domingo, 16 de maio de 2010
34 comentários:
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
Como disse no post anterior,
ResponderEliminarAcho que a possível vinda destes dois jogadores implica um risco considerável. Receio que encarem a vinda para o Sporting, como algo cómodo e confortável, onde o grau de exigência não é muito grande, ao que acresce dois feitos nada fáceis de gerir.
O Maniche já tem irá fazer 33 anos… reconheço que pouco ou nada sei sobre a época que realizou na Alemanha mas no Atlético teve uma serie de episódios pouco dignos de um profissional e o seu mau feitio já tem fama.
A vir vem como titular? Daqueles que já vem com lugar marcado tipo Rochemback? E quanto receberia mensalmente? Justifica tal esforço?
O Quaresma, não joga praticamente há dois anos. É uma incógnita o que lhe vai naquela cabeça. Pareceu-me que não fez força nenhuma para sair em Janeiro, para tentar uma possível ida ao Mundial.
Posso estar enganado, mas olho para ele e vejo um jogador completamente acomodado.
LdA,
ResponderEliminarEstão a preparar-se para dar o Pereirinha pelo Evaldo + dinheiro?
Minha nossa...
:)
ResponderEliminarHilariante... De facto.
Continuo a rir para evitar chorar... Um dia ainda mando o inimputável à "#$%!
Espero q não se confirme a notícia, obviamente.
"gags à Jim Carey?" Acho que não... Mais uma vez se confirma que a realidade ultrapassa (de longe) a ficção.
Abraço, LdA.
FCS,
ResponderEliminarestou a ver uma equipa fantástica com:
Hilário; Paulo Ferreira, Meira, Rodriguez e Evaldo; Pedro Mendes, Maniche, Deco e Nuno Assis, Liedson e Pongolle.
Talvez o Nuno Valente e o Costinha ainda possam dar uma perninha...
PLF,
ResponderEliminarCom uma equipa assim, o 4ºlugar não foge. Esse e os proximos...
Isto ja começa a ser Sporting Clube Amigos do Costinha.
ResponderEliminarEm relação ao Pereirinha pelo Evaldo, normal nestes dirigentes...mais uma opção que lesa os interesses do Sporting.
Mas quem não é capaz de guardar uma camisola do Sporting como pode "guardar" os nossos interesses?
Algoncalves
FCS,
ResponderEliminarse o Quaresma não vier, sempre poderíamos contratar o Angulo. Aquele extremo-direito que jogou no Valência, internacional A por Espanha, bi-campeão espanhol, ganhou também uma Taça UEFA e ainda só tem 32 anos.
E muito bem visto, para compor a equipa que encantou a Europa e esmagou em Portugal, era um avançado que agora nem é muito utilizado na equipa dele, mas com um grande passado ao serviço do FCPorto: Hélder Postiga.
Será que o Baía quer voltar a jogar futebol? E o Jorge Costa?
Acabo de dar uma volta ela blogosfera leonina e parece que estou a sair de um funeral. O sportinguista é o oráculo da desgraça. Não há dúvidas. Está tudo mal, os dirigentes são péssimos, os jogadores não têm amor à camisola, o trabalho da formação está a estragar-se, as modalidade são uma miséria, enfim... a única coisa boa são os adeptos... Intocáveis... Mas será mesmo assim?
ResponderEliminarAcho sinceramente que nos temos de reciclar. Se de facto nós somos diferentes devemos realçar essa diferença em momentos como o que hoje vive o Sporting.
Galvanizar os adeptos é fácil num contexto de vitória, como aquele em que vivem hoje os lampiões e que viveram recentemente os tripeiros. Interessante, e demonstrador de uma força ímpar, seria ver no actual contexto o Sporting atingir os 300 mil sócios primeiro que o Benfas, ter o estádio cheio mesmo que a equipa não estivesse nos primeiros lugares, ter sempre um forte apoio nas deslocações ou ver os pavilhões das modalidades sempre cheios. Impossível? Depende da mentalidade...
