domingo, 6 de junho de 2010

Derbyzinho

Muitas questões suscita o pequeno derby jogado há pouco em Alvalade. A principal prende-se com a violência a que foram sujeitos os jogadores de ambas as equipas e que condicionou negativamente toda a 2ª parte do jogo. Jogar jogos decisivos de após 3 dias de descanso, quando a época é jogada em baixo nível competitivo é incompreensível.

Tenho dúvidas que tenha sido uma boa decisão jogar em Alvalade. A casa desta equipa é Alcochete e não jogar lá é bem capaz de ser anular uma pequena vantagem. Se a questão era a segurança, apenas se permitia a entrada a sócios do Sporting.

A questão anterior remete-nos para esta: que sentido faz, num jogo de formação a presença de claques, com a sua lógica de hostilidade e confrontação? Depois do triste espectáculo do ano passado, porque se permite a entrada em Alvalade a uma claque que nem é legal? Não estamos a ser coniventes com o incumprimento  da lei?

Quanto ao jogo, o resultado é injusto, premiando a equipa mais eficaz. O golo sofrido no início da 2ª parte e uma condição física deficiente deitaram por terra a melhor equipa dos primeiros 45 minutos. A vitória nestes jogos entre rivais é sempre importante, porque ajuda a construir uma cultura de vitória. Mas sendo um escalão de formação há outras questões talvez mais importantes. O que me apraz registar é qualidade do jogo colectivo enquanto houve força.

Em termos individuais há também jogadores de muita qualidade e que todos têm serão jogadores profissionais de futebol com certeza. Se farão carreira no Sporting, essa é uma questão mais difícil de responder. Mas não deixa de ser obrigatória a referência elogiosa à Academia, tratando-se da etapa final de formação Não vi nenhum génio, é verdade, mas esses não aparecem em todas as fornadas. Mas, dos titulares, Cédric Soares, Nuno Reis (c), Gregg Garza, Renato Santos, Renato Neto, José Lopes, e Luís Almeida, Amido Balde, com este último a ter que comer muita côdea, são nomes que ouviremos falar no futuro.

10 comentários:

  1. Caro Leão de Alvalade,

    Apesar de não ter sido uma exibição sem falhas, foi uma exibição bastante boa a nível colectivo. Gostei do que vi! Continua-se a formar bem em Alvalade (ou em Alcochete)! Óbvio que é sempre importante ganhar, mas mais importante do que ganhar é formar bem, fazer os jogadores progredir. O que tivémos hoje foi uma equipa dinâmica, com falhas é certo, mas com muita qualidade.
    Em 10 jogos como o de hoje, o Benfica ganhava 1 e empatava outro, os outros 8 o Sporting ganhava.
    Prefiro esta derrota hoje e ter bons jogadores amanhã, do que o inverso...

    ResponderEliminar
  2. "A questão anterior remete-nos para esta: que sentido faz, num jogo de formação a presença de claques, com a sua lógica de hostilidade e confrontação? Depois do triste espectáculo do ano passado, porque se permite a entrada em Alvalade a uma claque que nem é legal? Não estamos a ser coniventes com o incumprimento da lei?"

    Mas houve alguma "Claque" do Benfica em alvalade? Ser conivente com o incumprimento da lei é dar apoio oficial a Claques que apenas são "legais" no papel. Ou o senhor está tão desligado da realidade que pensa que as claques do Sporting cumprem a lei?

    A sua ideia de não deixar entrar adeptos adversários por se tratar de um jogo de juniores é espectacular, mas tenho uma ainda melhor que você tem todo o ar de adorar: que tal proibir a equipa adversária de estar em campo? aposto que seria muito mais fácil ganhar....

    ResponderEliminar
  3. Não sou um grande entendido do futebol juvenil já que vejo jogos esporadicamente, e essencialmente na fase final. No entanto, este ano vi alguns jogos da primeira fase dos juniores (Atlético, Oeiras, Belenenses, Real Massamá) e considero que não temos jogadores de grande classe para integrar o nosso plantel sénior nem a médio prazo. Destaco dos demais Cédric e Nuno Reis, e a espaços Amido Baldé. Quanto aos restantes Kikas e Renato Santos também não me desagradam, mas parecem-me longe do topo.
    Quanto a este campeonato, do que tenho visto considero-o nivelado por baixo, mas ainda acredito na nossa vitória .

