Sinais de doença infecciosa
No dia em que se homenageava um jogador que os adeptos elegeram como exemplo de entrega, dedicação e amor ao clube, Alvalade declarou a preferência por um “Domingos campeão”, entre insultos a Rui Patricio, homem da casa, que nem jogou. O mesmo Domingos que Iordanov viu, com terrível eficácia, (acolitado pelo Valente e outros imortais…) destruir as nossas aspirações de matar o jejum antes de este completar a maioridade. Foi essa eficácia que Sousa Cintra cobiçou e tentou devolver ao ponta-de-lança diminuído por um exílio dourado nas Canárias. O melhor que conseguiu foi vê-lo fazer meia viagem em direcção a Lisboa e outro tanto para o colo de Pinto da Costa.
Há nestes dois episódios muito pouco de Sporting. Pelo menos do Sporting que se diz diferente e dos adeptos que se têm como os melhores do mundo. Indigno-me ainda mais quando apontam o exemplo dos adeptos da Lazio, que este fim-de-semana vitoriaram o Inter. Isto porque a derrota do seu próprio clube se oponha às pretensões da Roma alcançar o título! Talvez resida nesta dissoluta permissividade a explicação para o pobre palmarés “lazialle” em 110 anos de história. No mesmo pecúlio onde conta apenas 2 magros títulos italianos, abunda uma condenação por corrupção nos anos 80.
Há aqui sintomas de doença. De nada vale contestar os dirigentes quando somos nós os adeptos a baixar o nível. Ou querem-me fazer crer que podemos matar adeptos adversários com verilights, apenas porque uns desgraçados já o fizeram antes? E que autoridade temos de contestar Bettencourt por se sentar ao lado de Pinto da Costa, se somos nós que saltamos com os golos do FCPorto?
Para quem não percebe o que está em jogo pergunto: Alguém imagina o Manuel Fernandes aos saltos, cantando: “eu só quero o Domingos campeão”? Lembrem-se das circunstâncias da morte dos dois adeptos cuja memória hoje celebramos. Alguém os imagina aos pulos com os golos do FCPorto, mesmo sabendo que, tal como eu, não gostariam de ver o SLBenfica campeão?
Este está longe de ser o melhor momento da história do nosso clube. Mas sucumbir ao desgosto, abdicar dos nossos valores e do que representa o nome Sporting Clube de Portugal é prescindir do espírito campeão que não se deixou vergar durante 18 anos de provações. Não sou pelo “politicamente correcto” ou pela “moral e bons costumes”. Sou pela irreverência e o inconformismo que já foram imagem de marca em Alvalade. Eu tenho memória! Se somos os melhores não nos servem os exemplos alheios, nós é que ditamos o padrão. Copiam-nos a nós e não o contrário. Na semana em que os nossos adversários nos deram mostras da sua verdadeira natureza, devíamos ter sabido mostrar a distância que nos separa.
Por falar em carácter, espírito indomável e vencedor, lembro-me de Nelson Mandela, cujo exemplo serviu de inspiração a Clint Eastwood para realizar o filme Invictus. Apesar de preso 27 anos numa cela cujas paredes conseguia tocar de braços abertos, Mandela não cedeu ao ódio. O poema Invictus, de Ernest Henley, serviu-lhe de inspiração, a mesma que havia de partilhar com a equipa de râguebi, que se haveria de sagrar campeã mundial. Esse foi talvez o primeiro e quiçá ultimo grande momento de união de uma nação. Sei que a poesia não está na moda, tal como parece acontecer com o melhor do espírito leonino, mas mesmo assim arrisco a partilhar com os leitores do “ANorte”.
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por minha alma indomável agradeço.
Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - erecta.
Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.
Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.
Muito bem, amigo, muito bem.
ResponderEliminar"Há aqui sintomas de doença. De nada vale contestar os dirigentes quando somos nós os adeptos a baixar o nível. Ou querem-me fazer crer que podemos matar adeptos adversários com verilights, apenas porque uns desgraçados já o fizeram antes? E que autoridade temos de contestar Bettencourt por se sentar ao lado de Pinto da Costa, se somos nós que saltamos com os golos do FCPorto?"
