terça-feira, 8 de junho de 2010

Certezas, dúvidas




E vice-versa. Estamos em época de balanços é o completar do primeiro ano de mandato de Bettencourt, são os cem dias de Costinha, o fim de uma época marcado pela festa maior do futebol, o Campeonato do Mundo.

O balanço é negativo como foi possível de verificar no post conjunto que realizámos aqui no “A Norte”, em última instância todas as culpas acabam na porta do Presidente e todos os prejuízos no regaço do Sporting, e isto é uma certeza que me deixa muitas dúvidas. Muitas foram as contestações desde o período eleitoral, que está previsto estatutariamente, o número de jogos de pré-época, o escasso reforço do plantel e a manutenção da equipa técnica.

As eleições teriam sido realmente o momento certo para arrumar a casa, para renovar e inovar, esse momento foi perdido e quatro meses depois com o pedido de demissão de Paulo Bento toda a estrutura do futebol ruiu, forever.

Se alguns julgaram ser esse o momento oportuno para abandonar o clube outros ficaram para resolver os problemas e depressa o fizeram recorrendo a homens da casa, Salema Garção e Sá Pinto davam garantias de conseguir aguentar o barco, de novo pura ilusão, de novo as histórias mal resolvidas dos corredores de Alvalade a minarem as relações em Alvalade.

Finalmente, Bettencourt decide-se por uma revolução, imagino que em determinado momento a sua única visão fossem ruínas, o toque de Midas invertido, todos aqueles em quem tinha depositado confiança falharam por uma razão ou por outra. Nesta convulsão, típica de Alvalade, aquilo que eu realmente espero de um Presidente com o seu perfil foi posto em stand-by, a reforma financeira do Sporting.

Para ser mais claro, não espero de Bettencourt (ou de alguém com o seu perfil) grandes rasgos na detecção de um treinador que nos dê sucesso, ou na avaliação das carências da equipa, para esse trabalho deve sim detectar uma equipa que lhe dê garantias de efectuar esse trabalho com competência e no sentido de defender os interesses do Sporting.

Para ele deve estar guardada uma tarefa muito mais complicada, inventar fundos, criar receitas, potenciar créditos, agregar sócios e adeptos. Continuo a pensar que é para isto que ele tem talento, sendo certo que já perdeu parte da sua base de apoio continua a ter possibilidade de a reconquistar, principalmente porque já provou que não é por ser insultado ou por as adversidades serem constantes que deixa de dar a cara e procurar soluções para os problemas.

Costinha surge agora como seu (a)braço direito, não podia concordar mais com o perfil e mesmo com a pessoa. O caso Izmailov é um dos grandes exemplos, para mim, da correcção da sua escolha, não sei se o caso foi bem ou mal resolvido, sei que foi ele que o resolveu, sei que assumiu naquele momento o seu lugar e com a sua acção protegeu o Presidente de mais um desgaste público e de resolver choques de egos para os quais ele não tem talento e principalmente tempo.

A primeira missão que gostava de ver Costinha desempenhar está a ser efectuada com êxito. Detectar falhas na estrutura de funcionamento do Sporting e corrigir ou implementar soluções que visem a sua correcção. Fala-se de um regulamento interno de disciplina que será do conhecimento dos atletas no início da época, foi reformulada a informação e sente-se agora que há um filtro mais selectivo a funcionar. A apresentação do programa de pré-época antecipadamente no site é um bom sintoma. Mas para mim a principal não é o número de jogos, assunto que será da responsabilidade da equipa técnica e que terá diferentes factores de análise, estabilidade do plantel, número de jogos oficiais, etc..

O ponto onde imagino o dedo de Costinha é em efectuar a pré-época fora da Academia Sporting. Já o disse várias vezes que o Sporting não voltaria a ser campeão enquanto as pré-época fossem exclusivamente na Academia. A razão não é fisiológica ou o calor Alentejano que até ajuda a perder umas calorias extra. A razão é que para eu conhecer um grupo em pouco tempo tenho de o isolar e forçar até aos seus limites, nessas condições fico a conhecer os homens que trabalham comigo, os lideres naturais surgem, os fracos abatem, os medricas escondem-se, os corajosos correm.

