quinta-feira, 6 de maio de 2010

Base sólida, até contra os sofismas

É justo o destaque: Bettencourt “também” diz coisas acertadas, falta saber é com que convicção que o diz. Os próximos actos estarão aí para o confirmar ou não. Estou-me a referir concretamente quando o nosso presidente, à chegada do périplo pelo Canadá, afirmou que o “Sporting não precisa de uma revolução, tem no seu plantel uma boa base de trabalho.” Sou da mesma opinião, mas essa interessará menos do que a do seleccionador nacional, Carlos Queiroz, que pré-convocou nada mais nada menos do que 9 atletas do nosso clube

Daniel Carriço, João Moutinho, João Pereira, Liedson, Miguel Veloso, Pedro Mendes, Rui Patrício, Tonel e Yannick, são os homens que representam a nossa boa esperança de uma honrosa presença maioritária em África neste verão. Dos nove, 5 são sub-25 (Daniel Carriço, João Moutinho,  Miguel Veloso, Rui Patrício e Yannick), João Pereira completou recentemente (Fevereiro) 26 anos. Só Tonel, Pedro Mendes e Liedson são já trintões. Se juntarmos a estes Polga, Mexer, Caneira, Izmailov, Vukcevic, Matias Fernandes, Sinama Pongolle e Hélder Postiga, todos internacionais A pelos seus países, mais Ricardo Baptista, Adrien Silva, Pereirinha e Saleiro, internacionais Esperanças, é indesmentível que existe um suporte sólido para outro tipo de prestação competitiva por parte da equipa principal de futebol do clube. O que não invalida que não sejam necessários ajustes no plantel, de forma a eliminar os seus pontos fracos, que como é bom de ver, na sua maioria, são os nomes fora da lista acima e que fazem parte do actual grupo.

O que me parece igualmente indesmentível, e contra os sofismas que nos querem impingir de há anos a esta parte, o problema não está na qualidade genérica do plantel mas sim no rendimento que dele (não) se tem conseguido retirar. Continuamos a olhar apenas para os resultados e metas por atingir, sem querer avaliar a qualidade dos actos - treino, estruturas de suporte ao grupo de trabalho, organização interna, cultura instalada - que a eles nos levam. Se ficarmos apenas pelos resultados, sem querer perceber as suas causas e origens, vamos continuar a rasgar tudo para recomeçar vezes sem conta. E por isso cada vez mais fracos e, convém não esquecer, mais pobres.

13 comentários:

  1. o problema maior, +e que a base está lá, mas é preciso para ter resultados e tudo o mais, que não exista ruido constante, que deixem trabalhar e isso no nosso clube nao existe há muitos anos

    ResponderEliminar
  2. Riga/V-1-Boy:
    Não concordo. Parece-me que o ruído é mais uma consequência do que uma causa. Não creio que, se o aproveitamento fosse outro, que o ruído existisse. Mantenho o que disse acima:

    Se ficarmos apenas pelos resultados, sem querer perceber as suas causas e origens, vamos continuar a rasgar tudo para recomeçar vezes sem conta.

    ResponderEliminar
  3. Obviamente, cem por cento de acordo com o post.

    ResponderEliminar
  4. Além de existir essa base sólida é preciso ter em conta também que não há dinheiro para revoluções!! Além disso, temos exemplos de que as revoluções não costumam ser bem sucedidas.

    No entanto esta base é curta e o plantel do Sporting para ganhar competividade e aproximar-se dos rivais precisa de um bom investimento. Um investimento cirúrgico nas prioridades, nas posições dentro de campo e nos perfis dos jogadores a contratar.

    Não se pode contratar cepos como os que chegaram a integrar o plantel este ano, precisamos de jogadores fortes fisicamente e psicológicamente além de disciplinados dentro e fora de campo.

    Se formos pelos nomes falados na comunicação social estamos tramados. Só oiço falar de jogadores em fim de carreira e em sobras de outros clubes.

    Não vejo ambição, não vejo qualidade acima da média, não vejo visão e investimento futuro.

