domingo, 27 de junho de 2010

Perguntas sobre o PREC*


Já aqui me havia referido à dúvida que me suscitam as aquisições em massa ao SCBraga. Hoje, ao ver dado como certo Alan por 2 milhões de euros(!!!) ainda me espanto, talvez já sem razão para tal. Parece-me um erro estratégico por pelo menos por 2 razões bem evidentes: o preço dos passes dos seus jogadores está inflacionado em relação ao valor real, por via do bom campeonato realizado; enriquecemos um concorrente directo, tendo-lhe financiado já o orçamento anual com as aquisições realizadas.

A virtude do SCBraga residia no colectivo, nas ideias de Domingos, e na sua retaguarda organizada, não me parecendo que haja algum jogador que mereça o destaque. Talvez no seu melhor período Vandinho ou Hugo Viana, o tal que, pelo segundo ano consecutivo, é preterido em favor de opções no mínimo duvidosas. Alguém acha que em Braga havia plantel e jogadores para nos darem 23 pontos de distância? E como negar que este plantel tem um valor base muito superior ao que produziu, quando tivemos 5 jogadores no Mundial que ainda decorre, estando 4 deles entre as melhores 16 equipas? Era necessária uma revolução no plantel ou apenas na nossa organização e coesão internas, concentrando os esforços financeiros necessários no reforço cirúrgico e em valores seguros, ao invés de os dispersar?


Já aqui falamos exaustivamente das questões de sustentabilidade e do perigo que representam as contratações de jogadores em final de carreira. Persegue-se o acréscimo de experiência, dizem, como se ela fosse um valor absoluto e incontestável. No Mundial duas das equipas compostas por jogadores mais experientes, a França e a Itália, já fizeram a viagem de volta. De que lhes valeu a experiência, afinal, quando tudo o resto falha à volta?

Não termino sem me referir a Hugo Viana. Como disse na caixa de comentários do post anterior, podemos discordar do valor do jogador como potencial reforço da equipa. São opiniões. Mas é um facto indesmentível que Viana tem uma folha irrepreensível de serviços prestados ao clube em vários escalões, não descobriu tardiamente a vontade de servir o Sporting. Por isso me parece que merecia um tratamento diferente do que lhe foi dado. E não aceito que se diga que este caso foi inventado pelos adeptos, como já vi escrito em diversos lugares. Se há caso ele foi inventado por Costinha, ao revelar, e reincidir , o que ninguém sabia. Aqui desgosta-me sobretudo que o director para o futebol se porte como Frei Tomás: é muito bonito o que diz que vai fazer mas nem por isso o que faz. Espero que revele inteligência, aprendendo com os erros.

PS: Daremos aqui conta do que se passar na final da Taça de Portugal em andebol,no que esperamos seja mais titulo para uma das modalidades mais vitoriosas do nosso clube.

*PREC: expressão usada no post 25 de Abril, que significa Processo Revolucionário em Curso.

9 comentários:

  1. LdA: Concordo.

    Alan não faz sentido, pelo que espero não enfiar esse barrete. Barrete e dos carotes.


    Costinha, que tem vindo a agradar-me esteve mal a gerir a contratação falhada de Hugo Viana. A tal ponto que viu-se desmentido pelo jogador, como seria previsível, depois do N/ DdF anunciar publicamente as razões do falhanço. Independentemente de quem diz a verdade, Costinha não tinha nada que vir para a praça pública falar de salários e beliscar o sentido de honra do Hugo Viana. Foi imprudente, mesmo inconveniente. Revelou pouca inteligência neste caso. Espero que tenha aprendido a lição.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não ganhamos a Taça de Portugal, como era perfeitamente possível. Mesmo assim não se pode dar a época como perdida, restando-nos encontrar a fórmula para eliminar a irregularidade exibicional para fazermos melhor internamente no próximo ano.