Um grupo isolado fica obrigado a relacionar-se, criam-se laços de confiança ou explodem divergências que deverão ficar sanadas nesse momento para não medrar no balneário durante meses e anos. Há muito a ganhar nesta pré-época e não somente jogos de futebol, há que ganhar uma mentalidade que seja mais que o clube e exclusiva daqueles homens. No fim que nasça um objectivo comum a eles e a nós, ganhar.

A minha prova de força em relação a Costinha não está nele saber identificar o que faltava no Sporting (era evidente para muitos), mas sim como ele vai identificar, aproveitar e potenciar aquilo que há de bom, o seu grande desafio será ganhar com um modelo Sporting purgado de defeitos e não ganhar com o decalque de modelos esgotados ou milionários. Sobre este ponto vai manter-se a minha curiosidade e a minhas dúvidas.

18 comentários:

  1. Sem nada a acrescentar, subscrevo na íntegra.

    ResponderEliminar
  2. "O ponto onde imagino o dedo de Costinha é em efectuar a pré-época fora da Academia Sporting".

    Caro LMGM,

    Acho que este é um ponto interessnte, e que se vem juntar às muitas questões levantadas acerca das alegadas mais-valias da Academia para tudo e mais alguma coisa. Como é natural, ao longo destes vários anos de Academia foram-se notando algumas debilidades do sistema usado actualmente, e julgo que agora se começarão a notar algumas melhorias. Para mim está provado que a esta geração falta em capacidade de receber críticas e respeitar os adeptos o que abunda em desejo de sair do Sporting assim que possam para ser outro C. Ronaldo ou Nani. Podem contrapor dizendo que isso sempre aconteceu, mas julgo que, desde que se criou a Academia, o Estádio de Alvalade passou um sítio mais estranho aos jogadores, aonde agora vão apenas de 15 em 15 dias. O que abunda em hermetismo falta em contacto regular com os adeptos. Acredito que um treino por semana em Alvalade com portas abertas era fundamental para atenuar este problema.

    ResponderEliminar
  3. «Um grupo isolado fica obrigado a relacionar-se, criam-se laços de confiança ou explodem divergências que deverão ficar sanadas nesse momento para não medrar no balneário durante meses e anos.» Totalmente de acordo LMGM. Espero que esta pré-temporada faça mesmo muito bem ao nosso plantel, seja ele qual for...

    Saudações

    ResponderEliminar
  4. "A minha prova de força em relação a Costinha não está nele saber identificar o que faltava no Sporting (era evidente para muitos), mas sim como ele vai identificar, aproveitar e potenciar aquilo que há de bom,".

    Concordo plenamente com o post...e acho que o sentido desta frase, vai ditar (ou não) o sucesso do Costinha há frente do Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Bruno Martins, focas um ponto importante e de resolução difícil, como reaproximar os jogadores do público. O carinho dispensado a Vuk tem muito daquela celebração no meio de nós (não de mim mas de outros iguais a mim). Ver hoje um jogador sem medo de se atirar para os braços dos adeptos é uma coisa rara, e há quem fique espantado por não lhe terem arrancado nenhum pedaço.

    É importante esse sentir, quer o aplauso, quer o assobio, anda na moda "despedir" adeptos porque não se gosta dos seus apupos, quem dera a muitos que desdenham essas manifestações terem a relevância que um dia teve Figo e conquistar um estádio inteiro a protestar contra ele. De ser um atleta irrelevante ninguém o vai poder acusar.

    Um treino por semana em Alvalade não me parece exequível, excepto se fosse o treino de recuperação logo após o jogo. Seria talvez mais fácil abrir as portas da Academia alguns dias para permitir ao público esse contacto. Desde que impere o bom senso todos têm a ganhar.

    ResponderEliminar
  6. Um post positivista. Precisamos disso. Plenamente de acordo com a análise.

    Há movimentações no sentido de pedir já a demissão do JEB, mas julgo que devemos dar-lhe mais um ano para mostrar do que é capaz.

    Sei que foram muitos os erros. Demasiados... Mas na verdade criar um cenário de demissão neste momento é apenas dar um tiro no pé, até porque quem viesse não teria tempo para preparar o que quer que fosse para a nova época. Seria, apenas, um favor que faríamos aos rivais.