De facto com o pessimismo que nos caracteriza dificilmente conseguiremos isso, mas se mudarmos e percebermos que a atitude vencedora, optimista, deve partir dos adeptos, qual a dificuldade? Tudo o resto (os títulos, entenda-se) seriam apenas uma consequência lógica de um clube que voltou a ter os melhores adeptos do mundo.
Eu sei que não é fácil, mas alguém acha impossível? Eu não! E já comecei a fazer a minha parte...
PLF,
ResponderEliminarApostaria no Quaresma?
Berde e Branco,
ResponderEliminarnão lhe chamaria enterro. Talvez uma missa de corpo presente cujo corpo ainda está morno e a alma no purgatório. Em qualquer dos casos, já estive em enterros bem mais divertidos do que este.
FCS,
Sim. Mas é um jogador com imensas condicionantes: duas (três) experiências falhadas no estrangeiro e caro. A questão do ritmo parece-me menos importante do que a qualidade. Já a questão da idade parece-me decisiva...
Ainda bem que o LdA há 2 dias apenas teve a clareza de espírito de demonstrar como a opção por jogadores em fim de carreira pode ser danosa. Como disse ao LMGM, o Sporting está num ponto de equilíbrio financeiro em que não basta bom, é preciso também que seja sustentável.
E nesse sentido, o Quaresma ainda poderia fazer pagar-se (i.e., a despesa com contratação + salários poderia ser = ao retorno financeiro aquando da sua saída). O Maniche e afins não.
Berde e Branco:
ResponderEliminarNão misturaria assim as coisas. Desconto as manifestações de pessimismo militante bem como o seguidismo que abunda no clube de que é preciso apoiar "no matter what".
Os adeptos do Sporting,com os seus defeitos e virtudes, não são tolinhos. Da mesma forma que não vão cortar os pulsos se forem campeões também não vão desatar a dar vivas de glória perante maus resultados. Esse tipo de mobilização que falas não acontecerá se não for fomentado pelo menos com outro tipo de organização do clube que valorize a condição de associado. Mas esperar que o estádio se encha com maus espectáculos é capaz de ser pedir demais.
Por outro lado diria que esta é a altura em que o clube precisa de todos e essa tem que ser uma tomada de consciência individual e a forma de credibilizar a critica. Quem não faz o esforço mínimo de participação na vida do clube põe-se no fim da fila para merecer ser ouvido.
PLF:
ResponderEliminarpor falar em rentabilizar os "activos" a conversa que hoje antecedeu o almoço foi a participação do Miguel Veloso na campanha da Galp. Um jogador com uma imagem tão facilmente vendável poder-nos-ia render bom dinheiro, bem como uma capacidade de sedução e atracção entre as camadas mais jovens.
Mas também é fácil de perceber que o local onde isso é mais difícil de reconhecer parece ser Alvalade, das tribunas à bancada. A campanha de PB teve muitos aderentes...
Adivinha:
ResponderEliminarOlhando para a foto que acompanha o texto qual dos rostos parece ser de um atleta de alta competição?
Alguém deve ter telefonado para Colónia:
ResponderEliminar"Durante a tarde, o Colónia anunciou através do seu site que tinha rescindido com Maniche para que o jogador pudesse regressar a Portugal onde estaria mais perto do Sporting. Agora, essa referência desapareceu.
A notícia publicada no site do clube alemão já não tem a referência ao Sporting, mantendo apenas que a rescisão de contrato foi de mútuo acordo e que o Colónia quis satisfazer a vontade do jogador em voltar ao seu país. "
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=205746
LdA,
ResponderEliminarEstive para fazer um post acerca desta possível vinda do Maniche para o SCP.
Parece que para além de estarmos a escolher jogadores com uma idade considerável, queremos refazer o fcp vencedor da Taça UEFA e da LC. Se calhar, deveríamos era tê-los ia buscado há uns anos e não agora.
