sábado, 8 de maio de 2010

Fim!!!





Finalmente chegou ao fim a época 2009/2010. Como diz o povo, esse mesmo do tempo de Marco Aurélio, “não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe”.

O que fazer com ela? Gravar, ou apagar? Para esquecer ou para lembrar?

Pelo Sporting Clube de Portugal, instituição que está acima de todos nós, pelos milhares de atletas que nas várias modalidades serviram este clube com honra, com dignidade, com esforço, devoção, dedicação e glória, pelos milhares de sócios e adeptos espalhados pelos quatro cantos do mundo, pelos valores, pela crença, pelos ideais leoninos, pela história, pelo futuro, será bom que se retire a devida lição, para que na próxima época não se continue a matar o Sporting Clube de Portugal.

12 comentários:

  1. Boas,

    Espero ter visto o último jogo pelo Sporting de alguns destes jogadores. Uns como o Abel, Pedro Silva e Grimi por manifestamente não terem categoria para representar o Clube, outros como o Moutinho e o Miguel Veloso porque o seu tempo no Sporting, para bem deles e do Clube, deve terminar aqui.

    Se a saída do Veloso me parece um dado adquirido, no caso do Moutinho, acho que é agora ou nunca. É o momento certo para rentabilizar o jogador e deixá-lo procurar novos estímulos que tanto precisa, para poder atingir o nível que todos lhe apontavam quando o começou a aparecer e a brilhar naquele meio campo da era Peseiro.

    O futuro imediato passa por conseguir garantir um bom encaixe com estes dois jogadores (nunca menos de 25-30 milhões), só assim haverá possibilidade de atacar o mercado, assim haja capacidade e ambição para encontrar jogadores que possam ser claras mais-valias.

    Pede-se pois, competência, rigor e visão.

    Atributos de quem nos dirige? Infelizmente a resposta parece obvia.

    ResponderEliminar
  2. Caro Leão Transmontano

    Quem não viu a nossa época no que a futebol diz respeito, se abre o blog e se depara com o título "fim" num fundo negro, pensará logo a partida que a mesma não foi nada risonha. Quero acreditar que é muito difícil repetir uma época tão negra como esta.

    Quanto ao jogo de hoje, alegrou-me ver a entrada do "menino" Renato Neto.

    ResponderEliminar
  3. E mais uma vitória do nosso andebol em Braga.
    Excelente!

    Futebol?
    Se as palvras do senhor presidente forem para ser levadas a sério e só forem feitas pequenos ajustes, este FIM poder vir a ser adoptado por mais uma época...

    ResponderEliminar
  4. Não há 2 sem 3.
    EU ACREDITO

    O crime não compensa
    É bom ver que ainda há desportos em que vence a melhor equipa.


    Sporting de Espinho conquista título de Voleibol.

    Belenenses conquista Taça de Portugal de Futsal.

    http://oantilampiao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. FCS,
    Infelizmente é também essa a leitura que faço do Moutinho.
    Pouco a apontar-lhe ... mas de facto sente-se que o casamento deve terminar. Muito desgaste (porque está em todas, nunca tem descanso e quase nunca está castigado e nunca se lesiona) e muito atirar para os seus ombros responsabilidades que não tem, por parte dos adeptos.
    É o capitão é certo, mas futebolísticamente não merece tanta frequente critica. Da mesma forma que durante algum tempo não mereceu também tanto rasgado elogio, quando sem nunca comprometer e sendo sempre um jogador mais do que útil, andou muito abaixo das suas capacidades.
    Por culpa do então Treinador, e eu acredito que fosse isso também, porque o sintoma repetiu-se em muitos outros jogadores.

    JVL,
    Obrigado pelo esclarecimento na Centúria. Ao ler tudo aquilo fiquei à espera que alguém dissesse isso mesmo mas, ninguém o fez. Por isso deduzi que fosse mesmo o espaço do OculoVerde.
    Ainda bem que me enganei.

    Leão de Alvalade,
    Envia um mail ao Google, os malandros andam a fazer dinheiro à vossa conta, malvados. Cada click nessas caixinhas de publicidade multiplicado por milhar(es) rende-lhes algum, e estão a ganhá-lo à conta do vosso blogue.

    SportingSempre,
    - Sporting Clube de Paris conquistou a Taça de futsal em França
    - Sporting Clube de Espinho conquistou o campeonato de volei contra o SLMerda
    - Belenenses conquistou a Taça de Portugal em futsal contar o SLMerda
    Amanhã, para tudo ser perfeito, espero ver o Sporting Clube de Braga campeão à custa do SLMerda outra vez.