    Acho pois, e claramente isto não é seguidismo pois o JEB para mim só existe porque existe o Sporting, que, mais do que nunca, temos que estar unidos, ter um discurso realista mas simultaneamente positivo, crente, como este texto do LMGM, inteligentemente, o demonstra. Aliás, dar mais uma oportunidade ao JEB é tão somente diminuir-lhe a margem de manobra para errar pois deixa de ter a desculpa mais fácil de utilizar quando as coisas correm mal: os adeptos não estiveram connosco...

    Sei que isto parecem clichés, mas acreditem que nunca me senti tão "leão" como agora, pois sinto que o clube precisa, mais do que nunca, da nossa energia, individual e colectiva, para se reerguer.

    Estou confiante que isso vai suceder.

    ResponderEliminar
  7. Dezperado, o Costinha pode ter sucesso em Alvalade criando tudo do zero, mas será um enorme desperdicio de talento.

    De cada vez que leio ou ouço que o Sporting vai acabar ou que tem os dias contados espero pela convocatória seguinte das selecções de Portugal, e não estou a falar só de futebol nem de formação.

    Após olhar para elas fico com uma certeza, para lá de todos nós quem tem muito a perder com o fecho do Sporting é o desporto nacional. Não que não existissem abutres prontos a comprar os atletas que se aproveitem (já fizeram o mesmo com o Boavista) mas a trabalhar desporto com a qualidade que se trabalha no Sporting, simplesmente não existe ninguém.

    ResponderEliminar
  8. LMGM:
    Bom post, mas lamento imenso, tenho que começar por uma correcção: haverá festa maior do futebol do que o Sporting campeão? :)

    Concordo que se perdeu o momento certo, aproveitando o elan criado por um resultado retumbante e pela declaração de fim de campanha, ou tréguas, se quiseres, dos que não ganharam. Não digo derrotados porque não é suposto que Sportinguistas saiam a perder entre Sportinguistas, pois apesar de visões diferentes, estimamos sempre que, quem ganha, faça do clube um clube maior.

    Não foi isso que aconteceu, já aqui ontem falei disso por isso de nada vale repetir. Acrescentaria apenas que a debandada que se seguiu à saída de PB leva-me a crer que o que juntou as pessoas que constituíam a SAD não deve ter sido a vontade de servir o Sporting, senão não tinham abandonado o barco à pressa, deixando Bettencourt sozinho com a criança nas mãos. Até porque muitas das opções claramente erradas haviam sido tomadas mais pelos próprios do que por JEB, como foi a constituição do plantel, os reforços (?????) e dispensas. E aqui é bom lembrar por exemplo a dispensa de Romagnoli, a quem se pagou o resto do contrato, deixando sair de borla um "activo" que havia custado quase 2 milhões ano e meio antes...

    Feitas as devidas ressalvas, resta-me dizer que concordo com a generalidade do post, de onde destaco, entre outras coisas importantes, o último parágrafo:
    "(...)não está nele saber identificar o que faltava no Sporting (era evidente para muitos), mas sim como ele vai identificar, aproveitar e potenciar aquilo que há de bom, o seu grande desafio será ganhar com um modelo Sporting purgado de defeitos e não ganhar com o decalque de modelos esgotados ou milionários. Sobre este ponto vai manter-se a minha curiosidade e a minhas dúvidas."

    ResponderEliminar
  9. LdA, lá tenho de te corrigir também :)

    Claro que sim o Sporting Campeão Europeu!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. LMGM: De facto fui bastante somítico na ambição...

    ResponderEliminar
  11. LMGM

    Concordo, o Costinha não precisa de começar do zero. Eu sei que as coisas não correram bem, mas também não precisamos de ir ao extremo.

    Além do seu trabalho até então, que tenho gostado, sinceramente fico feliz com a "revolução" que se está a fazer a nivel estrutural, que tem sido, na minha opinião, um trabalho JEB/Costinha.

    Alguns acusam que não se demora um ano para fazer uma reestruturação a nivel organizacional, eu discordo. (Se calhar porque até tenho aqui o exemplo no meu trabalho, em que a Deloitte demorou 6 meses a fazer o diagnostico e vai demorar um ano a implementar, numa holding um pouco mais pequena que o universo Sporting).

    Em relação às bocas que se iam ouvindo por aí a dizer que o Sporting vai acabar, não ligo...Tamos a passar uma fase negra, mas sinceramente não é a primeira vez que estamos numa situação destas.

    Basta olha para a selecção principal e ver que grande parte dos bons jogadores foram criados por nós...