Se Pedro Mendes foi uma boa aposta, parece-me que a vinda de Maniche é um erro. É um jogador caro (em teoria); tem tido episódios disciplinares ultimamente; não havendo retorno financeiro expectável, o desportivo parece-me que não justifica a aposta; e principalmente, irá retirar espaço de afirmação a Adrien e André Santos.
Por outro lado, não me agrada que as movimentações no mercado por parte do Costinha, se cinjam a antigos companheiros de equipa.
Quaresma seria bem-vindo, pela minha parte, por tudo o que isso representaria em termos de espectáculo, de resgatar um jogador formado em Alvalade, com muita qualidade e pelo entusiasmo que geraria.
Berde e Branco:
ResponderEliminar300.000 sócios??? Não achas que estás a colocar a carroça à frente dos bois?
Primeiro há q arranjar um líder no verdadeiro sentido da palavra. Alguém em quem os sócios e adeptos de Sporting se revejam. Alguém que fando tipicamente à nortenha, tenha os COLH**S (e já agora miolos) no sitio! Alguém que não só defenda os interesses do SCP, que organize aquela casa de loucos em que se transformou este Sporting. Alguém que tenha o sentido do ridículo e uma réstia de bom senso, alguém que (como diz o algonçalves) consiga tomar conta duma simples camisola do clube durante umas miseras e singelas horas para a fazer chegar ao destino... Se mem isso foi capaz, como é que vai fazer para liderar, gerir um clube (e SAD) da dimensão do SCP durante mais três longuíssimos anos? Como é possível apoiar o estado caótico que está à vista de tds? Caramba... pior cgo é aquele qq não quer ver.
Venha alguém com carisma, combativo, alguém em quem a nação leonina confie, que veja que no comando do seu clube tem alguém com pulso e com um rumo. Que saiba o que quer para o SCP... e aí verás os sportinguistas segui-lo. Com naturalidade, com esperança no futuro, com o espirito solidário q sp nos caracterizou.
Agora com este coitadinho é q vai ser mt difícil observar al cenário...
JVL:
ResponderEliminarTb gostava de ver o ciganito de verde e branco outra vez... Haja algum sinal para animar um pc a malta. Mas julgo mt difícil... O salário que o Ricardo Quaresma aufere é incomportável...
Caro LdA,
ResponderEliminarSe calhar fui parco em palavras.
De facto, como tu dizes e bem, existe um seguidismo que abunda no clube de que é preciso apoiar "no matter what". No entanto não era a isso que me referia, obviamente, pois esse seguidismo tem tido uma consequência extremamente nefasta para o clube que é precisamente o seu esvaziamento.
Quando defendo a mobilização dos adeptos também não é por achar os sportinguistas tontinhos, até porque, apesar de tudo, existe alguma auto-estima.
O que defendo tem precisamente por objectivo mostrar que os adeptos é que são a verdadeira força do clube, obrigando as direcções a perceberem que nós seremos sempre o maior activo do SCP, obrigando-as assim a ser mais ponderadas nas suas decisões. É muito fácil perceber: quanto menos pessoas estiverem no estádio, quntos menos sócios tivermos, mais fácil será a alguém legitimar as suas borradas. É precisamente isso que quero evitar. Não quero mobilizar para que as pessoas batam palmas depois de uma derrota com a Naval, mas quero que os assobios, se tiverem razões de existir, sejam de 50 mil, sejam esmagadores, e mostrem a quem veste a camisola e representa o clube que existe algo muito maior, que eles têm por obrigação dignificar.
Se vires bem não há nenhum grande clube no mundo que não viva em permanente pressão e essa pressão só pode vir de um lado: adeptos. Para o bem e para o mal são eles a força dos clubes pois são eles que representam grande parte das suas receitas, quer directas (bilheteira, merchandising) quer indirectas (media, via audiências). Um clube que perca isso, perde a sua grandiosidade, e como a grandiosidade do Sporting afecta positivamente o meu bem-estar acho que o nosso contributo, físico ou monetário, sempre que possível, independentemente do momento, é, cada vez mais, fundamental. Por isso me fiz sócio recentemente, mesmo apesar do momento que vivemos, mesmo apesar de viver a algumas centenas de km de Lisboa, pois acredito que este é o momento em que a nossa atitude mais pode afectar o futuro deste clube que tanto amamos.