    ResponderEliminar
  3. Virgílio:
    Alan só pode ser considerado uma boa aquisição dentro da perspectiva que não há ninguém que faça o lugar, logo ele vem acrescentar alguma coisa. O Salvador é que deve andar a esfregar as mãos de contente, já tem a época paga, e a seguir vai buscar o Hélder Barbosa que, além de mais novo, é mais barato e pelo menos ao mesmo nível do Alan.

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,

    Para além do Helder Barbosa, ainda pode ficar com o Pereirinha de borla, com a vontade que andam em despachá-lo...

    ResponderEliminar
  5. JPDB:
    Este ano não acredito, mas para o ano, quem sabe...

    ResponderEliminar
  6. sobre o alan: quero acreditar que, quando disse que pretendia pernas frescas e criativas para os corredores, o paulo sérgio não se referia ao alan, que já mostrou no porto o que pode oferecer a um grande clube a nível desportivo: pouco. de um possível retorno financeiro, bem, isso já estaremos conversados. Era muito mau sinal ir buscá-lo, além de que já enjoa a ideia de que o nosso novo (único?) viveiro mora no minho.

    sobre o hugo viana: é aquele tipo de jogador que tinha de ter jogado mais futebol na rua. o talento está lá, mas falta-lhe transpirar mais, tem pouca alma. na segunda passagem pelo sporting isso já ficou evidente, já faltava ali a vivacidade própria da idade em que ele apareceu vindo dos juniores quando fomos campeões. começou bem esta época no braga mas na parte final já nem jogava de início numa equipa desfalcada do vandinho e do mossoró. nem foi falado nos eleitos para o mundial. poderia sem dúvida ser útil no plantel mas receio que só venha a despontar de vez no porto ou no benfica, como de costume.

    sobre o costinha: a confirmar-se a versão do hugo viana, duas coisas: i) não havia necessidade; ii) o nosso poder negocial $$$ é mesmo caricato.

    ResponderEliminar
  7. Rui Coelho:
    tenho o Alan como um bom profissional (valha-nos isso..)mas um jogador mediano que nos dará algum jeito porque não há mais ninguém. Uma coisa é jogar no Braga e outra é jogar no Sporting. Espero estar enganado na minha avaliação, mas é sintomático que Alan tenha feito os seus jogos mais vistosos contra os grandes e sentido dificuldades em fazer valer o seu futebol contra as equipas que jogam atrás da linha da bola, isto é, a maior parte delas quando jogam connosco.

    "o nosso poder negocial $$$ é mesmo caricato."

    pois...

    ResponderEliminar
  8. Rui Cunha,

    O Hugo Viana despontou de vez no SCP. Se for, como espero que não venha a acontecer, para qualquer um dos clubes que referes e fizer uma boa época, não será nada de inédito.
    Só falta dizerem que o Carlos Martins explodiu no slb, esquecendo-se que o que ele fez este ano, já o tinha feito anteriormente no SCP.

    ResponderEliminar
  9. quando falo no hugo viana despontar de vez, bem, talvez não esteja a utilizar o termo mais correcto, não é isso que quero dizer.

    ele apareceu há quase dez anos na equipa principal do sporting com laivos de prodígio, de número dez canhoto tão em falta no futebol destes dias, um novo balakov, e hoje está longe de ser o jogador que todos lhe adivinhavam, tal como quando passou por cá pela segunda vez também já não deu o que se lhe pedia e por isso pouco fizemos para ficar com ele.

    fosse o paulo sérgio um treinador de exigência máxima na procura do rendimento dos jogadores - o tempo o dirá, mas acredito que sim, que o seja - e ele seria decerto muito útil para nós, até porque tenho o hugo viana como um profissional sem reparos, faltando-lhe apenas mais ousadia quando ataca e espírito de sacrifício quando defende.

    Daí estar no braga aos 27 anos.

    Mas agora paciência, já era. Sonho com o anderson, mas seria um risco grande porque já teve algumas lesões graves - está aliás a recuperar de outra. É uma pena porque trata-se de um craque (incompreensivelmente) sem espaço no man. united.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)