Vai começar a rolar...
Faltam menos de 24 horas para a bola começar a rolar. Já aqui referi a importância que os primeiros jogos têm numa prova como o campeonato e a importância que este campeonato representa para o Sporting. As expectativas nem estão muito elevadas, nem demasiado baixas, na verdade, estamos mais racionais, por força das circunstâncias, mas sempre com uma enorme fé e paixão.
Infelizmente tenho que concordar com a nossa classificação projectada no post anterior para a grelha de partida. Mesmo sabendo que o carro está mais potente, com mais cavalos e cilindrada, terá que haver mestria no piloto, na equipa de apoio, na direcção e nos próprios adeptos, para conseguirmos fazer a diferença.
Creio que olhamos para esta época que se vai iniciar com um misto de cepticismo e de entusiasmo. Cepticismo, porque, como diz o provérbio, gato escaldado de água fria tem medo. Reforços já com alguma idade, a incógnita quanto à equipa técnica, o pesadelo que foi a época passada, estranha, pródiga em problemas e mais problemas, alguns deles ainda por resolver.
O entusiasmo de sempre, gerador de emoções. A camisola verde e branca, carregada de mística, o nosso orgulho, a nossa cor, a nossa paixão, o Sporting Clube de Portugal, um ideal, uma crença, uma fé.
Olhando para a nossa equipa, continuo a pensar que necessitamos de um defesa central, sólido e experiente, um comandante da defensiva leonina, que imponha respeito e segurança. Há quem defenda que necessitamos de mais um guarda-redes. Se o Sérvio não for recuperado e integrado, também defendo que sim. Para fazer evoluir Patrício, que deve ser apoiado, porque é um puto da casa e tem futuro.
No meio campo, sector em que mais nos reforçamos, penso que estamos fortes, embora com demasiadas opções para a mesma zona do terreno, a posição 6. Se Zapater for craque, com Maniche, Pedro Mendes, André Santos, Matias, Izmailov (se por cá ficar) Vuckcevic, Valdés, e a jovem promessa que constituí Salomão, não há dúvidas que estamos mais fortes.
O ataque preocupa-me, mas a verdade é que temos 5 avançados. Se Liedson voltar aos bons velhos tempos e fizer 15 a 20 golos no campeonato, penso que a coisa se resolve. Arranjar parceiro para o levezinho é que não tem sido tarefa fácil. Postiga, em forma e confiante (algo que infelizmente não tem acontecido) parece-me ser a melhor solução. Sinto saudades de um matador em Alvalade, que nos dê confiança e alento. O Levezinho já não resolve? Desaprendeu? Está ficar velho? Nada disso, esperamos nós. O grande problema é que o seu comportamento não é consentâneo com o estatuto que aparentemente possui nas quatro linhas e isso por vezes, pode ser fatal.
Em termos tácticos, do 4-4-2 clássico, ao 4-2-3-1, passando pelo 4-1-3-2 ao 4-3-3, de tudo um pouco foi ensaiado. Creio que o 4-3-3 é o sistema em que menos teremos hipóteses, considerando a falta de avançados/alas. É verdade que Valdés, Salomão e Vuck, podem desempenhar a tarefa, mas falta rotina e cultura táctica para jogar nesse sistema. Vai também existir um outro problema, que poderá condicionar, alterar, influenciar ou definir o esquema táctico: como conciliar um médio defensivo com Maniche e um médio ofensivo em campo, utilizando 2 avançados? Ou se joga sem alas, ou então utiliza-se o 4-4-2 clássico e sacrifica-se o médio ofensivo (Matias). Jogando apenas 1 avançado, dará para manter os alas, o pivô defensivo e o médio criativo. Questões para Paulo Sérgio resolver e daqui resultará o sistema táctico, que pode bem mudar no próprio jogo, sinal de que as rotinas e a cultura de jogo estão perfeitamente assimiladas.