    PS - Para os mais entendidos desculpem alguma barbaridade na minha opinião

    ResponderEliminar
  4. gosto de vir aqui, sobretudo pela qualidade dos textos publicados, mas dá-se o caso de neste texto discordar de praticamente tudo o que nele leio. centro-me apenas nas individualidades da equipa: preocupa-me a gritante falta de qualidade que cada um deles revela e, tirando o cedric, que hoje esteve irreconhecível, e o nuno reis, duvido que algum tenha a mais pequena hipótese de fazer carreira num clube de topo (como eu quero acreditar que ainda é) como o sporting, ou sequer na primeira liga. dado curioso: destaco dois defesas e isso é o paradigma de uma certa italianização do futebol do sporting durante a era paulo bento, pelos vistos uma referência errada para as camadas jovens. ontem os craques eram o simão, o quaresma, o hugo viana, o ronaldo, o nani; hoje são os defesas.

    ResponderEliminar
  5. Rui Coelho,

    Permita-me que lhe diga que concordando com a "italianização" do futebol do Sporting, não me parece que isso possa ser associado a Paulo Bento. Quando este lá chegou, já por lá andavam Jean Paul, Paulo Cardoso, Luis Gonçalves, Luis Dias, etc... e não atribuindo a estes todas as culpas, por acaso na equipa campeão nacional de 2004/2005 com PB constavam lá nomes como Carlos Saleiro, Yannick Djaló avançados que hoje, embora longe de serem craques são do plantel sénior, a que juntamos Miguel Veloso por exemplo.

    ResponderEliminar
  6. JPDB:
    Estamos de acordo no essencial. Gostei do que vi, e até o resultado poderia ter sido outro. O golo pesou numa equipa que já tinha as pernas pesadas.

    ResponderEliminar
  7. Juvenal:
    É difícil dizer se algum destes jogadores poderá ser a médio prazo jogador do clube. Isso dependerá dos jogadores mas também do que o clube fizer por eles. Antes de mais que lhes proporcione uma boa entrada no futebol sénior, sempre difícil,integrando-os em projectos bem elaborados.

    O que aconteceu este ano com o Real Massamá, foi um ano deitado fora e tudo me parece ter começado mal na escolha do perfil do treinador. Filipe pode ser Sportinguista mas não se conhece qualquer dom especial na formação. Não teria sido mais útil ter escolhido alguém que conhece-se os jogadores que ia receber, p. ex.?

    Quanto aos jogadores,de facto também não vejo ninguém genial, mas os jogadores que citei são jogadores que executam bem, tratam bem a bola e percebem o que devem fazer em campo,face às missões que lhes estão atribuidas. Muitos deles estão ao nível de Moutinho quando tinha a idade deles. Também não é um predestinado,mas a formação recebida e o empenho e postura profissional fizeram dele o jogador que é hoje. O mesmo pode acontecer com quase todos os citados.

    No fundo o que me parece desta observação (vale o que vale...) é que me parece que se continua a trabalhar bem em Alcochete e,não havendo dinheiro ou bons observadores, o clube tem na sua formação uma boa fonte recrutamento.

    ResponderEliminar
  8. Rui Coelho:
    Em parte respondi a algumas das questões nas respostas anteriores.

    A diferença de opinião é salutar e ainda bem que não pensamos todos da mesma forma.

    Acredito que é apenas circunstancial a notoriedade dos defesas, face aos atacantes ou até mesmo em relação aos médios.O que talvez recomende alguma paciência face aos mais jovens, até porque não é muito fácil aparecerem jogadores de excelência como os que citou. O que não quer dizer que outros menos talentosos não nos possam ser úteis.

    ResponderEliminar
  9. LDA,

    Concordo plenamente que é difícil perspectivar se os jogadores serão a médio prazo elementos do plantel sénior e que as suas etapas de crescimento passam pela integração em projectos bem elaborados.

    No entanto, é notório o decréscimo de qualidade no nosso Clube, e não só, de jogadores nacionais, quiçá por vezes motivado pelo recrutamento de estrangeiros de qualidade rudimentar. Atenção que não tem a ver com nada de xenófobo da minha parte, apenas é uma constatação de uma realidade actual e que me deixa preocupado.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Juvenal:
    Do que vi hoje fiquei com a impressão de que, apesar de termos perdido, a nossa equipa nada é inferior ao adversário, jogando até de forma mais adulta. E em termos individuais também me parecemos melhor servidos em termos genéricos. Pontualmente o GR e o Rodrick pareceram-me a excepção, sabendo que o melhor avançado vermelho não jogou.

    A questão do estrangeiros é pertinente mas não tenho uma visão abrangente que me permita contrapor. O que me parece é que dos actuais estrangeiros do plantel não há nenhum melhor do que o que já fazemos por cá. Mas a procura pela Academia por míudos de fora é natural, tendo em conta o prestigio internacional. Se tivermos em linha de conta que este trabalho é também feito de muito peneirar, resta-nos a esperança de um dia lá aparecer uma pérola.

    Estrategicamente não me parece que nos possamos fechar ao exterior. face às leis que vigoram os jogadores estão hoje praticamente em pé de igualdade no que à nacionalidade diz respeito.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)