    Confio no Costinha e o futuro nos dirá se foi uma boa aposta ou não.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Frederico, até ganhei uma alma nova!!!!!

    Numa consulta rápida gostei, há uma versão em inglês com videos!!!!!!

    Vamos ver a utilização que se faz do site como forma de comunicação com os sócios e adeptos. É uma ferramenta fundamental e estava tão mal explorado que acho dificil piorar.

    ResponderEliminar
  13. Bom post LMGM,

    Já dei uma vista de olhos pelo novo site e no que toca ao futebol de formação e modalidades tem variados conteúdos que antes não existiam ... pelo menos não de uma forma tão visível como agora.

    Que seja um inicio de época memorável ... a começar pelo novo site que já era mais do que bem vindo.

    SL,

    P.S: Desculpem-me este desabafo mas o queiroz é uma BESTA praticamente já não tinhamos soluções ofensivas e lá consegui arranjar mais um jogador com um perfil mais defensivo que ofensivo ... impressionante a capacidade deste prof de fazer merda ... vamos lá ver qual vai ser a sua avaliação no final espero estar enganado.

    ResponderEliminar
  14. LMGM

    Excelente post.

    É um post positivo e semeando fé no futuro próximo.

    Depois de um final de época deprimente, além das especulações jornaleiras das 1001 possíveis contratações de jogadores para o Sporting, pouco ou nada se vai sabendo.
    E era isso que nós, Sportinguistas, queríamos: que o que se passa nos corredores de Alcochete e de Alvalade não passe para os papagaios.

    E do pouco que se vai sabendo, gosto. A programação da pré temporada parece-me correcta. Acredito que o nosso capitão não saia e que vai realizar uma época ao seu melhor nível. Queiroz fez-nos um grande favor. Ao sair Nani mais uma vez não convocou Moutinho. Ainda bem. Já se percebeu que para CQ Moutinho não conta e lá ia passar o rapaz um mês a treinar, sem gozar férias. Assim tem tido umas férias decentes e como acredito que ele é um bom profissional, vem fresco para brilhar esta época e, então sim, sair por um valor muito superior ao que ele merece agora.

    Até o site do Clube mudou. Ainda bem, já não era sem tempo. Ainda não tenho a certeza de gostar, mas pelo menos mudou-se, porque pior do que estava não podia ser.

    É a altura de começarmos a esfregar as mãos: este ano é que é!

    ResponderEliminar
  15. 8: «E era isso que nós, Sportinguistas, queríamos: que o que se passa nos corredores de Alcochete e de Alvalade não passe para os papagaios.»
    Por muito que nos custe mediante a ansiedade que temos em saber novas do nosso clube, acho que é bem preferível assim. Contratações nas mãos e segredo de meia dúzia, para não inflacionar nem permitir manobras de bastidores. Espero que já se esteja a trabalhar mesmo dessa maneira no Clube. Até lá vamos esperando, e quem sabe não seremos mesmo muito bem surpreendidos...

    ResponderEliminar
  16. Apenas para dizer que também me parece desejável abrir as portas de ALvalade pelo menos uma vez por semana para os adeptos verem um treino. Porque dizes que não é exequível?

    ResponderEliminar
  17. Miguel, por uma questão de programação, hoje nunca se sabe muito bem quando vão ser os jogos, em algum dia de sexta a segunda a uma qualquer hora depois das 18.00h. Acresce taças e competições europeias no que resulta um calendário mutante com uma previsão de aproximadamente 15 dias.

    Valerá a pena treinar em Alvalade se for um treino de porta aberta, normalmente esses treinos também são raros, são os de desentropecimento e pouco mais. Andar com a mala às costas nunca é positivo (é perguntar a qualquer modalidade o agradvel que é). Claro que o incomodo não afecta os jogadores só mudam o lugar onde vão estacionar o carro, mas para ter essa logistica afinada numa base semanal acho dificil, talvez uma vez por mês seja mais viável.

    Há mais pormenores, existindo uma estrutura de treino (a Academia) estamos a duplicar uma despesa de manutenção, há que abrir o estádio, limpar, colocar mais balizas, etc.,etc., coisa que já esta rotinada e paga na Academia.

    Mas não tenho dúvidas de que seria importante aumentar esse contacto próximo entre massa associativa e equipa.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)