Só que a dada altura preferiu-se o cliente ao sócio.
ResponderEliminarMas este filme já vimos em Janeiro. Pedro Mendes??? epá esse gajo ta velho e acabado para o futebol. Não nos vai render dinheiro no futuro. vai tapar o lugar ao Adrien (que bem tinha desempenhado essa função até então????).
ResponderEliminarEm relação ao Maniche (se vier) pode ser que as opiniões depois mudem, como mudaram em relação ao Pedro Mendes...bastou ver a diferença do nosso meio campo com Adrien e depois com Pedro Mendes.
Há alturas que a nossa equipa é acusada de ser muito nova, de haver muitos jogadores jovens. Quando vamos buscar jogadores mais experientes e que sabem o que é ganhar, acusam dos dirigentes de estar a voltar ao passado.
Eu sei que é dificil agradar a gregros e troianos, por isso vamos esperar para ver quem é o próximo a lançar para a fogueira.
SL
Dezperado:
ResponderEliminarNão mudei de opinião relativamente ao negócio Pedro Mendes e não conto mudar em relação a Maniche, caso venha.
Se te deres ao trabalho de fazer a contabilidade à saída de Adrien da equipa correspondeu uma das piores séries do Sporting.Derrota com a Académica, com o SLB, empate com o Paços, derrota com o Everton, empate com o Olhanense.
Isso põe em causa o valor do jogador? Obviamente que não. Mas deveria fazer pensar os Sportinguistas o que valeria mais no contexto da época que estavamos a realizar, se dar minutos a Adrien, que agora dizem que lhe falta, se gastar 1,5 milhão num jogador que não terá qualquer retorno.
Mas estou em querer que se, por absurdo, o PLF tiver razão e jogarmos com Hilário; Paulo Ferreira, Meira, Rodriguez e Evaldo; Pedro Mendes, Maniche, Deco e Nuno Assis, Liedson e Pongolle serás capaz de ver aí alguma coisa de positivo. E haverá, como há sempre em tudo. É como a época que agora terminou, nem tudo foi negativo: pelo menos já terminou.
Dezperado,
ResponderEliminarHá uma diferença significativa entre o Pedro Mendes e o Maniche: o 1º não tem episódios disciplinares conhecidos.
Não estou a ver qual o problema o Adrien está no SCP faz duas epocas rendimento zero, mesmo numa epoca como esta em que poderia agarrar a titularidade foi zero.
ResponderEliminarPereirinha é todas as epocas uma esperança faz 2 ou 3 jogos por epoca.
Maniche pelo ser curriculo não tem de mostrar nada a ninguem, e Evaldo é dos melhores defesas esquerdos que existe em portugal, aprovo completamente estas opções.
No plantel do SCP não temos nenhum jogador com a qualidade destes dois essa é que é a verdade.
Digo mais trocava os 4 centrais pelo Rodrigues, trocava os 4 Guarda-redes pelo Eduardo, e ainda trocava o Postiga pelo Meyong, o Pongolle pelo Alan, o Saleiro pelo Paulo cesar.
A equipa do SCP é fraca e necessita-se de jogadores de futebol e não de um grupo de pessoas sem ambição e assustadas como as deste ultimo ano.
Venham Maniche, Evaldos, velhos á beira da reforma, desde que façam melhor que esta epoca e não me envergonhem como estes putos que não jogam nada fizeram toda esta epoca e já me dou por satisfeito.
Não estou a ver qual é problema da equipa: Hilário; Paulo Ferreira, Meira, Rodriguez e Evaldo; Pedro Mendes, Maniche, Deco e Nuno Assis, Liedson e Pongolle, desculpem já vi realmente Pongolle? não se consegue arranjar melhor que ele?
