Sei que a minha opinião não é pacífica relativamente a Maniche. E reitero o que sempre tenho dito quando antecipo o que me parecem ser decisões erradas: espero que o tempo não me venha a dar razão. Mas ao ver dado como iminente o ingresso do jogador no Sporting não deixo de me interrogar que mais-valias se poderão retirar desta ligação. E depois de muito matutar fico convencido que as razões desta hipotética ligação se prendem mais ao que o jogador fez no passado do que o será capaz de executar no futuro. A forma como Maniche encarar este desafio será decisiva.
Não deixa de ser porém curioso que em casos idênticos se invoque a condição de Sportinguista, assim como se fosse uma espécie de calçadeira para facilitar a entrada. Estes amores serôdios têm este problema. Se tivessem efeito prático em idade reprodutiva de bom futebol seriam bem-vindos. Assim, em idade próxima da andropausa futebolística, só os posso olhar com desconfiança.
LdA,
ResponderEliminarJá somos 2 a olhar com desconfiança para o que Maniche poderá trazer de positivo à equipa. Muito do que se espera dele, tem a ver com o que fez no fcp, que já foi há bastante tempo.
Neste momento, valerá a pena ter um jogador que será um dos mais bem pagos do plantel, mas que em termos de rendimento, poderá ficar muito aquém disso? Não acho.
Em relação ao último parágrafo, completamente de acordo.
Uma coisa eu sei que o Maniche vai trazer ao grupo, o saber ganhar, o querer ganhar, alguém que já ganhou muita coisa, ao contrário de maior parte do nosso plantel.
ResponderEliminarEm relação à época que vai fazer, jogar bem, ou apagar-se por completo, resta-nos esperar e não entrar em cenários futuristas!
SL
Não esqueço as palavras de Rui Jorge descrevendo a diferença de tratamento por parte dos árbitros que teve com a camisola do fcp e a do Sporting.
ResponderEliminarO melhor é comprar dois Maniche.
Já com o Derlei fizemos esse erro, só comprámos um e depois entre lesões e castigos dos dois anos de contrato jogou menos de um. Não está em causa a mais valia do Derlei (ou agora do Maniche) o aproveitamento real que o Sporting pode fazer de um jogador com esta "atitude" é menor que qualquer um dos nossos rivais.
João Pereira também já demonstrou esta minha teoria da conspiração.
De que serve o Maniche ser sportinguista. Eu também o sou e não sirvo para lá jogar.
ResponderEliminarO Maniche foi, no FCP, um grande jogador. A chatice é que falhou no Chelsea, Inter, Atlético, Dinamo e Colónia. Há jogadores com 32 anos que podem ajudar o Sporting. Não me parece que seja o caso. De todo.
em vez de maniche gostaria de ver a contratação de petrovic e diego souza.
ResponderEliminarmas se tivermos aquele maniche de outros tempos, porque não.
O Derlei é bem lembrado. Na altura da sua contratação não houve um sportinguista que tenha ficado contente. Vinha de uma época miserável pelo benfica e como é lógico choveram críticas. (até o gozo de adeptos rivais)
ResponderEliminarNão é que hoje ainda sinto saudades de Derlei no plantel.
LdA
Na andropausa também há coisas boas ;)
abraço
LMGM:
ResponderEliminarNão faço mais que a minha obrigação em reconhecer que percebo agora melhor o que então disseste sobre a contratação do JPereira.
Francisco Chaveiro Reis: por acaso estava para dizer precisamente isto: a condição de Sportinguista habilita uns milhares de candidatos, se descontarmos os veteranos, as mulheres, os miúdos (nem todos, nem todos...) e incapacitados para a prática desportiva. Mas depois lembrei-me que o Maniche ainda à capaz de correr um pouco mais que a maioria.
TheCure:
O Derlei é também um bom exemplo. E embora tenha misturado o azar com boas prestações, não deixa de ser válido interrogarmo-nos se não teria sido melhor para o Sporting ter preparado o futuro com uma outra opção. É preciso levar em conta que Derlei representou um enorme esforço, sendo o seu vencimento o equivalente ao tecto salarial. Pode e deve o Sporting fazer este esforço que não representará retorno, quando já tem no seu plantel Polga, Tiago, Liedson, Tonel, Abel, Pedro Mendes em condições semelhantes?
amigo LdA
ResponderEliminarespero que não tenhas levado a mal a minha pequena brincadeira.
o futsal e o andebol deixaram-me muito bem disposto.
é claro que são mais que pertinentes as tuas dúvidas.
na altura do Derlei (era a velha questão que nao tinhamos dinheiro) logo o "custo zero" seria também uma boa opção.
em relação ao maniche quero crer que baixará substancialmente o seu salário tal como aconteceu com pedro mendes.
atenção que estamos a falar hipoteticamente.
como disse acima preferia outros jogadores em vez de maniche.
TheCure:
ResponderEliminarTenho fama de mau feitio? :-)
Acho que não sou "mau feitio" mas as vitórias de que falas derretem qualquer má vontade.
Custa-me um pouco a aceitar que com um mercado tão vasto se tenha que tomar estas opções. Mas como digo acima desejo ser desmentido pelos acontecimentos.
