quinta-feira, 24 de junho de 2010

O mais silly possível

Dizia-me um amigo há dias “Este ano ninguém nos segura, vamos ser campeões”. Fiquei tão surpreendido como satisfeito por ver um Sportinguista animado, mas confesso que não percebi a razão de tanta euforia. Percebi depois que a mesma se devia ao anúncio das 7 ou oito contratações feita nos dias anteriores, na entrevista que Paulo Sérgio deu ao MaisFutebol. Precisamente a mesma que esteve na base do meu post Mais futebol Paulo Sérgio? (II). E foi precisamente este excerto do 2º post que lhe lembrei: “Onde, depois de assente o pó levantado pelas novidades, ficam muitas indefinições. Pelo que se percebeu da entrevista de PS, faltam ainda 2 centrais, 2 extremos, e um ponta-de-lança, eventualmente 1 guarda-redes. Isto é, mais de meia equipa. Se olharmos para os que ficaram à nossa frente, é difícil de dizer que estamos em vantagem ou mesmo em igualdade de circunstâncias. Lembro que ficamos em 4º lugar no campeonato passado. Quem pensa o contrário que me diga porquê.”

Confesso que já depois de nos despedirmos, me arrependi desta chamada à realidade. Talvez o futebol viva muito destas ilusões e precisa delas para arregimentar os adeptos, especialmente quando a história recente trouxe resultados adversos. Embora me pareça que a maior parte de nós vá confundindo as novidades com as boas noticias, não duvido da importância da mobilização dos Sportinguistas em torno do clube para a época que agora se desenha. Este é aquele momento em que tudo parece ser possível, não há bolas no poste, flops contratuais, frangos, falhas de baliza aberta, erros arbitrais e outros que nos tragam a cruel realidade de volta. Lembro-me bem de outras tempos como este, no tempo da Grande Seca e como, ano após ano Alvalade se voltava a encher de esperança renovada. Se isso puder voltar a acontecer então que esta seja  a “season” mais silly possível. Mas esperança não é pensar que de um saco de víboras se consegue extrair sem risco uma enguia. Quem acha, tal como o meu amigo, que a época que aí vem será fácil está condenado a uma grande desilusão.

12 comentários:

  1. O cobrador de quotas do nucleo de Coimbra também só me vem cobrar depois de uma vitória. Já lhe disse mais que uma vez que não sou do Sporting quando ganha, sou do Sporting todos os dias.

    Ele ri e diz "Pois é, mas eu é que ando na rua a cobrar quotas e se não for depois de uma vitória só levo duas ou três..."

    Mais futebol é bonito, mas se não ganhar...

    ResponderEliminar
  2. "Pelo que se percebeu da entrevista de PS, faltam ainda 2 centrais, 2 extremos, e um ponta-de-lança, eventualmente 1 guarda-redes. Isto é, mais de meia equipa."

    "Talvez o futebol viva muito destas ilusões e precisa delas para arregimentar os adeptos, especialmente quando a história recente trouxe resultados adversos."

    Ta aqui a pergunta e a resposta Lda... como aquela frase que se ouve muitas vezes e que acho imensa piada entre os adeptos..."Precisamos de um gajo que vendas camisolas". Eu também acho que sim, mas há muitas "estrelas" que tem mais jeito para venderem camisolas do que jogar à bola.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Desculpa lá a expressão, ó leao, mas és "un grand matador de tusa!"

    Não sentes entusiasmo, não o tentes tirar a quem o tem, homem. Deixa-nos lá sonhar!

    ResponderEliminar
  4. Ana:
    Talvez seja necessário lembrar-te que se gosto de tratar bem os da casa, que é como te considero, também gosto que me devolvam o mesmo tratamento. Isto porque acho o teu comentário deselegante e, pior do que isso, desajustado em relação ao que escrevi.

    "não duvido da importância da mobilização dos Sportinguistas em torno do clube para a época que agora se desenha."

    "Lembro-me bem de outras tempos como este, no tempo da Grande Seca e como, ano após ano Alvalade se voltava a encher de esperança renovada. Se isso puder voltar a acontecer então que esta seja a “season” mais silly possível."