Independentemente do sistema e de tudo o resto, amanhã e sempre, compete-nos apoiar o nosso Sporting, crescer com esta equipa, dar-lhe confiança e solidificar a relação equipa/adepto para juntos alcançarmos o grande objectivo.
Para nós, o Sporting é a melhor equipa do mundo, amanhã e sempre!
falta 106 dias...
ResponderEliminarSSO
Que o Sporting, bom|mau, forte|fraco, melhor|pior ou assim ou assado saia da Mata Real com os 3 pontos no bolso.
ResponderEliminarNeste momento a corrida vai iniciar-se e a nossa equipa e esta e nao outra. Desde o apanha-bolas ate ao tonto la em cima.
Vai ser uma epoca sofrida, vai, mas o infinito desejo para que o Sporting venca todas as semanas esse nunca desaparece, ou diminui.
E o problema nem foi a epoca passada. Recordo por exemplo quando passamos do miseravel 1997 para 1998 existir para o arranque dessa nova temporada um conjunto de ligitimas e renovadas ambicoes, assentes em coisas palpaveis: meritos do Treinador de entao e 3 ou 4 reforcos internacionais todos eles com menos de 21 anos de idade.
Do ano passado para este nao existiu nada disso. O Paulo Sergio - a quem desejo toda a sorte do mundo - apesar de colher simpatia e agrado pelo discurso que apresenta nao nos inspira grande fe nas qualidades tecnicas que possa ou nao acumular: que nos engane a todos e se revele um excelente treinador porque se o fizer tera garantido o apoio incondicional de todos os sportinguistas, dado que no mero campo da sua personalidade nao ha nada a apontar-lhe, antes pelo contrario, e claro ... os cancros que por la permanecem, ao nivel da estrutura.
Os problemas sao estes, esses cancros. Nao a equipa de futebol.
E estes cancros tem todos origem num mesmo tumor, tumor esse que esta mais do que batido e rebatido e por isso pouco importa agora escarafunchar mais a ferida.
Teremos ao longo dos proximos 8 meses muitas oportunidades para faze-lo, infelizmente ...
Muito infelizmente.
Forca Sporting.
E forca Paulo Sergio.
Beto, Quiroga, Rui Jorge.
ResponderEliminarNao me lembro se o M. Aurelio ainda por la estava.
Delfim. Duscher.
Pedro Barbosa. Kmet. Simao.
Iordanov. Edmilson. Gimenez.
E um excelente Treinador, Mirko Jozic.
Este plantel que tinha - entre outros - esses nomes acima era inexperiente, profundamente renovado mas essencialmente curto de qualidade. Nao obstante ser curto de qualidade, chegaram nesse ano a Alvalade 4 ou 5 internacionais de quem se esperava muito:
Quiroga, Duscher, Kmet, Gimenez e Delfim.
O Rui Jorge caiu-nos nas gracas aos poucos, a sua aceitacao nao foi imediata mas cedo se revelou um jogador de qualidade indiscutivel e muito inteligente (como o rotulou Boloni uns anos mais tarde).
E tinhamos ainda a experiencia de um excelente Pedro Barbosa ou de um experimentado Edmilson.
Jogamos um futebol excelente mas ficamos em 4^, porque la esta, a miseravel estrutura de entao nao teve o senso de fazer as coisas como deve ser: preservar os talentos (Leandro) e preservar os homens da casa (Oceano ou Carlos Xavier), que terminaram a carreira 1 ou 2 anos antes do termo devido.
Ao Sporting acontece muito isto> ora tem A mas falta B. E quando tem B ja nao tem o A. Sabem quando e que o Sporting se vai reforcar de defesas centrais? Quando ja nao tiver o Joao Pereira ou o Carrico. Os cegos e incapazes dirigentes de Alvalade sao incapazes de observar aquilo que muitos adeptos curiosos vem de fora: identificar as lacunas x, y e z e ataca-las convenientemente, e rapidamente.