    Assim é impossível crescermos para chegarmos onde merecemos. Assim estaremos atrás dos rivais muito mais tempo. Assim andam a gastar mal o dinheiro. Assim a incompetência continua e atinge patamares insuportáveis! Assim é a mediocridade total. Mas se pensarmos que se satisfazem com o Paulo Sérgio, não nos devemos admirar muito se só contratarem merda para encher.

    SL

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Importa também saber se a qualidade existente é compatível ou consegue criar sinergias entre as diversas "qualidades".

    Considero que a equipa do SCP está assente mais do que numa série de rotinas, numa série de "Vícios" que eventualmente condicionam as mais-valias que alguns jogadores podem constituir para o futebol da equipa.

    Hipoteticamente:

    De que vale ter um extremo rápido e com boa capacidade de cruzamento, se não existir um avançado mais fixo e com bom cabeceamento?

    Temos assistido a uma série de jogos tristes e sem grande imaginação ou criatividade e pior do que tudo, sem qualidade, porque não encontramos Mecanismos nem Fio de jogo.

    Temos sim uma série de vícios porque um gosta de correr e gosta de receber a bola para a frente quando o outro na verdade gosta de receber a bola, dar uma voltinha sobre si mesmo e colocar a bola rasteira no pé ou o fulano que gosta de vir receber a bola no meio campo mas tem o outro nas suas costas que gosta é de dar chutão para a frente.

    Sinceramente, deparei-me um sem fim de vezes com jogadores sem saber o que fazer à bola ou então sem a querer ter nos pés. Daí se dizer que muito do problema do SCP é psicológico.

    Não sou catedrático de futebol, mas acho que isto que tenho dito é evidente...

    SL

    ResponderEliminar
  6. Excelente post Lda, que na minha opinião é completado com o comentário do Hugo.

    "Temos assistido a uma série de jogos tristes e sem grande imaginação ou criatividade e pior do que tudo, sem qualidade, porque não encontramos Mecanismos nem Fio de jogo."

    E um dos exemplos é termos ido buscar o Puro, um gajo alto de aerea, mas se jogavamos sem extremos, era dificil a bola chegar lá.

    Tantas e tantas vezes senti isso nos jogos do Sporting. Depois de passar o meio campo, os jogadores não sabiam o que fazer.

    Esperemos que este ano a nossa equipa seja construida, já a pensar no modelo que vai ser implementado pelo Paulo Sergio.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Leão Madeirense:
    E termos gerais revejo-me na sua opinião. E também me parece que o seu comentário vem de encontro ao que me referia quando dizia que é importante aferir a montante dos resultados, isto é treino, estruturas de suporte ao grupo de trabalho, organização interna, cultura instalada.

    Se tomarmos como base os nomes falados, e estamos a falar de 21 jogadores, é indiscutível que há valor credível para esperar mais. Equacionando uma gestão racional do plantel com a saída de elementos em perda (Caneira, Polga, p.ex.) a realização de mais valias (Veloso e/ou Moutinho?)a incorporação de jovens em destaque (André Santos) ou com elevado potencial (Diogo Rosado?) não precisamos de uma revolução, antes de não falhar na hora de comprar. Resta esperar que tudo não passe de rumores no que diz respeito às aquisições.

    Mas a diferença determinante virá do treino, do suporte da estrutura da SAD, da sua coesão interna, que se estenda ao resto do clube e às bancadas.

    ResponderEliminar
  8. Hugo Malcato:

    "Considero que a equipa do SCP está assente mais do que numa série de rotinas, numa série de "Vícios" que eventualmente condicionam as mais-valias que alguns jogadores podem constituir para o futebol da equipa."

    Não posso concordar mais. Tudo isto no entanto é passível de ser alterado, com outro modelo de jogo e metodologias de treino que potenciem o valor dos nossos jogadores, que é muito maior que o vêm fazendo nos últimos anos, quer em termos das prestações individuais, quer colectivos. Julgo que ninguém discordará se disser que muitos deles não evoluíram tanto como lhes parece ser possível, como outros há que parecem ter regredido. Mas será justo por em causa o seu valor? Não me parece, embora esse seja, pelo menos aparentemente, o caminho mais fácil.