ResponderEliminarExcelente post Lda...e vem de encontro aos comentários que vou deixando neste blog...O nosso presidente não tem estado à altura do cargo que desempenha, mas por vezes também tenho dificuldade em compreender certas atitudes dos nossos adeptos.
Apesar de compreender as palmas aos golos do fcp (visto o odio que temos ao clube de carnide), nunca percebi a continuação dos assobios ao Patricio, por achar que não ajuda em nada as suas prestações como GR da nossa baliza.
SL
Bravo!
ResponderEliminarSubscrevo,e assino por baixo.
Não basta o nosso clube ser alvo de chacota por estar na mó de baixo,temos de ser gozados,por ser o clubezito anti-lampião,que está feliz apenas por os outros estarem mal...
SL
Muito, bem, muito bem... Grande post. Estamos doentes, claro que estamos, só pode... Uma doença grave e que se alastra. As palavras do Marco Aurélio ajudam a explicar algumas causas da doença. Depois há coisas que não se entendem? Quais as nossas cores? Porque se privaram aqueles serviram o clube com esforço, devoção, dedicação e alcançaram a glória de voltar a vestir e a sentir a nossa verdadeira cor? Porquê? Onde estava a camisola listada de verde e branco? estão a ver o Manel a vestir aquela porcaria daquele verde fluorscente??? Foi o que fizeram ao Iorda, ao André Cruz, ao Leal, ao Matador etc... eles viram bem qoe este Sporting nada tem a ver com o Sporting que serviram, o verdadeiro Sporting.
ResponderEliminarMarco Aurélio só não percebeu uma coisa, porque est+a longe: O Sporting afastou-se do seu povo, é um facto: mas esse povo não morreu, felizmente. Custa-lhe é a voltar ao Sporting e isso é muito preocupante.
LdA,
ResponderEliminarEstive para escrever um post acerca do jogo de homenagem ao Iordanov onde iria focar o que se passou durante o mesmo.
É inaceitável que num jogo desta índole, tenhamos atrasados mentais a trazer política e ódios para este jogo e que a estrela deste jogo, tenha a sua presença quase que ofuscada, pela quantidade de cânticos em favor de outrém.
É impossível escapar à rivalidade, nem pretendo, mas há momentos onde ela não faz sentido. O jogo de 4ª era um desses momentos.
Foi, para mim, uma falta de respeito pelo Iordanov, aquilo que assisti na 4ª. E exactamente por respeitar e muito o Iordanov, resolvi não o escrever. Porque prefiro focar-me no que houve de positivo e guardar a recordação de ter revisto jogadores que me proporcionaram grandes alegrias, via títulos e/ou exibições, ainda que equipados à SCP "alternativo".
Que é no fundo naquilo em que o SCP se está a transformar. Há uns tempos falava no definhamento do SCP. Cada vez mais me convenço que estamos a vivê-lo.
O JG no Rugido dá hoje o exemplo perfeito da diferença que nos separa:
ResponderEliminarhttp://rugidoleonino.blogspot.com/2010/05/estamos-em-portugal-ou-no-ruanda.html
"E que autoridade temos de contestar Bettencourt por se sentar ao lado de Pinto da Costa, se somos nós que saltamos com os golos do FCPorto?"
ResponderEliminar"(…)abdicar dos nossos valores e do que representa o nome Sporting Clube de Portugal é prescindir do espírito campeão que não se deixou vergar durante 18 anos de provações."
Magnifico post, sublinho principalmente estas duas frases do texto e aproveito para referir que começo a pensar que o problema do nosso Sporting tem a ver com direcção mas também dos adeptos que estão a ter cada vez mais uma mentalidade e uma atitude de clube pequeno/regional.
Ter uma direcção séria, competente, que obrigue os nossos adeptos a comportarem-se como verdadeiros sportinguistas tem de ser o primeiro passo, como? Tendo a atitude necessária e não andar atrelado aos outros, como por exemplo fazer frente a todos os barões do nosso futebol a começar pelo porco corrupto nortenho.
A incompetência de JEB está a começar a passar para os adeptos e isso é intolerável.
SL
Não deixa de ser uma terrível coincidência e uma triste ironia que o jogo em que o Paulo e o Zé morreram tenha significado também o nosso adeus ao título, precisamente como um golo de Domingos...