Mas seja como for ... comparem a qualidade desse plantel com o deste ano e digam com sinceridade que tipo de fe podemos apresentar na epoca que daqui por algumas horas vamos iniciar, em campeonato.
Heinze, faltou o excelente Heinze.
ResponderEliminarLembram/se do golo que ele marcou nas Antas? Jogo que perdemos por 2-3 quando o podiamos e deviamos ter ganho por 4-2?
O Jose Roquette nao pescava nada de bola, era certo e sabido, mas os seus vices e directores ou la o que se chamavam responsaveis pelo futebol do clube que dispensaram o Heinze nessa epoca nao ficavam atras destes em termos de incapacidade para tomar boas decisoes.
Simoes de Almeida e um outro de cabelo branco magrinho que por la andava nessa altura.
O Sporting desses anos foi um pouco como este: muito deprimente. Ate o tipo que abria a cancela para os jogadores que chegavam ao Estadio de carro era um triste de todo o tamanho.
Nesta medida a chegada do Luis Duque ao Clube no ano seguinte foi uma bencao, porque muita coisa mudou.
Lembram/se nesse 1998 do 3' golo do Sporting frente ao Estrela em casa? Golo do Leandro de pontape de bicicleta? Que golo. O Jesus era o Treinador do Estrela e lembro-me dele dizer na conferencia na flash interview do fim do jogo: "foi um ganda golo! e os que metem o Sporting fora da corrida para o titulo este ano estao enganados."
O Mirko Jozic era muito muito bom. O Sporting jogava belissimo.
Saudades.
Foi ainda nesse ano que vimos pela primeira o Carlos Martins em accao. Tinha ele 17 anos, e estreou-se em Alvalade num dia chuvoso frente a uma equipa que agora nao sei qual era mas equipou nessa tarde de amarelo e nao era o Pacos.
ResponderEliminarEntrou na 2' parte do jogo, a meio dela.
Ganhamos esse jogo salvo erro por 3-0.
Vejam agora a distancia que vai de 1998 para o ano da afirmacao do Carlos Martins no Sporting de 2004/2005, do Peseiro. 7 temporadas, e onde andou o Carlos Martins esse tempo todo? A rodar por Academicas e coisas parecidas.
Fosse a estrutura de futebol senior do Clube comandada pelos mesmos que nos servem na formacao e o Sporting daria um salto de gigante nesse mesmo futebol.
E convem como e claro nao esquecer o Saber.
ResponderEliminarLateral marroquino que apesar de ser algo estupido na forma de jogar tinha muita pedalada, for all that's worth. Mas pronto, pedalada ja e qualquer coisa.
Reparem neste 11, repartido ao longo de 3 epocas>
Nuno Santos.
Patacas.
Beto.
Facundo Quiroga.
Rui Jorge.
Oceano.
Aldo Duscher.
Pedro Barbosa.
Simao.
Sa Pinto.
Leandro.
Acosta.
Nao 11, mas 12. Seria uma equipa de 12.
Todos estes jogadores estiveram no Sporting de 1996 a 1998, passando por 1997. Nao contabilizo 1999 porque fomos campeoes nesse ano.
Teria chegado bom senso e boa capacidade de analise para nesses 3 apresentarmos uma equipa decente que conseguisse ser campea em alguns deles.
Gostava de lembrar/me do nome do de cabelo branco mas nao consigo. Salvo erro ja faleceu, era director ou, ou o cara ... Paulo Abreu, era o seu nome.
Paulo Abreu.
Como sao quase 02:00 da manha proponho que facamos uma votacao sobre aquelas que deverao ser as traves mestras do Sporting 2012/2013.
ResponderEliminarAs minhas sao estas:
Patricio.
Carricio.
E Fenicio.
Bem comandados por uns excelentes:
Marco Aurelio.
Octavio Augusto.