    Um grande bem-haja a isto. E que o Cardozo não ultrapasse o Falcão na lista dos goleadores. Não porque tenha algo contra o paraguaio mas simplesmente porque não o merece. Retirando-lhe o absurdo e anormal nº de penalties que naturalmente o seu clubeco precisou para ganhar embalo e estaria a mais de 5 do Falcão. Deve ser qualquer parecida com isto, 5 ou 6. O Falcão merece-o mais portanto.

    ResponderEliminar
  6. Por culpa do então Treinador como alguns apontavam*

    ResponderEliminar
  7. Virgílio, JVL,

    Obrigado! (relativamente ao esclarecimento da confusão gerada na CL)

    ResponderEliminar
  8. fdO, MHumberto,

    De nada. Não podia deixar que um blog e respectivo blogger, com a qualidade do fdO, fosse confundido com aquele idiota do "oculoverde" que escreve na CL.

    fdO,

    "Quando um blogger afirma que escreve apenas para ele, sendo-lhe indiferente a opinião dos outros quanto à qualidade do que escreve, só posso achar que, no mínimo, está a gozar. Para isso escrevia um diário. A partir do momento que publicamos algo, gostamos de obter feedback desse trabalho."


    Tenho bastante pena que tenhas decidido desligar a máquina do Óculo Verde. Compreendo perfeitamente o que dizes e também acho que quem afirma isso, só pode estar mesmo a gozar.
    É também por isso que sinto que tenho alguma quota-parte de responsabilidade no estado vegetativo do Óculo, pois várias foram as vezes que o visitei, sem ter comentado.
    Algumas por preguiça, outras por me sentir intimidado devido à qualidade dos posts - à imagem do maosaoar - e eu nada ter a acrescentar.
    Depois, claro, a carreira deprimente e decepcionante do SCP também influenciou. A tal ponto que estive por opção, cerca de um mês sem comentar em lado nenhum e com pouquíssimas visitas aos blogs.

    Tudo isto para dizer que espero que reabras o estaminé - haverá melhor altura para o fazer que a "silly season"? - ou que no mínimo, continues a dar um ar da tua graça pela blogosfera.
    Uma pessoa habitua-se a certas coisas e depois quando elas "desaparecem", apercebe-se da falta que elas fazem.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Caro JVL,

    Perante as tuas palavras, sou eu quem fica sem elas. Muito obrigado. Quanto à responsabilidade no estado do Óculo, é unicamente minha e dos meus posts demasiadamente "redondos" (análise bem esgalhada pelo MHumberto), que não davam grande manobra ao debate. A ti (e aos outros que por aqui passeiam - o A Norte possui nas suas fileiras (editores e leitores) muita malta que lia o Óculo) só tenho a agradecer os comentários que por lá foram deixando e que enriqueceram os posts, dando alento e ideias para os seguintes.

    ps: Já agora, deixem-me dizer-vos (porque é verdade) que o A Norte de Alvalade é do melhor que anda por aí. Honra seja feita aos seus editores e comentadores.

    Abraço Leonino!

    ResponderEliminar
  10. Estou retido nos Açores pela nuvem... 10 min. de net e até ao meu regresso.

    ResponderEliminar
  11. FdO


    Um desfibrilhador mágico ainda põe o Óculo a trabalhar!! :)


    Evidentemente tds nós apreciamos o reconhecimento dos nossos pares. Mais ainda qd comprovadamente temos qualidade. Eu fui dos que sempre frequentei o Óculo e ai fui deixando alguns comentários (nem sempre que lia, confesso), mas, se o fazia, era pq indubitavelmente os post tinham qualidade, nomeadamente humorística, muito acima da média. Não o fazia por favor.

    E deixa-me que te diga que escrever com um sentido de humor como aquele que frequentemente demonstravas não é difícil é dificílimo... E o talento merece todo o mérito e reconhecimento.

    Posto isto, agora que entramos de 'férias', aproveita para descansar e no início da próxima época ressuscita lá o ÓCulo. É que blogues como o teu são raros e fazem mt falta.

    Abraço.

    (Agora é q vou colocar mesmo os headphones...)

    ResponderEliminar
  12. Graças a deus que já acabou. Desportivamente falando e no que toca á equipa sénior de futebol para mim como adepto foi uma época para esquecer, para eles como dirigentes e jogadores espero que tenha sido uma época para relembrar e nunca mais repetir.

    Espero que para o ano com o técnico que nem o objectivo mínimo do vitória conseguiu alcançar façamos melhor figura e consigamos um lugar mais acima, mas vai ser complicado, a incompetência é muita...

    SL e viva o Sporting de antigamente.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)