    Devo-te dizer que sempre achei muito benfiquista pensar que são 8, 10 ou 24 contratações mais ou menos sonantes como necessárias para sonhar com uma grande época, porque as contratações são contingentes e apenas um dos items necessários para uma boa época. Mas, como digo, se isso é necessário para voltar a ver Alvalade cheio então força. Mas receio bem que isso possa, por si só, vir a ser uma fonte de desilusão.

    Se precisas de post´s "afrodisiacos" para encarar a época cheia de "tusa" talvez procures no sitio errado.

    Como vês estamos quites: eu tiro-te a tusa com o que escrevo e tu, com este tipo de comentário não me dás nenhuma.

    ResponderEliminar
  5. Oh LdA...não leves a mal mas os teus posts cheiram a mofo...

    ResponderEliminar
  6. Sempre ouvi dizer que a cor verde é a cor da esperança.Agora prever que a época que aí vém será uma época de desilusão só mesmo o zandinga mas como esse já mora noutras bandas acredito como verde por dentro e por fora que será melhor que a anterior. Deixem-me sonhar enquanto não vém jogos a sério. Não me tirem este entusiamo

    ResponderEliminar
  7. LdA,

    Isto de se arriscar a ter razão antes de tempo, tem que lhe diga....

    ResponderEliminar
  8. FCS:
    Nem se trata de ter razão antes do tempo. Respeito a postura de cada um face ao clube assim como espero que respeitem a minha.

    José:
    Se conseguires demonstrar onde eu previ que a próxima época será uma desilusão pago-te a gamebox, as portagens e gasolina de Lisboa para Sines, um curso de leitura e interpretação e ainda te dou uma vovuzela e um martelinho de S.João.

    ResponderEliminar
  9. A mistura que o post faz entre:
    - Uma visão racional e intelectualmente descomprometida daquilo que o Sporting irá provavelmente fazer;
    Com a ...
    - Indispensável dose de fé e alegria que as recentes declarações do Paulo Sérgio ou a contratação do central argentino;
    É precisamente (essa mistura) o ...
    Mérito do actual Sporting na forma como vem aparentemente saindo do buraco do último ano. Mérito este alicerçado na imagem capaz e forte que o Paulo Sérgio passa e na capacidade que a maioria dos sportinguistas tem de sonhar mas, acordados ...

    Já agora e por falar em erecções, é bom verificar que o discurso hoje do Pongolle alinha-se pelo mesmo registo dos anteriores (Pereira, Djaló, Tonel e outros): a camisola e o leão são para respeitar. E este respeito terá este ano de ser 300%, para compensar tudo aquilo que o Sporting em mero ano e meio nos ofereceu. Desde Munique até há 2 meses.
    O alinhamento do discurso não custa adivinhar que terá alguma dose de preparação, possivelmente oferecida pelo Costinha, mas é bem-vinda e necessária, indispensável.
    Um leão erecto e preparado é um leão demolidor, capaz de aniquilar e romper qualquer ambiente contrário adverso. Fora de portas.
    Dentro de portas: classe e categoria, carinho e muito amor, porque o Sporting constrói-se a partir disso.

    ResponderEliminar
  10. Mhumberto...alinho pelas suas palavras. Transparece para fora uma sintonia de mensagens de honra pelo clube e ambição. Pode ser que em campo isso se sinta e as coisas acabem por correr bem. Destes primeiros dias fica para já a confiança em algo diferente pela bandas de Alvalade... Pelo menos a rapaziada anda para ali a correr e a transpirar. Isso é coisa que pouco se viu em Alcochete nos últimos anos...

    Força grande Sporting!

    ResponderEliminar
  11. Eu também previa depois de ver o jogo de juniores com o último classificado que iríamos ser os bombos da festa.Até comentei aqui que na fase final não ganhavamos a ninguém. Acontece que fomos os CAMPEÔES NACIONAIS apesar de termos levado um banho de bola em alvalade das galinhas e dos bimbos onde também estive presente..Por isso vou sonhar que esta época vamos lutar até ao fim pelo título..apesar de estar numa ditadura vermelha a minha volta..Só vejo vermelhos onde quer que vá.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)