E Julio Cesar, ex-Dortmund.
Na frente de ataque e alinhados em 1-2-3 abertos em semi-circulo:
Leandro.
Krpan.
E Ivo Damas.
Com o Bino a fazer de 3' central e a cobrir as subidas do Marco Almeida.
Lembram/se do Marco Almeida? Tinha tudo para ser o novo Fernando Couto do futebol portugues mas faltou-lhe alguma serenidade: cortou os cabelos. A sua forca estava nos cabelos e sem eles eclipsou-se por completo ... muita pena. E a vida. A vida e a Morte. Que o diga Sancao.
E verdade, o que e feito da Dalila Carmo? Ainda existe?
Era girinha ela ate, engracada, tinha um corpo engracado.
Está tudo doido? o que interessa sao os que estao e os que ainda possam vir.
ResponderEliminarHoje falam de um japones qualquer para medio direito, será que o Izma tb vais sair?
E o central e o avançado que marque golos será que isso sim nao será prioridade?
basta ver os golos sofridos pela nossa defesa e marcados pelos nossos avançados
LT:
ResponderEliminarApesar do palerma lá de cima (que Deus o mantenha calado e sossegadinho) acredito essencialmente na vontade em fazer bem de Costinha, Paulo Sérgio (remodela o processo defensivo da equipa, sff) e da bravura dos nossos jogadores…
Quero começar as minhas férias em grande: com os três pontos na sacola. O resto, jogando pouco, benzinho ou espectacularmente é, para já, secundário. Vamos dar tempo às exibições, mas não ao empenho. Ou seja exijo empenho, muita vontade, muito esforço JÁ e, claro, os primeiros três pontos. Quero é GANHAAAAAAAAAAAAAAAR. :)
MM:
Isso é que foi uma madrugada nostálgica, hein? E mt profícua e inspirada tb… ;)
E concordo com mt do q escreveste. Não me farto de repetir que aquela equipa do Mirko Josic foi marcante. Um futebol de encantar, mais até que a famosa equipa do Bobby Robson e, mais tarde do Zé Pézudo. O Peseiro era um fracote que não dominava o balneário (mais uma vez faltou estrutura para compensar a falta de liderança natural de um bom treinador), mas o futebol ofensivo que o SCP apresentava agradava mt… Pena ser um 'pé frio' do camandro! E (à atenção de PS) permitir mt brechas na defesa…
E o Beto Zapater, q nc vi jogar um segundo que fosse, vai ser a revelação deste campeonato, dasss! O gajo até é amigo do David Villa… Do David (Mara)Villa, pá!!!
ZA-PA-TER! ZA-PA-TER! :D
Ah... A Dalila Carmo tem uma boquinha… Bom, o melhor é fazer o q aconselho a JEB: manter-me sossegado…
SL!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarÓ q c*ar*lh*... Nunca mais chegam as 9 da noite...
ResponderEliminarMais uns tantos meses a sofrer... Só espero q seja um sofrimento daqueles assim pró... bom. If you know what I mean...
Leão Transmontano:
ResponderEliminarSou um visitante irregular deste espaço e por isso andei a pesquisar os seus escritos, porque não conhecia. Gostei muito do artigo sobre o aniversário do estádio de Alvalade, mas, não leve mal a critica, este seu artigo é uma matéria já algo estafada neste inicio de época e a dissertação que faz sobre questões tácticas é nitidamente um assunto que não domina em profundidade. A questão dos reforços é também, além de repetitiva do que se faz noutros espaços, algo inconsequente. Talvez eu esteja mal habituado pela referência de qualidade com que este espaço normalmente se distingue dos demais, mas aí a culpa é inteiramente vossa. Mais uma vez lhe peço que não tome a mal a minha critica, que julgo se construtiva.Mas, acima de tudo, que ganhe o Sporting!