    Basta olhar para as 2 equipas que disputam até ao fim o campeonato deste ano para ver em grande parte estas questões respondidas. O papel dos treinadores foi crucial no aproveitamento e recuperação de jogadores rejeitados ou depreciados, a existência de uma estrutura forte e determinada. O apoio dos adeptos surgiu com naturalidade.

    ResponderEliminar
  9. "cultura instalada"

    Acho que isso diz (quase) tudo. Mudem o paradigma e tenho a certeza que muitos dos problemas serão praticamente resolvidos.

    Por muito que nos massaje o ego, uma postura do género "devemos é apoiar e não criticar" é fatal para as aspirações de um grande clube, que se quer maior e sobretudo mais competitivo.

    Quando disserem "devemos é exigir para depois ver o que fazemos", então sim, poderemos estar a caminho de uma evolução importante no clube.

    Até lá, enquanto tanta gente estiver convencida que são umas dezenas (ou mesmo centenas) de malucos na Internet que condicionam os resultados do trabalho dos dirigentes eleitos, não sairemos da cepa torta.

    ResponderEliminar
  10. Felizberto, estou "desgraçadamente" de acordo a 100%. Quanto ao resto, excelente post, a colocar o prisma de análise na questão correcta.

    ResponderEliminar
  11. Já tinha dito, não sei se neste blog, que o Sporting necessita de quatro au cinco jogadorees experientes e de qualidade para orientarem os jovens da Academia em campo. Subscrevo as palavras dos que dizem que existem vícios e rotinas,a estas,acrescento a vontade de alguns que depois de fazerem meia dúzias de bons jogos já quererem sair sem nada ganhar de verde e branco vestidos,por isso há que dizer a estes atletas que só estão onde estão porque passaram pelas camadas jovens do Sporting e que dos adversários deles na altura nenhum chegou a titular do Porto ou do Benfica. Assim o ppel do director desportivo e do treinador tem de ser ainda mais relevante pois não deve ser fácil trabalhar com estas cabecinhas que depois de meia dúzia de jogos já se acham os melhores do mundo.

    ResponderEliminar
  12. Entao com tamanha qualidade o que faltou esta epoca? O treinador que começou era o mesmo, o departamento de futebol tb nao teve grandes mudanças, o que faltou?
    Para mim tem que se identificar o que falhou se a equipa é assim tao boa.
    Eu penso que não é, Acho que rui patricio nao é guarda-redes para o SCP, acho que dos quatro defesas apenas 3 dão bons suplentes sendo que o defesa esquerdo era dispensado, do meio campo temos o pedro mendes que fez uma boa epoca e o Miguel Veloso, Moutinho não jogou nada a epoca toda, Izma quer sair, o Matias é bom mas não tem lugar neste esquema, depois no ataque postiga 1 golo, dispensado, Saleiro fica para crescer, Liedson destabilizador para vender Yanick um zero com bastante jeito para se lesionar, Pongolle está escondido para não se bater na direcção por mais uma má contratação.
    Os medios tirando estes que sao titulares não sao solução como foi visto esta epoca.
    Vukcevic não sei que se passa mas nao se consegue tirar proveito dele.
    Serei que estou assim tao errado?

    ResponderEliminar
  13. P.O:

    Faltou td o resto que o LdA se refere no post: "treino, estruturas de suporte ao grupo de trabalho, organização interna, cultura instalada..."


    E começando pelo TREINADOR... Já vinha faltando nas duas épocas anteriores. Era só estar com atenção e ver a qualidade do futebol a regredir... a diminuir... a decrescer...a minimizar-se até atingir o estado comatoso e caótico do passado Verão.

    Só espero que o PS me surpreenda favoravelmente, pq se não o fizer, vamos continuar sem conseguir retirar o rendimento possível do futuro grupo de trabalho.

    De qlq forma julgo que algumas das fragilidades que apontas ao plantel são consensuais... de tão óbvias.

    SL!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)