ResponderEliminarNo resto qualquer jogador dos outros acho que superior aos do presente plantel, Hilario melhor que Rui Patricio sem duvida, Paulo Ferreira foi convocado para o mundial, coisa que os nossos defesas direitos nao conseguiram talvez pela epoca vergonhosa que fizeram, Meira nao sou apreciador mas Rodrigues é superior a qualquer defesa do SCP, Evaldo é mil vezes melhor que Grimi em tudo, Pedro mendes já lá está, Maniche sempre gostei de o ver jogar resta ver as condições e vontade de jogar, Deco era fantastico, nem me lembro do ultimo jogador de qualidade que tivemos naquela posição, Nuno Assis acho desnecessario embora tenha feito uma grande epoca o Matias é melhor que ele e já está lá, Liedson é o que se sabe, e Pongolle só custou 6,5 milhoes tem de jogar.
Aposto que com esta equipa nao ficavamos em 4º lugar.
P.O,
ResponderEliminaro seu problema é o de muitos. Olhe, por exemplo, o do Dezperado.
O PM2 entrou tão bem na equipa, que quando passou a ser titular (por obra e graça de quê, ninguém percebeu) o Sporting passou 7 jogos seguidos sem ganhar. Antes - com a nulidade do AS6 - tinha ganho 7 jogos. Mas como há dificuldades graves de memória e de capacidade de estabelecer uma relação causal em muitos "sportinguistas", está bem acompanhado.
Não vê qual o problema?
Pois, o JEB também achava que uma equipa em 2001/2002 que tinha uma média de idades acima dos 30 anos preparava um período de hegemonia no Sporting, ao mesmo tempo que deixava uma factura de €60M por pagar. A hegemonia durou uma época mas a factura não.
O que dizer então? Que burros como o JEB há imensos. Pena que sejam sportinguistas.
Prepara-se um período de hegemonia no Sporting: no campeonato das velhas glórias vamos ser imbatíveis.
E sabem que mais? Há por aí um trinco que ainda só tem tem 33 anos, um passado recheado de internacionalizações, futebol ao mais alto nível, campeão em Portugal e ex-colega do Costinha (parece-me ter, portanto, todas as condições para jogar no Sporting). Será que vamos voltar a ver o Carlos Paredes de leão ao peito?
Bem pelo que leio aqui, tivemos um dos maiores trincos que passaram pelo nosso futebol e foi encostado.
ResponderEliminarEu acho que a série de derrotas deveu-se mais à saida do nosso Director Desportivo, do que propriamente do Adrien, porque se bem me lembro, apartir do momentos que tivemos outra vez DD, voltamos a ganhar.
O Adrien estava a desempenhar melhor aquela função que Pedro Mendes? nâo me parece, mas são opiniões.
Compreendo que Pedro Mendes não irá gerar mais valias financeiras, mas por isso, gerou mais valias futebolisticas, e de certo que não falha 4 em 5 passes, com andava a fazer o Adrien.
Desconhecia que foi o JEB que preparou o plantel em 2001/2002, desconhecia que tivesse sido preferivel, apostar numa equipa mais jovem e mais barata e não ter ganho o título nacional.
Não estou a dizer que devemos hipotecar as receitas futuras, assim como fizeram os nossos vizinhos do lado (e parece que está a dar resultados), mas compreendo que ir buscar jogadores jovens, baratos, com experiencia, campeões e ainda com o objectivo de gerar mais valias financeiras no futuro não é assim tão fácil como afinal parece ser.
Como disse num post lá mais para trás, a minha aposta seria ir buscar alguns jogadores experientes, que saibam o que é ganhar, e apenas vender jogadores que são gerados na Academia.
Porque também não percebo, a nossa equipa há algum tempo é acusada (e bem na minha opinião) de falta de maturidade, falta de experiencias, mas depois jogadores com 28 anos (Evaldo) já são considerados "velhos".