ResponderEliminarLdA:
ResponderEliminarBom... Agora que li este post parece-me que as afinidades que nos une, não se resumem a Amar o SCP!
Curiosamente, deixei um comentário ao post anterior do Bruno, que tb se aplica aqui na perfeição. Assim sendo, e pedindo desde já desculpa a quem o leia repetidamente, recoloco-o novamente:
"Bruno:
Vi acontecer a tragédia à minha frente... Ainda hoje, olhando para trás, me arrepio. No ‘velhinho’ Alvalade tentava sempre arranjar bilhete na superior sul, de modo que tendo conseguido o papelinho mágico nessa bancada, vagueava por ali à espera que chegasse os nossos heróis. Aqueles momentos seguintes à queda colectiva foram terríveis. Nunca mais vivi tal aparato, uma loucura de tv's, correrias, ambulâncias... o som das ambulâncias a aproximarem, foi o q mais me marcou a par do infeliz bombardeamento de objectos enquanto do Dr. Domingos tentava socorrer alguns dos acidentados. Andei o resto do dia todo ‘apardalado’… Foi a partir daí que me inteirei da cegueira que o ódio pode causar às pessoas... Mais tarde e reflectindo sobre esse episódio, jurei que o meu amor ao SCP seria não só o sentimento dominante mas o único que deixaria consumir-me no futebol...
O resultado foi o menos importante, e a derrota dentro das quatro linhas por um golo a zero, foi o que menos doeu num dos piores dias da minha vida... golo esse marcado por um gajo que, ironicamente, foi incentivado por sportinguistas em pleno Alvalade, durante um jogo de homenagem de um atleta carismático daqueles tempos, na antevéspera de se completarem 15 anos que o Zé e o Paulo nos deixaram...
Jamais esquecei. Hoje, dia 7 de Maio de 2010, comemora-se o 'dia do Leão' e homenageiam-se os nossos companheiros caídos à 15 anos.
Há mais de dois anos escrevia isto que agora partilho:
http://capicua101.blogspot.com/2008/01/noite-estrelada-de-alvalade.html
Lutar, combater...
Pelo Sporting, sempre!
Até conseguir vencer,
Triunfalmente."
Até o porra duma rima eu tentei... :S!!!!
A sério: a MEMÓRIA é uma coisa muito bonita! E ter dignidade e auto-estima tb.
Por mais fluídos biliares que estas gentes possam gerar na minha pessoa, não sou capaz de lhes dar a atenção que elas gostariam de ter.
ResponderEliminarSL
"Não deixa de ser uma terrível coincidência e uma triste ironia que o jogo em que o Paulo e o Zé morreram tenha significado também o nosso adeus ao título, precisamente como um golo de Domingos..."
ResponderEliminarPrecisamente, meu caro... Precisamente.
Mais que uma coincidência é tremendamente irónico, não é?
Abraço.
Aqui ha uns tempos referi o de pouco valer debatermos quem seria o proximo treinador ou director desportivo ou reforcos se o Presidente permanecesse. Mas anteriormente a isso, vinquei vezes sem conta que um presidnete com 90% dos votos nao pode ter grandes hipoteses de sair a meio do mandato e que essa votacao seria sintomatica de algo muito grave no universo dos sportinguistas.
ResponderEliminarOra o que acabaste de escrever aqui foi na mouche explica, resume, e talvez seja certeiro na determinacao da causa de tudo isto.
Cisto:
ResponderEliminarLembro-me bem do que escreveste e de alguma forma o que tenho andando a escrever esta semana
http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/05/questoes-de-principio.html
http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/05/ver-os-comboios-passar.html
mais o post de hoje anda à volta do mesmo tema. De facto é capaz de ser um bocado pretensioso da nossa parte que os dirigentes que elegemos com uma percentagem tão elevada não seja representativo do nosso universo. E essa impressão é confirmada com a passividade com que se assiste a tudo sem pedir contas. Como alguém dizia há dias aqui isto "são apenas uns maluquinhos na net a fazer barulho".
Virgílio:
ResponderEliminarEu já tinha lido o post, na altura era um blogger anónimo e tranquilo a aprender. "parece-me que as afinidades que nos une, não se resumem a Amar o SCP!" andas mesmo distraído pá... :)
Hugo:
É a velha questão, calar é consentir, falar é dar destaque de todo imerecido. Mas as repercussões estão aí, como confirmam os links.
JVL (e LT):
ResponderEliminarDesde que recebi o teu sms que não deixei de pensar nisto. Não me tinha trazido aqui o assunto para te dar espaço (ou ao Hugo) e porque tive necessidade de "respirar fundo" antes de escrever, dada a importância que estes tristes episódios têm e entre nós.
Essa de um jogo de homenagem a um símbolo dos adeptos ser jogado com equipamento alternativo é sintomática...
João Barroso e Brunus:
ResponderEliminarObrigado pelos comentários.
Dezperado:
"Apesar de compreender as palmas aos golos do fcp (visto o odio que temos ao clube de carnide" então não compreendeste o post, ou então não o acharias excelente porque não só deixo claro que os acho incompreensíveis como desrespeitosos para com o clube, com a nossa memória e dos que homenageamos.
Bruno:
O post era complementar ao teu pelo que não hesitei em colocá-lo, mesmo sem autorização prévia.
Será que a nossa míngua de vitórias nos está a transformar em seres odiosos que vivem á custa da possivel desgraça alheia? Espero que não!
ResponderEliminarE que tal as pessoas transportarem toda a insatisfação e frustração que têm para dentro do nosso clube? Eu também não gosto dos lamps (instituição, não confundir com pessoas) mas a culpa das nossas derrotas e do nosso momento não é deles. É nossa, que temos fechado os olhos a tudo e defendido quem internamente nos tem feito tanto mal...Enquanto se alimentam com o odio ao Benfica esquecem-se de perguntar porque não nos prestam contas sobre o negocio dos terrenos com a MDC. Esquecem-se e até enxolhavam que exige a prestação de contas...
Custou-me muito 4ª Feira ver assobiar Veloso, Mozer e Helder. Eles estiveram lá com o Iorda. Deviam assobiar era os milhares que têm gamebox paga e não se dignaram a por lá os pés...
JG
"Enquanto se alimentam com o odio ao Benfica esquecem-se de perguntar porque não nos prestam contas sobre o negocio dos terrenos com a MDC. Esquecem-se e até enxolhavam que exige a prestação de contas..."
ResponderEliminarTouché!
LdA:
ResponderEliminar'Distraido' é o meu midle name... LOL!
Abraço.
Caro Leão de Alvalade:
ResponderEliminarSublime este alerta. Estamos claramente doentes. Na ânsia de voltarmos a ser, esquecemos o que somos.
Tenho muita fé que estas trevas um dia acabem. Mas o momento actual não é bom.
Credo, o que para aqui vai... Francamente, não percebo tanta indignação... Se no caso do jogo do Iorda, até se compreende um pouco (embora também se pudessem esforçar por perceber que aquilo foi mais uma laracha do que uma provocação ou querer desviar atenções), já no caso do jogo com a Naval e os festejos dos golos do fcp, não percebo. Francamente. Gente tão séria...
ResponderEliminarJPS:
ResponderEliminarObrigado.
Ana:
Francamente...
JG,
ResponderEliminar"Será que a nossa míngua de vitórias nos está a transformar em seres odiosos que vivem á custa da possivel desgraça alheia? Espero que não!"
Nem mais. No meu comentário estive para utilizar o exemplo dos caranguejos no balde que puxam qualquer um que tente fugir.
"Enquanto se alimentam com o odio ao Benfica esquecem-se de perguntar porque não nos prestam contas sobre o negocio dos terrenos com a MDC. Esquecem-se e até enxolhavam que exige a prestação de contas..."
Mai nada!!
Foi uma laracha repetida 6 vezes no mínimo. Uma vez, até poderia ter piada, 6 é uma demonstração do que o Paulo Bento disse em termos de complexo anti-slb.
ResponderEliminarEstá visto que são adeptos de central, vocês... só pode, quer dizer. Tão ofendidos que ficam por as claques festejarem golos de outras equipas que podem dar o título a clubes que não os da nossa antipatia. Tão politicamente correctos. Tão bem comportados. um exemplo de fair play, de facto. Pois eu, quando as coisas me correm mal demais, tento pensar noutras que minimizem a dor...
