quarta-feira, 30 de junho de 2010

É o mercado, estúpido!

Parece-me que passou despercebida a notícia da renegociação do contrato televisivo que liga o Sporting à Olivedesportos, ou pelo menos não lhe foi dada a devida importância que ele tem no contexto do financiamento da actividade mais representativa do nosso clube. Falamos afinal de vender o nosso produto mais valioso e que, ao contrário dos jogadores, não representa uma ameaça ao nosso valor competitivo.

(É já inútil perceber porque vendemos as imagens dos nossos jogos a um intermediário, que, dos lucros que retira, faz dos usurários parecer bons samaritanos. Enquanto a Olivedesportos vinga o futebol português mirra. Neste momento, a empresa dos manos Oliveiras despende cerca de 50 milhões de euros, quando se pensa que os resumos e publicidade estática valham o dobro ou o triplo. Beneficiam da negociação individual, ao contrário do que se faz nos países onde esta receita é melhor rentabilizada em favor dos clubes. Perceber tudo isto seria desvendar segredos que ajudariam a perceber porque o futebol nacional é hoje o que é.)

Voltando ao início, estranho o momento escolhido para a renegociação, que só pode ser ditado pela necessidade. É que se estamos a vender o nosso melhor produto, quando a sua qualidade tem deixado muito a desejar há vários anos para cá, ao ponto de ter deixado de interessar a muitos Sportinguistas, como esperar ser bem remunerado? Não é pois por acaso que o nosso contrato é terceiro no seu valor entre os 3 grandes, e a sua assinatura, por parte dos nossos representantes, significa a confissão pública da sua visão particular do valor do nosso clube ou da sua incapacidade de conseguir melhor na hora de negociar. Mais, à assinatura deste novo contrato deve corresponder a respectiva antecipação de receita, o que é eticamente questionável e de legalidade duvidosa, tendo em conta o mandato da actual direcção.

Não se pode estranhar também que o SLB se sirva das audiências para tirar proveitos. Fazem o que lhes compete, assim fizessem os nossos dirigentes. Se bem que, em termos estratégicos, é de vistas curtas pensar que o “orgulhosamente sós” pode ser proveitoso a médio / longo prazo. Todos teríamos a ganhar com um futebol mais saudável, quer financeira quer desportivamente e tudo a perder com clubes a falir em cascata ou sem capacidade competitiva. A menos que se pretenda ganhar sozinho, o que compreende vindo de onde vem. A matriz de um Sportinguista é bem diversa, quanto melhor estiveram os adversários mais agradável são as nossas vitórias. Digo isto porque os encarnados são hoje os maiores opositores a uma negociação conjunta dos direitos televisivos, aproveitando o vento que lhes sopra nas velas.

Nenhum de nós deve estranhar ser confrontado com estes factos que nos causam desgosto profundo. Não são mais que o resultado de anos consecutivos de actos de gestão ruinosa, que só não tem piores consequências pela grandeza do Sporting como instituição. A imagem que o Sporting reflecte para o exterior é de um clube em esforço para manter o seu estatuto e isso paga-se caro na hora de vender, mas na hora de comprar cobram-nos pela medida grande.

Não é por não gostar do Sporting que aqui várias vezes tenho colocado a debate as movimentações do clube no sentido de se reforçar para a época 2010/11. Bem antes pelo contrário. O Sporting é acima de tudo um projecto desportivo e é com equipas sólidas e vencedoras que esse projecto vingará e sem elas continuará a definhar. Mas construir uma equipa não pode significar hipotecar o futuro. Não é apenas por não se poderem rentabilizar numa futura venda que a aquisição de vários jogadores em fim de carreira é um erro. Quando hoje se sabe que a criação de um fundo de jogadores é uma das ferramentas de financiamento, que a venda de Di Maria rendeu aos investidores 5 milhões de euros, apetece-me perguntar que jogadores temos nós para atrair o mercado, para lá dos que saíram da formação. Pois, o mercado pode ser cruel mas não é estúpido, estúpido…

10 comentários:

  1. LdA, várias considerações.

    Já tinha conhecimento da renovação do contrato do fcp, por valores inferiores aos que são anunciados para o Sporting.

    Isto não é uma verdadeira negociação, para o ser teria de saber de quanto era a proposta do concorrente da Olivedesportos, e esta entidade não existe.