SL
Pessoal, tenho fé no Paulo Sérgio, parece um gajo inteligente e vai meter muita malta na linha e calar outros tantos!
ResponderEliminarUMA DÚVIDA: estou de férias no continente e queria levar a família a Alvalade, queria saber se há visitas guiadas às instalações/estádio? Posso ver mais sobre isso na net? Um grande abraço a todos e hoje vamos começar com o pé de direito ou esquerdo, conforme se for Maniche, Liedson o Valdés a sacudir as redes, quem sabe até vamos de cabeça!!!!
Estou ansioso, e o ano passado não estava!
ResponderEliminarBoa sorte a todos!
A VERDADEIRA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ADVERSÁRIOS.
http://conselholeonino.blogspot.com/
Pedro Carvalho,
ResponderEliminarAceito a sua crítica. Não tenho nenhum doutoramento em tacticas de futebol. É simplesmente a minha opinião, mas considero saber do que falo, sem arrogância e modéstia à parte. Gostava de o ver dissertar sobre o sistema táctico, uma vez que deve dominar perfeitamente o assunto.
Da mesma forma que lê o que quer eu escrevo sobre o que me apetece, por isso não estou a pensar se o assunto está ou não estafado.
Leão das Ilhas,
ResponderEliminarcreio que há visitas guiadas, mas o melhor será ligar para a Secretaria. Pode sempre visitar o Museu, que é um espectáculo.
há ai uma cena, do blog de ouro a correr. Era necessário nomear 3 blogs e informá-los de que estavam nomeados.
ResponderEliminarEstão informados!
Mais info no último post q tenho lá no estaminé
abraços
Caro PB:
ResponderEliminarDa ínfima percentagem que me toca, agradeço pela cena do 'blog de ouro'. Não é para isso que o "ANorte" existe, mas reconheço que ver o blogue em que participo distinguido, não deixa de me causar um certo orgulho. Mais ainda quando o reconhecimento tem origem num blogue da categoria do 'Lateral esquerdo'.
Obrigado e abraço.
Pedro Carvalho, antes de mais benvindo, aqui a casinha é um blog de adeptos, se não estou em erro nenhum de nós tem uma ligação profunda com o futebol excepto na bancada. O LT anda é com falta de treino, tem consumido o seu tempo numa nobre actividade, criar uma leoa.
ResponderEliminarPara me defender de dizer muitas asneiras tecnicas e tácticas visito as seguintes casas, o Jogo Directo (para aprender muito!!!!), o Bancada Nova (para pensar), o Lateral Esquerdo (para esclarecer) e o Entre Dez (para me rir).
Mas aqui o fundamental é postar o que nos vai na guelra de adeptos e sujeitar-mo-nos à discussão e ao contraditório.
Vamos ao que interessa, ainda não sei se vou conseguir ver o jogo... já estou doente... mas na próxima semana lá estarei em Alvalade. Para hoje o Paulo Sérgio já disse tudo, se o Sporting trabalhar mais que o Paços os 3 pontos são nossos.
O meu onze:
Patricio, JPereira, Carriço, NAC, Evaldo, Zapater, Maniche, Matias, Vuk, Liedson e Postiga. A equipa é coxa do lado esquerdo, é verdade. Trabalha Evaldo!
P.S.- MM tu és o MHumberto disfarçado, certo? Uma correcção quem estreou o Carlos Martins foi Inácio.
Este blogue merce ouro mesmo. Reencontrei aqui o espírito ido de outros blogues que consumiram (e bem) muitas das minhas linhas no passado. É excelente o ambiente que aqui se vive, a simpatia e coordialidade de todos.
ResponderEliminarPara hoje só quero 99% transpiração e 1% de inspiração... é a receita para ganhar o primeiro de 30!
Saudações leoninas
Vosso
Jonhy Green
Brevemente em Alvalade...o perfume do futebol japones!!!
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=Q_gNY_yptKw&feature=player_embedded#!