ResponderEliminarFrancamente, leao...
http://www.youtube.com/watch?v=jHPOzQzk9Qo
Imagina-me o personagem atrás, sendo que tu és o da frente, decididamente...
and the lyrics!
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=u2UP86bciVA&feature=related
Ah adeptos de central. Porque o verdadeiro Sportinguismo só se vive na superior. Perdão, na curva. E Sul claro.
ResponderEliminarSe há coisa que não sou é politicamente correcto, como já disse e já deves ter reparado.
Agora que num jogo de homenagem ao 1º capitão estrangeiro do Sporting Clube de Portugal se entoem cânticos contra o slb, parece-me desapropriado e desrespeitoso para com o homenageado. Ou que se tenha que ser incentivado a cantar o "Iordanov Allez Allez" pelo speaker N vezes. Ou que se vá para um jogo desta natureza, mostrar o desagrado com jogadores do actual plantel.
O pensamento deveria ser só um: homenagear o Iordanov e rever antigos jogadores que nos deixaram saudade.
Mas eram só chalaças, não faz mal. O problema está em ser-se adepto da "central", daqueles que assobiam quando a Juve começa a insultar o slb em jogos como SCP - Qq.equipa.que.não.o.slb e não em quem não passa sem falar no rival.
E não ter sentido de humor, claro. Porque estas merdas são de rir a bandeiras despregadas.
lighten up, jvl.
ResponderEliminarana,
ResponderEliminarNem tudo tem piada.
Por falar em piadas, conhecem aquela das 2 ratas que conversavam uma com a outra e nisto passa um morcego.
ResponderEliminarDiz uma para a outra: "Olha um avião."
Ao que a outra responde: "Não é nada, é o meu namorado que é piloto-aviador."
Desta até o Jesualdo se riu ...
ResponderEliminarLda
ResponderEliminarPercebi bem o post, e até o classifiquei de excelente, porque há um ano que visito o vosso blogue e é o primeiro post em que vejo a criticares atitudes de alguns adeptos do nosso clube. Aquilo que já venho a defender há muito tempo e houve até uma vez que me chamaste atenção porque andava sempre a criticar os nosso adeptos em vez de andar a chamar cotonete ao nosso presidente. Nós temos os melhores adeptos do mundo, mas por vezes é dificil perceber o que querem.
E digo que compreendi os festejos dos golos do fcp, porque trata-se de continuar a ter esperança que o clube de carnide seja campeão. Quer queiramos quer não, não os nossos rivais, e falo por mim, cada derrota desse clube deixa-me satisfeito, sem nunca beliscar o amor que tenho ao Sporting.
Dás um exemplo de um clube, a Lazio que nunca ganhou nada, mas o que achaste dos adeptos do Real irem festejar a não passagem do Barça à final da Champions para as ruas de Madrid? o Real também é um clube pequeno? será que os adeptos do Real se sentem inferiores ao do Barça???
Mas ao dar este exemplo, não quer dizer que concorde em cada jogo que vou a Alvalade ter de ouvir sempre o nome daquele clube de merda mesmo quando jogamos contra o Setubal, Paços ou Naval. Muito menos em jogo de homenagem estar assobiar jogadores e a gritar pelo Domingos, apenas e só pelo respeito que o Iorda nos merece.
SL
Dezperado:
ResponderEliminarSó critico quando entendo que o devo fazer, como é o caso.
"houve até uma vez que me chamaste atenção porque andava sempre a criticar os nosso adeptos em vez de andar a chamar cotonete ao nosso presidente"
Cotonete nem para os ouvidos eu uso muito menos para me referir a JEB, que não abdico de criticar o elogiar se o merecer. Pelo que não fui eu com certeza que sugeri que lhe chamasses cotonete.
Quanto ao resto já me expliquei o suficiente no post. Não vejo necessidade de repetir. Mas sempre te posso dizer que sim que acho que quem festeja os insucessos alheios por não ter sucessos próprios para festejar pertence a um clube que espero que seja pequeno dentro do grande clube que o Sporting é.
Não sei se 1 centena ou 2 de adeptos representam um grande clube como é o Real. Tenho a certeza que uma larga maioria, para não dizer a totalidade dos adeptos do Real, ficou satisfeita e até aliviada por não terem que ver o Barça levantar o caneco no seu estádio. Isso é natural.