    Sobre o clube que tem a mania das grandezas, já que são os maiores, gostava de saber por quanto é que iriam vender os seus jogos contra ninguém. É que com a bela solidariedade que demonstram pelo mercado que lhes dá dinheiro era bom que todos os clubes se recusem a fazer os seus jogos na Luz, no fundo é só uma derrota no campeonato e se eles se recusarem a jogar todos os jogos fora... nós agradecemos.

    "A imagem que o Sporting reflecte para o exterior é de um clube em esforço...", não concordo, a imagem que transmitem ou que alguns querem transmitir pode ser essa, a que o clube reflecte é bem diferente. Mas cada um é livre de utilizar a areia que quiser para os seus olhos. Eu não tenho visões miserabilistas do Sporting, a única imagem que vejo reflectida é do maior clube desportivo nacional. Tudo resto são épocas há melhores e piores.

    ResponderEliminar
  2. Sobre os direitos de TV só tenho pena que, mesmo com o benfica de fora, o Sporting não tome a iniciativa em conjunto com o FCP e, agreguem os Clubes profissionais todos para uma negociação em bloco. Penso que nem o FCP nem o Sporting perdiam relativamente a negociar sozinhos e, pelo menos, ficavam com uma posição mais forte relativamente ao benfica.
    É que os senhores do clube das grandezas usam as audiências da última época, mas pergunto-me, porque não usaram as das épocas anteriores?
    Aliás, penso que até o benfica ganharia mais dinheiro com uma negociação em bloco, só não o faz porque por essa via teria adversários que também iriam receber mais dinheiro. Eles pretendem receber 40M por 15 jogos que são os que podem vender, mas isto é como eu dizer que a minha casa vale X milhões de euros. A realidade é simples, as coisas valem o que alguém estiver disposto a pagar por elas. Se o benfica não aceitar a oferta da Olivedesportos, que ofertas vai receber? Provavelmente nenhuma...Os canais actuais não podem dar grandes quantias, e não vão fundar um canal só para transmitir 15 jogos, e não há interesse em meter os jogos na benficaTV.

    Mas repito a minha ideia inicial. O Sporting como Grande Clube Nacional e Clube inovador que é, devia concentrar todos os clubes para uma negociação em bloco e, que, também envolvesse a criação de um fundo de solidariedade para as equipas que descem de divisão, para assim termos um futebol português mais interessante e competitivo...

    ResponderEliminar
  3. Retiro ainda uma ideia do comentário do LMGM.

    De facto, o benfica cada vez mais vem mostrando interesse em ganhar de uma maneira agressiva. Isto é, a conversa não se resume a ganhar. É ganhar e destruir o que há à volta, os adversários. Permanentemente é usado um discurso agressivo face aos outros competidores e de grandeza com bacoradas como "os outros sem nós não são nada".

    Nada mais errado. O futebol português é muito pouco competitivo porque é toda a gente do benfica e os clubes pequenos não têm adeptos. E cada vez mais, tenho a impressão que o que ainda vai safando as equipas pequenas é haver o Sporting e o FCP, porque assim, 2 vezes por ano as ainda têm adeptos...

    Por mim fazia-se o que o LMGM disse, ninguém ia jogar à Luz como forma de protesto...

    ResponderEliminar
  4. LMGM:

    "A imagem que o Sporting reflecte para o exterior é de um clube em esforço para manter o seu estatuto".

    Uma coisa é o que queremos para o Sporting, a forma como vemos o clube, e outra bem diferente é como o clube projecta a sua imagem e é visto do exterior, o tratamento que é dispensado pelas entidades com o Sporting se tem de relacionar e a forma como esse tratamento é aceite por quem tem a missão de dirigir.

    Não tenho do Sporting uma visão miserável, ou não teria afirmado na frase anterior que o Sporting é uma grande instituição.

    ResponderEliminar
  5. LdA, uma grande instituição é o Grupo Stromp, o Sporting é o maior clube desportivo nacional.

    Eu percebo onde queres chegar mas não concordo em dar eco a imagens distorcidas do Sporting, excepto se for para as negar ponto por ponto.

    JPDB, se é para analisar audiências só do ano anterior o melhor é fazer só contratos anuais e não de longa duração.

    ResponderEliminar
  6. O que o slb está a fazer, é defender os seus interesses da maneira que acha mais conveniente. O que o SCP tem que fazer, é o mesmo.

    O problema é que quem neste momento o tem que fazer, são os mesmos que o delapidaram e desvalorizaram.

    ResponderEliminar
  7. sobre os direitos televisivos e respectiva negociação:

    - a indústria de media está em acelerada revolução: migração para o digital, mobilidade, multiplicação de suportes
    - antes era preciso dinheiro, muito dinheiro, para ter os meios de produção e distribuição, fosse um jornal, uma rádio, uma televisão. Com a internet e as redes de banda larga, tudo muda. Um canal televisivo online é um negócio low-cost
    - dito isto, negociar os direitos com intermediários é negociar no passado. Os clubes de futebol são proprietários de um produto com potencial inigualável. E não há outro Benfica nem outro Sporting nem outro FC Porto a venderem jogos à Olivedesportos
    - mais: não percebo, sequer, o que ganha o Benfica em associar-se ao Meo. Alguém duvida do sucesso da Benfica TV a funcionar só na internet? O mesmo é válido para o Sporting e FC Porto.

    Na minha opinião, o passo que os clubes de futebol têm que dar é o de partirem eles próprios para a distribuição dos conteúdos na internet e em todas as plataformas móveis: de modo individual nos próprios sites ou em conjunto criando um canal da primeira liga com o apoio da LPFP. E aí poderiam ficariam com as receitas de publicidade, podendo vender o produto no modelo que melhor os servisse (pay per view, assinatura, etc)

    ResponderEliminar
  8. Kova:
    Excelente comentário, mas crês ser possível que os clubes portugueses dêem esse passo. No caso do Spoerting, p.ex., ficaremos presos, de forma literal, a um contrato até 2019. O que, tendo em conta o fenómeno volátil que são as comunicações é quase criminoso, mesmo acautelando juridicamente os direitos sobre plataformas já hoje conhecidas.

    ResponderEliminar
  9. Acho que há aqui alguns mal entendidos em relação ao novo contrato.

    "Não é pois por acaso que o nosso contrato é terceiro no seu valor entre os 3 grandes, e a sua assinatura, por parte dos nossos representantes, significa a confissão pública da sua visão particular do valor do nosso clube ou da sua incapacidade de conseguir melhor na hora de negociar."

    O Sporting apartir de 2013/2014, quando entar em vigor o novo contrato, irá receber 15 milhoes por epoca, o fcp 16, e fala-se que os bimbos 25. Isto chama-se mercado, os bimbos tem 6 milhoes (fora estrangeiro), o fcp a esmonia dos ultimos anos no nosso futebol...epá só se tivessemos o guru das negociações é que conseguiriamos um valor superior aos outros dois.

    "Mais, à assinatura deste novo contrato deve corresponder a respectiva antecipação de receita, o que é eticamente questionável e de legalidade duvidosa, tendo em conta o mandato da actual direcção."

    Isto é um absurdo...o contrato foi revisto nesta altura, segundo o que li, porque foi revisto já o contrato em vigor no proximo ano. Em vez de recebermos 8 milhoes como tem acontecido, vamos receber 11 milhoes e apartir de 2013, 15 milhoes.
    Em relação à legalidade e há ética, não costumas ver os politicos a negociar contratos para alem dos anos que vão estar à frente do governo?

    Acho que temos de continuar a negociar com os Oliveirinhas vir não haver outro. Será que conseguiriamos vender directamente a qualquer canal de tv (que estão na penúria). É claro que temos de apostar nas televisões on-line, nos pay per views, mas acho ainda cedo. Se não, até era estranho, os bimbos com um canal já seu, continuarem a negociar com os Oliveiras.

    Em relação ao Bolacha Ti Maria, a criação de fundos e antecipação de receitas, são uma das formas de gerir o negocio...Os investidores ganharam neste negocio 5 milhoes, e quanto podem perder nos outros?? visto que o fundo englobava diversos jogadores e para analisar, não basta pegar na pérola.

    Em relação a passarmos uma imagem de clube em esforços, se nós sócios e adeptos falassemos menos de passivos, de falencias e ate de um dia fechar portas, os que estão do outro lado, ficavam com outra ideia, agora assim, parece que passamos sempre pelos coitadinhos que andamos a contar os tostões.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)