Porra vale mais este jogador que a merda que lá temos.Eu vou repetir mais uma vez. Por mim fazia uma razia no plantel e ia buscar jogadores com espirito ganhador como este. Eu não admito que a precisarmos de um ponto para ficarmos em quarto lugar e esta merda que lá está perderem o jogo com a naval ainda por cima em casa.Por isso não merecem continuar..Por isso qualquer jogador que venha é sempre melhor que a merda que lá temos.Não admito que digam que foi do treinador que foi da direção que foi do blá blá.O que eu sei é que perderam e precisavam de apenas um ponto. Mostra bem que esta merda que lá está tém espirito perdedor e não merecem continuar.Metam os olhos nos bimbos que jogaram contra a carnide sem contar para nada e lutaram e deram o litro com apenas com dez homens só para não terem a festa vermelha lá no porto..
ResponderEliminarAlguma alma caridosa arranja um stream para ver os sub17?
ResponderEliminarFCS:
ResponderEliminarOnde estou não posso ajudar. De vez em quando espreito o record online.
O que queria era de uma vez por todas que contratassemos o Petrovic, o Diego Souza, e que se clarificasse quem fica no plantel, se contratasse os jogadores que precisamos, se despachasse quem nao tem qualidade, e ai se o Maniche vier e tiver a vontade de jogar a ambição e a condição fisica certa acho que podera ser muito util ao nosso clube.
ResponderEliminarNão acho que seja um jogador prioritario neste momento, nem espero que seja um fora e serie mas acho que poderá ser bastante util nesta equipa de jovens.
O que e preocupa não é a vinda do Maniche que na pior das hipoteses se não jogar futebol, sempre pode jogar ás cartas com o Costinha e com o Nuno Valente, o que me preocupa é a falta de saber fazer as coisas da direcção do SCP, a falta de dinheiro para comprar, a incompetencia isso sime preocupa, este Petrovic se fosse para outro dos grandes de Portugal já estava contratado, aqui arrasta-se por falta de garantias, de dinheiro, de profissionalismo.
Sé não há dinheiro parta-se para outra e poupe nas passagens aereas para a Servia.
Alguem está a ver esta amostra de selecção? O tal do Queiroz é muito bem falante mas quando chega a hora da verdade....
ResponderEliminarAs mini-férias do Liedson fizeram-lhe bem também. Quero ver com mais um aninho nas pernas....
LdA
ResponderEliminarnão tens mau feitio nenhum amigo. Eu é que depois de colocar o meu comentário fiquei a pensar que podias interpretar de uma forma negativa. Ainda bem que não foi o caso.
Em relação a selecção estou com o FCS - "uma amostra de selecção".
Puro desleixo, displicência. Espero que joguem a sério quando os jogos forem a valer...
ResponderEliminarE uma reportagem da presença do A Norte na Polónia, não há? Tenho eu andado para aqui a cuscar, a ver se via fotos do Hugo a dançar a polka...
A maioria dos defesas do Inter, vencedor da Liga dos Campeões, também estão próximos ou até mesmo dentro da andropausa (é só escolher Lúcio,Samuel,Stankovic 32, Córdoba 33,Zaneti e Matterazi quase 37. Na defesa só o Maicon é que tem menos de 30.
ResponderEliminarA idade por si só é uma falsa questão. A questão passa é pela cultura existente em cada clube. Comparar o grau de profissionalismo e de exigência dos clubes italianos com os nossos e em particular com o Sporting, só pode ser brincadeira.
ResponderEliminarCom a filosofia que tem reinado no clube, de pouca exigência e de permanente descupablização só por milagre é que a passagem do Maniche por cá vai ter sucesso.
A dele e de outros com o mesmo perfil.
A mim pessoalmente não me desagradaria de todo a hipótese Maniche e agradar-me-ia ainda mais o Hugo Viana, jogador pelo qual sempre tive um grande apreço.
ResponderEliminarO Hugo sim. Ainda tem uns bons anos pela frente
ResponderEliminarPG:
ResponderEliminarA idade é apenas uma das componentes da minha avaliação, e talvez o menos importante neste contexto. Enquanto a trajectória recente de Maniche é nitidamente descendente, a dos jogadores que falas não o é seguramente. Se juntarmos a isso os salários que hoje vêm nos jornais (200 mil/mês) mais ainda acentua a minha convicção de que este negócio seria mau para nós. Mesmo até que o seu custo mensal fosse metade, isto é, muito próximo do actual tecto salarial.
Parece que já não vem. Concordo que não venha pelos valores que quer mensalmente, 200mil euros.
ResponderEliminarUltrapassar o tecto salarial por um jogador de 32 anos, e longe da sua época aurea?
Existem muitos no mercado á preciso é encontrá-los.
LdA
ResponderEliminarReportei-me a comentar apenas o que é dito no post. Aí não se fala em salários. Claro que por esses valores, não obrigado. Agora que poderia ainda ser útil, apesar de estar na curva descendente, acho que podia. A meia-distancia, nosso ponto fraco é ainda um ponto forte dele. Tudo está em saber aproveitá-lo. Por exemplo, veja-se a diferença de rendimento do Samuel no R Madrid e agora no Inter. No Real, foi um autêntico desastre. Pronto são opiniões diferentes. Tudo bem.