Assim como era "velho" o Derlei, mas parece que depois até sentimos muitas saudades dele...
SL
O Adrien andava a ser um desastre. Num jogo alternava o bom com o sofrível! às vezes tinha vontade de "chorar" só de ver a forma como abordava alguns lançes, para não falar da quantidade de perdas de bola perigosíssimas e de passes falhados a meio campo. Sofrível! Falar dos resultados da equipa é não querer ver a qualidade do Pedro Mendes comparando com o Adrien. Talvez um dia ele chegue lá porque tem pormenores de jogador de qualidade, mas actualmente não trocava o Pedro Mendes coxo pelo Adrien...eu e qualquer dos meus amigos sportinguistas! Desculpe que lhe diga, mas está muito mas muito enganado. É que nem se trata de uma questão de gosto pessoal. Chega a ser rídiculo comparar os dois jogadores!
ResponderEliminarO Adrien não vale um dedo mindinho do Pedro Mendes...
ResponderEliminarO scpgz tem toda a razão. Mas cada um tem a sua opinião. Já vi até quem considere o Grimi um jogador de futebol.
ResponderEliminarCaro PLF, O meu problema é que nao vejo equipa mais competitiva que esta, nem vejo jogadores jovens que representem a mesma qualidade que estes queiram aqui jogar ou o SCP tenha hipotese de os ir buscar, ou há? Onde? Quem? se me der estas respostas ainda aceito que esta nao seja uma boa equipa, mas para mim a equipa de velhos é bastane superior á presente equipa do SCP.
ResponderEliminarscpgz, Peyroteo,
ResponderEliminarNão vos respondo aqui porque este espaço não é meu. Digo apenas o que digo há muito: há uns que tentam e há outros que sabem.
P.O,
o Paredes, o Postiga, o Rochemback, o Caneira, o Angulo... quantos exemplos quer mais? É a capacidade de persistir no erro e na ilusão que mais me surpreeende e que mais me desgasta.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarscpgz, Peyroteo,
ResponderEliminarE eu respondo assim, porque sou um dos que escreve aqui neste espaço:
Pouco adianta fazer um braço de ferro convosco demonstrando o erro cometido pelo afastamento e o valor do Adrien. Digo isto partindo do principio que já o viram jogar e que alicerçam a vossa opinião nesse visionamento. E se assim concluem depois de o verem jogar não serão as minhas palavras que vos vão fazer mudar de opinião.
Mas é apenas uma opinião, que não está fundamentada em factos. Adrien não falha mais que os demais, mas parece convencionado em Alvalade que sim e, uma vez instalada a crença é difícil de contrariar. Foi assim com Hugo Viana, que agora já há quem queira. Foi assim com Nani, foi desenvergonhadamente assim com Farnerud, talvez o melhor exemplo de todos. Quem sabe se Ronaldo não ouviria assobios se tivesse cá ficado mais tempo...
Todos os jogadores citados são diferentes nas capacidades como jogadores de futebol mas mereciam quase todos eles mais do que o que lhes foi dado por alguns sectores de Alvalade. No caso do Adrien saíu quando começava a consolidar-se a confiança, veremos o que isso representa no futuro. O futuro encarregar-se-à de demonstrar se isto é uma questão 1 dedo mindinho ou de dois dedos de testa.
Pedro Mendes fará 1 ou 2 épocas mais, se as lesões a que é atreito o deixarem. Não ponho o seu valor em causa e tem até possibilidades de finalmente revelar todo o seu valor se Queiroz tiver juízo e a selecção sorte. Veremos em pouco tempo o que representou para o Sporting este negócio.
No mais há que desmistificar:
Pedro Mendes jogou em toda a época 23 jogos (4 Escócia, onde foi campeão): 8 vitorias, 8 empates, 7 derrotas (todas pelo Sporting)
Adrien fez 21 jogos, somando 10 vitórias, 5 empates, 6 derrotas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar