica foi contra o Sporting. Tinha o Simão, o Tiago, o Miguel e uns jogadores com «categoria de cojones». Pela frente tinha o Ronaldo e o Quaresma. O Ronaldo tinha 17 anos. Começa o jogo e...«Me cago en la mar!». Digo ao Pepe [Carcelén, o adjunto]: «Estás a ver o mesmo que eu? Isto é incrível», contou o técnico.

    ONDE ESTÁ ESTE SPORTING???? DESTRUIRAM TUDO SEM TIRAR DIVIDENDOS PARA O FUTURO !! E AGORA QUE VEDETAS TEMOS?? E QUE VEDETAS TEREMOS????


    http://www.maisfutebol.iol.pt/espanha/camacho-cristiano-ronaldo-quaresma-real-madrid-manchester-united-maisfutebol/1159481-1486.html

    ResponderEliminar
  21. Caro Leão Madeirense:

    MUITO BEM! Brilhante comentário.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)